CBO 3425-35 - Operador de atendimento aeroviário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em transportes aéreos
O profissional no cargo de Operador de atendimento aeroviário CBO 3425-35 presta serviços aeroviários em empresa de navegação aérea, atendendo passageiros na venda de passagem e nos processos de embarque em aeronave e de desembarque no destino Pode abrir processo por extravio ou danificação de bagagem.
Em caso de emergência médica, providencia atendimento Registra reclamações de passageiros Insere dados no sistema informativo de voo (SIV).
Elabora relatórios Cumpre procedimentos, normas regulamentadoras da Aeronáutica e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3425-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em transportes aéreos que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de atendimento aeroviário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em transportes aéreos CBO 3425-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3425-35
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em transportes aéreos.
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes.
O que faz um Operador de atendimento aeroviário
O Operador de atendimento aeroviário CBO 3425-35 levanta informações de planejamento de voo sobre número de passageiros, carga e bagagem, para definir o número de bilhetes que poderá ser vendido Atende clientes e usuários da aviação civil.
Vende bilhetes, faz reserva de voos e providencia acomodações.
No processo de embarque, confere bilhetes e documentação dos passageiros Examina documento específico para transporte de objetos atípicos.
Etiqueta bagagem Pode chamar lista de espera.
Insere dados no sistema informativo de voo (SIV).
Encaminha os passageiros à sala de embarque Solicita descarte de objetos proibidos e/ou perigosos.
Pode solicitar consentimento de passageiros para busca pessoal.
Efetua chamada para embarque, de acordo com prioridades Pode acomodar bagagem fora do padrão ou excedente no porão da aeronave Informa à tripulação quantidade de pessoas a bordo.
Acondiciona, conforme legislação vigente, objetos especiais declarados Identifica passageiros faltantes no embarque, podendo providenciar a retirada de sua bagagem Autoriza e acompanha o fechamento das portas da aeronave e dos porões.
Na chegada ao destino, providencia o atendimento de passageiros especiais – tais como pessoas doentes e/ou com dificuldades de locomoção – para desembarque Encaminha passageiros em conexão para embarque no outro voo.
Direciona passageiros para sala de desembarque Em caso de emergência médica, providencia atendimento Guarda bagagem desacompanhada, extraviada ou esquecida, conforme procedimento padrão.
Pode abrir processo de extravio ou danificação de bagagem Pode providenciar indenizações ao passageiro, em casos previstos na legislação Pode fornecer informações gerais e registrar reclamações de passageiro.
Elabora relatórios Participa de reuniões.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3425-35 deve atender clientes e usuários do sistema de aviação civil, controlar tráfego aéreo, promover segurança do aeródromo, planejar vôo, ministrar treinamento, despachar vôos, realizar inspeção em Áreas restritas de segurança - ars, desembarcar passageiros, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, embarcar passageiros e bagagens, prover segurança de vôos.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em transportes aéreos trabalham na infraero, em órgãos e em empresas de transportes aéreos e afins. São civis e militares da aeronáutica, assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente ou ocasionais. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Os horários de trabalho podem ser diurnos, noturnos, irregulares e em rodízio de turnos sendo o trabalho presencial. Há regras especiais para o controlador de voo. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à exposição de ruídos e ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3425-35
O exercício dessas ocupações requer escolaridade mínima de ensino médio mais cursos de especialização que variam de duzentas a mais de quatrocentas horas-aula. Há tendência de aumento de qualificação e parte dela é adquirida no próprio emprego há tendência de rodízio de funções nas empresas aéreas com a configuração de um novo tipo de profissional, polivalente. Para o pleno exercício das atividades, requer-se de três a cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Operador de atendimento aeroviário CBO 3425-35
Um Operador de atendimento aeroviário (ou sinônimo) deve chamar lista de espera, acondicionar, segundo legislação vigente, objetos especiais declarados, recolher objetos que possam causar danos às aeronaves, conferir documentação específica para transporte de objetos atípicos, capacidade de visão sistêmica, recolher informações passadas pelo planejamento de vôo, capacidade sensorial, informar tripulação quantidade de pessoas a bordo e existência de passageiros especiais, vender bilhetes, providenciar atendimento de emergências médicas, identificar objetos que possam causar danos às aeronaves/passageiros, enviar relatório de perigo para órgãos pertinentes, usar epi, desembarcar passageiros especiais - doentes, prisioneiros, grávidas e com dificuldade de locomoção, comunicar a administração sobre presença de objetos abandonados, demonstrar auto-controle, etiquetar bagagem, trabalhar em equipe, identificar passageiros faltantes ao embarque, conferir total de passageiros embarcados, direcionar passageiros para sala de desembarque, clareza, fazer reservas de vôo, capacidade de síntese, capacidade de cumprir normas e regras, elaborar relatórios, resolução de problemas, contornar situações adversas, destacar cartão de embarque, preencher formulário de manifesto de peso e balanceamento, participar de reuniões, efetuar chamadas de embarque segundo prioridades, notificar comandante sobre existência de passageiros armados a bordo, atenção focada e difusa, instruir pessoal em cursos de qualificação, retirar bagagem dos passageiros faltantes ao embarque, efetuar comunicação terra e ar via radiotelefonia, autorizar fechamento da porta da aeronave e/ou porões, conferir documentação e bilhete, rapidez de reflexos, informar passageiros armados sobre existência de outros na mesma situação, capacidade de assumir responsabilidades, falar em público, acompanhar estagiários e treinandos, registrar reclamações de clientes e usuários, fornecer informações gerais, acionar orgão competente, informar comandante sobre boletim meteorológico atualizado, acompanhar fechamento das portas da aeronave e/ou porões, acionar mecanismos para atendimento de aeronaves em emergência aeronáutica, capacidade de observação, acuidade visual, acompanhar procedimentos de segurança, alimentar o sistema informativo de vôo - siv com dados atualizados, providenciar acomodações e indenizações a passageiros, divulgar a filosofia do sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos - sipaer, organização, notificar a administração sobre focos de incêndio e invasão no aeródromo, guardar bagagem desacompanhada - rush, extraviada ou esquecida, solicitar isolamento de áreas, recolher assinaturas no manifesto de peso e balanceamento, determinar distribuição de carga e bagagem nos porões, capacidade de percepção situacional, abrir processo de falta ou danificação de bagagem, objetividade, iniciativa, capacidade de liderança, encaminhar passageiros em conexão, informar quantidade de serviços de bordo.