CBO 2515-40 - Psicólogo do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos psicólogos e psicanalistas
O profissional no cargo de Psicólogo do trabalho CBO 2515-40 Exerce atividades da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional Realiza análise de funções, tarefas e operações típicas das ocupações, organiza e aplica testes e provas.
Realiza entrevistas, sondagem de aptidões profissionais e acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal, para assegurar às empresas pessoal dotado das habilidades requeridas e, ao indivíduo, satisfação no trabalho Atua na relação entre gestores e trabalhadores, a fim de identificar e propor soluções para conflitos organizacionais Pode criar programas de desenvolvimento de pessoas e organizar treinamentos, coordenando equipes e atividades.
Realiza pesquisas e ações relacionadas à saúde, às condições laborais e ao clima organizacional, seguindo princípios ético-profissionais, normas de saúde e segurança no trabalho e de meio ambiente
CBO 2515-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogos e psicanalistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Psicólogo do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Psicólogos e psicanalistas CBO 2515-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Psicólogos e psicanalistas.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Psicólogo do trabalho
O Psicólogo do trabalho CBO 2515-40 analisa os fenômenos psicológicos relativos à relação do ser humano com o trabalho, as organizações, a gestão de pessoas, a prevenção e promoção da saúde no trabalho e o desenvolvimento de organizações, líderes, equipes de trabalhadores no âmbito laboral Avalia pessoas e grupos, realizando entrevistas, aplicando testes e instrumentos de avaliação de comportamentos psicológicos, levantando dados, observando pessoas e situações.
Seleciona e emprega instrumentos e métodos de avaliação, mensurando, analisando e registrando resultados.
Elabora relatórios técnicos e faz a devolutiva aos participantes Orienta indivíduos, grupos e organizações, propondo intervenções psicológicas destinadas à otimização das relações de trabalho, ao aumento da produtividade e à realização pessoal dos indivíduos e grupos.
Intervém nos conflitos e estabelece estratégias organizacionais para estimular a criatividade, buscar melhor qualidade de vida no trabalho e para fortalecer vínculos interpessoais Acompanha a evolução e os resultados das intervenções realizadas.
Desenvolve técnicas de entrevista e escalas de avaliação, bem como testes para avaliar capacidades, habilidades, atitudes, conhecimentos e interesses como apoio à seleção de candidatos a novas vagas e a promoções.
Realiza processos de recrutamento, seleção e orientação de pessoas, análise ocupacional e profissiográfica, acompanhamento de avaliação de desempenho e de desenvolvimento pessoal da liderança e da força de trabalho da organização, levando em conta o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional Auxilia nos processos de desligamento, demissão, preparação para aposentadoria de trabalhadores e seus novos projetos de vida.
Avalia as condições de trabalho, planeja e implementa ações para aprimorar as relações laborais, a produtividade, a realização individual e grupal em organizações.
Participa em equipes multidisciplinares na elaboração de programas de melhoria da saúde laboral, programas relacionados à segurança no trabalho e à ergonomia, a fim de proporcionar melhores condições laborais Desenvolve pesquisas experimentais e teóricas visando investigar a interação interpessoal, grupal e social, hierarquia, poder, motivação, criatividade, entre outros objetos de estudo Elabora o projeto de pesquisa, definindo os objetivos, bibliografia e metodologia, estabelece parâmetros de pesquisa, define instrumentos, padroniza testes, coleta, organiza e analisa dados, elabora conclusões e documenta a pesquisa.
Pode participar de programas de pesquisa, treinamento e desenvolvimento relacionados ao desenvolvimento profissional, à saúde, às condições laborais e ao clima organizacional Pode prestar consultoria organizacional e facilitar os processos grupais de intervenção psicossocial em diferentes níveis hierárquicos organizacionais Pode participar da elaboração, implementação e acompanhamento das políticas de desenvolvimento da força de trabalho, planos de carreira e sistemas de avaliação de desempenho de trabalhadores e de equipes.
Pode formar indivíduos e grupos com foco na psicologia do trabalho e organizacional, ministrando aulas, cursos e palestras, estudando e analisando casos Coordena grupos de estudo, visando à formação de especialistas da área, capacitando profissionais e desenvolvendo cursos para grupos específicos.
Supervisiona estagiários da área da psicologia do trabalho e áreas afins Coordena equipes e atividades, planejando e programando as atividades, distribuindo tarefas, coordenando reuniões, avaliando a execução das ações Participa de atividades de divulgação, palestras, debates, entrevistas, congressos, seminários e simpósios.
Publica artigos, ensaios e notas técnicas Realiza tarefas administrativas, preenchendo formulários, organizando prontuários, alimentando sistemas informatizados, fazendo levantamentos estatísticos, elaborando relatórios e pareceres Segue princípios ético-profissionais, normas regulamentadoras e procedimentos organizacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2515-40 deve educar indivíduos, grupos e instituições, coordenar equipes e atividades, analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições, orientar indivíduos, grupos e instituições, desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas, realizar tarefas administrativas, participar de atividades para divulgação profissional, avaliar comportamentos psíquicos, acompanhar indivíduos, grupos e instituições, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Psicólogos e psicanalistas os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2515-40
Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.
Atividades exercidas por um Psicólogo do trabalho CBO 2515-40
Um Psicólogo do trabalho (ou sinônimo) deve respeitar valores e crenças dos clientes, avaliar propostas e projetos, orientar mudança de comportamento, elaborar manuais, trabalhar em equipe, estudar casos, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, facilitar grupos, dar devolutiva, analisar dados, supervisionar profissionais da área e áreas afins, elaborar processo de alta, realizar orientação vocacional, realizar acompanhamento terapêutico, formar especialistas da área, mensurar resultados de instrumentos de avaliação, realizar encaminhamento, apresentar estudos de caso, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, participar de entidades de classe, acompanhar resultados de projetos, propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta, propor intervenções, fornecer subsídios a elaboração de legislação, acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização, desenvolver cursos para grupos específicos, publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas, elaborar pareceres, laudos e perícias, convocar pessoas, prover suporte emocional, analisar resultados de instrumentos de avaliação, estabelecer parâmetros de pesquisa, investigar o psiquismo humano, desenvolver processos de recrutamento e seleção, participar de plantão técnico, coletar dados, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico, selecionar recursos humanos, programar atividades, preencher formulários e cadastro, padronizar testes, organizar prontuários, promover desenvolvimento da percepção interna - insight, avaliar a execução das ações, observar pessoas e situações, levantar dados pertinentes, prestar consultoria/assessoria, informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano, elaborar projetos, organizar dados, elucidar conflitos e questões, participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios, fazer levantamentos estatísticos, supervisionar estagiários da área e áreas afins, acompanhar a evolução da intervenção, aplicar instrumentos e métodos de avaliação, agendar atendimentos, construir instrumentos de pesquisa, coordenar grupos de estudo, capacitar profissionais, elaborar instrumentos de avaliação administrativa, distribuir tarefas a equipe, elaborar diagnósticos, planejar as atividades da equipe, orientar sobre plano de carreira, acompanhar impactos de intervenções, respeitar os limites de atuação, ministrar aulas, cursos e palestras, acompanhar a evolução do caso, trabalhar a dinâmica da equipe, pesquisar bibliografia, escolher o instrumento de avaliação, investigar pessoas, situações e problemas, demonstrar habilidade de questionar, fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais, triar casos, visitar instituições e equipamentos sociais, coordenar reuniões, manter sigilo profissional, recrutar recursos humanos, mediar conflitos, demonstrar capacidade de observação, ouvir ativamente - saber ouvir, sistematizar informações, interpretar conflitos e questões, auxiliar na formulação de políticas públicas, providenciar aquisição de material técnico, definir problema e objetivos, aconselhar pessoas, grupos e famílias, participar de palestras, debates e entrevistas, avaliar resultados, demonstrar capacidade de manter imparcialidade, organizar eventos, promover desenvolvimento das relações interpessoais, participar de comissões técnicas, entrevistar pessoas, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, definir metodologias de ação, identificar recursos da comunidade, demonstrar interesse pela pessoa/ser humano.