CBO 1236-05 - Diretor de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de tecnologia da informação
O profissional no cargo de Diretor de tecnologia da informação CBO 1236-05 dirige operações da área de Tecnologia da Informação (TI) em empresa pública ou privada, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Organiza serviços de Tecnologia da Informação, gerenciando equipes, estabelecendo medidas na área de segurança da informação, e fazendo gestão de qualidade e eficiência.
Acompanha tendências tecnológicas em diversos temas, tais como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados Promove inovação tecnológica Presta serviços a clientes, validando escopo, custos, entre outros elementos.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1236-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de tecnologia da informação CBO 1236-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1236-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de tecnologia da informação.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de tecnologia da informação
O Diretor de tecnologia da informação CBO 1236-05 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, acompanhando tendências do mercado e inovações tecnológicas, a partir da perspectiva da área de Tecnologia da Informação (TI), identificando necessidades dos clientes e do negócio, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação de atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços, e a lucratividade prevista nas operações.
Organiza serviços de Tecnologia da Informação, estabelecendo escopo, definindo organograma, e desenhando processos.
Valida planejamento da operação de Tecnologia da Informação Alinha os projetos com o plano estratégico.
Valida planejamento de projetos, em relação a escopo, recursos tecnológicos, custos, prazos, entre outros atributos Define cronograma de projetos.
Avalia vulnerabilidades e riscos do negócio.
Estabelece, com a equipe gestora, medidas na área de segurança da informação, para diminuir exposição a riscos Incentiva ações preventivas, envolvendo a correta instalação de programas e sistemas operacionais, o estabelecimento de rotinas de teste, o monitoramento e a manutenção de programas e sistemas e o treinamento de equipes técnicas e usuários, para diminuir falhas e aumentar o nível de qualidade dos serviços.
Gerencia equipes, selecionando gestores e líderes, estruturando as áreas – infraestrutura, operação, projetos, segurança, desenvolvimento de sistemas, suporte técnico, entre outras – de Tecnologia de Informação, e definindo competências da equipe.
Administra relacionamento com fornecedores Supervisiona atividades e avalia desempenho de equipes Define plano de desenvolvimento de pessoas e promove capacitação de equipes.
Realiza a gestão de qualidade e eficiência dos serviços de Tecnologia da Informação, fixando metas, estabelecendo indicadores e avaliando resultados Acompanha execução de pesquisas de satisfação de clientes Analisa pareces de auditoria.
Define certificação de profissionais e processos Conduz a implementação de serviços e a geração de produtos sob responsabilidade da área de Tecnologia da Informação, validando escopo, prazos, custos, entre outros elementos.
Aprova liberação de verbas Administra recursos financeiros e materiais Pode conceber estruturas profissionais para atuar nas instalações de grandes clientes.
Pode implantar a gestão de riscos em Tecnologia da Informação nas empresas Estabelece parcerias estratégicas em Tecnologia da Informação Acompanha tendências tecnológicas em temas diversificados de Tecnologia da Informação, como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados, entre outros.
Promove a inovação tecnológica, identificando rápidos avanços tecnológicos e tecnologias emergentes, críticas e estratégicas, fomentando condições para a geração de ideias inovadoras Avalia soluções tecnológicas e ideias inovadoras Propõe utilização de novas tecnologias nos processos – como as tecnologias de automação de rede e os sistemas de gerenciamento de infraestrutura com uso de automação, recursos analíticos, inteligência artificial e aprendizado de máquina – e nos serviços ofertados ao cliente, envolvendo novos produtos de “hardware” e de “software”.
Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para reportar riscos e mostrar resultados Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Publica conteúdo da área de Tecnologia da Informação Concede entrevistas à mídia Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica.
Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1236-05 deve interagir com diretores e acionistas, demonstrar competências pessoais, implementar serviços e produtos, promover inovação tecnológica, comunicar-se, gerenciar Área de tecnologia da informação, gerenciar qualidade e eficiência do serviço, gerenciar equipes, planejar atividades de tecnologia da informação.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de tecnologia da informação esses profissionais atuam em áreas ligadas à administração pública, defesa e seguridade social, atividades de informática e conexas, intermediação financeira e outras atividades empresariais. São empregados com carteira, trabalham sem supervisão, de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, podem sofrer sobrecarga de informação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1236-05
Para ingressar nesse emprego/ocupação, é necessário nível superior completo. A formação profissional é feita na prática, onde exige-se mais de cinco anos de experiência profissional na área de gerência.
Atividades exercidas por um Diretor de tecnologia da informação CBO 1236-05
Um Diretor de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve trabalhar sob pressão, tomar decisões, reportar andamento dos projetos estratégicos, definir visão da área da tecnologia da informação, estabelecer parcerias estratégicas, acompanhar indicadores de desempenho, assessorar diretorias e setores afins, identificar demandas tecnológicas, acompanhar resultados, fornecer subsídios para tomada de decisão, demonstrar fluência em língua estrangeira, administrar recursos materiais e financeiros, aprovar liberação de verbas, definir objetivos, monitorar orçamento do projeto, reportar resultados, estabelecer indicadores de desempenho e de qualidade, estabelecer interface com demais setores, demonstrar capacidade de síntese, validar valores, definir missão da área da tecnologia da informação, combinar competências/talentos complementares, avaliar prioridades, avaliar desempenho da equipe, acompanhar indicadores de desempenho e de qualidade, demonstrar iniciativa, validar prazos, estruturar áreas de ti, buscar feedback da equipe, formar sucessores, estabelecer escopo, analisar pareceres de auditoria, demonstrar capacidade de construir cenários futuros, demonstrar liderança, promover condições para a geração de ideias inovadoras, reportar riscos, acompanhar tendências tecnológicas, demonstrar habilidade de comunicação, analisar impacto de mudanças, divulgar estratégia empresarial, demonstrar capacidade de negociação, definir competências da equipe, publicar conteúdo da área de ti, validar escopo dos serviços e produtos, acompanhar pesquisas de satisfação de clientes interno e externo, representar a empresa/instituição, executar ações de endomarketing, estabelecer metodologias, fixar metas e indicadores, monitorar cumprimento das diretrizes tecnológicas da organização, avaliar desempenho de fornecedores, administrar equipe gerencial, contornar situações adversas, trabalhar em equipe, participar de reuniões, conceder entrevista a mídia, selecionar gestores e líderes, identificar potencial de networking informal, assumir riscos, identificar líderes, delegar autoridade - empowerment, propor utilização de novas tecnologias nos processos e serviços ofertados ao cliente, gerenciar fornecedores, desenhar processos, reportar resultados de pesquisas de satisfação, executar marketing de relacionamento, definir cronograma de projetos, definir certificação de profissionais e processos, monitorar planos estratégicos, participar de eventos - seminários, congressos, feiras, participar na definição da missão da instituição, definir plano de desenvolvimento, demonstrar raciocínio lógico, administrar recursos humanos, aplicar melhores metodologias e tecnologias, demonstrar flexibilidade, estabelecer prioridades, alinhar plano estratégico com os projetos, cobrar resultados, estabelecer rede de relacionamento de assuntos afins, antever impacto de mudanças e riscos, veicular informações da instituição para a equipe, administrar parcerias, promover capacitação dos times, identificar necessidades dos clientes e do negócio, validar consultoria, estabelecer parceria com diretorias, usar intuição, demonstrar capacidade de identificar sucessão, estabelecer organograma, avaliar soluções tecnológicas e ideias inovadoras, solicitar subsídios, identificar tecnologias novas, críticas e estratégicas, participar da definição dos planos estratégicos, validar planejamento de projetos - custos, prazos, escopo, recursos tecnológicos, etc, avaliar vulnerabilidades e riscos do negócio, multiplicar talentos, validar planejamento da operação, evidenciar contribuição da tecnologia da informação na ação empresarial, buscar feedback do cliente, validar fornecedores, analisar tendências do mercado e inovações tecnológicas, monitorar desenvolvimento científico e tecnológico, determinar uso dos recursos humanos e materiais, participar na definição da visão da instituição, controlar indicadores de performance.