CBO 2345-15 - Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15 Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho
CBO 2345-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
O que faz um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15 planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.
Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-15 deve avaliar o trabalho acadêmico científico, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, demonstrar competências pessoais, participar de atividades administrativas, supervisionar formação pedagógica em estágios, comunicar-se, produzir material de trabalho, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, orientar alunos, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, atualizar-se na Área.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-15
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15
Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional (ou sinônimo) deve ministrar cursos para atendimento às demandas externas, gerenciar projetos, dialogar com os professores da instituição, constituir grupos de pesquisa, desenvolver propostas de avaliação, avaliar planos de ação pedagógica, produzir hipertextos, gerenciar convênios, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, colaborar em comissões de avaliação, estudar a constituição de profissões no campo educacional, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, prever fontes de financiamento, coordenar projetos de extensão, avaliar o desempenho dos alunos, sistematizar conteúdos, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, discutir resultados de avaliação, coletar dados e materiais para pesquisa, realizar revisão da literatura na área, estudar a produção científica da área, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, atuar em projetos de extensão, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, participar de congressos e eventos científicos, avaliar políticas educacionais, planejar a produção de materiais didáticos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, avaliar material didático, atuar em banca examinadora docente e discente, participar de atividades culturais, prestar assessoria a órgãos públicos, produzir cartazes, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., planejar eventos e seminários, participar de comissões, coordenar áreas, disciplinas e turmas, auto-avaliar-se, exercer cargos de direção, organizar coletâneas, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, planejar os ambientes de aprendizagem, compromissar-se social e politicamente, orientar alunos de iniciação científica, participar de associações científicas, estudar outros idiomas, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, coordenar projetos pedagógicos, desenvolver atividades interativas, coordenar reuniões, produzir artigos para divulgação, avaliar projetos de pesquisa, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, analisar pesquisas educacionais, coordenar cursos, coordenar pesquisas, treinar auxiliares de pesquisa, programar cursos para atendimento a demandas externas, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, atuar em debates, trabalhar em equipe, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, avaliar trabalhos científicos, atender alunos, individualmente e em grupo, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, redigir publicações científicas, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, preencher relatórios de atividades, trabalhar com diferentes formas de interação humana, sugerir composição de bancas examinadoras, avaliar a própria prática de pesquisa, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, demonstrar postura crítica, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, produzir vídeos, elaborar pareceres, analisar dados e materiais de pesquisa, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, atribuir notas e conceitos, dialogar com as entidades representativas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, atuar em comissões editoriais, orientar monitores, produzir instrumentos de avaliação, coordenar convênios, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, estudar propostas e políticas educacionais, participar de reuniões, analisar os problemas da realidade brasileira, elaborar programas e cronogramas, avaliar o desenvolvimento das aulas, estudar a legislação educacional, avaliar cursos, produzir textos para uso pedagógico, participar de associações de classe, demonstrar postura ética, divulgar resultados de pesquisas, estudar diferentes formas de comunicação, produzir transparências, proferir palestras, planejar pesquisas, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, planejar projetos de intervenção pedagógica, dialogar com os alunos, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, coordenar eventos, exercer cargos de representação, sistematizar dados e materiais de pesquisa, avaliar projetos de extensão, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, avaliar currículos de alunos, planejar projetos de extensão, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, realizar eventos, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, redigir relatórios de pesquisa, organizar publicações, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, participar de colegiados, produzir planos de cursos e de aulas, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, elaborar projetos de extensão, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, coordenar grupos de pesquisa, dominar a língua portuguesa, planejar aulas, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, coordenar equipes de trabalho, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional.