CBO 2515-55 - Psicólogo acupunturista
Entenda o que fazem os psicólogos e psicanalistas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Psicólogo acupunturista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Psicólogo acupunturista
Presta atendimento psicológico a crianças, adolescentes e adultos, fazendo uso da acupuntura como recurso complementar dentro do seu campo de atuação. Analisa comportamentos psíquicos, realizando entrevista, observando comportamento de paciente e aplicando instrumentos de avaliação. Define diagnóstico e estabelece prognóstico. Executa o tratamento, aplicando estratégias psicoterápicas e fazendo uso da acupuntura. Elabora processo de alta. Registra os atendimentos realizados. Pode atuar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Supervisiona equipe. Pode prestar consultoria e assessoria. Participa de pesquisas com foco na integração da psicologia com a acupuntura. Pode gerenciar consultório ou clínica especializada. Cumpre normas técnicas, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Realiza o acolhimento de paciente, buscando criar um vínculo de confiança.
Avalia comportamentos psíquicos, realizando entrevista e observando o comportamento de paciente ao responder às perguntas. Escolhe e aplica instrumentos de avaliação, analisando os resultados. Avalia sinais e sintomas funcionais, psíquicos e energéticos.
Define diagnóstico, estabelece prognóstico e planeja intervenções psicoterapêuticas e acupunturais para tratamento de paciente. Seleciona agulhas, pastilhas “stipers” ou "laser" para estimulação de pontos sob o tecido cutâneo. Escolhe e ordena pontos de acupuntura. Define estratégias, frequência e tempo das intervenções acupunturais.
Presta informações sobre o tratamento para paciente (se for o caso), familiares ou outros responsáveis.
Executa o tratamento, aplicando estratégias psicoterápicas e fazendo uso da acupuntura, de acordo com as características e necessidades de paciente.
Realiza atendimento psicológico de paciente para tratar de problemas afetivos, familiares, emocionais ou de ajustamento. Utiliza acupuntura como recurso complementar ao atendimento. Reequilibra os distúrbios energéticos e funcionais. Reabilita aspectos cognitivos, psicomotores e comportamentais.
No caso de criança com sintomas de agitação, impulsividade e desatenção - normalmente identificadas como portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade -, presta atendimento por meio de mescla de procedimentos psicopedagógicos de natureza lúdica e por estímulos nos pontos de acupuntura em desequilíbrio. Avalia as intervenções e verifica a melhora do equilíbrio energético nos meridianos trabalhados.
Especialmente em adultos, aplica acupuntura em algumas condições com alta incidência de distúrbios psicológicos causados por dor crônica, como cefaleia, dor musculoesquelética e dor lombar. Realiza estudos clínicos a fim de avaliar a contribuição da acupuntura para o tratamento de distúrbios psicológicos causados pela dor crônica.
Elabora processo de alta. Presta orientação e aconselhamento a respeito dos cuidados a serem tomados após a alta.
Registra os dados do atendimento realizado em prontuário (documento físico ou eletrônico).
Pode atuar em saúde pública, realizando sessões de terapia psicológica e aplicando técnicas de acupuntura, em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Pode gerenciar os recursos e os processos de trabalho de consultório ou clínica especializada.
Supervisiona equipe de apoio, avaliando desempenho e promovendo treinamentos.
Pode prestar consultoria e assessoria. Elabora pareceres técnicos.
Promove a educação de pessoas e grupos, ministrando aulas e proferindo palestras. Avalia os resultados do projeto educativo.
Coordena grupos de estudo. Supervisiona estagiários.
Participa de pesquisas com foco na integração da psicologia com a acupuntura, definindo problema e objetivos, construindo instrumentos para coleta de dados, sistematizando dados coletados, e analisando resultados. Pode divulgar pesquisas realizadas em artigos e em reuniões científicas (congressos, seminários e simpósios).
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: ECOLOGIA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PLATAFORMAS DE CHAMADA DE VÍDEO E DE REUNIÕES VIRTUAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PRONTUÁRIO ELETRÔNICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | NEUROFISIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MICROBIOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MICROBIOLOGIA) BIOSSEGURANÇA APLICADA À ACUPUNTURA | 5 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) ACUPRESSÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) ACUPUNTURA SISTÊMICA COM ÊNFASE EM DISTÚRBIOS MENTAIS E EMOCIONAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) AURICULOTERAPIA EM ACUPUNTURA CHINESA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: TAO – YIN E YANG | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) CONCEITOS DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) CORPO ENERGÉTICO E CIRCULAÇÃO ENERGÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) ELETROACUPUNTURA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) ETIOPATOGENIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) MÉTODOS DE INSERÇÃO E FORMAS DE PUNTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA) MÉTODOS DIAGNÓSTICOS EM ACUPUNTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) CRIAÇÃO DE CAMPANHAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE MENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE CONSULTÓRIOS OU CLÍNICAS ESPECIALIZADAS DE PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) RELAÇÕES DE DESIGUALDADE, DE OPRESSÃO E/OU DE EXPLORAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS, DE CLASSE, DE GÊNERO E DE ORIENTAÇÃO SEXUAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) TERRITÓRIOS, SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | CONSTRUÇÃO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLÓGICAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | HISTÓRIA, TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | METODOLOGIA, INSTRUMENTAÇÃO E EQUIPAMENTO EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO ESTATÍSTICO, MATEMÁTICO E COMPUTACIONAL EM PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE SAÚDE MENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) ORIGENS E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ESTADOS SUBJETIVOS E EMOÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PSICO-FISIOLÓGICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOBIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) AUTORREGULAÇÃO E ESTRESSE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) PSICOPATOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) REAÇÕES PSICOLÓGICAS À DOENÇA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PAPÉIS E ESTRUTURAS SOCIAIS, INDIVÍDUO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) COMUNICAÇÃO E MEDIAÇÃO EM SAÚDE INTEGRATIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS, DESENVOLVIMENTO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESVIOS DA CONDUTA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DISTÚRBIOS PSICOSSOMÁTICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROGRAMAS DE ATENDIMENTO COMUNITÁRIO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO E REABILITAÇÃO | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS EM ADULTOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO CLÍNICO E DA SAÚDE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) MÉTODOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO E PSICOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) O RELATÓRIO CLÍNICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) ESCUTA, ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) FUNDAMENTOS DAS TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: PSICANÁLISE, ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL, TERAPIAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS, OUTRAS | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E HISTÓRICOS DA PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 2 | 2 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) NEUROPSICOLOGIA | 2 | 2 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE PSICOLOGIA E ACUPUNTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS CLÍNICOS EM PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 2 | 2 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 2 | 2 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS EDUCATIVOS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOFARMACOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) USO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE APLICADAS À PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO TECNOCIENTÍFICA LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA INGLESA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - SENSIBILIDADE TÁTIL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - COORDENAÇÃO MOTORA FINA | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.Exigências do mercado de trabalho
Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas;
- avaliar comportamentos psíquicos;
- realizar tarefas administrativas;
- educar indivíduos, grupos e instituições;
- analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições;
- acompanhar indivíduos, grupos e instituições;
- participar de atividades para divulgação profissional;
- orientar indivíduos, grupos e instituições;
- coordenar equipes e atividades;
- demonstrar competências pessoais;
- reabilitar aspectos psicomotores;
- propor intervenções;
- reabilitar aspectos corporais;
- demonstrar capacidade de raciocínio abstrato;
- mensurar resultados de instrumentos de avaliação;
- demonstrar capacidade de observação;
- organizar dados;
- demonstrar capacidade de visão holística;
- facilitar grupos;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- demonstrar habilidade de questionar;
- desenvolver cursos para grupos específicos;
- avaliar a execução das ações;
- demonstrar capacidade de manter imparcialidade;
- participar de comissões técnicas;
- promover desenvolvimento da percepção interna - insight;
- respeitar valores e crenças dos clientes;
- elaborar instrumentos de avaliação administrativa;
- respeitar os limites de atuação;
- investigar comportamento animal;
- organizar eventos;
- manter sigilo profissional;
- participar de plantão técnico;
- participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios;
- demonstrar capacidade de visão sistêmica;
- orientar mudança de comportamento;
- formar especialistas da área;
- demonstrar interesse pela pessoa/ser humano;
- levantar dados pertinentes;
- promover integração psíquica;
- participar de palestras, debates e entrevistas;
- triar casos;
- realizar acompanhamento terapêutico;
- publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas;
- identificar recursos da comunidade;
- preencher formulários e cadastro;
- programar atividades;
- definir problema e objetivos;
- trabalhar em equipe;
- prover suporte emocional;
- elucidar conflitos e questões;
- realizar encaminhamento;
- padronizar testes;
- pesquisar bibliografia;
- investigar o psiquismo humano;
- selecionar instrumentos de intervenção terapêutica;
- distribuir tarefas a equipe;
- estabelecer parâmetros de pesquisa;
- acompanhar a evolução do caso;
- interpretar conflitos e questões;
- estudar casos;
- aplicar instrumentos e métodos de avaliação;
- analisar resultados de instrumentos de avaliação;
- prestar consultoria/assessoria;
- fazer levantamentos estatísticos;
- demonstrar capacidade de empatia;
- elaborar processo de alta;
- dar devolutiva;
- fornecer subsídios a elaboração de legislação;
- fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais;
- promover desenvolvimento das relações interpessoais;
- reabilitar aspectos cognitivos;
- supervisionar profissionais da área e áreas afins;
- organizar prontuários;
- ouvir ativamente - saber ouvir;
- propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta;
- coordenar reuniões;
- investigar o comportamento individual, grupal e institucional;
- avaliar resultados;
- elaborar projetos;
- desenvolver projetos educativos;
- avaliar sinais e sintomas psíquicos;
- coordenar grupos de estudo;
- acompanhar egressos de tratamento;
- elaborar manuais;
- reequilibrar os distúrbios energéticos e funcionais;
- convocar pessoas;
- definir metodologias de ação;
- participar de entidades de classe;
- capacitar profissionais;
- aconselhar pessoas, grupos e famílias;
- investigar pessoas, situações e problemas;
- agendar atendimentos;
- informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano;
- elaborar diagnósticos;
- observar pessoas e situações;
- visitar domicílios;
- prescrever tratamento terapêutico;
- escolher o instrumento de avaliação;
- apresentar estudos de caso;
- visitar instituições e equipamentos sociais;
- ministrar aulas, cursos e palestras;
- reabilitar aspectos comportamentais;
- providenciar aquisição de material técnico;
- acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização;
- demonstrar capacidade motora fina;
- auxiliar na formulação de políticas públicas;
- coletar dados;
- demonstrar sensibilidade tátil;
- avaliar propostas e projetos;
- mediar conflitos;
- acompanhar a evolução da intervenção;
- propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos;
- elaborar pareceres, laudos e perícias;
- avaliar sinais e sintomas funcionais;
- avaliar sinais e sintomas energéticos;
- sistematizar informações;
- acompanhar resultados de projetos;
- tornar consciente o inconsciente;
- analisar dados;
- orientar sobre programas de saúde pública;
- acompanhar impactos de intervenções;
- realizar trabalhos de estimulação - psicomotora, psicológica, neuropsicológica e energética;
- entrevistar pessoas;
- trabalhar a dinâmica da equipe;
- construir instrumentos de pesquisa;
- propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico;
- planejar as atividades da equipe;
- supervisionar estagiários da área e áreas afins;
- orientar pessoas sobre promoção e prevenção da saúde;
- estimular mecanismos homeostáticos;
- participar de conselhos municipais, estaduais e federais;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-55
CBO 2515-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogo acupunturista que pertence ao grupo dos psicólogos e psicanalistas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências sociais e humanas
-
-
- Cientistas sociais, psicólogos
-
-
-
-
- Psicólogos e psicanalistas
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2515-55 - Psicólogos e psicanalistas
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 251555 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Psicólogos e psicanalistas em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2515-55 | Psicólogo Acupunturista | Brasil | 0h | 0 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |