CBO 3413-10 - Condutor maquinista marítimo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos marítimos e fluviários de máquinas

O profissional no cargo de Condutor maquinista marítimo CBO 3413-10 realiza serviços de operação, monitoramento, conservação e manutenção de equipamentos da seção de máquinas de embarcações, na navegação marítima da marinha mercante, a fim de garantir perfeitas condições operacionais de aparelhos, motores de propulsão e instalações mecânicas, hidráulicas e pneumáticas Coordena serviços da seção de máquinas, orientando execução de tarefas e avaliando serviços executados.

Pode atuar como chefe ou subchefe de máquinas de embarcações Registra dados e controla materiais de consumo e sobressalentes Segue normas da autoridade marítima da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, que define capacidades das embarcações e limites em que pode atuar.

Cumpre normas de salvatagem e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 3413-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos marítimos e fluviários de máquinas que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Condutor maquinista marítimo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos marítimos e fluviários de máquinas CBO 3413-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3413-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos marítimos e fluviários de máquinas.
      • Técnicos de nível médio em serviços de transportes.

O que faz um Condutor maquinista marítimo

O Condutor maquinista marítimo CBO 3413-10 planeja o trabalho, seguindo ordens de serviço e interpretando manuais e desenhos técnicos, de modo a manter aparelhos, motores e instalações mecânicas, hidráulicas e pneumáticas da embarcação funcionando corretamente Inspeciona, preventivamente, os sistemas necessários às manobras da embarcação, mantendo-os sempre em boas condições de funcionamento.

No que se refere aos motores de propulsão, monitora pressão de ar comprimido, óleos e água, controla níveis de água, de óleos lubrificantes e de combustíveis, e executa os procedimentos de partida nos motores.

Verifica a rotação dos motores em operação e monitora suas temperaturas de água de refrigeração e de óleo de lubrificação Detecta vazamentos, monitora temperatura de gases de descarga e de admissão.

Controla parâmetros elétricos, tais como tensão, corrente e potência elétrica de geradores elétricos Monitora funcionamento de grupos de baterias.

Inverte sentido de rotação de motores propulsores.

Efetua manobra de válvulas, conecta e desconecta mangotes, nas operações com motores de propulsão Verifica fixação de equipamentos.

Pode cambar óleos de densidades diferentes.

Abastece a embarcação Opera equipamentos diversificados da seção de máquinas da embarcação - na navegação marítima da marinha mercante -, tais como equipamentos de segurança e salvatagem, purificadores centrífugos, separadores de água e óleo e tanques sépticos Opera bombas, compressores e caldeiras.

Opera sistemas de refrigeração e de ar-condicionado Opera equipamentos empregados na dessalinização Durante as manobras da embarcação e em casos de emergência, permanece a postos na praça de máquinas.

Realiza manutenção básica de equipamentos da embarcação, na navegação marítima da marinha mercante Testa motores, bombas e equipamentos.

Lubrifica articulações, rolamentos e mancais Troca óleos e filtros e limpa filtros, tubulações e trocadores de calor Testa funcionamento de sensores.

Pode testar equipamentos de média tensão e alta tensão Pode realizar manutenção em sistemas de iluminação e em sistemas de refrigeração da embarcação Nos serviços de conservação da seção de máquinas e da casa de bombas, sinaliza áreas de risco e de segurança, solicita trabalhadores auxiliares e acondiciona materiais e equipamentos.

Retira água de dalas e porões Nas operações de carregamento e de descarregamento de carga líquida, prepara tanques para armazenagem, de acordo com o tipo de carga, auxilia no posicionamento da embarcação durante atracação para carga e descarga, conecta e desconecta mangotes de carga Abre e fecha compartimentos de carga.

Lastra e deslastra embarcação Monitora o calado da embarcação, em função de suas cargas Auxilia na atracação e na desatracação da embarcação Registra dados diversificados da seção de máquinas, tais como dados de controle operacional, dados de consumo, dados de manutenção, dados de livro de operações de carga e descarga e dados de leitura de proteção catódica Escritura diário de máquinas.

Preenche livro de registro de óleo Coordena serviços da seção de máquinas, determinando horários de trabalho, escolhendo auxiliares, distribuindo e orientando a execução de tarefas Pode solicitar serviços de terceiros Avalia os serviços executados Pode atuar como chefe ou subchefe de máquinas de embarcação, de acordo com normas da autoridade marítima da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, que define capacidades das embarcações e limites em que pode atuar Controla materiais de consumo e sobressalentes, inventariando, etiquetando e requisitando materiais Mantém sob sua guarda o material que lhe for entregue, responsabilizando-se pelas faltas que ocorrerem e assinando as devidas cautelas Controla quantidade e qualidade de água para motores e caldeiras e de óleos combustíveis e lubrificantes Monitora qualidade da água potável Atua na proteção do meio ambiente, requisitando serviços de descarte e monitorando sua execução.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3413-10 deve registrar dados de seção de máquinas, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção de equipamentos, carregar e descarregar carga líquida, executar serviços de conservação de seção de máquinas/casa de bombas, coordenar serviços de seção de máquinas, conduzir motores de propulsão de embarcações, controlar materiais de consumo e sobressalentes, operar equipamentos da seção de máquinas.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos marítimos e fluviários de máquinas os cargos dessa família CBO exercem suas funções em empresas de navegação e de transporte aquaviário e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão majoritariamente ocasional, podendo trabalhar em ambientes fechados (como seção de máquinas e casas de bombas) e em horários irregulares e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. Exercem as atividades na condição de trabalho confinado em embarcações, em regime especial de trabalho e descanso remunerado. Podem estar sujeitos a estresse devido à pressão requerida pelo trabalho, e podem estar sujeitos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3413-10

Essas ocupações são exercidas por pessoas oriundas de escolas técnicas de Nível Médio, em áreas diversas, reconhecida pelo Ministério da Educação que passam por uma segunda formação, por meio dos cursos ministrados pela Marinha do Brasil. O pleno exercício das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Condutor maquinista marítimo CBO 3413-10

Um Condutor maquinista marítimo (ou sinônimo) deve monitorar níveis de água, óleos lubrificantes e combustíveis, conferir qualidade de óleos combustíveis e lubrificantes, solicitar serviços de terceiros, auxiliar atracação e desatracação de embarcação, determinar horários, monitorar temperatura de gases de descarga e admissão, monitorar potência de geradores elétricos, sinalizar áreas de risco e de segurança, operar tanque séptico, operar compressores, avaliar serviços executados, detectar vazamentos, orientar execução de tarefas, realizar manutenção em sistema de refrigeração, requisitar reposição de materiais, lubrificar articulações, rolamentos e mancais, trabalhar em equipe, operar sistema de ar condicionado, demonstrar tolerância a permanecer longos períodos isolados, escolher auxiliares, demonstrar capacidade olfativa, demonstrar agilidade física, trocar óleos e filtros, verificar fixação de equipamentos, monitorar geração elétrica de motor - indutivo e capacitivo, registrar dados de manutenção, conectar e desconectar mangotes - exceto carga e descarga, etiquetar materiais, testar motores, bombas e equipamentos, monitorar temperatura de água de refrigeração e de óleo de lubrificação, operar caldeira, preencher livro de registro de óleo, realizar manutenção em sistema de iluminação de embarcação, cambar óleos de densidades diferentes, demonstrar tolerância ao trabalho em local confinado, dar partida em motores, registrar dados de controle operacional, efetuar manobra de válvulas - exceto de carga e descarga, inventariar materiais, controlar quantidade de água, escriturar diário de máquinas, coordenar abastecimento e transferências entre embarcações e terminais, demonstrar condicionamento físico, controlar qualidade de água para motores e caldeiras, operar equipamentos de segurança e salvatagem, registrar dados de consumo, monitorar funcionamento de grupo de baterias, monitorar voltagem e amperagem de geradores elétricos, demonstrar iniciativa, conferir qualidade água potável, operar separadores de água e óleo, operar bombas - exceto bomba de carga e lastro, monitorar pressão de ar comprimido, óleos e água, operar sistema de refrigeração, operar dessalinizadores, retirar água de dalas e porões, registrar dados de leitura de proteção catódica, demonstrar tolerância ao balanço - embarcação, acondicionar materiais e equipamentos, preparar tanques para armazenagem segundo tipos de carga, distribuir tarefas, demonstrar acuidade visual, controlar quantidade de óleos combustíveis e lubrificantes, auxiliar no posicionamento do navio para atracação - para carga e descarga, requisitar serviços de descarte, inverter sentido de rotação de motores propulsores, demonstrar acuidade auditiva, solicitar auxiliares, testar funcionamento de sensores, operar purificadores centrífugos, conectar e desconectar os mangotes de carga, registrar dados de livro de operações de carga e descarga, monitorar calado de embarcações, lastrar e deslastrar embarcações, usar e.p.i., testar equipamentos de média e alta tensão, verificar rotação de motores, coordenar atividades de prevenção a poluição de meio ambiente, abastecer embarcações, limpar filtros, tubulações e trocadores de calor, abrir e fechar compartimentos de carga.

Cargos e salários CBO 3413-10 - Técnicos marítimos e fluviários de máquinas

Salário Condutor Maquinista Marítimo

Condutor Maquinista Marítimo: Brasil

O profissional no cargo de Condutor Maquinista Marítimo CBO 3413-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.868 e 5.325 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.628 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3413-10.
Salário Condutor de Máquinas

Condutor de Máquinas: Brasil

O profissional no cargo de Condutor de Máquinas CBO 3413-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.868 e 5.325 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.628 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3413-10.
Salário Condutor de Máquinas

Condutor de Máquinas: São Paulo

O profissional no cargo de Condutor de Máquinas CBO 3413-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.033 e 4.977 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 275 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3413-10.