CBO 2344-30 - Professor de fonoaudiologia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da audição, da fala, da fluência, da linguagem e da voz, métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2344-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de fonoaudiologia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.

O que faz um Professor de fonoaudiologia

O Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30 planeja cursos na área de fonoaudiologia, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.

Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.

Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.

Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.

Faz uso das tecnologias disponíveis.

Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da fala, da fluência, da linguagem e da voz e métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia Supervisiona estágios curriculares.

Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas fonoaudiológicas especiais.

Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.

Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.

Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.

Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos.

Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da fonoaudiologia, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa.

Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados.

Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos.

Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de fonoaudiologia, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2344-30 deve realizar atividades de extensão, orientar alunos, preparar aulas teóricas e práticas, participar da administração universitária, comunicar-se, desenvolver pesquisas, ministrar atividades didáticas, demonstrar competências pessoais, avaliar alunos, disciplinas e cursos, planejar cursos, divulgar produção acadêmica.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-30

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Atividades exercidas por um Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30

Um Professor de fonoaudiologia (ou sinônimo) deve definir carga horária, liderar pessoas, trabalhar em grupo, propor convênios, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, identificar demanda de mercado, elaborar pareceres diversos, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, definir perfil de profissisonal de conclusão, coordenar disciplinas, elaborar cronograma de atividades, interpretar mensagens orais - compreensão oral, analisar processo de avaliação, orientar execução de tarefas, argumentar com clareza e consistência, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, ministrar aulas expositivas, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, ministrar aulas práticas, coordenar implantação de cursos, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, estabelecer intercâmbio científico, redigir boletins, desenvolver equipamentos e materiais, conceder entrevistas a mídia, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, preparar avaliações, expressar-se oralmente, selecionar metodologia de ensino, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, supervisionar estágios curriculares, registrar freqüência de aluno, estimular atitude crítica, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, divulgar resultados de avaliação, prestar assessorias e consultorias, elaborar proposta de criação de curso, participar de bancas de concursos, selecionar conteúdo, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, corrigir trabalhos acadêmicos, coordenar pesquisa, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, coordenar seminários e grupos de discussão, identificar pré-requisitos, ter visão global, obter financiamento para publicação, agir com senso crítico, integrar direção de associações científicas e profissionais, definir bibliografia, expressar-se por escrito, preparar documentação científica, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, estimular desenvolvimento de conduta ética, estimular realização de trabalhos em grupo, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, participar de eventos científicos, ministrar atividades de campo, estimular auto-aprendizado, supervisionar experimentos, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, preparar material didático, compor apresentação final de publicações, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, executar consultoria ad hoc, demonstrar capacidade de organização, revisar avaliações, captar recursos materiais e financeiros, adaptar equipamentos e materiais, orientar elaboração de projetos e textos científicos, definir critérios e calendário de avaliação, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, participar de comissões, estabelecer metodologia de pesquisa, definir políticas acadêmicas, estabelecer número de vagas, proferir palestras e conferências, atualizar literatura, chefiar departamento, analisar dados, agir com disciplina, constituir equipe de pesquisa, elaborar ementas, submeter textos para publicação, elaborar projetos, revisar textos, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, constituir corpo docente, definir elenco de disciplinas, esclarecer dúvidas, instruir alunos na formação de atitudes, treinar equipe de pesquisa, partilhar conhecimento, demonstrar criatividade, discutir avaliação com aluno, orientar percurso acadêmico do aluno, integrar corpo editorial de revistas, instruir alunos em técnicas especiais, propor alterações em estrutura curricular, oferecer cursos, definir objetivos de cursos, coletar dados, gerenciar recursos das pesquisas, registrar resultados de avaliações, demonstrar capacidade de síntese, coordenar eventos científicos, implementar ações educativas e preventivas, demonstrar capacidade de motivação, revisar literatura, presidir órgãos colegiados, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, participar de órgãos colegiados, demonstrar capacidade de análise, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, preparar apresentação de resultados, coordenar projetos institucionais, produzir materiais iconográficos e ilustrativos.

Cargos e salários CBO 2344-30 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Salário Professor de Fonoaudiologia

Professor de Fonoaudiologia: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Fonoaudiologia CBO 2344-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.503 e 7.169 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 57 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2344-30.