CBO 4110-40 - Auxiliar de seguros - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Auxiliar de seguros CBO 4110-40 executa serviços de apoio à área de seguro, auxiliando nos processos de emissão e de renovação de apólice de seguro, acompanhando o pagamento da apólice, auxiliando nos procedimentos relacionados à ocorrência de sinistros, classificando e organizando documentos e informações e auxiliando na preparação de documentos Providencia aquisição de material e manutenção de equipamentos para o trabalho.
Atua em conformidade com legislação, com diretrizes de órgãos reguladores da área de seguros e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4110-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de seguros, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-40
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de seguros
O Auxiliar de seguros CBO 4110-40 auxilia no processo de emissão da apólice de seguro, transmitindo propostas, realizando cálculos, conferindo documentos e cadastrando a apólice Preenche propostas de endosso e de renovação de seguro.
Registra cancelamento da apólice de seguro.
Acompanha o pagamento da apólice, conferindo ordens de pagamento e boletos e efetuando lançamentos contábeis Auxilia nos procedimentos relacionados à ocorrência de sinistros, fazendo a abertura de processo, cadastrando o aviso de sinistro, entrando em contato com segurados ou outras pessoas envolvidas para obter informações faltantes, registrando resultados de vistoria de sinistro, apoiando a elaboração de orçamentos e conferindo as informações necessárias ao pagamento de indenizações.
Classifica e organiza documentos e informações Recebe, protocola, digitaliza e arquiva documentos.
Insere e atualiza informações e arquivos digitais em sistemas informatizados.
Auxilia na preparação de documentos, digitando textos e planilhas, elaborando planilhas de cálculos, conferindo informações, preparando minutas e dando apoio operacional para elaboração de material sobre obrigações e direitos do segurado e da seguradora Requisita aquisições de recursos materiais para o trabalho e providencia manutenção de equipamentos.
Opera sistema de correio eletrônico e usa outros meios de comunicação, prestando esclarecimentos e informações para pessoas autorizadas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-40 deve preparar relatórios, formulários e planilhas, preencher documentos, acompanhar processos administrativos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, prestar apoio logístico, tratar documentos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-40
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de seguros CBO 4110-40
Um Auxiliar de seguros (ou sinônimo) deve emitir certificados e apólices, registrar a entrada e saída de documentos, demonstrar iniciativa, atualizar cadastros, elaborar planilhas de cálculos, fornecer informações sobre produtos e serviços, demonstrar capacidade de observação, encaminhar protocolos internos, preencher formulários e/ou cadastros, digitar textos e planilhas, orientar funcionários sobre direitos e deveres, conferir dados e datas, arquivar documentos, demonstrar capacidade de negociação, efetuar cálculos, convalidar publicação de atos, elaborar correspondência, emitir cartas convite nos processos de compras e serviços, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, contornar situações adversas, conferir material solicitado, localizar processos administrativos, demonstrar facilidade de comunicação, controlar material de expediente, triar documentos, verificar índices econômicos e financeiros, demonstrar flexibilidade, demonstrar criatividade, demonstrar proatividade, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, transmitir credibilidade, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de empatia, registrar reclamações dos clientes, demonstrar auto-controle, preencher propostas de endosso e renovações de seguros em geral, submeter pareceres, cadastrar avisos de sinistro, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, solicitar compra de materiais, levantar a necessidade de material, classificar documentos, atualizar dados de planejamento, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, identificar irregularidades nos documentos, verificar prazos estabelecidos, providenciar devolução de material fora de especificação, requisitar materiais, redigir atas, demonstrar persistência, coletar dados, expedir ofícios e memorandos, demonstrar capacidade de organização, verificar documentos, identificar natureza das solicitações dos clientes, distribuir material de expediente, distribuir documentos, preparar minutas.