CBO 3714-10 - Recreador
Entenda o que fazem os recreadores no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Recreador e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Recreador
O Recreador elabora, coordena e executa atividades recreativas e lúdicas – que sejam educativas, atrativas e acolhedoras -, destinadas a diferentes tipos de público. Elabora a programação, definindo objetivos, temáticas e sequência de atividades. Estabelece os recursos necessários, avaliando a viabilidade da execução. Pesquisa e prepara equipamentos e materiais para as atividades, prevenindo e evitando situações de risco. Executa as atividades ou recruta, seleciona e prepara uma pessoa ou uma equipe para a execução. Avalia a satisfação dos participantes. Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3714-10
Elabora programação de entretenimento e recreação, de acordo com o perfil do público-alvo. Define objetivos, temáticas e sequência de atividades.
Programa atividades especiais para crianças, como contação de histórias, dramatizações de situações e personagens, canto de músicas e cantigas, danças, jogos e brincadeiras.
Estabelece recursos necessários, definindo espaço, instalações e equipamentos. Estima os recursos financeiros e avalia a viabilidade de execução.
Apresenta os resultados esperados da programação.
Pesquisa, requisita ou compra equipamentos e materiais. Prepara, distribui e supervisiona o uso dos materiais e equipamentos, garantindo as condições seguras e adequadas para a utilização.
Recruta, seleciona e prepara uma pessoa ou uma equipe para a execução das atividades e para acolher diferentes públicos, inclusive pessoas com deficiência.
Supervisiona e coordena as atividades nas instalações recreativas.
Pode executar as atividades programadas, caracterizando-se com maquiagens e fantasias, de acordo com a característica do público e tipo de evento.
Avalia as atividades realizadas, verificando a satisfação dos participantes.
Identifica, avalia e previne pessoas em relação a situações de risco.
Quando necessário, presta primeiros socorros e encaminha participantes ao atendimento médico.
Produz cartazes e folhetos ou providencia outros meios de divulgação das atividades.
Registra as atividades em sistema informatizado. Elabora relatório das atividades.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - RECURSOS DIGITAIS PARA ATIVIDADES RECREATIVAS – TABLETES, JOGOS E ROBÔS, DENTRE OUTROS | 4 | 5 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | DANÇA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEIS E NORMAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 4 | 4 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA QUALIDADE | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO DE ACIDENTES | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE | 3 | 3 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | COORDENAÇÃO DA EXECUÇÃO DE EVENTOS | 3 | 5 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | DIVULGAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | ORGANIZAÇÃO DE ESPORTES E RECREAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | PLANEJAMENTO DE EVENTOS | 4 | 5 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | RECEPÇÃO DE EVENTOS | 4 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - ACESSIBILIDADE E ATENDIMENTO A PÚBLICOS COM MOBILIDADE REDUZIDA E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | 3 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - ATIVIDADES ESPORTIVAS PARA RECREAÇÃO E LAZER | 4 | 5 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - CRIAÇÃO DE MATERIAIS RECREATIVOS | 3 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - HISTÓRIA E ANÁLISE CULTURAL NA RECREAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - LINGUAGENS ARTÍSTICAS E CULTURA LÚDICA | 3 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - MODALIDADES DE ATIVIDADES RECREATIVAS | 3 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - RECREAÇÃO LÚDICA E RECREAÇÃO PEDAGÓGICA | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - RESPONSABILIDADES DO RECREADOR | 5 | 5 | 5 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - SOCIOLOGIA DO LAZER | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAIS | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAIS | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E DRAMATIZAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE INTEGRAÇÃO DE GRUPOS EM RECREAÇÃO E LAZER | 4 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS PARA CONDUÇÃO DE ATIVIDADES RECREATIVAS, ENSINO E DIREÇÃO DE JOGOS | 4 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | HOSPEDAGEM | APOIO AO HÓSPEDE DURANTE A ESTADA | 3 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS PARA EVENTOS | 2 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS PARA LAZER | 2 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TECNOLOGIA EM TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TECNOLOGIA NA ÁREA DE EVENTOS | 2 | 3 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TECNOLOGIA EM TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TECNOLOGIA NA ÁREA DE LAZER | 2 | 3 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | INOVAÇÃO NA ÁREA DE LAZER | 2 | 3 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS DA ÁREA DE LAZER | 2 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 3 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 2 |
Condições de Trabalho
Recreadores trabalham em instituições de ensino, de atividades recreativas, culturais e desportivas, em empresas de atividades de lazer, hotéis, acampamentos, resorts, clubes, acantonamentos, navios, festas e eventos, parques temáticos, bufês infantis, excursões, colônias de férias e spas. Geralmente são autônomos, organizam-se em equipe de recreadores, desenvolvem as atividades sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, a céu aberto e em veículos, atuando em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade mínima de ensino médio.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Promover atividades lúdicas estimulantes a participação;
- Trabalhar com segurança;
- Executar atividades recreativas;
- Administrar equipamentos e materiais para recreação;
- Coordenar setor de recreação;
- Criar atividades recreativas;
- Demonstrar competências pessoais;
- Elaborar projetos de atividades recreativas;
- Atender clientes;
- Comunicar-se;
- Demonstrar dinamismo;
- Difundir valores éticos;
- Recrutar pessoal;
- Encerrar atividades;
- Demonstrar extroversão;
- Requisitar equipamentos e materiais;
- Atualizar-se;
- Sugerir alternativas;
- Selecionar pessoal;
- Analisar disponibilidade de recursos;
- Definir estratégias das atividades;
- Identificar áreas e situações de risco;
- Contatar responsáveis;
- Manter equipamentos e materiais para recreação em condições de uso;
- Demonstrar senso de organização;
- Elaborar programação recreativa;
- Comprar equipamentos e materiais;
- Identificar clientes com crachá ou similar;
- Preparar equipamentos e materiais;
- Ensinar atividades propostas;
- Definir seqüência das atividades;
- Analisar espaços físicos e naturais;
- Definir temas;
- Definir equipamentos e materiais;
- Avaliar atividades;
- Demonstrar imparcialidade;
- Supervisionar serviços terceirizados;
- Desenvolver atividades temáticas e culturais;
- Avaliar satisfação do cliente;
- Agendar atividades;
- Divulgar informações;
- Adequar programação às condições meteorológicas;
- Cantar músicas e cantigas;
- Distribuir prêmios;
- Observar o estado geral dos clientes;
- Demonstrar facilidade de comunicação;
- Demonstrar disposição;
- Dramatizar situações e personagens;
- Maquiar-se;
- Orientar uso de equipamentos de segurança;
- Prestar primeiros socorros;
- Definir público-alvo;
- Analisar equipamentos disponíveis;
- Estimular disciplina;
- Organizar chegada e saída de clientes;
- Demonstrar comprometimento educacional;
- Identificar características de risco dos clientes;
- Selecionar atividades;
- Demonstrar atividades propostas;
- Demonstrar habilidade para lidar com público;
- Contornar situações adversas;
- Convidar participantes;
- Capacitar pessoal;
- Usar uniforme;
- Construir normas de conduta;
- Confeccionar material para recreação;
- Avaliar riscos envolvidos;
- Definir espaço físico;
- Demonstrar habilidade para realizar tarefas diversificadas;
- Realizar pesquisas;
- Distribuir equipamentos e materiais;
- Demonstrar liderança;
- Separar equipamentos e materiais;
- Oferecer subsídios para divulgação das atividades;
- Demonstrar empatia;
- Definir premiação;
- Participar das atividades;
- Produzir cartazes e folhetos explicativos;
- Orientar equipes de trabalho;
- Preencher fichas de avaliação;
- Improvisar alternativas;
- Elaborar relatório de atividades;
- Jogar;
- Conduzir atividades;
- Transmitir segurança;
- Distribuir tarefas para a equipe;
- Fantasiar-se;
- Servir como referencial de conduta;
- Recepcionar clientes;
- Seguir normas técnicas de segurança;
- Prevenir situações de risco;
- Trabalhar em equipe;
- Orçar serviços e materiais;
- Formar grupos;
- Definir objetivos;
- Organizar equipamentos e materiais;
- Supervisionar o uso dos equipamentos e materiais para recreação;
- Definir cronograma;
- Brincar com os participantes;
- Demonstrar tolerância;
- Contar estórias;
- Preencher comunicados internos;
- Demonstrar criatividade;
- Contratar serviços terceirizados;
- Analisar perfil dos clientes;
- Fornecer subsídios a outros setores;
- Anunciar atividades propostas;
- Esclarecer dúvidas;
- Pesquisar equipamentos e materiais;
- Definir regras;
- Realizar danças lúdicas;
- Divulgar premiação;
- Mediar conflitos;
- Encaminhar clientes para atendimento médico;
Profissões da Família Ocupacional
- Monitor Infantil
- Recreacionista
- Recreador
- Go - Gentil Organizador
- Monitor de Entretenimento
- Monitor de Esportes e Lazer
- Monitor de Recreação
- Recreador de Acantonamento
- Conselheiro em Acantonamento
- Monitor de Acampamento
Divisões de categorias profissionais do CBO 3714-10
CBO 3714-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recreador que pertence ao grupo dos recreadores, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Técnicos de serviços culturais
-
-
-
-
- Recreadores
-
-