CBO 2332-25 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.
Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-25 deve zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, prestar serviços a comunidade, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, elaborar material pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, demonstrar competências pessoais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, planejar metas e estratégias de ações educacionais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-25
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços (ou sinônimo) deve participar de atividades de elaboração do plano de curso, processar materiais para a utilização em ensino, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, analisar as avaliações, revisar material pedagógico, comprovar experiência na área específica, comprovar certificação das competências, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, comprovar qualificação profissional na área de atuação, revisar as metodologias e técnicas de ensino, estabelecer referenciais de avaliação, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, programar calendário de atividades para estágios de alunos, limpar os equipamentos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, verificar o estado dos equipamentos de segurança, programar a utilização de material didático-pedagógico, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, prestar assessoria técnica a comunidade, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, demonstrar flexibilidade, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, criar relacionamentos de confiabilidade, conferir a execução da manutenção, demonstrar criatividade, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, dialogar com os meios de comunicação de massa, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, agir eticamente na profissão, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, tomar parte na elaboração do calendário escolar, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, sistematizar a produção científica da área, registrar controles de estoque, propor cronograma de atividades pedagógicas, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, preparar recursos audio-visuais, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, confeccionar apostilas para apoio às aulas, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, executar a manutenção preventiva, demonstrar capacidade de aprendizagem, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, preencher planilhas de custo, dialogar com membros e instituições da comunidade, dialogar com os outros professores, preencher diários de classe ou similares, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, sistematizar as normas técnicas, criar situações operacionais de atividades, sistematizar os termos técnicos da área, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, utilizar refernciais de avaliação normatizados, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, elaborar os planos de aula, orientar os alunos, definir metodologias e técnicas de ensino, simular situações atuais de trabalho, preparar material didático, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, controlar o estoque de peças de reposição, integrar-se em eventos da área, tomar providências em casos de emergência, estimular os alunos na busca de conhecimento, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, investigar diferentes recursos didáticos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, divulgar idéias através de projetos de ensino, participar de campanhas educativas, identificar novas fontes para atualização, selecionar material pedagógico, avaliar competências adquiridas anteriormente, registrar as tarefas executadas pelos alunos, consultar manual do equipamento para manutenção, sistematizar as mudanças tecnológicas, demonstrar tolerância e paciência, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, promover intercâmbios institucionais, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, participar da captação de recursos financeiros e físicos, demonstrar capacidade de organização, adequar material pedagógico, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, autoavaliar-se, organizar exposições de produtos, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, especificar equipamentos para manutenção e reposição, demonstar capacidade de avaliação, promover a exposição e venda de produtos do curso, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, criar situações interativas com o mercado de trabalho, selecionar recursos didáticos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, corrigir trabalhos, provas, exercícios, fixar critérios de avaliação dos alunos, expressar-se com clareza, demonstrar perseverança, sistematizar a legislação na sua área, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, criar situações de trabalho em equipe, dialogar com os alunos, negociar projetos e cursos, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, fixar metas educacionais para a escola, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, tomar parte na organização do currículo escolar, participar de ações institucionais com objetivo social, encaminhar alunos para atendimentos específicos, dialogar com outros setores ou unidades da escola, identificar características e interesses pessoais dos alunos.