CBO 2344-45 - Professor de nutrição - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de nutrição CBO 2344-45 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de ciência dos alimentos, dietética, análise sensorial, sistemas alimentares, planejamento e avaliação de cardápios, educação e segurança alimentar e nutricional, entre outros da área de nutrição do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2344-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nutrição, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-45 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-45
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
O que faz um Professor de nutrição
O Professor de nutrição CBO 2344-45 planeja cursos na área de nutrição, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático e experimentos.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de ciência dos alimentos, dietética, análise sensorial, sistemas alimentares, planejamento e avaliação de cardápios, educação e segurança alimentar e nutricional, entre outros da área de nutrição Supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.
Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.
Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Revisa e registra resultados de avaliações.
Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da nutrição, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.
Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.
Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de nutrição, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2344-45 deve desenvolver pesquisas, ministrar atividades didáticas, divulgar produção acadêmica, comunicar-se, avaliar alunos, disciplinas e cursos, preparar aulas teóricas e práticas, planejar cursos, realizar atividades de extensão, participar da administração universitária, demonstrar competências pessoais, orientar alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-45
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de nutrição CBO 2344-45
Um Professor de nutrição (ou sinônimo) deve orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, expressar-se por escrito, proferir palestras e conferências, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, elaborar projetos, participar de órgãos colegiados, revisar literatura, argumentar com clareza e consistência, supervisionar experimentos, coletar dados, revisar textos, discutir avaliação com aluno, estimular realização de trabalhos em grupo, desenvolver equipamentos e materiais, coordenar eventos científicos, executar consultoria ad hoc, integrar direção de associações científicas e profissionais, definir bibliografia, redigir boletins, registrar resultados de avaliações, partilhar conhecimento, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, liderar pessoas, treinar equipe de pesquisa, preparar avaliações, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, selecionar conteúdo, oferecer cursos, definir perfil de profissisonal de conclusão, chefiar departamento, conceder entrevistas a mídia, trabalhar em grupo, orientar execução de tarefas, esclarecer dúvidas, coordenar seminários e grupos de discussão, propor convênios, demonstrar capacidade de análise, preparar apresentação de resultados, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, orientar percurso acadêmico do aluno, participar de bancas de concursos, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, demonstrar criatividade, ministrar atividades de campo, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, identificar pré-requisitos, estimular auto-aprendizado, participar de eventos científicos, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, ministrar aulas expositivas, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, obter financiamento para publicação, presidir órgãos colegiados, coordenar projetos institucionais, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, selecionar metodologia de ensino, coordenar pesquisa, elaborar ementas, propor alterações em estrutura curricular, revisar avaliações, implementar ações educativas e preventivas, preparar documentação científica, instruir alunos em técnicas especiais, compor apresentação final de publicações, integrar corpo editorial de revistas, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, coordenar implantação de cursos, agir com senso crítico, definir critérios e calendário de avaliação, estabelecer metodologia de pesquisa, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, participar de comissões, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, elaborar pareceres diversos, orientar elaboração de projetos e textos científicos, divulgar resultados de avaliação, definir carga horária, constituir equipe de pesquisa, submeter textos para publicação, registrar freqüência de aluno, analisar processo de avaliação, adaptar equipamentos e materiais, supervisionar estágios curriculares, estimular atitude crítica, demonstrar capacidade de organização, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, gerenciar recursos das pesquisas, instruir alunos na formação de atitudes, preparar material didático, definir políticas acadêmicas, prestar assessorias e consultorias, identificar demanda de mercado, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, definir objetivos de cursos, demonstrar capacidade de motivação, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, analisar dados, interpretar mensagens orais - compreensão oral, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, elaborar proposta de criação de curso, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, agir com disciplina, coordenar disciplinas, estabelecer número de vagas, expressar-se oralmente, captar recursos materiais e financeiros, demonstrar capacidade de síntese, elaborar cronograma de atividades, estabelecer intercâmbio científico, corrigir trabalhos acadêmicos, atualizar literatura, definir elenco de disciplinas, ter visão global, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, constituir corpo docente, estimular desenvolvimento de conduta ética, ministrar aulas práticas.