CBO 1226-15 - Diretor de operações de serviços de telecomunicações

Entenda o que fazem os diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Diretor de operações de serviços de telecomunicações e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Diretor de operações de serviços de telecomunicações

Dirige operações de transmissão, emissão ou recepção (por fio, meios ópticos ou outro processo eletromagnético) de voz, imagens e dados, executadas em empresa pública ou privada de serviços de telecomunicações, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico. Atua em todos os processos relacionados à prestação de serviços, participando do planejamento operacional, organizando operações, monitorando a execução dos serviços, e controlando qualidade. Providencia apoio técnico para avaliação de novos negócios. Implementa inovações organizacionais e apresenta propostas de atualização tecnológica. Supervisiona atividades. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (8/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa de prestação de serviços de telecomunicações, acompanhando a evolução tecnológica relacionada às operações – como a tendência pró-convergência envolvendo voz, dados e TV, a disseminação de sistemas de comunicação via Internet, os desenvolvimentos de novas tecnologias em banda larga, entre outros aspectos –, identificando oportunidades para novos serviços, e avaliando tecnicamente a concorrência.

Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação de atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços e a lucratividade prevista nas operações.

Participa do planejamento operacional, dimensionando pessoal e recursos materiais, elaborando proposta orçamentária, e estabelecendo estratégias para cumprir as metas.

Organiza as operações de serviços, definindo a estrutura organizacional e estabelecendo as atribuições e a distribuição geográfica das equipes. Enfrenta os desafios inerentes ao crescimento da demanda por serviços de telecomunicações – decorrente principalmente da ampliação do trabalho em casa, das reuniões por meio de aplicativos, entre outras estratégias de uso corporativo das tecnologias digitais – e ao aumento do alcance e da complexidade das redes de comunicação, atuando para manter o padrão de qualidade dos serviços e a segurança na proteção de dados. Decide sobre terceirização de atividades.

Controla a execução dos serviços, avaliando indicadores de tráfego e de disponibilidade de serviços de telecomunicações. Monitora indicadores de disponibilidade de sistemas e avalia indicadores de tempo médio de recuperação de sistema. Monitora incidentes de quebra de segurança na proteção de dados, relacionada às operações de serviços de telecomunicações. Analisa indicadores de reclamações e avalia satisfação do cliente. Identifica oportunidades de melhoria, para manter o padrão de qualidade requerido nas operações de serviços de telecomunicações.

Controla indicadores de despesas operacionais e acompanha o cumprimento da proposta orçamentária.

Supervisiona atividades e avalia desempenho de equipes de trabalho.

Pode contratar serviços para viabilizar a execução de metas operacionais, definindo as condições da contratação e as especificações técnicas dos serviços a serem prestados. Acompanha o cumprimento das obrigações da empresa.

Implementa inovações organizacionais e apresenta propostas de atualização tecnológica. Recomenda a incorporação de tecnologias de ponta, viabilizando a adaptação dos novos componentes, equipamentos e sistemas para a realidade da empresa. Fomenta o uso de processos automatizados de operação e manutenção de equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações. Pode utilizar ou viabilizar a utilização de recursos tecnológicos diversificados, incluindo “softwares” para análise de segurança, tráfego, capacidade e outros parâmetros de desempenho em telecomunicações.

Providencia apoio técnico para avaliação de novos negócios. Define especificações técnicas para elaboração de projetos. Encomenda estudos de viabilidade técnica e econômica.

Pode colaborar na adaptação dos negócios da empresa às mudanças de demandas – de TV por assinatura paga, de banda larga, dentre outras - do mercado de serviços de telecomunicações.

Reúne-se com gerentes executivos e supervisores para avaliação das atividades.

Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para mostrar o alcance de objetivos e metas.

Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa.

Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica. Responde tecnicamente frente aos órgãos fiscalizadores.

Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ELETRICIDADE E MAGNETISMO, CAMPOS E PARTÍCULAS CARREGADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 3 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) ERP - PLANEJAMENTO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES DE ANÁLISE DE SEGURANÇA, TRÁFEGO, CAPACIDADE E OUTROS PARÂMETROS DE DESEMPENHO EM TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA MATERIAIS ELÉTRICOS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA MATERIAIS E COMPONENTES ELETRO-ÓPTICOS E MAGNETO-ÓPTICOS, MATERIAIS FOTOELÉTRICOS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEORIA ELETROMAGNÉTICA, MICRO-ONDAS, PROPAGAÇÃO DE ONDAS, ANTENAS 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) ANÁLISE E PROCESSAMENTO DE SINAIS 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS EM TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE REDES E SISTEMAS 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) CARACTERÍSTICAS DOS SERVIÇOS DE TV POR ASSINATURA 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) COMPONENTES, EQUIPAMENTOS, SISTEMAS E INSTALAÇÕES PARA TELECOMUNICAÇÕES: TIPOS, TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS, CARACTERÍSTICAS, OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) COMUNICAÇÕES MÓVEIS 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) COMUNICAÇÕES ÓPTICAS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) COMUNICAÇÕES SEM FIO 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) FIBRAS ÓPTICAS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) FUNDAMENTOS DE REDES DE COMUNICAÇÃO 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) GERÊNCIA DE REDES E SISTEMAS 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) NORMAS TÉCNICAS PARA A ÁREA DE OPERAÇÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) PROTOCOLOS DE TRANSPORTE E ROTEAMENTO 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) REDES CONVERGENTES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) SEGURANÇA DE REDES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDES 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) TECNOLOGIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) TECNOLOGIAS DE RADIOFREQUÊNCIA 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) TECNOLOGIAS DE TELEVISÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) TELEFONIA E COMUTAÇÃO 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) TENDÊNCIAS NA ÁREA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES: CONVERGÊNCIA DE VOZ, DADOS E TV, COMUNICAÇÃO VIA INTERNET (VOIP), NOVAS TECNOLOGIAS EM BANDA LARGA, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA TELECOMUNICAÇÕES 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) TRANSMISSÃO DE SINAIS 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DO PRODUTO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ERGONOMIA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEGISLAÇÃO RELACIONADA À ÁREA DE OPERAÇÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ANÁLISE E GERENCIAMENTO DE RISCOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CUSTOS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) DESENVOLVIMENTO DA FORÇA DE TRABALHO 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE GESTÃO TECNOLÓGICA 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA QUALIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE PESSOAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO ORÇAMENTÁRIA 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FUNDAMENTOS, COORDENADAS ESTRATÉGICAS, OUTROS ASPECTOS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL: FUNDAMENTOS, ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DESDOBRAMENTO EM OBJETIVOS, METAS, INDICADORES DE CONTROLE E FORMAS DE AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANO DE NEGÓCIOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) DIMENSIONAMENTO DE FORÇA DE TRABALHO, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA OPERAÇÕES DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ÁREA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GERENCIAMENTO DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS, SISTEMAS E INSTALAÇÕES DE TELECOMUNICAÇÕES 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) INDICADORES DE DESEMPENHO EM OPERAÇÕES DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA GERAL DA ECONOMIA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INDUSTRIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA MUDANÇA TECNOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROCESSO DE INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CADEIA DE VALOR DAS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES 4 5 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ORIGINALIDADE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SETOR DE EMPRESA OU DE INSTITUIÇÃO, GERENCIANDO PROCESSOS DE MELHORIA 4

Condições de Trabalho

Exercem suas funções em empresas do ramo de operações de serviços de armazenamento, transporte e telecomunicações, tais como, empresas de correio e telecomunicações e transporte. São contratados com carteira assinada. Atuam em equipe de trabalho sob supervisão ocasinal, em ambientes fechados, no período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • viabilizar execução de metas operacionais;
  • organizar operações de serviços;
  • controlar execução de serviços;
  • coordenar atividades gerenciais;
  • atuar como representante legal da empresa;
  • participar do planejamento operacional;
  • executar programas e normas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir estrutura organizacional da área operacional;
  • avaliar indicadores de tempo médio de recuperação do sistema;
  • atuar com equilíbrio emocional;
  • participar da diretoria executiva;
  • autorizar reparos em frotas, máquinas e equipamentos;
  • avaliar indicadores de disponibilidade de serviços de telecomunicações;
  • definir critérios para contratação de serviços;
  • definir metas da qualidade dos serviços;
  • responder juridicamente pelas ocorrências operacionais da empresa;
  • elaborar proposta orçamentária;
  • autorizar especificações técnicas para contratação de serviços;
  • encomendar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • negociar cumprimento das obrigações da empresa;
  • especificar perfil de qualificação do pessoal;
  • implementar programas de qualidade;
  • atuar com habilidade comercial;
  • analisar a implantação de novos serviços;
  • organizar reuniões de avaliação;
  • atuar com percepção de negócios;
  • liderar organizações;
  • monitorar indicadores de disponibilidade de sistemas;
  • dominar comunicação oral e escrita;
  • editar normas de execução de serviços;
  • negociar acordos com empresas;
  • controlar desempenho das equipes;
  • implementar inovações organizacionais;
  • definir especificações técnicas para elaboração de projetos;
  • avaliar satisfação do cliente;
  • definir atribuições das equipes operacionais;
  • acompanhar cumprimento da proposta orçamentária;
  • atualizar-se tecnicamente;
  • implementar atividades para a integração do corpo gerencial;
  • inspecionar realização de atividades delegadas;
  • dimensionar recursos materiais e humanos;
  • decidir sobre terceirização de atividades;
  • fazer cumprir metas operacionais fixadas;
  • solicitar apresentação de relatórios gerenciais;
  • decidir sobre admissões e demissões;
  • negociar condições de contratação de serviços e fornecimentos;
  • participar da elaboração dos planos estratégicos;
  • controlar a implementação das normas de qualidade;
  • examinar indicadores de paralisação de prestação de serviços;
  • implantar sistemas de qualidade;
  • analisar indicadores de reclamações;
  • participar de eventos públicos corporativos;
  • controlar atividades gerenciais, conforme normas;
  • estabelecer nível de execução do serviço;
  • providenciar apoio técnico para avaliação de novos negócios;
  • autorizar requisição de materiais para instalação de serviços;
  • elaborar plano de contingência;
  • controlar indicadores de despesas operacionais;
  • negociar metas de qualidade com fornecedores;
  • demonstrar flexibilidade;
  • representar legalmente a empresa;
  • avaliar indicadores de tráfego de telecomunicações;
  • prover recursos materiais e humanos;
  • responder tecnicamente frente aos órgãos fiscalizadores;
  • definir distribuição geográfica das equipes;
  • reprogramar recursos operacionais em função de mudanças de metas;
  • definir especificações técnicas para contratação de serviços;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1226-15

CBO 1226-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretor de operações de serviços de telecomunicações que pertence ao grupo dos diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação

Cargos e salários CBO 1226-15 - Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 122615 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1226-15 Diretor de Redes (telecomunicações) Brasil 42h 263
1226-15 Diretor de Operações de Serviços de Telecomunicações Brasil 42h 263
1226-15 Diretor Regional (telecomunicações) Brasil 42h 263
1226-15 Diretor de Operações de Radiodifusão Brasil 42h 263

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial