CBO 3516-10 - Técnico em higiene ocupacional
Entenda o que fazem os técnicos em segurança do trabalho no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico em higiene ocupacional e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Técnico em higiene ocupacional
O Técnico em Higiene Ocupacional antecipa, reconhece, avalia e controla a exposição aos riscos físicos, químicos e biológicos nos ambientes de trabalho. Monitora a eficácia das medidas aplicadas para neutralização ou redução dos riscos. Participa do planejamento e da implantação da política de saúde e segurança no trabalho. Elabora relatórios e pareceres técnicos. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3516-10
Participa da implantação da política, divulgando na instituição ou empresa e acompanhando resultados.
Antecipa os riscos físicos, químicos e biológicos, realizando avaliação dos riscos potenciais e estabelecendo medidas preventivas.
Reconhece, por meio de avaliação qualitativa, os agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho que possam causar danos à saúde e à integridade dos trabalhadores. Para tanto, analisa projetos, processos, instalações e equipamentos.
Avalia, quantitativamente, o grau de severidade dos processos e riscos em relação aos limites de tolerância, definidos em normas.
Controla a exposição aos riscos, analisando os valores de concentração e intensidade dos agentes em relação aos limites permitidos na legislação nacional e internacional.
Estabelece medidas para minimização ou eliminação dos riscos, antecipados, reconhecidos e avaliados no ambiente de trabalho.
Monitora a eficácia das medidas aplicadas no controle de risco, acompanhando a implantação de melhorias, fazendo a revisão periódica das medidas de proteção aplicadas e avaliando os programas de gerenciamento de riscos ambientais.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Analisa fatores ergonômicos e a ocorrência de acidentes nos locais de trabalho para entender seus efeitos na saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Desenvolve ações educativas, estruturadas a partir das necessidades levantadas. Elabora cronograma, prepara os materiais didáticos e forma os multiplicadores. Avalia os resultados das ações educativas.
Participa de perícias e fiscalizações.
Elabora relatórios e pareceres técnicos. Documenta procedimentos e normas de sistemas de segurança e controla sua atualização.
Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - SISTEMAS PARA GESTÃO DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - SISTEMAS PARA MAPEAMENTO DE RISCOS EM AMBIENTES DE TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 5 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - BIOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO TRABALHISTA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - REPRESENTAÇÃO DOS AMBIENTES E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO - CONSTRUÇÃO DE ARRANJOS FÍSICOS ADAPTADOS AO TRABALHADOR, ÀS NORMAS E LITERATURA TÉCNICAS | 5 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 5 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 3 | 4 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 3 | 4 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AÇÃO | 5 | 5 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS | 5 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | ENTREVISTA | 5 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS | 5 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | PROCESSOS ORGANIZACIONAIS | 5 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS NA ÁREA DE HIGIENE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | GESTÃO DA QUALIDADE | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | AUDITORIA E PERÍCIA DA SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 3 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE AMBIENTAL | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | TRABALHO EM ALTURA | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - DOENÇAS OCUPACIONAIS: TIPOS E PREVENÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC) E EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - HIGIENE OCUPACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - NORMAS E OUTRAS CONVENÇÕES PARA CERTIFICAÇÃO EM SISTEMAS DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - RISCOS OCUPACIONAIS: TIPOS, ANÁLISE E PREVENÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA | 5 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | SUPORTE BÁSICO À VIDA | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | HIGIENE DOS ALIMENTOS | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
- Implantar a política de sst;
- Integrar processos de negociação;
- Participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
- Comunicar-se;
- Realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
- Participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
- Demonstrar competências pessoais;
- Desenvolver ações educativas na Área de sst;
- Elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
- Analisar a aplicação de tecnologia;
- Demonstrar capacidade de negociação;
- Participar do sistema de gestão ambiental;
- Verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
- Comparar a situação atual com a legislação;
- Participar de ações emergenciais;
- Assessorar nas negociações;
- Demonstrar capacidade de observação difusa;
- Implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
- Atualizar registros;
- Coordenar equipes multidisciplinares;
- Utilizar métodos e técnicas de comunicação;
- Interpretar o resultado do tratamento estatístico;
- Diagnosticar condições gerais da área de sst;
- Implantar procedimentos técnicos e administrativos;
- Emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
- Validar indicadores de eficiência e eficácia;
- Emitir parecer técnico;
- Interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
- Participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
- Analisar projetos, processos, instalação de máquinas e equipamentos;
- Controlar atualização de documentos, normas e legislação;
- Identificar indicadores para replanejamento do sistema;
- Caracterizar agentes de risco ocupacional;
- Validar coleta da amostra;
- Demonstrar capacidade de discernimento;
- Efetuar o tratamento estatístico das medições;
- Demonstrar visão sistêmica;
- Avaliar qualitativamente os agentes de risco ocupacional;
- Demonstrar capacidade de observação técnica;
- Recomendar medidas de controle cabíveis em função do diagnóstico;
- Estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
- Participar da definição dos indicadores da política;
- Trabalhar sob pressão;
- Orientar as partes em sst;
- Avaliar impacto da adoção;
- Avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
- Demonstrar capacidade de nexo causal;
- Supervisionar procedimentos técnicos;
- Alimentar rede de informações;
- Avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
- Formar multiplicadores;
- Utilizar metodologia científica para avaliação;
- Medir agentes de risco ocupacional - avaliação quantitativa;
- Revisar documentação de sst;
- Identificar as necessidades educativas em sst;
- Elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
- Tomar decisões;
- Delegar atribuições;
- Difundir informações;
- Elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
- Realizar análise preliminar de risco ocupacional - aprho;
- Administrar conflitos;
- Adequar a política de sst às disposições legais;
- Identificar a política administrativa da instituição;
- Estabelecer formas de controle dos riscos associados;
- Registrar procedimentos técnicos;
- Estabelecer mecanismos de intervenção;
- Administrar dificuldades de implantação;
- Gerar relatórios de resultados;
- Mostrar impacto na saúde do trabalhador na implantação da política;
- Adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
- Analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
- Mostrar impacto econômico de implantação da política;
- Promover ação conjunta com a área de saúde;
- Realizar inspeção;
- Inspecionar implantação;
- Priorizar riscos, ghes, atividade e ambiente de trabalho a serem avaliados;
- Promover ações educativas em sst;
- Avaliar ações educativas de segurança e saúde;
- Documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
- Avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
- Demonstrar capacidade de comunicação;
- Trabalhar em equipe;
- Identificar grupos homogêneos de exposição;
- Elaborar procedimentos de melhoria;
- Participar de perícias e fiscalizações;
- Implementar programas preventivos e/ou corretivos;
- Divulgar a política na instituição ou empresa;
- Avaliar o ambiente de trabalho;
- Avaliar o desempenho do sistema;
- Planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
- Demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
- Demonstrar atitude pró-ativa;
- Promover reuniões com as contratadas;
- Reconhecer agentes de risco ocupacional;
- Verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
- Organizar banco de dados;
Profissões da Família Ocupacional
- Técnico em Segurança no Trabalho
- Técnico em Meio Ambiente
- Supervisor de Segurança do Trabalho
- Técnico em Segurança Industrial
- Técnico em Higiene Ocupacional
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-10
CBO 3516-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico em higiene ocupacional que pertence ao grupo dos técnicos em segurança do trabalho, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
-
-
- Técnicos das ciências administrativas
-
-
-
-
- Técnicos em segurança do trabalho
-
-