CBO 2347-45 - Professor de história do ensino superior

Entenda o que fazem os professores de ciências humanas do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de história do ensino superior e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de história do ensino superior

O Professor de Historia do Ensino Superior planeja e executa processo de ensino de história em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre metodologia e teoria da história. Promove atividades de ensino referentes às diferentes épocas históricas, nas várias tradições civilizatórias. Aborda história antiga, história medieval, história moderna e história contemporânea. Promove estudo dos processos históricos da África e da América Latina. Coordena estudo da história do Brasil. Supervisiona a elaboração, por alunos, de projeto de pesquisa historiográfica. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Supervisiona estágios. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais de alunos. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2347-45

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Realiza planejamento de ensino de história, estabelecendo objetivos, metodologias de ensino e sequência dos conteúdos formativos a serem ministrados. Elabora plano de ensino e cria planos de aulas. Prepara infraestrutura, incluindo salas com acesso à rede de informática, laboratório de ensino e aprendizagem em história, entre outras instalações. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos e paradidáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas sobre a teoria da história e sobre as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para investigação e análise das relações sócio-históricas.

Orienta alunos na prática de leitura e escrita de textos historiográficos.

Promove atividades de ensino referentes às diferentes épocas históricas, nas várias tradições civilizatórias.

Aborda a história antiga - abrangendo o horizonte geográfico do antigo oriente-próximo e dos mundos grego e romano -, a história medieval, a história moderna, e a história contemporânea. Analisa, em diálogo com alunos, temas relacionados a cada período, tais como organização social, exercício do poder e formas culturais na história antiga, a autopercepção das sociedades medievais, a expansão da navegação, o comércio europeu na África e na Ásia e a colonização da América na história moderna, e as revoluções político-sociais – como a Revolução Francesa -, as revoluções tecnológicas e as transformações culturais e artísticas na história contemporânea.

Apresenta aos alunos os processos históricos que ocorreram nas sociedades africanas entre os séculos XVI e XXI.

Orienta os alunos no estudo da América colonial, mostrando a diversidade étnica e os processos de conflitos e acomodações entre a cultura europeia, as culturas indígenas e as culturas africanas. Aborda, também, temas e questões da história da América Latina contemporânea.

Coordena estudo da história do Brasil no período colonial, no império e no período republicano. Destaca fatos e analisa processos políticos, sociais, culturais e econômicos de cada período.

Mostra aos alunos como transitar pelas fronteiras entre a história e outras áreas do conhecimento. Destaca o papel relevante das diversas expressões e implicações da ciência e da técnica na história.

Supervisiona a elaboração, por grupos de alunos, de projeto de pesquisa historiográfica. Acompanha a estruturação do projeto de cada grupo. Estimula o desenvolvimento de atitude crítica, atitude colaborativa, e conduta ética, durante o trabalho em equipe.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo em história.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta as estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.

Supervisiona estágios curriculares. Pode atuar em programa de cooperação internacional.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão em história.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos no ensino, testando novos recursos didáticos digitais.

Planeja e desenvolve pesquisa científica no campo historiográfico e publica resultados em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ANÁLISE DE DADOS 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) REALIDADE AUMENTADA, VIRTUAL E MISTA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE APLICADO AO ENSINO DE HISTÓRIA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA HISTÓRIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) ECONOMIA NAS SOCIEDADES PRÉ-MODERNAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ARQUIVOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ARQUIVOLOGIA) INTRODUÇÃO À ARQUIVOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MUSEOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (MUSEOLOGIA) FOTOGRAFIAS E DOCUMENTOS EM ACERVOS MUSEOLÓGICOS HISTÓRICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MUSEOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (MUSEOLOGIA) MUSEOLOGIA HISTÓRICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MUSEOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (MUSEOLOGIA) MUSEUS, ARQUIVOS E PATRIMÔNIO HISTÓRICO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MUSEOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (MUSEOLOGIA) PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO BRASIL: CONCEITOS, POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA TEORIA ANTROPOLÓGICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ANTROPOLÓGICA) ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ARQUEOLOGIA ARQUEOLOGIA HISTÓRICA 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ARQUEOLOGIA ARQUEOLOGIA HISTÓRICA 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA) HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA E GERAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA) METODOLOGIA DA HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA) TENDÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL) FUNDAMENTOS, DINÂMICA E SUPERAÇÃO DO MUNDO MEDIEVAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL) HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL) HISTÓRIA MEDIEVAL OCIDENTAL E ORIENTAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA) HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA) HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DA AMÉRICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DA AMÉRICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA LATINO-AMERICANA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DA AMÉRICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DA AMÉRICA) HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DA AMÉRICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DA AMÉRICA) HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DA AMÉRICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DA AMÉRICA) HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DA AMÉRICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DA AMÉRICA) HISTÓRIA DA AMÉRICA PRÉ-HISPÂNICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DA AMÉRICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DA AMÉRICA) HISTÓRIA SOCIAL DAS IDEIAS POLÍTICAS NA AMÉRICA COLONIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA REGIONAL DO BRASIL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL: OS IMPÉRIOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: DIÁSPORA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA DE HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) EUROPA MODERNA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA AGRÁRIA 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA ÁFRICA E DOS AFRODESCENDENTES NO BRASIL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA ÁSIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA CULTURA 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA HOMINIZAÇÃO ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA TÉCNICA E DO TRABALHO NO BRASIL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS IDEIAS 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DO BRASIL INDEPENDENTE 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA EMPRESARIAL 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA IBÉRICA 3 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA INDÍGENA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA POLÍTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA DE HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 5 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR NO ENSINO DE HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS DE APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE HISTÓRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E ENSINO HÍBRIDO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM HISTÓRIA 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA ESTADO E GOVERNO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (ESTADO E GOVERNO) A FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS TEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TEOLOGIA 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS TEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA) HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E OS ENCONTROS CULTURAIS ENTRE EUROPA E AMÉRICA 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS TEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TEOLOGIA 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS TEOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TEOLOGIA) INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO TEOLÓGICO 3 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS, TÉCNICOS E CIENTÍFICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) ELABORAÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS, TÉCNICOS E CIENTÍFICOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA 3 3 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: MULTILINGUAGEM 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES HISTÓRIA DA ARTE 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA EM HISTÓRIA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ATENÇÃO AOS DETALHES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ORIGINALIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 5

Condições de Trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Participar de processos de seleção e avaliação;
  • Orientar trabalhos acadêmicos;
  • Elaborar plano de ensino;
  • Ministrar aula;
  • Preparar aulas;
  • Supervisionar estágios;
  • Desenvolver atividades de pesquisa e extensão;
  • Prestar assessoria técnico-científica;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Construir projetos político-pedagógicos;
  • Avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • Exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • Acompanhar atividades de estágio;
  • Trabalhar com a comunidade;
  • Prestar consultoria;
  • Demonstrar capacidade de argumentação;
  • Demonstrar capacidade de motivação;
  • Examinar monografias, teses e dissertações;
  • Demonstrar capacidade de reflexão;
  • Avaliar provas;
  • Prestar serviços a comunidade;
  • Construir currículo do curso;
  • Definir linhas de pesquisa e extensão;
  • Selecionar bibliografia;
  • Pesquisar bibliografia;
  • Demonstrar capacidade de polemização;
  • Demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
  • Elaborar projetos de extensão;
  • Orientar formulação do projeto;
  • Captar recursos para pesquisa e extensão;
  • Elaborar relatórios;
  • Rever bibliografia;
  • Definir perfil dos alunos;
  • Elaborar trabalhos científicos;
  • Coordenar cursos;
  • Orientar formação de acervos;
  • Demonstrar capacidade de problematizar;
  • Orientar pesquisadores;
  • Avaliar produção do orientado;
  • Organizar publicações;
  • Examinar relatórios de campo;
  • Elaborar material didático;
  • Demonstrar capacidade de expressão oral;
  • Rever prática docente;
  • Definir ementas e programas;
  • Definir critérios de avaliação;
  • Coordenar projetos de pesquisa;
  • Identificar demandas da sociedade;
  • Comentar resultados de avaliações;
  • Identificar perfil dos docentes;
  • Acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
  • Avaliar ementas e programas;
  • Aplicar instrumentos de avaliação;
  • Participar de eventos técnico-científicos;
  • Analisar resultados de avaliações;
  • Construir política de estágio;
  • Verificar freqüência;
  • Executar pesquisas;
  • Elaborar textos;
  • Divulgar resultados;
  • Selecionar recursos humanos;
  • Orientar construção de objeto de pesquisa;
  • Argüir candidatos a titulação;
  • Elaborar plano de aula;
  • Emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
  • Definir diretrizes de avaliação do curso;
  • Definir metodologia;
  • Propor a realização de convênios e parcerias;
  • Definir objetivos da disciplina;
  • Acompanhar execução do projeto;
  • Avaliar currículos e memoriais;
  • Definir perfil dos docentes;
  • Avaliar execução de atividades de extensão;
  • Demonstrar capacidade de contextualização;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Preparar orientando para defesa do trabalho;
  • Prestar contas dos recursos financeiros;
  • Apresentar conteúdos de disciplinas;
  • Exercer papéis de cidadania;
  • Avaliar trabalhos acadêmicos programados;
  • Elaborar projetos de pesquisa;
  • Demonstrar capacidade de redação;
  • Participar da elaboração de editais para concursos;
  • Demonstrar criatividade;
  • Readequar processo de ensino-aprendizagem;
  • Realizar reuniões de orientação;
  • Identificar campos de estágio;
  • Propor minutas de editais, portarias e resoluções;
  • Examinar produto final;
  • Demonstrar capacidade de mobilização;
  • Participar de órgãos colegiados;
  • Avaliar participação em classe e extraclasse;
  • Realizar atividades em laboratórios e oficinas;
  • Organizar atividades didáticas;
  • Definir atividades extra-sala;
  • Supervisionar atividades de campo;
  • Emitir laudos e pareceres técnicos;
  • Demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
  • Controlar freqüência;
  • Organizar seminários;
  • Coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
  • Assessorar projetos de instituições;
  • Fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
  • Selecionar candidatos em concursos;
  • Chefiar departamentos acadêmicos;
  • Realizar experiências extra-sala;
  • Promover debates;
  • Organizar eventos acadêmicos;
  • Definir política de capacitação docente;
  • Demonstrar capacidade de síntese;
  • Discutir textos;
  • Coordenar programas de estágio;
  • Provocar reflexões;
  • Manter-se atualizado;
  • Elaborar instrumentos de avaliação;
  • Selecionar recursos didáticos;
  • Formular questões;
  • Sugerir bibliografia;
  • Indicar bibliografia;
  • Definir perfil profissional;
  • Gerenciar recursos financeiros e materiais;
  • Orientar iniciação ao exercício profissional;
  • Responder perguntas;
  • Integrar comissões;
  • Atualizar dados e informações conjunturais;
  • Selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
  • Montar cronograma;
  • Prever formas de avaliação;
  • Avaliar execução de pesquisa;
  • Coordenar projetos de extensão;
  • Dar entrevistas;
  • Julgar trabalhos acadêmicos;
  • Elaborar programas e projetos de estágio;
  • Utilizar recursos audiovisuais;
  • Realizar leituras;
  • Preparar orientando para exame de qualificação;
  • Avaliar iniciação ao exercício profissional;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2347-45

CBO 2347-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de história do ensino superior que pertence ao grupo dos professores de ciências humanas do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior