CBO 2345-15 - Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

Entenda o que fazem os professores na área de formação pedagógica do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

Planeja e executa processo de ensino na área de pesquisa educacional em nível superior. Ministra aulas para formação do professor-pesquisador, apto a comparar métodos de ensino, testar teorias e verificar a eficácia de práticas pedagógicas, adotando postura dinâmica de constante renovação na sua ação docente. Presta orientações ao aluno sobre como elaborar as questões a serem investigadas, identificar o delineamento de pesquisa a ser utilizado, e definir a forma de avaliar novos procedimentos de ensino aplicados em contextos reais. Supervisiona estágios. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Pode prestar assessoria às organizações governamentais e educacionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (8/8)
Habilidade (8/8)
Atitude (8/8)
Perfil Ocupacional (8/8)
Elabora planejamento de ensino na área de pesquisa educacional, estabelecendo objetivos e sequência dos conteúdos a serem ministrados. Prepara infraestrutura com salas equipadas com rede de informática, centros de estudo, pesquisa e extensão, entre outras instalações. Providencia “softwares”, aplicativos e outros recursos de informática. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas para formação do professor-pesquisador, apto a comparar métodos de ensino, testar teorias e verificar a eficácia de práticas pedagógicas, adotando postura dinâmica de constante renovação na sua ação docente. Apresenta a pesquisa como um dos princípios pedagógicos essenciais ao exercício e ao aprimoramento dos profissionais do magistério e ao aperfeiçoamento da prática educativa.

Orienta o aluno sobre como elaborar as questões a serem investigadas, identificar o delineamento de pesquisa a ser utilizado, e definir a forma de avaliar novos procedimentos de ensino aplicados em contextos reais.

Ressalta a importância de o professor-pesquisador transmitir metodologia de trabalho ao estudante da educação básica, para que ele adquira novos saberes e faça descobertas nas suas áreas de estudo, transformando a sala de aula em fórum de discussões dos resultados das investigações realizadas e convertendo a escola em local onde – além de aquisição de conhecimentos – ocorre o desenvolvimento de capacidade reflexiva, a execução de análise crítica e a busca contínua de novas competências.

Cria desafios e propõe questões para reflexão do aluno. Enfatiza a relevância do aprendizado contínuo e autônomo, para adequar a pesquisa às características do corpo discente, às mudanças na legislação, e às alterações dos sistemas educacionais.

Coordena ações de pesquisa educacional em estágios, identificando oportunidades em escolas públicas e privadas. Supervisiona os estágios, em que os alunos vivenciam a atuação de professor-pesquisador. Examina o relatório de estágio de cada aluno. Promove reunião de turma, com apresentação e análise das atividades desenvolvidas nos estágios, para troca de experiência em grupo e oportunidade para avaliação de processos reais de pesquisa educacional.

Durante reuniões e outras práticas, estimula o desenvolvimento de atitude crítica, raciocínio lógico, criatividade, capacidade de comunicação, questionamento da realidade, e conduta ética.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Pode prestar assessoria às organizações governamentais e educacionais, orientando na implantação da pesquisa em sala de aula como parte da docência e mostrando as condições – como a liberdade de pesquisar o saber e de manifestar pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o acesso às fontes nacionais e internacionais de pesquisas, o tempo para o professor realizar o levantamento de problemas, a disponibilidade de recursos necessários à implantação de nova estratégia de ensino, entre outras - para a execução da experiência.

Mantém-se atualizado em relação às inovações no processo de pesquisa educacional, levantando novas tecnologias aplicadas à realização de pesquisas, estudando propostas e políticas educacionais, e participando de congressos e outros eventos.

Planeja e desenvolve pesquisas, abordando diferentes temas, como as relações entre educação e trabalho, educação e diversidade, entre outras questões da sociedade contemporânea. Publica resultados de pesquisas em revistas científicas, livros e mídia eletrônica.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA) TÓPICOS DE ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) MÍDIA E EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA CULTURA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) ANÁLISE PSICOLÓGICA DO COTIDIANO ESCOLAR 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) CORRENTES PEDAGÓGICAS DO SÉCULO XX 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INFANTIL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - TEMÁTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DE SISTEMAS, INSTITUIÇÕES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) AÇÕES INTERDISCLINARES 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ATIVIDADES DE PESQUISA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) CONSTRUÇÃO DE ITENS PARA TESTES DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR E INSTITUCIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) CULTURA E EXTENSÃO - PRÁTICAS FORMATIVAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA - TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DISCIPLINA ESCOLAR E CIDADANIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTÁGIOS E PROJETOS - ATIVIDADES PRÁTICAS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) FRACASSO ESCOLAR: QUESTÃO SOCIAL, QUESTÃO DE DIDÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS DE ENSINO, ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS E EM EQUIPE DE APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PAPEL DO PROFESSOR, PAPEL DO ALUNO, RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO NAS DIVERSAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS E MULTIDISCIPLINARES 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEMAS TRANSVERSAIS EM EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE ADULTOS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PERMANENTE 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO RURAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO PROFISSIONALIZANTE 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) CIÊNCIA, AMBIENTE E SOCIEDADE NO ENSINO BÁSICO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) CULTURA E EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) DESENVOLVIMENTO HUMANO: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PRESSUPOSTOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) MOVIMENTOS DE INCLUSÃO NO AMBIENTE EDUCATIVO CONTEMPORÂNEO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PENSAMENTO EDUCACIONAL: ESTUDOS HISTÓRICOS, POLÍTICA, SOCIEDADE E CULTURA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) POLÍTICAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) E ESCALAS DE DESEMPENHO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) DISSERTAÇÃO E PRODUTO EDUCACIONAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LINGUAGEM E CONHECIMENTO 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) AMBIENTES VIRTUAIS E COLABORATIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) CONSTRUÇÃO DE INDICADORES EDUCACIONAIS 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) ELABORAÇÃO DE TERMOS DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) ELEMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EDUCACIONAL 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA NA ÁREA DE PESQUISA EDUCACIONAL 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) ESCALAS SOMATIVAS E ATITUDINAIS EM EDUCAÇÃO 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) ROTEIRO PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) SALAS DE AULA, CENTROS DE ESTUDO E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA NA ÁREA DE PESQUISA EDUCACIONAL 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) SISTEMAS DE AVALIAÇÃO: NACIONAL E ESTADUAIS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 3 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 4

Condições de Trabalho

Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • atualizar-se na Área;
  • produzir material de trabalho;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • participar de atividades administrativas;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • orientar alunos;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc.;
  • planejar pesquisas;
  • proferir palestras;
  • gerenciar convênios;
  • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
  • estudar a produção científica da área;
  • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
  • orientar monitores;
  • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
  • estudar diferentes formas de comunicação;
  • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
  • discutir resultados de avaliação;
  • participar de congressos e eventos científicos;
  • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
  • desenvolver propostas de avaliação;
  • coordenar reuniões;
  • analisar os problemas da realidade brasileira;
  • preencher relatórios de atividades;
  • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
  • elaborar projetos de extensão;
  • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
  • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
  • avaliar projetos de extensão;
  • analisar dados e materiais de pesquisa;
  • produzir artigos para divulgação;
  • sistematizar conteúdos;
  • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
  • atuar em projetos de extensão;
  • desenvolver atividades interativas;
  • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos;
  • programar cursos para atendimento a demandas externas;
  • produzir textos para uso pedagógico;
  • participar de reuniões;
  • atuar em banca examinadora docente e discente;
  • produzir transparências;
  • compromissar-se social e politicamente;
  • dialogar com os alunos;
  • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
  • produzir planos de cursos e de aulas;
  • prestar assessoria a órgãos públicos;
  • planejar projetos de extensão;
  • exercer cargos de direção;
  • avaliar cursos;
  • avaliar material didático;
  • planejar projetos de intervenção pedagógica;
  • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
  • colaborar em comissões de avaliação;
  • participar de associações de classe;
  • produzir instrumentos de avaliação;
  • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
  • redigir relatórios de pesquisa;
  • orientar alunos de iniciação científica;
  • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não;
  • exercer cargos de representação;
  • produzir cartazes;
  • avaliar o desempenho dos alunos;
  • estudar propostas e políticas educacionais;
  • atender alunos, individualmente e em grupo;
  • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
  • coordenar projetos de extensão;
  • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
  • realizar revisão da literatura na área;
  • coordenar cursos;
  • dialogar com as entidades representativas;
  • organizar publicações;
  • participar de atividades culturais;
  • coordenar projetos pedagógicos;
  • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
  • atuar em comissões editoriais;
  • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
  • avaliar a própria prática de pesquisa;
  • produzir hipertextos;
  • estudar outros idiomas;
  • constituir grupos de pesquisa;
  • avaliar trabalhos científicos;
  • planejar eventos e seminários;
  • avaliar planos de ação pedagógica;
  • produzir vídeos;
  • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
  • avaliar currículos de alunos;
  • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
  • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
  • planejar aulas;
  • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
  • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
  • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
  • divulgar resultados de pesquisas;
  • analisar pesquisas educacionais;
  • participar de comissões;
  • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
  • estudar a legislação educacional;
  • demonstrar postura ética;
  • organizar coletâneas;
  • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
  • participar de colegiados;
  • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
  • atuar em debates;
  • trabalhar em equipe;
  • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
  • prever fontes de financiamento;
  • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
  • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
  • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
  • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • avaliar projetos de pesquisa;
  • atribuir notas e conceitos;
  • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
  • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • planejar a produção de materiais didáticos;
  • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
  • elaborar programas e cronogramas;
  • elaborar pareceres;
  • dominar a língua portuguesa;
  • coordenar convênios;
  • coordenar pesquisas;
  • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
  • demonstrar postura crítica;
  • sugerir composição de bancas examinadoras;
  • dialogar com os professores da instituição;
  • participar de associações científicas;
  • realizar eventos;
  • redigir publicações científicas;
  • planejar os ambientes de aprendizagem;
  • treinar auxiliares de pesquisa;
  • avaliar o desenvolvimento das aulas;
  • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
  • gerenciar projetos;
  • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
  • avaliar políticas educacionais;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • auto-avaliar-se;
  • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
  • coletar dados e materiais para pesquisa;
  • coordenar eventos;
  • sistematizar dados e materiais de pesquisa;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-15

CBO 2345-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de ensino superior na área de pesquisa educacional que pertence ao grupo dos professores na área de formação pedagógica do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos e salários CBO 2345-15 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234515 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores na área de formação pedagógica do ensino superior em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2345-15 Professor de Pesquisa Educacional (ensino Superior) Brasil 32h 783
2345-15 Docente de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional Brasil 32h 783
2345-15 Professor de Ensino Superior na Área de Pesquisa Educacional Brasil 32h 783
2345-15 Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa Brasil 32h 783
2345-15 Professor de Ensino Superior na Área de Metodologia da Pesquisa em Educação Brasil 32h 783
2345-15 Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação Brasil 32h 783
2345-15 Professor Universitário na Área de Pesquisa Educacional Brasil 32h 783

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial