CBO 7122-05 - Cortador de pedras
Entenda o que fazem os trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cortador de pedras e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Cortador de pedras
O Cortador de Pedras realiza o corte de pedras ornamentais, utilizando processos manuais, mecânicos ou automatizados, para a obtenção de blocos, chapas, tiras e outras peças. Planeja o trabalho, interpretando projetos arquitetônicos, estabelecendo cronograma de execução e selecionando máquinas, ferramentas e acessórios. Faz o beneficiamento e o acabamento de peças de pedra, para uso em construção, revestimento e decoração. Segue normas e procedimentos técnicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 7122-05
Ajusta as pedras, definindo o processo de corte para o máximo aproveitamento dos blocos de pedra. Traça moldes – gabaritos – em folhas de metal, numerando-os.
Corta pedras, utilizando processos manuais, mecânicos e automatizados, para obtenção de blocos, chapas ou tiras. Regula a quantidade de água no corte da pedra. Substitui o material cortante e os acessórios da máquina. Opera painéis de controle de máquinas de corte CNC.
Desbasta as superfícies dos blocos ou chapas, utilizando máquinas aplainadoras. Pode furar as chapas.
Quebra pedras portuguesas e paralelepípedos, com marreta e talhadeira. Corta meio fios.
Beneficia as peças de pedra, selecionando-as por cores e tamanhos. Identifica os grânulos dos abrasivos e regula a quantidade de água, conforme as etapas do polimento. Substitui material abrasivo.
Realiza o acabamento em superfícies das peças de pedra, almofadando, chanfrando, bisotando e efetuando outros tipos de acabamento, para obter diferentes bordas.
Carrega e movimenta chapas, blocos e ladrilhos, seguindo recomendações técnicas.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém ferramentas e acessórios acondicionados e em plenas condições de funcionamento. Requisita serviço de manutenção das máquinas, quando necessário.
Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual, tais como luvas de proteção, uniforme grosso e com mangas compridas ao usar ferramentas de corte, óculos de proteção, capacete de proteção individual, e protetor auricular.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | MINERALOGIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | MECÂNICA | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 2 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO (CNC) | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PAINÉIS DE CONTROLE | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | REVESTIMENTO | 2 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS MANUAIS E MECÂNICAS PARA O CORTE DE ROCHAS ORNAMENTAIS | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - ROCHAS BRASILEIRAS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS | 3 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OPERAÇÃO DE BENEFICIAMENTO DE PEDRAS ORNAMENTAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MECÂNICOS E AUTOMATIZADOS PARA CORTE DE ROCHAS ORNAMENTAIS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE CORTE DE ROCHAS ORNAMENTAIS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - PRODUTOS CONFECCIONADOS EM ROCHAS ORNAMENTAIS E SUAS APLICAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE ACABAMENTOS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DE PEÇAS EM PEDRAS ORNAMENTAIS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | ORÇAMENTO | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE CARGAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE CARGAS (ESPECIFICAR:...) - CARREGAMENTO E MOVIMENTAÇÃO DE CHAPAS, BLOCOS, LADRILHOS, TIRAS E OUTRAS PEÇAS DE PEDRAS ORNAMENTAIS | 3 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 1 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais atuam nas indústrias de construção e são assalariados com carteira assinada. Também podem atuar na fabricação de produtos de minerais não metálicos, comércio varejista e em serviços pessoais de outros tipos (exceto o torneiro - lavra de pedra). Trabalham em equipe, com supervisão permanente. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o torneiro (lavra de pedra) que desenvolve atividades a céu aberto. O trabalho é realizado no período diurno. Também estão sujeitos a exposição de materiais tóxicos e ruído intenso e ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer quarta série do ensino fundamental e qualificação profissional adquirida em cursos básicos de até duzentas horas de duração. O pleno exercício das ocupações ocorre após experiência de um a dois anos na área de atuação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Beneficiar pedras;
- Planejar os trabalhos;
- Efetuar acabamento em superfícies de pedra;
- Ajustar pedras;
- Demonstrar competências pessoais;
- Demonstrar iniciativa;
- Regular quantidade de água no corte e polimento de pedras;
- Substituir material abrasivo e cortante;
- Selecionar pedras por cores e tamanhos;
- Identificar pedras;
- Cortar paralelepípedos com talhadeira e mareta;
- Definir o processo de corte para o máximo aproveitamento dos blocos de pedra;
- Traçar os moldes para corte em folhas de metal - gabarito;
- Demonstrar sendo de responsabilidade;
- Desbastar as superfícies dos blocos ou chapas usando máquinas aplainadoras;
- Seguir orientações técnicas;
- Demonstrar criatividade;
- Realizar serviços com qualidade;
- Quebrar pedras portuguesas com marreta;
- Serrar pedras utilizando serra fixa ou móvel;
- Cortar meio fios;
- Descarregar chapas, blocos e ladrilhos;
- Estocar chapas, blocos e ladrilhos;
- Reconhecer limitações pessoais;
- Identificar acessórios das máquinas;
- Furar chapas;
- Controlar o estresse;
- Substituir acessórios das máquinas;
- Trabalhar em equipe;
- Desdobrar blocos em chapas;
- Manter-se atualizado no trabalho;
- Almofadar pedras;
- Estabelecer cronograma de execução;
- Bizelar chapas e ladrilhos;
- Elaborar orçamento;
- Interpretar projetos arquitetônicos;
- Identificar máquinas conforme utilização;
- Numerar os moldes para identificação;
- Identificar os grânulos dos abrasivos conforme as etapas do polimento;
- Carregar chapas, blocos e ladrilhos seguindo recomendações técnicas;
Profissões da Família Ocupacional
- Polidor de Pedras
- Torneiro (Lavra de Pedra)
- Traçador de Pedras
- Polidor de Granito
- Polidor de Mármore
- Polidor de Marmorite
- Gravador de Relevos em Pedra
- Ornamentista de Pedra
- Acabador de Pedras
- Aparelhador de Pedra (mármore)
Divisões de categorias profissionais do CBO 7122-05
CBO 7122-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cortador de pedras que pertence ao grupo dos trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil
-
-
- Trabalhadores de beneficiamento de minérios e pedras ornamentais
-
-
-
-
- Trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais
-
-