CBO 7642-05 - Costurador de calçados, a máquina - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de máquinas de costurar e montar calçados

O profissional no cargo de Costurador de calçados, a máquina CBO 7642-05 costura peças para produção de calçados masculinos, femininos e infantis, selecionando recursos materiais – como agulhas, linhas e aviamentos -, preparando máquinas, preparando peças para costura e operando máquinas de costura Pode fazer costura manual de detalhes e partes específicas.

Programa o trabalho, interpretando fichas técnicas de produção e examinando protótipo Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos Cumpre procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7642-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de máquinas de costurar e montar calçados que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Costurador de calçados, a máquina, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de máquinas de costurar e montar calçados CBO 7642-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7642-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de máquinas de costurar e montar calçados.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Costurador de calçados, a máquina

O Costurador de calçados, a máquina CBO 7642-05 programa o trabalho de costura de peças de calçados a ser realizado, interpretando fichas técnicas de produção e examinando protótipo Seleciona materiais, máquinas, equipamentos, instrumentos e acessórios de trabalho.

Prepara a máquina para costurar calçados, trocando linha e agulha, enchendo bobina com linha, regulando pontos, tensão de linha, guia e dispositivo para arremates e corta-fios, ajustando altura de agulhas, controlando pressão de rodízios, e fixando refilador.

Prepara peças para costura, marcando-as e montando-as com utilização de gabaritos, aplicando fitas, e fazendo o virado (dobra da peça) Une peças com fitas e forra o cabedal - parte superior do calçado -, em etapa de pré-costura.

Costura peças para produção de calçados, operando máquina Une peças de calçados com costura, a partir dos conjuntos reunidos provisoriamente com fita.

Costura nervuras e debrua peças, fazendo as bordas.

Costura cabedais nas palmilhas e os cordões nos cabedais Refila e arremata peças.

Pode realizar manualmente retoques e costuras de detalhes e de partes específicas.

Pode executar outros procedimentos - como prensagem, aplicação de substâncias amaciantes e choques térmicos -, conforme a organização da produção Trabalha seguindo instruções quanto a numerações, lados e tonalidades das peças, fazendo a respectiva revisão, antes do envio para a área de montagem Pode operar máquinas de costura de calçados elétrica, pneumática, programável, com recursos eletrônicos e informatizados.

Pode operar máquinas – tais como pespontadeiras, refiladoras, máquinas de costura para materiais especiais pesados, máquinas para peles e couros finos, entre outras - para execução de trabalhos especializados Realiza manutenção básica, ajustando, trocando componentes, lubrificando e limpando máquinas e equipamentos Monitora o funcionamento de máquinas e equipamentos, solicitando serviço de manutenção corretiva, quando necessário.

Registra ocorrências de descontinuidades e defeitos em máquinas e equipamentos Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Mantém instrumentos e acessórios de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso Recolhe e faz descarte de resíduos, seguindo procedimentos da empresa Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Observa as posições ergonômicas do trabalho, como postura física e movimento dos membros Identifica condições inseguras, fazendo isolamento das áreas de risco.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7642-05 deve trabalhar com segurança, manter máquinas e equipamentos em condições de uso, costurar peças para fabricação de calçados, preparar máquinas para costurar calçados, demonstrar competências pessoais, preparar peças para costura.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de máquinas de costurar e montar calçados trabalham na fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem, calçados, borracha e plástico. Possuem vínculo formal de trabalho e se organizam em células de produção ou trabalho em linha (seqüencial), sob supervisão permanente. Trabalham em ambientes fechados, nos horários diurnos. Em algumas atividades estão sujeitos expostos expostos a ruídos e à inalação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7642-05

Para exercer essas ocupações requer-se escolaridade de quarta a sétima séries do ensino fundamental. A experiência varia de acordo com a ocupação. O desempenho pleno das atividades dos costureiros de calçados ocorre após dois ou três anos de prática. Para os montadores de calçados, o pleno desempenho ocorre entre três e quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Costurador de calçados, a máquina CBO 7642-05

Um Costurador de calçados, a máquina (ou sinônimo) deve costurar cabedais em palmilhas, trocar linhas, interpretar normas de segurança no trabalho, costurar nervuras com duas agulhas, controlar pressão de rodízios, demonstrar agilidade manual, utilizar ferramentas adequadas, fixar refilador, demonstrar capacidade de concentração visual e auditiva, debruar peças, interpretar fichas técnicas de produção, costurar cordões em cabedais, encher bobinas com linhas, usar equipamentos de proteção individual, identificar condições inseguras, refilar peças, marcar peças com gabaritos, operar máquinas de costura, demonstrar criatividade, aplicar fitas, manter postura física, conferir numeração, lados e tonalidade de peças, trabalhar em equipe, ajustar altura de agulhas, regular guias, demonstrar capacidade de adaptação, trocar navalhas do refilador, unir peças de calçados com costura, trocar agulhas, unir peças para costura com adesivos, forrar cabedal, solicitar a manutenção de máquinas e equipamentos, lubrificar máquinas e equipamentos, ajustar máquinas e equipamentos, regular tensão de linhas, arrematar peças, montar peças com gabaritos, efetuar virado - dobração de peças, regular pontos, demonstrar capacidade de organização, regular dispositivo para arremates e corta-fios, limpar máquinas e equipamentos.

Cargos e salários CBO 7642-05 - Operadores de máquinas de costurar e montar calçados

Salário Costurador de Calcados a  Maquina

Costurador de Calcados a Maquina: Brasil

  • 20.240
  • Brasil
  • 1.780 - 2.977
  • 43h
O profissional no cargo de Costurador de Calcados a Maquina CBO 7642-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.780 e 2.977 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.240 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costurador de Calçados

Costurador de Calçados: Brasil

  • 20.240
  • Brasil
  • 1.780 - 2.977
  • 43h
O profissional no cargo de Costurador de Calçados CBO 7642-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.780 e 2.977 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.240 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costureiro de Calçados a Máquina

Costureiro de Calçados a Máquina: Brasil

  • 20.240
  • Brasil
  • 1.780 - 2.977
  • 43h
O profissional no cargo de Costureiro de Calçados a Máquina CBO 7642-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.780 e 2.977 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.240 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costurador de Calcados a  Maquina Birigui

Costurador de Calcados a Maquina: Birigui, SP

  • 1.367
  • Birigui, SP
  • 1.776 - 2.452
  • 43h
O profissional no cargo de Costurador de Calcados a Maquina CBO 7642-05 trabalhando em Birigui - SP, ganha entre 1.776 e 2.452 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.367 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costurador de Calcados a  Maquina

Costurador de Calcados a Maquina: Ceará

  • 2.922
  • Ceará
  • 1.327 - 1.724
  • 44h
O profissional no cargo de Costurador de Calcados a Maquina CBO 7642-05 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.327 e 1.724 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.922 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costurador de Calcados a  Maquina Nova Serrana

Costurador de Calcados a Maquina: Nova Serrana, MG

  • 1.922
  • Nova Serrana, MG
  • 2.047 - 2.913
  • 43h
O profissional no cargo de Costurador de Calcados a Maquina CBO 7642-05 trabalhando em Nova Serrana - MG, ganha entre 2.047 e 2.913 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.922 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costurador de Calcados a  Maquina Franca

Costurador de Calcados a Maquina: Franca, SP

  • 1.493
  • Franca, SP
  • 2.322 - 3.286
  • 43h
O profissional no cargo de Costurador de Calcados a Maquina CBO 7642-05 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 2.322 e 3.286 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.493 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costurador de Calcados a  Maquina

Costurador de Calcados a Maquina: São Paulo

  • 3.673
  • São Paulo
  • 1.995 - 3.088
  • 44h
O profissional no cargo de Costurador de Calcados a Maquina CBO 7642-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.995 e 3.088 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.673 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costurador de Calçados

Costurador de Calçados: Rio Grande do Sul

  • 6.633
  • Rio Grande do Sul
  • 1.861 - 2.638
  • 44h
O profissional no cargo de Costurador de Calçados CBO 7642-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.861 e 2.638 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 6.633 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costurador de Calçados Nova Serrana

Costurador de Calçados: Nova Serrana, MG

  • 1.922
  • Nova Serrana, MG
  • 2.047 - 2.913
  • 43h
O profissional no cargo de Costurador de Calçados CBO 7642-05 trabalhando em Nova Serrana - MG, ganha entre 2.047 e 2.913 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.922 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costurador de Calçados São Paulo

Costurador de Calçados: São Paulo, SP

  • 37
  • São Paulo, SP
  • 2.539 - 4.398
  • 43h
O profissional no cargo de Costurador de Calçados CBO 7642-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.539 e 4.398 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 37 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costurador de Calçados Franca

Costurador de Calçados: Franca, SP

  • 1.493
  • Franca, SP
  • 2.322 - 3.286
  • 43h
O profissional no cargo de Costurador de Calçados CBO 7642-05 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 2.322 e 3.286 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.493 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costurador de Calçados Lajeado

Costurador de Calçados: Lajeado, RS

  • 78
  • Lajeado, RS
  • 1.847 - 2.603
  • 44h
O profissional no cargo de Costurador de Calçados CBO 7642-05 trabalhando em Lajeado - RS, ganha entre 1.847 e 2.603 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 78 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costurador de Calçados Birigui

Costurador de Calçados: Birigui, SP

  • 1.367
  • Birigui, SP
  • 1.776 - 2.452
  • 43h
O profissional no cargo de Costurador de Calçados CBO 7642-05 trabalhando em Birigui - SP, ganha entre 1.776 e 2.452 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.367 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costureiro de Calçados a Máquina

Costureiro de Calçados a Máquina: Rio Grande do Sul

  • 6.633
  • Rio Grande do Sul
  • 1.861 - 2.638
  • 44h
O profissional no cargo de Costureiro de Calçados a Máquina CBO 7642-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.861 e 2.638 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 6.633 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costureiro de Calçados a Máquina Nova Serrana

Costureiro de Calçados a Máquina: Nova Serrana, MG

  • 1.922
  • Nova Serrana, MG
  • 2.047 - 2.913
  • 43h
O profissional no cargo de Costureiro de Calçados a Máquina CBO 7642-05 trabalhando em Nova Serrana - MG, ganha entre 2.047 e 2.913 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.922 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costureiro de Calçados a Máquina Novo Hamburgo

Costureiro de Calçados a Máquina: Novo Hamburgo, RS

  • 263
  • Novo Hamburgo, RS
  • 2.007 - 2.875
  • 44h
O profissional no cargo de Costureiro de Calçados a Máquina CBO 7642-05 trabalhando em Novo Hamburgo - RS, ganha entre 2.007 e 2.875 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 263 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.
Salário Costureiro de Calçados a Máquina Sapiranga

Costureiro de Calçados a Máquina: Sapiranga, RS

  • 682
  • Sapiranga, RS
  • 1.991 - 2.775
  • 43h
O profissional no cargo de Costureiro de Calçados a Máquina CBO 7642-05 trabalhando em Sapiranga - RS, ganha entre 1.991 e 2.775 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 682 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7642-05.