CBO 2515-30 - Psicólogo social
Entenda o que fazem os psicólogos e psicanalistas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Psicólogo social e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Psicólogo social
O Psicólogo Social realiza estudos sobre a relação do indivíduo com a sociedade, para intervir em questões relacionadas ao comportamento humano dentro do contexto social. Desenvolve projetos de proteção social mediante ações para superação de desigualdades, vulnerabilidades, preconceitos e abusos. Realiza intervenções psicológicas para fortalecer vínculos interpessoais, familiares e comunitários. Gerencia conflitos entre integrantes de um grupo social. Contribui na elaboração e na gestão de políticas públicas. Pode atuar em comunicação e “marketing”, analisando variáveis psicológicas que influenciam o comportamento do consumidor. Pode atuar em empresas, realizando treinamentos corporativos. Supervisiona estagiários. Faz pesquisas sobre a realidade psicossocial. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2515-30
Analisa a sociedade complexa e as atuais condições do desenvolvimento psicossocial, para estabelecer formas de intervenção em diferentes dimensões, como no trabalho e em suas novas formas de organização, no estímulo às iniciativas solidárias, nos problemas gerados no grupo da família ou da escola, no posicionamento de grupos sociais em relação à migração, aos imigrantes e aos refugiados, no tratamento da questão da ecologia urbana, nas definições de gênero e raça-etnia e sexualidades, e no pertencimento religioso. Coloca em foco a realidade do território em que atua, identificando potencialidades locais, situações geradoras de desigualdades, vulnerabilidades sociais e influências sócio-histórico-culturais, para estabelecer os objetivos para sua atuação.
Propõe programas que proporcionem, à pessoa, estratégias para enfrentar problemas, para ativar a consciência e a interação social, e para reconhecer sua condição de cidadão, com direitos e obrigações.
Desenvolve projetos de proteção social mediante ações para superação de desigualdades, vulnerabilidades, preconceitos e abusos. Participa de equipe multiprofissional, prestando serviços socioassistenciais para promover o bem-estar físico, psicológico e social.
Oferece escuta especializada de caráter protetivo - resguardado o sigilo profissional - e faz os encaminhamentos necessários. Realiza intervenções psicológicas para fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Estabelece estratégias de prevenção de violações de direitos, riscos e vulnerabilidades sociais. Propõe enfrentamento a situações de violência, analisando normas vigentes e fazendo notificações compulsórias, às autoridades competentes, em caso de violações de direitos de mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
Organiza atividades em grupo para proporcionar reflexão autocrítica, educação e respeito a diferenças culturais, religiosas, sociais, geracionais, sexuais e raciais, favorecendo decisões de reposicionamento e ampliação de consciência social.
Faz intermediação entre as pessoas integrantes de um grupo social, gerenciando conflitos e tornando melhores as relações interpessoais.
Contribui na elaboração e na gestão de políticas públicas, ações socioassistenciais, estruturação de equipamentos de assistência social e demais ações previstas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Pode atuar junto aos meios de comunicação, prestando assessoria em relação aos aspectos psicológicos que estão presentes nas técnicas de comunicação e “marketing”. Pesquisa, analisa e estuda variáveis psicológicas que influenciam o comportamento do consumidor. Estabelece padrões de comportamento do contexto em que o produto ou serviço está inserido.
Pode atuar em empresas, criando programas de desenvolvimento de pessoal e realizando treinamentos corporativos.
Elabora relatórios técnicos referentes às atividades executadas, inclusive as promovidas de forma articulada com outros profissionais.
Desenvolve cursos com foco em psicologia social, elaborando manuais e outros recursos didáticos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, ministrando aulas, e avaliando resultados.
Coordena grupos de estudo e supervisiona estagiários da área de psicologia social.
Efetua pesquisas sobre a realidade psicossocial, em suas mais variadas dimensões, a partir de referenciais teóricos e práticas metodológicas. Realiza estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos e religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, intraculturais e interculturais. Participa de pesquisas sobre interação interpessoal, grupal e social, processos de influência social, hierarquia, poder, motivação, identidade, valores, papéis sociais, e trabalho.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: ECOLOGIA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PLATAFORMAS DE CHAMADA DE VÍDEO E DE REUNIÕES VIRTUAIS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PRONTUÁRIO ELETRÔNICO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITOS DAS MULHERES, DAS CRIANÇAS, DOS ADOLESCENTES, DOS IDOSOS E DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) ANÁLISE DE VARIÁVEIS PSICOLÓGICAS QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SERVIÇO SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | OUTROS ELEMENTOS (SERVIÇO SOCIAL) AVALIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SERVIÇO SOCIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | OUTROS ELEMENTOS (SERVIÇO SOCIAL) SERVIÇO ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS): PRINCÍPIOS, ORGANIZAÇÃO, AÇÕES PREVISTAS NO SUAS, OUTROS ASPECTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) CONCEITO DE CIDADANIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) ÉTICA E A MORAL NA CONTEMPORANEIDADE | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) ÉTICA SOCIAL E POLÍTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | TEORIA SOCIOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) AUTORIDADE, HIERARQUIAS E PODER | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) AVALIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) DINÂMICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) EFEITOS SOCIAIS DOS DIFERENTES TIPOS DE LIDERANÇA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ETHOS HUMANO E MUNDO CONTEMPORÂNEO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) INTERAÇÃO COM OUTRAS PESSOAS E ENTRE GRUPOS SOCIAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) INTERAÇÃO DE IMIGRANTES COM A CULTURA LOCAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) QUESTÕES MIGRATÓRIAS - REFUGIADOS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) QUESTÕES SOCIOPOLÍTICAS DA ATUALIDADE | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) RELAÇÕES DE DESIGUALDADE, DE OPRESSÃO E/OU DE EXPLORAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS, DE CLASSE, DE GÊNERO E DE ORIENTAÇÃO SEXUAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: A PRODUÇÃO DE SENTIDO, HEGEMONIA, DIALÉTICA DA EXCLUSÃO /INCLUSÃO SOCIAL, MULTIDÕES OU MASSAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) TERRITÓRIOS, SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) TRABALHO E AÇÃO SOCIAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) TRABALHO, DESEMPREGO E AS NOVAS FORMAS DE CARREIRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA APLICADA À PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | CONSTRUÇÃO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLÓGICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | HISTÓRIA, TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | METODOLOGIA, INSTRUMENTAÇÃO E EQUIPAMENTO EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO ESTATÍSTICO, MATEMÁTICO E COMPUTACIONAL EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA) PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ESTADOS SUBJETIVOS E EMOÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMÓRIA E MOTIVAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PSICO-FISIOLÓGICOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PAPÉIS E ESTRUTURAS SOCIAIS, INDIVÍDUO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) A PSICOLOGIA SOCIAL NA COMPREENSÃO DO RACISMO E SAÚDE MENTAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) CORRENTES DE PENSAMENTO DA PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) EFEITOS DAS MÍDIAS SOCIAIS SOBRE A POPULAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) FATORES PSICOLÓGICOS DA VIDA SOCIAL: SISTEMAS MOTIVACIONAIS (INSTINTO), ESTATUTO SOCIAL, ESTEREÓTIPOS (ESTIGMA), ALIENAÇÃO, IDENTIDADE, OUTROS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) FATORES SOCIAIS DA PSICOLOGIA HUMANA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) FENÔMENOS COLETIVOS OU DE MASSA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) MEDIAÇÃO DE CONFLITOS - COMPORTAMENTO DIVERGENTE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) PSICOLOGIA DAS CLASSES SOCIAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) PSICOLOGIA DO CONSUMO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) PSICOLOGIA SOCIAL DA IMAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) PSICOLOGIA SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) PSICOLOGIA SOCIAL E TECNOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) PSICOLOGIA SOCIAL PSICOLÓGICA E SOCIOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) RESILIÊNCIA E COPING: DO INSTINTO À ESTRATÉGIA PSICOSSOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) SOCIOLOGIA E PSICANÁLISE: HISTÓRIAS CRUZADAS E ATUALIDADE CRÍTICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: CONTRA O IDOSO, CONTRA A MULHER, CONTRA A CRIANÇA, ENTRE HOMENS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA COGNITIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESVIOS DA CONDUTA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROGRAMAS DE ATENDIMENTO COMUNITÁRIO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO E REABILITAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES E ATIVIDADES COMUNITÁRIAS, PROJETOS DE INCLUSÃO E LUTA CONTRA O PRECONCEITO SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) INTERVENÇÃO EM CRISES, CATÁSTROFES E EMERGÊNCIAS: PRIMEIROS SOCORROS PSICOLÓGICOS, TRANSTORNO DE ESTRESSE AGUDO, ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) PRÁTICA DA PSICOTERAPIA - O PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) SEXUALIDADE, CASAMENTO E FAMÍLIA: IDENTIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, EDUCAÇÃO SEXUAL, INTERVENÇÃO EM TERAPIA FAMILIAR | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) ESCUTA, ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO EM PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) FUNDAMENTOS DAS TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO: PSICANÁLISE, ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL, TERAPIAS COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS, OUTRAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E HISTÓRICOS DA PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) NEUROPSICOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS CLÍNICOS EM PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PROCESSOS EDUCATIVOS: FUNDAMENTOS E INTERVENÇÕES | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOFARMACOLOGIA | 2 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA | 3 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO TECNOCIENTÍFICA EM LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA INGLESA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Psicólogos e psicanalistas os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.
