CBO 2332-25 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
Entenda o que fazem os instrutores de ensino profissional no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros. Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos. Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional. Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2332-25
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação. Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros. Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas. Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem.
Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas. Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas. Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos. Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho. Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
|---|---|---|---|---|---|---|
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) CÁLCULO DE CUSTOS APLICADOS À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) CONVERSÃO DE UNIDADES DE MEDIDA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA | 5 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) MATEMÁTICA FINANCEIRA | 5 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) SISTEMA INTERNACIONAL DE MEDIDAS - SII | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 5 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 5 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 5 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS | 5 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES E APLICATIVOS DA ÁREA DE SERVIÇOS | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES EDUCACIONAIS | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) INFORMÁTICA APLICADA ÀS ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PLANILHAS E DOCUMENTOS EM MEIO ELETRÔNICOS | 5 | 5 | 5 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA DE TRANSPORTES | 5 | 5 | 5 | |
| ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA DE TRANSPORTES) PROCEDIMENTOS E ROTINAS DE SERVIÇOS DE TRANSPORTES | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) PROTOCOLOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) PROCEDIMENTOS E ROTINAS DE SERVIÇOS DE ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE DIREITO GERAL E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E FISCAL | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE GERAL E APLICADA | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | SECRETARIADO EXECUTIVO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SECRETARIADO EXECUTIVO) ROTINAS ADMINISTRATIVAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) CONTROLE DE ENTRADA E SAÍDA DE DOCUMENTOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) CONTROLE DE QUALIDADE - FERRAMENTAS E PROCEDIMENTOS | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) DOCUMENTAÇÃO INTERNA E EXTERNA: ASSUNTO, NATUREZA, SIGILO, LEGAL, FISCAL, TRIBUTÁRIA | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE GESTÃO EM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE LOGÍSTICA APLICADA AOS PROCESSOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) LIDERANÇA, NEGOCIAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ORGANIZAÇÃO, CONTROLE E ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTOS FÍSICOS, VIRTUAIS, AUDIOVISUAIS, MICROFILMADOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA GESTÃO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) TÉCNICAS SECRETARIAIS PROTOCOLARES | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | TEORIA ECONÔMICA | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | TEORIA GERAL DA ECONOMIA | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS (CNAE) – DIVISÕES DE SERVIÇOS | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA DA INFORMAÇÃO | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TEORIA GERAL DA INFORMAÇÃO | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | ARQUIVOLOGIA | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 3 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) CÓDIGOS DE ÉTICA DA OCUPAÇÃO | 5 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) CARACTERÍSTICAS DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ÀS EMPRESAS | 4 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) CARACTERÍSTICAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COLETIVIDADE | 4 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) CARACTERÍSTICAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ÀS PESSOAS | 4 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | 5 | 4 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | POLÍTICA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) COMUNICAÇÃO E DIDÁTICA APLICADAS A TECNICAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PRÁTICAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO DE ADULTOS | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 5 | 5 | 5 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL E LIBRAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) HISTÓRICO DA OCUPAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS | 4 | 3 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 4 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 4 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 4 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) INTERPRETAÇÃO E ELABORAÇÃO DE TEXTOS | 5 | 4 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 4 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO TÉCNICA E OFICIAL | 5 | 4 | 5 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 3 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS TÉCNICO | 4 | 3 | 3 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | CONTROLE DE PROCESSOS | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 5 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 5 | 4 | 4 | |
| TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES | 5 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
| Categoria | Atitude | Imp. |
|---|---|---|
| AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
| SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- Demonstrar competências pessoais;
- Garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- Prestar serviços a comunidade;
- Comunicar-se;
- Avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- Fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- Planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- Elaborar material pedagógico;
- Desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- Zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- Criar relacionamentos de confiabilidade;
- Elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- Fixar critérios de avaliação dos alunos;
- Preencher planilhas de custo;
- Criar situações de trabalho em equipe;
- Coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- Criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- Verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- Demonstrar capacidade de aprendizagem;
- Analisar as avaliações;
- Sistematizar a legislação na sua área;
- Desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- Avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- Tomar providências em casos de emergência;
- Programar a utilização de material didático-pedagógico;
- Comprovar experiência na área específica;
- Preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- Participar de ações institucionais com objetivo social;
- Desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- Divulgar idéias através de projetos de ensino;
- Propor cronograma de atividades pedagógicas;
- Agir eticamente na profissão;
- Preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- Projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- Revisar material pedagógico;
- Ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- Testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- Desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- Negociar projetos e cursos;
- Mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente;
- Expor idéias e opiniões em reuniões da escola;
- Demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- Comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- Desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- Sistematizar os termos técnicos da área;
- Desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene;
- Propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- Avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- Auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- Registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- Conferir a execução da manutenção;
- Expressar-se com clareza;
- Controlar o estoque de peças de reposição;
- Demonstrar criatividade;
- Demonstrar perseverança;
- Selecionar material pedagógico;
- Dialogar com os alunos;
- Solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- Orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- Sistematizar as normas técnicas;
- Dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- Orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- Ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- Revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- Promover a exposição e venda de produtos do curso;
- Comprovar certificação das competências;
- Efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- Processar materiais para a utilização em ensino;
- Adequar material pedagógico;
- Especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- Realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- Organizar exposições de produtos;
- Corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- Avaliar competências adquiridas anteriormente;
- Preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- Investigar diferentes recursos didáticos;
- Coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- Cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- Comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- Tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes;
- Tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- Executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- Selecionar recursos didáticos;
- Demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- Promover intercâmbios institucionais;
- Dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- Empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- Demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- Garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- Preencher diários de classe ou similares;
- Programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- Identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- Preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- Elaborar os planos de aula;
- Preparar recursos audio-visuais;
- Manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- Estimular os alunos na busca de conhecimento;
- Sistematizar a produção científica da área;
- Preparar material didático;
- Pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- Orientar os alunos;
- Demonstar capacidade de avaliação;
- Consultar manual do equipamento para manutenção;
- Ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- Organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- Registrar controles de estoque;
- Avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- Sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- Criar situações operacionais de atividades;
- Preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- Sistematizar as mudanças tecnológicas;
- Demonstrar tolerância e paciência;
- Sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- Utilizar refernciais de avaliação normatizados;
- Preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- Desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- Participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- Demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais;
- Demonstrar capacidade de organização;
- Fixar metas educacionais para a escola;
- Encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- Dialogar com os meios de comunicação de massa;
- Dialogar com os outros professores;
- Criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- Demonstrar flexibilidade;
- Prestar assessoria técnica a comunidade;
- Auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- Criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- Confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- Preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- Executar a manutenção preventiva;
- Prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- Definir metodologias e técnicas de ensino;
- Estabelecer referenciais de avaliação;
- Participar de campanhas educativas;
- Integrar-se em eventos da área;
- Prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- Demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- Programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- Analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- Demonstrar liderança;
- Confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- Tomar parte na organização do currículo escolar;
- Autoavaliar-se;
- Dialogar com membros e instituições da comunidade;
- Participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- Limpar os equipamentos;
- Registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- Identificar novas fontes para atualização;
- Participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- Simular situações atuais de trabalho;
- Utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- Direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
Profissões da Família Ocupacional
- Professor de Aprendizagem e Treinamento Comercial
- Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços
- Instrutor de Aprendizagem em Transportes
- Instrutor de Informática
- Instrutor Agrícola
- Instrutor de Aprendizagem Agropecuária
- Instrutor de Treinamento Agropecuário
- Instrutor de Aprendizagem Industrial
- Instrutor de Educação Profissional Industrial
- Instrutor de Ofícios Industriais
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-25
CBO 2332-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços que pertence ao grupo dos instrutores de ensino profissional, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
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- Profissionais do ensino
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- Professores e instrutores do ensino profissional
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- Instrutores de ensino profissional
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