CBO 2346-80 - Professor de semiótica

Entenda o que fazem os professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de semiótica e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de semiótica

Planeja e executa processo de ensino de semiótica em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre aspectos teóricos da semiótica, para abordagem da construção do sentido nos textos verbais ou não verbais. Promove atividades de ensino para apresentar fundamentos teóricos da semiótica tensiva. Apresenta metodologia em semiótica discursiva para análise dos enredos narrativos. Supervisiona o desenvolvimento de estudo, por grupos de alunos, sobre aplicações da semiótica. Faz avaliação de aprendizagem de alunos. Supervisiona estágios. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Realiza planejamento de ensino de semiótica e semiótica aplicada, estabelecendo objetivos, metodologias de ensino e sequência dos conteúdos formativos a serem ministrados. Elabora plano de ensino e cria planos de aulas. Prepara infraestrutura, incluindo laboratório de som e imagem, salas com acesso à rede de informática, entre outras instalações. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos e paradidáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas sobre aspectos teóricos da semiótica – representação dos signos (palavra, gesto, imagem, som, entre outros) e sua capacidade de transmitir significados, levando em consideração a lógica e a percepção - para abordagem da construção do sentido nos textos verbais ou não verbais.

Promove atividades de ensino para apresentar fundamentos teóricos da semiótica tensiva, em que o aspecto sensível da significação se sobrepõe ao inteligível. Ensina que a semiótica tensiva emerge como uma perspectiva teórica para dar conta de fenômenos textuais e discursivos caracterizados pela instabilidade e pela afetividade, estabelecendo como os impactos emocionais podem ser integrados na concepção de sentido. Explica que, no âmbito da semântica narrativa, a teoria semiótica examina as “paixões”, concernentes às relações entre sujeito e objeto e entre sujeitos.

Apresenta metodologia em semiótica discursiva para análise dos enredos narrativos, que auxiliará o sujeito a compreender os efeitos produzidos por um texto.

Supervisiona o desenvolvimento de estudo, por grupos de alunos, sobre aplicações da semiótica, tais como em linguagens verbais (especialmente na análise literária), em linguagens não verbais (como nas artes plásticas), e em sistemas sincréticos (como nas histórias em quadrinhos). Promove reunião, após conclusão dos trabalhos em grupo, para análise dos resultados das três pesquisas. Estimula o desenvolvimento de atitude crítica, atitude colaborativa, criatividade, e conduta ética, durante a execução do trabalho em equipe.

Presta orientações aos alunos sobre a aplicação da semiótica na análise e no desenho de sistemas de informação de interação humano-computador e de linguagem de programação.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo em semiótica e semiótica aplicada.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.

Supervisiona estágios curriculares. Colabora na execução de programas de cooperação internacional.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Pode prestar apoio a organizações, realizando trabalhos relacionados à semiótica - sobre intolerância e preconceito na linguagem, sobre discursos mentirosos, sobre a exclusão social, sobre processos de ensino-aprendizagem, entre outros – para melhoria da comunicação e do relacionamento entre pessoas na sociedade.

Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos na educação, conhecendo e testando novos recursos didáticos digitais.

Planeja e desenvolve pesquisas em temas relacionados aos aspectos teóricos da semiótica e às suas aplicações. Publica resultados das pesquisas em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) SEMIÓTICA MATEMÁTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) REALIDADE VIRTUAL 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SISTEMAS, PROGRAMAS E APLICATIVOS DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO APLICADOS NOS ESTUDOS DA SEMIÓTICA 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS AO ENSINO DA SEMIÓTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO AUTORAL E ÉTICA PROFISSIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) FUNÇÕES DA LINGUAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) NÍVEIS DE FALA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) RELAÇÕES DOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA COMUNICAÇÃO COM A SEMIÓTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) SEMIÓTICA DE PROPAGANDA E MARKETING (OU SEMIÓTICA COMERCIAL) 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) SEMIÓTICA E MÍDIAS SOCIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DIVERSIDADES EDUCACIONAIS, CULTURAIS E LINGUÍSTICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) INTERDISCIPLINARIDADE - SEMIÓTICA E AS RELAÇÕES E INTER-RELAÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIEMNTO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE SEMIÓTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM SEMIÓTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA FISIOLOGIA DA LINGUAGEM 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA FISIOLOGIA DA LINGUAGEM 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) LINGUAGEM EM CONTEXTO 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) SINCRONIA X DIACRONIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) SINTAGMA X PARADIGMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) TEORIAS E ESTUDO DO DISCURSO 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA APLICADA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA APLICADA) VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) ANTROPOLOGIA SEMIÓTICA E SEMÂNTICA ANTROPOLÓGICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) DIMENSÕES ANTROPOLÓGICAS E SOCIOLÓGICAS DA SEMIÓTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA DE SEMIÓTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) FIGURAS DE LINGUAGEM E DE CONSTRUÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA DE SEMIÓTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) ORIGEM DA SEMIÓTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIOLOGIA MUSICAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIÓTICA APLICADA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIÓTICA COGNITIVA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIÓTICA COMPUTACIONAL 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIÓTICA CULTURAL E LITERÁRIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIÓTICA DISCURSIVA: FUNDAMENTOS, METODOLOGIAS 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIÓTICA DO DESIGN OU SEMIÓTICA DO PRODUTO 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIÓTICA E SEMÂNTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIÓTICA ESTRUTURALISTA OU SEMIOLOGIA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIÓTICA PEIRCEANA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIÓTICA RUSSA OU SEMIÓTICA DA CULTURA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIÓTICA TENSIVA: FUNDAMENTOS, METODOLOGIAS 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIÓTICA VISUAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIÓTICA: ESTRUTURALISMO E PÓS-ESTRUTURALISMO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SEMIOTICISTAS EXPOENTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SIGNIFICANTE E SIGNIFICADO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SIGNOS LINGUÍSTÍCOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) SINTAXE, SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DOS SIGNOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) TEORIA E ANÁLISE DE TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) TIPOS DE SIGNOS – ÍCONES, ÍNDICES E SÍMBOLOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) UMBERTO ECO E TEORIA SEMIÓTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ESTRUTURA E UNIDADE INTERNAS DO TEXTO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO DO PARÁGRAFO - RELAÇÕES INTERNAS E INTER-RELAÇÕES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) FUNDAMENTOS DE FONÉTICA, MORFOLOGIA, SINTAXE E SEMÂNTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOS DE TEXTO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) INTERTEXTUALIDADE, COESÃO E COERÊNCIA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA, INTELECÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) SEMÂNTICA ESTILÍSTICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS CLÁSSICAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS CLÁSSICAS) INTRODUÇÃO AO LATIM 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA APLICADA EM SEMIÓTICA 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • divulgar conhecimentos científicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • orientar alunos;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos;
  • participar de atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades de avaliação;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • elaborar exames para concursos;
  • demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza;
  • organizar horários, cronogramas, etc;
  • demonstrar capacidade de análise e síntese;
  • programar o uso de equipamentos de apoio;
  • participar de discussões sobre a área;
  • avaliar grade curricular;
  • elaborar relatórios e monografias;
  • elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos;
  • participar da organização de bancas examinadoras;
  • orientar teses de doutorado;
  • realizar palestras, conferências, etc;
  • sugerir traduções, publicações, etc, para editoras;
  • participar de júri de premiação cultural;
  • demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
  • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
  • analisar processos de comunicação em instituições;
  • organizar publicações científicas;
  • organizar edições críticas;
  • preparar instrumentos de avaliação;
  • planejar grades curriculares;
  • estabelecer critérios de avaliação;
  • realizar levantamento bibliográfico;
  • discutir resultados da produção discente;
  • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
  • elaborar tese de doutorado;
  • avaliar as necessidades dos alunos;
  • demonstrar capacidade de reflexão;
  • promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens;
  • prever recursos financeiros para pesquisa;
  • promover estudos inter e transdisciplinares;
  • analisar princípios metodológicos da área;
  • elaborar projetos;
  • participar de intercâmbios científicos e culturais;
  • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
  • participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
  • escrever verbetes;
  • organizar concursos acadêmicos e literários;
  • representar os pares em comissões externas a instituição;
  • disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais;
  • distribuir disciplinas;
  • realizar revisão de textos;
  • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
  • escrever textos relacionados a pesquisa;
  • indicar bibliografia;
  • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
  • participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc.;
  • realizar discussões teórico-metodológicas;
  • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • planejar orçamento;
  • implementar grades curriculares;
  • desenvolver atividades de pós-doutorado;
  • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
  • atualizar conteúdos programáticos;
  • promover o estudo de textos;
  • participar de colegiados;
  • implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão;
  • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão;
  • articular conhecimento de diferentes áreas;
  • demonstrar capacidade de interagir com outros;
  • selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc;
  • organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais;
  • elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas;
  • preparar aulas;
  • realizar estudos interdisciplinares;
  • orientar dissertações de mestrado;
  • promover intercâmbios científicos e culturais;
  • avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos;
  • programar atividades de pesquisa;
  • organizar antologias;
  • estruturar projetos pedagógicos na área;
  • orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização;
  • participar da elaboração de propostas curriculares;
  • realizar atualização bibliográfica;
  • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
  • editar publicações científicas;
  • definir conteúdos programáticos;
  • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
  • selecionar textos para estudo;
  • elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos;
  • programar atividades de laboratório de língua e informática;
  • dar atendimento individual aos alunos;
  • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
  • montar equipe de pesquisa;
  • elaborar dicionários e/ou sinalários;
  • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
  • elaborar dissertação de mestrado;
  • elaborar material didático e paradidático;
  • discutir propostas curriculares;
  • preparar programas de cursos;
  • estimular senso crítico dos alunos;
  • avaliar exame nacional de cursos;
  • prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa;
  • ministrar cursos de ensino a distância;
  • elaborar glossários;
  • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
  • relacionar teoria e prática;
  • participar da correção de exames;
  • coletar dados e materiais para pesquisa;
  • participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação;
  • trabalhar em equipe;
  • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais;
  • supervisionar estágios;
  • analisar dados e materiais de pesquisa;
  • avaliar desenvolvimento de alunos no curso;
  • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
  • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
  • traduzir textos;
  • organizar edições didáticas de obras literárias;
  • discutir questões sociais e culturais, em classe;
  • elaborar críticas literárias;
  • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
  • avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos;
  • participar da avaliação do projeto pedagógico do curso;
  • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
  • realizar atividades de editoração;
  • apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais;
  • relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-80

CBO 2346-80 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de semiótica que pertence ao grupo dos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 2346-80 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234680 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 234680 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Professor de Semiótica

Professor de Semiótica: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Semiótica CBO 2346-80 trabalhando no Brasil, ganha entre 0 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 0 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-80.