CBO 2346-84 - Professor de teoria da literatura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de teoria da literatura CBO 2346-84 Ministra aulas para ensino de teorias da literatura, na formação de profissionais de nível superior, tendo como referência as principais linhas da teoria literária Promove o estudo da literatura, considerando-se teorias que abrangem conceitos e princípios básicos de discurso, linguagem, espaço, estrutura, literalidade, narrador, obra literária, polissemia, tempo, verossimilhança.
Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica.
Pode prestar assessoria e consultoria Atua de acordo com a legislação educacional, normas de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-84 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de teoria da literatura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-84 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-84
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
O que faz um Professor de teoria da literatura
O Professor de teoria da literatura CBO 2346-84 planeja e ministra aulas de teoria da literatura para análise de obras, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, promovendo estudos referentes a formas, gêneros, períodos e movimentos literários, gêneros textuais, estrutura da obra literária, correntes críticas e as relações temáticas entre literatura, sociedade, história, filosofia, política e cultura Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, análise da produção literária em seus diversos gêneros e movimentos, considerando as relações e inter-relações entre obras e autores, suas particularidades linguísticas, temáticas, sociais, históricas e políticas, tendo em vista análise e visão crítica da produção literária em seus diversos contextos, e a compreensão do mundo, da cultura, das linguagens e da escrita.
Analisa a produção literária, as variedades regionais, autores e obras de expressão da literatura, considerando os objetos de estudo da teoria literária, como estrutura da obra e da narrativa, discurso, intertextualidade, literalidade, evolução, períodos e gêneros literários, influências externas Propõe estudos sobre composição dos gêneros literários, considerando as principais linhas da teoria literária: formalismo, estruturalismo, pós-estruturalismo e desconstrutivismo, estética da recepção, crítica de gênero e estudos pós-coloniais e culturais.
Seleciona textos para estudos interdisciplinares, organiza antologias, elabora notas e resenhas de obras e de textos literários Analisa e escreve prefácios, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas.
Pode desenvolver projetos e trabalhos de tradutor, e algumas especialidades em editoração e produção de textos.
Aplica metodologias de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nas atividades educacionais Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio.
Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, orientando essa prática educativa e a elaboração de projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta e avalia os alunos em trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da linguagem frente às demandas sociais e políticas Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, às ações didático-pedagógicas, ao material didático, aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas nas áreas de linguística e de teoria da literatura, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios.
Analisa a aplicação de metodologias e de tecnologias de apoio para a área Divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente.
Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas, promove cursos de extensão e publica trabalhos educacionais e científicos Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e das teorias da literatura Elabora provas para processos de seleção e para avaliação de cursos.
Comunica-se com objetividade, elabora textos e documentos, como relatórios, glossários, pareceres, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-84 deve elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, orientar alunos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades de avaliação, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades pedagógico-administrativas, divulgar conhecimentos científicos, prestar assessoria e consultoria, participar de atividades de qualificação profissional, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-84
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de teoria da literatura CBO 2346-84
Um Professor de teoria da literatura (ou sinônimo) deve orientar alunos na apresentação de trabalhos, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, preparar instrumentos de avaliação, realizar levantamento bibliográfico, promover intercâmbios científicos e culturais, demonstrar capacidade de liderança, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, indicar bibliografia, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, realizar atualização bibliográfica, realizar estudos interdisciplinares, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., participar da elaboração de propostas curriculares, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, organizar antologias, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, participar de discussões sobre a área, elaborar relatórios e monografias, ministrar cursos de ensino a distância, preparar aulas, programar o uso de equipamentos de apoio, promover estudos inter e transdisciplinares, elaborar exames para concursos, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, discutir propostas curriculares, articular conhecimento de diferentes áreas, implementar grades curriculares, participar da correção de exames, elaborar críticas literárias, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, participar de júri de premiação acadêmica e científica, realizar palestras, conferências, etc, supervisionar estágios, demonstrar capacidade de observação, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de análise e síntese, organizar horários, cronogramas, etc, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, escrever textos relacionados a pesquisa, elaborar tese de doutorado, participar da organização de bancas examinadoras, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, participar de júri de premiação cultural, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, elaborar dissertação de mestrado, prever recursos financeiros para pesquisa, montar equipe de pesquisa, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, realizar discussões teórico-metodológicas, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, demonstrar capacidade de interagir com outros, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, selecionar textos para estudo, avaliar as necessidades dos alunos, programar atividades de laboratório de língua e informática, elaborar material didático e paradidático, discutir questões sociais e culturais, em classe, avaliar grade curricular, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, elaborar dicionários e/ou sinalários, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, desenvolver metodologias científicas de trabalho, escrever verbetes, participar de colegiados, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, organizar publicações científicas, estabelecer critérios de avaliação, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, editar publicações científicas, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, promover o estudo de textos, organizar concursos acadêmicos e literários, dar atendimento individual aos alunos, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, distribuir disciplinas, analisar princípios metodológicos da área, estruturar projetos pedagógicos na área, discutir resultados da produção discente, demonstrar capacidade de reflexão, preparar programas de cursos, realizar atividades de editoração, coletar dados e materiais para pesquisa, estimular senso crítico dos alunos, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar de intercâmbios científicos e culturais, elaborar projetos, organizar edições didáticas de obras literárias, realizar revisão de textos, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, definir conteúdos programáticos, traduzir textos, relacionar teoria e prática, desenvolver atividades de pós-doutorado, atualizar conteúdos programáticos, representar os pares em comissões externas a instituição, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., orientar teses de doutorado, planejar orçamento, analisar dados e materiais de pesquisa, programar atividades de pesquisa, planejar grades curriculares, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, avaliar exame nacional de cursos, elaborar glossários, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, orientar dissertações de mestrado, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa.