CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, desenvolver ações educativas na Área de sst, integrar processos de negociação, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, demonstrar competências pessoais, implantar a política de sst, investigar acidentes de trabalho, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, comunicar-se.
Atividades
demonstrar atitude pró-ativa, atualizar registros, demonstrar capacidade de observação difusa, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, implantar procedimentos técnicos e administrativos, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, coordenar equipes multidisciplinares, trabalhar sob pressão, avaliar o desempenho do sistema, assessorar nas negociações, inspecionar implantação, participar de perícias e fiscalizações, promover reuniões com as contratadas, negociar a aplicabilidade da política, emitir parecer técnico, participar de ações emergenciais, demonstrar capacidade de nexo causal, analisar causas de acidentes, avaliar impacto da adoção, comparar a situação atual com a legislação, adequar a política de sst às disposições legais, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, validar indicadores de eficiência e eficácia, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, administrar dificuldades de implantação, delegar atribuições, promover ação conjunta com a área de saúde, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, propor recomendações técnicas, implementar programas preventivos e/ou corretivos, desenvolver sistema de gestão de sst, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, analisar a aplicação de tecnologia, demonstrar capacidade de discernimento, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, administrar conflitos, supervisionar procedimentos técnicos, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, identificar indicadores para replanejamento do sistema, diagnosticar condições gerais da área de sst, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, registrar procedimentos técnicos, determinar causas de acidentes, mostrar impacto econômico de implantação da política, identificar as necessidades educativas em sst, realizar análise preliminar de risco - apr, revisar documentação de sst, difundir informações, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, orientar as partes em sst, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, elaborar relatório de acidente de trabalho, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, organizar banco de dados, utilizar metodologia científica para avaliação, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, participar do sistema de gestão ambiental, gerar relatórios de resultados, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, utilizar métodos e técnicas de comunicação, gerenciar a aplicação da política de sst, elaborar manual do sistema de gestão de sst, avaliar ações educativas de segurança e saúde, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, avaliar o ambiente de trabalho, divulgar a política na instituição ou empresa, trabalhar em equipe, alimentar rede de informações, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de negociação, identificar a política administrativa da instituição, identificar perdas decorrentes do acidente, realizar inspeção, promover ações educativas em sst, controlar atualização de documentos, normas e legislação, demonstrar capacidade de observação técnica, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, selecionar metodologia para investigação de acidentes, tomar decisões, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, demonstrar visão sistêmica, estabelecer mecanismos de intervenção, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, verificar eficácia das recomendações, estabelecer formas de controle dos riscos associados, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, formar multiplicadores.