CBO 5153-10 - Agente de ação social

Entenda o que fazem os trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Agente de ação social e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Agente de ação social

O Agente de Ação Social cuida de pessoas em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica, em centros de referência de assistência social. Auxilia no planejamento de projetos ou programas sociais. Desenvolve ações de natureza socioeducativa, atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer. Cumpre legislação, procedimentos de serviços de atendimento social e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5153-10

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Auxilia no planejamento de projetos ou programas sociais, que visam estimular a socialização e a construção de projetos de vida.

Desenvolve ações de natureza socioeducativa, atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer para pessoas - em especial crianças, jovens e idosos - em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica.

Realiza atendimento interno - em instituições - ou externo - em visitas domiciliares e espaços públicos -, para identificação de possíveis situações de violações de direitos de pessoas ou de grupos vulneráveis.

Participa na verificação de denúncias e de pedidos de ajuda de famílias em situação de risco, que poderão ser encaminhadas a instituições e a serviços de apoio e proteção.

Auxilia na análise das práticas, na avaliação do resultado das ações e na elaboração de relatórios sobre a efetividade do atendimento realizado. Pode auxiliar na redefinição de ações e estratégias.

Pode participar do estabelecimento de parcerias com entidades públicas ou privadas.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTES E JOGOS 3 3 2
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA EXERCÍCIOS FÍSICOS 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. DO IDOSO E DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 2 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL-SUAS E SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS 2 2 2
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS TRABALHO SOCIAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE-EDUCAÇÃO 2 2 2
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 2 2 1
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 3 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTREVISTA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 2 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS REDUÇÃO DE DANOS E REINSERÇÃO SOCIAL 3 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA 2 2 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR QUALIDADE DE VIDA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PARA O BEM-ESTAR 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER PLANEJAMENTO DE EVENTOS 3 3 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CUIDADOS COM A CRIANÇA 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL COMUNICAÇÃO SOCIAL COMUNITÁRIA 2 2 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL IDENTFICAÇÃO DE NECESSIDADES E DEMANDAS COMUNITÁRIAS 4 5 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS 4 5 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL (ESPECIFICAR:..) - CONSELHOS DE DIREITOS, DEFENSORIA E MINISTÉRIO PÚBLICO, CONSELHO TUTELAR, DELEGACIA DA MULHER E DO IDOSO 4 4 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 2 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 1 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 1 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 1 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 1 1
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 1 1
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 1
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.

Exigências do mercado de trabalho

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • Planejar trabalho;
  • Avaliar processo de trabalho;
  • Identificar necessidades/demandas;
  • Desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • Comunicar-se;
  • Abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Desenvolver atividades sócio-educativas;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Demonstrar facilidade de comunicação;
  • Alterar estratégias;
  • Realizar atividades de lazer e cultura;
  • Aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Demonstrar auto-controle;
  • Demonstrar coragem;
  • Contornar situações adversas;
  • Definir metodologia de trabalho;
  • Demonstrar capacidade de compreensão;
  • Definir objetivos;
  • Agir sob pressão;
  • Demonstrar persistência;
  • Receber demanda espontânea;
  • Construir hábitos;
  • Conscientizar sobre riscos;
  • Avaliar ações;
  • Identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Analisar casos;
  • Fazer devolutiva;
  • Analisar resultados;
  • Desenvolver dinâmica de grupo;
  • Estabelecer cronograma;
  • Despertar esperança;
  • Exercitar atividade de escuta;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Definir estratégias;
  • Orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
  • Acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
  • Avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
  • Administrar conflitos;
  • Monitorar comportamento;
  • Permanecer em estado de alerta;
  • Demonstrar pró atividade;
  • Dialogar com familiares e/ou vizinhança;
  • Dialogar com assistidos/usuários/educandos;
  • Receber pedidos de ajuda da família;
  • Encaminhar documentação oficial;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Criar vínculos;
  • Tomar decisões;
  • Resgatar auto-estima;
  • Apontar alternativas;
  • Verificar denúncias;
  • Solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
  • Servir de exemplo;
  • Realizar atividades recreativas e esportivas;
  • Desenvolver oficinas;
  • Observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
  • Demonstrar entusiasmo;
  • Convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa;
  • Demonstrar criatividade;
  • Elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
  • Assumir riscos;
  • Inspirar confiança;
  • Despertar aptidões, habilidades;
  • Levantar dados estatísticos;
  • Acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
  • Estabelecer roteiro de visitas;
  • Pesquisar histórico familiar;
  • Respeitar diferenças;
  • Abrir procedimento de atendimento;
  • Aconselhar mudanças de comportamento;
  • Encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
  • Realizar visitas domiciliares;
  • Identificar público-alvo;
  • Definir metas;
  • Buscar identificação e empatia;
  • Agendar visitas;
  • Aproximar-se dos assistidos/usuários;
  • Preencher documentos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Definir rotina administrativa;
  • Cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Acompanhar reuniões sócio-educativas;
  • Mapear perímetros ou áreas;
  • Atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Receber informações sobre violação de direitos;
  • Resgatar assistidos/usuários/ internos;
  • Despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
  • Estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
  • Fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
  • Mapear público-alvo;
  • Avistar assistidos/usuários;
  • Percorrer perímetros e áreas;
  • Notificar pessoas e entidades;
  • Trocar experiências;
  • Realizar atividades artísticas;
  • Participar da elaboração de questionários;
  • Observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • Participar da elaboração das normas;
  • Planejar eventos;
  • Denunciar situação de risco;
  • Analisar práticas;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-10

CBO 5153-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de agente de ação social que pertence ao grupo dos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei