CBO 2346-56 - Professor de literatura italiana - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura italiana CBO 2346-56 Ministra aulas para ensino de literatura italiana, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais, dialogando com as diferentes áreas de conhecimento Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-56 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-56
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
O que faz um Professor de literatura italiana
O Professor de literatura italiana CBO 2346-56 planeja e ministra aulas de literatura italiana para análise de obras, recepção, produção textual e tradução, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, autores e obras da literatura de expressão italiana, relacionando com as áreas do conhecimento Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, análise da produção literária italiana em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua italiana, em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nos campos de linguística e literatura italiana Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura italiana, identificando campos de atuação e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua italiana frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura italiana, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Pode desenvolver projetos e trabalhos de tradutor, intérprete e algumas especialidades em editoração e produção de textos Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares.
Elabora e implementa projetos de extensão Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente.
Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e da literatura italiana Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora provas para processos de seleção e para avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-56 deve demonstrar competências pessoais, orientar alunos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, realizar atividades pedagógico-administrativas, prestar assessoria e consultoria, realizar atividades de avaliação, participar de atividades de qualificação profissional, divulgar conhecimentos científicos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-56
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura italiana CBO 2346-56
Um Professor de literatura italiana (ou sinônimo) deve promover estudos inter e transdisciplinares, orientar alunos na apresentação de trabalhos, participar de intercâmbios científicos e culturais, promover intercâmbios científicos e culturais, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, realizar atividades de editoração, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, representar os pares em comissões externas a instituição, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, realizar atualização bibliográfica, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, participar de júri de premiação acadêmica e científica, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, relacionar teoria e prática, articular conhecimento de diferentes áreas, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, elaborar dicionários e/ou sinalários, elaborar projetos, organizar horários, cronogramas, etc, avaliar grade curricular, realizar palestras, conferências, etc, trabalhar em equipe, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, preparar programas de cursos, indicar bibliografia, participar da correção de exames, selecionar textos para estudo, promover o estudo de textos, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, analisar dados e materiais de pesquisa, programar o uso de equipamentos de apoio, orientar dissertações de mestrado, discutir questões sociais e culturais, em classe, organizar publicações científicas, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, prever recursos financeiros para pesquisa, realizar revisão de textos, planejar orçamento, coletar dados e materiais para pesquisa, elaborar tese de doutorado, estabelecer critérios de avaliação, dar atendimento individual aos alunos, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, participar da organização de bancas examinadoras, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar relatórios e monografias, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, desenvolver metodologias científicas de trabalho, elaborar dissertação de mestrado, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, analisar princípios metodológicos da área, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, realizar discussões teórico-metodológicas, participar de discussões sobre a área, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, planejar grades curriculares, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, montar equipe de pesquisa, elaborar glossários, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, distribuir disciplinas, realizar estudos interdisciplinares, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, preparar instrumentos de avaliação, supervisionar estágios, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, participar de júri de premiação cultural, traduzir textos, demonstrar capacidade de análise e síntese, demonstrar capacidade de liderança, orientar teses de doutorado, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, definir conteúdos programáticos, demonstrar capacidade de reflexão, desenvolver atividades de pós-doutorado, estruturar projetos pedagógicos na área, programar atividades de laboratório de língua e informática, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., escrever verbetes, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, avaliar as necessidades dos alunos, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, elaborar críticas literárias, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, participar de colegiados, realizar levantamento bibliográfico, discutir propostas curriculares, escrever textos relacionados a pesquisa, elaborar material didático e paradidático, participar da elaboração de propostas curriculares, demonstrar capacidade de observação, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, organizar concursos acadêmicos e literários, ministrar cursos de ensino a distância, preparar aulas, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, implementar grades curriculares, organizar edições didáticas de obras literárias, programar atividades de pesquisa, editar publicações científicas, atualizar conteúdos programáticos, elaborar exames para concursos, estimular senso crítico dos alunos, avaliar exame nacional de cursos, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar capacidade de interagir com outros, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, discutir resultados da produção discente, organizar antologias.