CBO 3516-10 - Técnico em higiene ocupacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em higiene ocupacional CBO 3516-10 antecipa, reconhece, avalia e controla a exposição aos riscos físicos, químicos e biológicos nos ambientes de trabalho Monitora a eficácia das medidas aplicadas para neutralização ou redução dos riscos.
Participa do planejamento e da implantação da política de saúde e segurança no trabalho Elabora relatórios e pareceres técnicos Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3516-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em higiene ocupacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em higiene ocupacional
O Técnico em higiene ocupacional CBO 3516-10 participa do planejamento da política de saúde e segurança no trabalho, diagnosticando e analisando tecnicamente as condições ambientais, colaborando na definição dos indicadores e mostrando os impactos - econômicos e na saúde do trabalhador - da implantação da política Participa da implantação da política, divulgando na instituição ou empresa e acompanhando resultados.
Antecipa os riscos físicos, químicos e biológicos, realizando avaliação dos riscos potenciais e estabelecendo medidas preventivas.
Reconhece, por meio de avaliação qualitativa, os agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho que possam causar danos à saúde e à integridade dos trabalhadores Para tanto, analisa projetos, processos, instalações e equipamentos.
Avalia, quantitativamente, o grau de severidade dos processos e riscos em relação aos limites de tolerância, definidos em normas Controla a exposição aos riscos, analisando os valores de concentração e intensidade dos agentes em relação aos limites permitidos na legislação nacional e internacional.
Estabelece medidas para minimização ou eliminação dos riscos, antecipados, reconhecidos e avaliados no ambiente de trabalho.
Monitora a eficácia das medidas aplicadas no controle de risco, acompanhando a implantação de melhorias, fazendo a revisão periódica das medidas de proteção aplicadas e avaliando os programas de gerenciamento de riscos ambientais Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Analisa fatores ergonômicos e a ocorrência de acidentes nos locais de trabalho para entender seus efeitos na saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Desenvolve ações educativas, estruturadas a partir das necessidades levantadas Elabora cronograma, prepara os materiais didáticos e forma os multiplicadores Avalia os resultados das ações educativas.
Participa de perícias e fiscalizações Elabora relatórios e pareceres técnicos Documenta procedimentos e normas de sistemas de segurança e controla sua atualização.
Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-10 deve participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, comunicar-se, integrar processos de negociação, implantar a política de sst, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, demonstrar competências pessoais, desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-10
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em higiene ocupacional CBO 3516-10
Um Técnico em higiene ocupacional (ou sinônimo) deve verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, delegar atribuições, analisar projetos, processos, instalação de máquinas e equipamentos, participar do sistema de gestão ambiental, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, administrar dificuldades de implantação, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, priorizar riscos, ghes, atividade e ambiente de trabalho a serem avaliados, avaliar impacto da adoção, avaliar o desempenho do sistema, validar indicadores de eficiência e eficácia, administrar conflitos, recomendar medidas de controle cabíveis em função do diagnóstico, atualizar registros, caracterizar agentes de risco ocupacional, demonstrar capacidade de discernimento, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, demonstrar capacidade de comunicação, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, adequar a política de sst às disposições legais, utilizar métodos e técnicas de comunicação, implementar programas preventivos e/ou corretivos, tomar decisões, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, demonstrar capacidade de nexo causal, estabelecer mecanismos de intervenção, implantar procedimentos técnicos e administrativos, coordenar equipes multidisciplinares, demonstrar atitude pró-ativa, diagnosticar condições gerais da área de sst, identificar grupos homogêneos de exposição, mostrar impacto econômico de implantação da política, demonstrar visão sistêmica, promover reuniões com as contratadas, demonstrar capacidade de negociação, efetuar o tratamento estatístico das medições, trabalhar sob pressão, promover ações educativas em sst, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, participar de perícias e fiscalizações, trabalhar em equipe, participar da definição dos indicadores da política, difundir informações, comparar a situação atual com a legislação, identificar a política administrativa da instituição, promover ação conjunta com a área de saúde, demonstrar capacidade de observação difusa, controlar atualização de documentos, normas e legislação, mostrar impacto na saúde do trabalhador na implantação da política, emitir parecer técnico, reconhecer agentes de risco ocupacional, demonstrar capacidade de observação técnica, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, realizar análise preliminar de risco ocupacional - aprho, participar de ações emergenciais, avaliar o ambiente de trabalho, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, assessorar nas negociações, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, revisar documentação de sst, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, medir agentes de risco ocupacional - avaliação quantitativa, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, inspecionar implantação, analisar a aplicação de tecnologia, realizar inspeção, orientar as partes em sst, registrar procedimentos técnicos, gerar relatórios de resultados, formar multiplicadores, avaliar ações educativas de segurança e saúde, interpretar o resultado do tratamento estatístico, divulgar a política na instituição ou empresa, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, alimentar rede de informações, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, identificar as necessidades educativas em sst, estabelecer formas de controle dos riscos associados, validar coleta da amostra, supervisionar procedimentos técnicos, utilizar metodologia científica para avaliação, identificar indicadores para replanejamento do sistema, elaborar procedimentos de melhoria, avaliar qualitativamente os agentes de risco ocupacional, organizar banco de dados.