Exigências do mercado de trabalho
Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Participar de atividades para divulgação profissional;
- Demonstrar competências pessoais;
- Analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições;
- Desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas;
- Avaliar comportamentos psíquicos;
- Coordenar equipes e atividades;
- Orientar indivíduos, grupos e instituições;
- Educar indivíduos, grupos e instituições;
- Realizar tarefas administrativas;
- Acompanhar indivíduos, grupos e instituições;
- Entrevistar pessoas;
- Organizar prontuários;
- Capacitar profissionais;
- Promover desenvolvimento das relações interpessoais;
- Investigar pessoas, situações e problemas;
- Demonstrar capacidade de manter imparcialidade;
- Elaborar diagnósticos;
- Triar casos;
- Supervisionar estagiários da área e áreas afins;
- Prestar consultoria/assessoria;
- Fazer levantamentos estatísticos;
- Promover desenvolvimento da percepção interna - insight;
- Manter sigilo profissional;
- Coletar dados;
- Trabalhar em equipe;
- Participar de conselhos municipais, estaduais e federais;
- Avaliar resultados;
- Participar de palestras, debates e entrevistas;
- Agendar atendimentos;
- Coordenar reuniões;
- Acompanhar plantões de visita do tribunal de justiça;
- Informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano;
- Visitar instituições e equipamentos sociais;
- Realizar acompanhamento terapêutico;
- Definir metodologias de ação;
- Participar de plantão técnico;
- Avaliar propostas e projetos;
- Planejar as atividades da equipe;
- Apresentar estudos de caso;
- Investigar o psiquismo humano;
- Aplicar instrumentos e métodos de avaliação;
- Distribuir tarefas a equipe;
- Fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais;
- Avaliar a execução das ações;
- Investigar o comportamento individual, grupal e institucional;
- Elaborar manuais;
- Respeitar valores e crenças dos clientes;
- Participar de entidades de classe;
- Acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização;
- Prover suporte emocional;
- Desenvolver cursos para grupos específicos;
- Organizar eventos;
- Propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos;
- Visitar domicílios;
- Ouvir ativamente - saber ouvir;
- Supervisionar profissionais da área e áreas afins;
- Padronizar testes;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Sistematizar informações;
- Organizar dados;
- Definir problema e objetivos;
- Acompanhar impactos de intervenções;
- Auxiliar na formulação de políticas públicas;
- Orientar mudança de comportamento;
- Respeitar os limites de atuação;
- Elaborar projetos;
- Construir instrumentos de pesquisa;
- Estudar casos;
- Demonstrar habilidade de questionar;
- Elaborar instrumentos de avaliação administrativa;
- Convocar pessoas;
- Desenvolver projetos educativos;
- Acompanhar egressos de tratamento;
- Realizar encaminhamento;
- Coordenar grupos de estudo;
- Formar especialistas da área;
- Pesquisar bibliografia;
- Analisar dados;
- Interpretar conflitos e questões;
- Observar pessoas e situações;
- Acompanhar a evolução da intervenção;
- Aconselhar pessoas, grupos e famílias;
- Demonstrar interesse pela pessoa/ser humano;
- Publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas;
- Providenciar aquisição de material técnico;
- Estabelecer parâmetros de pesquisa;
- Preencher formulários e cadastro;
- Dar devolutiva;
- Levantar dados pertinentes;
- Participar de comissões técnicas;
- Propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta;
- Escolher o instrumento de avaliação;
- Mensurar resultados de instrumentos de avaliação;
- Elaborar pareceres, laudos e perícias;
- Identificar recursos da comunidade;
- Participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios;
- Programar atividades;
- Mediar conflitos;
- Propor intervenções;
- Orientar sobre programas de saúde pública;
- Analisar resultados de instrumentos de avaliação;
- Fornecer subsídios a elaboração de legislação;
- Ministrar aulas, cursos e palestras;
- Facilitar grupos;
- Trabalhar a dinâmica da equipe;
- Elaborar processo de alta;
- Elucidar conflitos e questões;
- Demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- Acompanhar resultados de projetos;
- Propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico;
- Demonstrar capacidade de raciocínio abstrato;
- Acompanhar a evolução do caso;
Profissões da Família Ocupacional
- Psicólogo do Trabalho
- Psicólogo Escolar
- Psicólogo Criminal
- Psicólogo do Esporte
- Psicólogo do Transito
- Psicólogo Jurídico
- Psicólogo Organizacional
- Psicanalista
- Psicólogo Acupunturista
- Psicólogo Social
Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-30
CBO 2515-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogo social que pertence ao grupo dos psicólogos e psicanalistas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências sociais e humanas
-
-
- Cientistas sociais, psicólogos
-
-
-
-
- Psicólogos e psicanalistas
-
-