CBO 2346-52 - Professor de literatura inglesa - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de literatura inglesa CBO 2346-52 Ministra aulas para ensino de literatura inglesa, na formação de profissionais de nível superior, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais, dialogando com as diferentes áreas de conhecimento Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2346-52 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-52
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de literatura inglesa
O Professor de literatura inglesa CBO 2346-52 planeja e ministra aulas de literatura inglesa para análise de obras, recepção, produção textual e tradução, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua e literatura inglesa, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, autores e obras da literatura de expressão inglesa, relacionando com as áreas do conhecimento Define ações, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, análise da produção literária inglesa em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua inglesa, em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nos campos de linguística e literatura inglesa Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura inglesa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua inglesa frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura inglesa, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica, divulga, a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades.
Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e da literatura inglesa Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal.
Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2346-52 deve orientar alunos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades pedagógico-administrativas, prestar assessoria e consultoria, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, realizar atividades de avaliação, divulgar conhecimentos científicos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, participar de atividades de qualificação profissional.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-52
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura inglesa CBO 2346-52
Um Professor de literatura inglesa (ou sinônimo) deve elaborar glossários, trabalhar em equipe, analisar dados e materiais de pesquisa, escrever verbetes, orientar teses de doutorado, realizar revisão de textos, organizar antologias, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, organizar publicações científicas, orientar dissertações de mestrado, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de reflexão, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, organizar horários, cronogramas, etc, orientar alunos na apresentação de trabalhos, demonstrar capacidade de interagir com outros, discutir resultados da produção discente, estimular senso crítico dos alunos, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, discutir questões sociais e culturais, em classe, implementar grades curriculares, ministrar cursos de ensino a distância, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, traduzir textos, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, discutir propostas curriculares, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, programar o uso de equipamentos de apoio, organizar edições didáticas de obras literárias, editar publicações científicas, definir conteúdos programáticos, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, distribuir disciplinas, realizar discussões teórico-metodológicas, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, preparar programas de cursos, coletar dados e materiais para pesquisa, participar de discussões sobre a área, preparar instrumentos de avaliação, participar de júri de premiação cultural, representar os pares em comissões externas a instituição, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, demonstrar capacidade de análise e síntese, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, elaborar dicionários e/ou sinalários, avaliar grade curricular, avaliar exame nacional de cursos, participar da elaboração de propostas curriculares, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, avaliar as necessidades dos alunos, prever recursos financeiros para pesquisa, estruturar projetos pedagógicos na área, elaborar exames para concursos, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., preparar aulas, participar de júri de premiação acadêmica e científica, planejar grades curriculares, realizar levantamento bibliográfico, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, supervisionar estágios, relacionar teoria e prática, promover intercâmbios científicos e culturais, articular conhecimento de diferentes áreas, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, promover o estudo de textos, elaborar material didático e paradidático, elaborar tese de doutorado, realizar palestras, conferências, etc, desenvolver metodologias científicas de trabalho, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, selecionar textos para estudo, demonstrar capacidade de observação, participar da organização de bancas examinadoras, elaborar críticas literárias, programar atividades de laboratório de língua e informática, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, participar de intercâmbios científicos e culturais, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, realizar atividades de editoração, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., desenvolver atividades de pós-doutorado, analisar princípios metodológicos da área, elaborar relatórios e monografias, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, dar atendimento individual aos alunos, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, promover estudos inter e transdisciplinares, planejar orçamento, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, estabelecer critérios de avaliação, participar da correção de exames, realizar atualização bibliográfica, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, escrever textos relacionados a pesquisa, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, programar atividades de pesquisa, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, participar de colegiados, indicar bibliografia, elaborar projetos, montar equipe de pesquisa, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, elaborar dissertação de mestrado, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, organizar concursos acadêmicos e literários, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, realizar estudos interdisciplinares, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, atualizar conteúdos programáticos, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc.