CBO 5151-05 - Agente comunitário de saúde
Entenda o que fazem os trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Agente comunitário de saúde e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Agente comunitário de saúde
O Agente Comunitário de Saúde realiza ações - domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas - para promoção da saúde, para prevenção das doenças e para orientação e acompanhamento de pessoas com problemas de saúde, numa microárea geográfica. Participa no mapeamento social e demográfico e no planejamento das ações em saúde em sua microárea geográfica de atuação. Cumpre diretrizes do Sistema Único de Saúde, procedimentos técnicos, protocolos e normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 5151-05
Participa no planejamento das ações em saúde para a microárea geográfica, junto aos demais membros da equipe multiprofissional e, sempre que possível, aos representantes da população local.
Elabora seu roteiro de visitas, levando em consideração o planejamento de ações.
Realiza visitas domiciliares rotineiras, casa a casa, cadastrando cada família e registrando seus dados sociais, demográficos e de saúde.
Registra e acompanha a condição de saúde da família, verificando a existência de pessoas com sinais ou sintomas de doenças agudas ou crônicas, de agravos e de eventos de importância para a saúde pública. Alerta sobre os perigos da automedicação.
Acompanha as pessoas com problemas de saúde, marcando consultas médicas e levando os pacientes à unidade de saúde de referência. Presta orientação sobre o cumprimento de dietas. Pode acionar profissionais de saúde, quando necessário.
Acompanha a evolução das gestantes e das lactantes, registra o crescimento e desenvolvimento de crianças, identifica as necessidades do adolescente, desenvolve ações de promoção de saúde e de prevenção de quedas e acidentes domésticos para a pessoa idosa, identifica a presença de pessoa em sofrimento psíquico ou com dependência química de álcool, de tabaco e de outras drogas, promove a saúde e a prevenção de doenças dos grupos homossexuais e transexuais, verifica o estado vacinal da família.
Pode – desde que tenha concluído curso técnico, disponha de equipamentos adequados e seja assistido por profissional de saúde de nível superior – aferir pressão arterial e temperatura axilar e realizar a medição de glicemia capilar, encaminhando o paciente, quando necessário, para a unidade de saúde de referência. Pode, ainda, fazer a verificação antropométrica e orientar a correta administração de medicação de paciente em situação de vulnerabilidade.
Promove comunicação entre equipe multidisciplinar da unidade de saúde de referência e a comunidade da sua microárea geográfica de atuação. Orienta as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis. Informa, aos indivíduos e aos grupos sociais, sobre fluxos, rotinas e ações desenvolvidos no âmbito da atenção básica em saúde.
Realiza, junto com o Agente de Combate às Endemias, a prevenção de doenças infecciosas, zoonoses, doenças de transmissão vetorial e agravos causados por animais peçonhentos.
Participa da promoção de campanhas de prevenção à dengue, à malária e a outras doenças, distribuindo material educativo. Divulga, à comunidade, informações obtidas em levantamentos socioepidemiológicos realizados pela equipe de saúde.
Participa da promoção de educação sanitária e ambiental, orientando sobre uso da água, condições de higiene, conservação de alimentos e descarte de lixo.
Registra dados detalhados das visitas domiciliares em sistema informatizado do Ministério da Saúde.
Realiza, com os demais membros da equipe multiprofissional em saúde da família, a consolidação e a análise de dados obtidos nas visitas domiciliares.
Participa na avaliação e no replanejamento das ações em saúde na microárea geográfica de atuação, junto aos demais membros da equipe multiprofissional e, sempre que possível, aos representantes da população local.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | PARASITOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DO IDOSO | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL | 5 | 5 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS | 4 | 5 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | ENTREVISTA | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO DE EMPRESA | PLANEJAMENTO OPERACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS NA ÁREA DE SAÚDE COMUNITÁRIA | 3 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | SAÚDE BUCAL | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - A GESTAÇÃO, SUAS FASES E CUIDADOS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - ACIDENTES DOMÉSTICOS E INFANTIS: TIPOS E FORMAS DE PREVENÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - CUIDADOS COM O BEBÊ | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - DOENÇAS CRÔNICAS: CARACTERÍSTICAS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: CARACTERÍSTICAS E FORMAS DE PREVENÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO, GUARDA E DESCARTE DE MEDICAMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - FARMACOVIGILÂNCIA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | DESNUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO FISIOLÓGICO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | HIGIENE DOS ALIMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | CUIDADO ÀS PESSOAS (CARE) | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PARA O BEM-ESTAR | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | REGISTROS E INFORMAÇÕES EM SAÚDE | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SERVIÇOS DE VACINAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | VIGILÂNCIA SANITÁRIA | 4 | 4 | 4 | |
SAÚDE, CUIDADOS E ADESTRAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS | SAÚDE DE ANIMAIS DOMÉSTICOS | ZOONOSES | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | EDUCAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL. | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | SANEAMENTO BÁSICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE SANEAMENTO BÁSICO (ESPECIFICAR:..) - CONSUMO CONSCIENTE E TRATAMENTO DA ÁGUA | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | COMUNICAÇÃO SOCIAL COMUNITÁRIA | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | IDENTFICAÇÃO DE NECESSIDADES E DEMANDAS COMUNITÁRIAS | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS | 4 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde em sua maioria, são empregados formais com carteira assinada, ou autônomos que atuam no ramo da saúde e serviço social. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente e ocasional em horários diurnos e em rodízio de turnos. Trabalham em local fechado ou a céu aberto, dependendo da necessidade. Frequentemente são expostos às variações de temperatura, materiais tóxicos, doenças contagiosas e risco de acidentes com materiais perfurocortantes.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício profissional requer ensino fundamental, além de curso profissionalizante com duração de duzentas a quatrocentas horas- aula. O ensino fundamental também é desejável para o agente indígena de saúde e agente indígena de saneamento, que muitas vezes, dependendo da região ou da distância de centros urbanos, não possuem nenhuma escolaridade formal. Os profissionais da saúde indígena são preparados com cursos profissionalizantes com carga horária acima de quatrocentas horas-aula. A principal característica do agente comunitário de saúde, do visitador sanitário, do agente indígena de saúde e do agente indígena de saneamento é a capacidade de relações interpessoais, mobilizada no trabalho de orientação junto à comunidade, no que se refere à saúde e prevenção de doenças. Na ocupação Agentes de Combate às Endemias, requer primeiro grau concluído com nenhuma experiência profissional e nenhum cursos de qualificação para o exercício da ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Visitar domicílios;
- Participar de campanhas preventivas;
- Promover comunicação;
- Incentivar atividades comunitárias;
- Orientar a comunidade para promoção da saúde;
- Promover educação sanitária e ambiental;
- Executar tarefas administrativas;
- Rastrear focos de doenças específicas;
- Demonstrar competências pessoais;
- Assistir pacientes;
- Demonstrar capacidade de respeitar cultura, tradição, costumes e crenças;
- Orientar sobre administração de medicação;
- Organizar visitas a maternidade com grupo de gestantes;
- Divulgar campanhas de saúde;
- Encaminhar crianças para programas especiais;
- Orientar família na prevenção de acidentes domésticos;
- Organizar atividades físicas;
- Hidratar crianças - em casos de desidratação leve;
- Visitar local de foco - casa, escola, bairro e aldeia;
- Demonstrar capacidade de saber ouvir;
- Avaliar condições do ambiente;
- Registrar informações sobre pacientes;
- Encaminhar dietas para pacientes;
- Controlar condições de armazenamento de medicamentos no domicílio;
- Participar de grupos e comitês representativos;
- Planejar roteiro de visitas;
- Orientar sobre cuidados com o bebê;
- Orientar sobre o melhor aproveitamento dos alimentos;
- Orientar família sobre vacinas;
- Preencher cartão de vacinas;
- Demonstrar paciência;
- Demonstrar capacidade de administrar conflitos;
- Detectar problemas - saúde e social;
- Identificar espaços para realização de eventos;
- Demonstrar auto controle;
- Distribuir material educativo;
- Demonstrar capacidade de improvisação;
- Orientar família sobre cuidados com pacientes;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Acompanhar visita da equipe de saúde - médico, dentista, enfermeiro, entre outros;
- Orientar sobre limpeza e os cuidados com caixa dágua e reservatórios;
- Divulgar eventos e atividades;
- Orientar paciente sobre o tratamento médico;
- Acompanhar doentes portadores de doenças crônico-degenerativas;
- Realizar mapeamento da área;
- Aferir pressão arterial - em alguns casos;
- Ensinar elaboração da multimistura;
- Orientar sobre construção de fossa;
- Orientar sobre saúde bucal;
- Acionar profissionais de saúde quando necessário;
- Checar informações;
- Participar de reuniões profissionais;
- Demonstrar capacidade de conquistar a confiança;
- Demonstrar capacidade de impor respeito;
- Preparar espaço para realização de eventos;
- Orientar sobre coleta seletiva de lixo;
- Aplicar fluor em crianças nas escolas - juntamente com dentistas;
- Demonstrar respeito às pessoas;
- Organizar grupos para atividades - crianças, adolescentes, pais, terceira idade, gestantes;
- Orientar sobre gravidez, parto e pós-parto;
- Orientar comunidade sobre prevenção - dst, gravidez indesejada, dependência química, entre outros;
- Orientar casais sobre planejamento familiar;
- Orientar sobre uso da água;
- Notificar a vigilância;
- Convidar pessoas para eventos;
- Verificar a existência de animais;
- Comunicar oficialmente a zoonoses;
- Preencher mapa/boletim diário;
- Discutir nos conselhos, as necessidades e carências da comunidade;
- Demonstrar capacidade de conviver com doenças e morte;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Organizar atividades sociais;
- Usar e.p.i.;
- Esclarecer sobre a disposição do lixo;
- Orientar família sobre alimentação;
- Cadastrar família;
- Orientar sobre criação de animais;
- Acompanhar evolução da gestação;
- Dialogar com a população;
- Demonstrar capacidade de estabelecer prioridades;
- Demonstrar capacidade de identificar limites;
- Preparar material de apoio;
- Acompanhar crescimento e desenvolvimento das crianças;
- Demonstrar coordenação motora;
- Avaliar condições de saúde dos animais;
- Distribuir material preventivo - cloro, preservativo, kit odontológico, anticoncepcional, etc;
- Dar subsídios para os conselhos que elaboram políticas públicas;
- Orientar sobre conservação de alimentos;
- Demonstrar capacidade de lidar com estresse;
- Encaminhar reclamações da população;
- Promover encontros e reuniões com autoridades e comunidade;
- Orientar sobre direitos e orgãos competentes;
- Demonstrar segurança;
- Encaminhar para serviço de saúde;
- Informar aos orgãos competentes;
- Elaborar relatórios;
- Analisar relacionamento entre os membros da família;
- Levar pacientes ao serviço de saúde;
- Organizar grupos de orientação;
- Orientar família sobre condições de higiene;
- Demonstrar liderança;
- Verificar obediência a prescrição médica;
- Marcar consultas para os pacientes;
- Verificar fontes de risco;
- Organizar grupos de apoio;
- Demonstrar capacidade de organizar o tempo;
- Identificar casos de violência doméstica;
- Participar de cursos de capacitação;
- Acionar orgãos públicos em casos de negligência;
Profissões da Família Ocupacional
- Resgatista Socorrista
- Técnico em Enfermagem Socorrista
- Agente de Combate Às Endemias
- Agente de Controle de Vetores
- Agente de Contrrole de Dengue
- Socorrista (Exceto Médicos e Enfermeiros)
- Guarda de Endemias
- Auxiliar de Enfermagem Socorrista
- Bombeiro Resgatista
- Bombeiro Socorrista
Divisões de categorias profissionais do CBO 5151-05
CBO 5151-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de agente comunitário de saúde que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores dos serviços de saúde
-
-
-
-
- Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde
-
-