CBO 2332-25 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

Entenda o que fazem os instrutores de ensino profissional no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros. Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos. Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional. Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho. Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação. Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.

Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros. Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.

Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas. Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem.

Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.

Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas. Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas. Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos. Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.

Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho. Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) CÁLCULO DE CUSTOS APLICADOS À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) CONVERSÃO DE UNIDADES DE MEDIDA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 5 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) MATEMÁTICA FINANCEIRA 5 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 5 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) SISTEMA INTERNACIONAL DE MEDIDAS - SII 5 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 5 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 5 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 4 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 5 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 5 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES E APLICATIVOS DA ÁREA DE SERVIÇOS 5 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 5 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES EDUCACIONAIS 5 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 4 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) INFORMÁTICA APLICADA ÀS ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PLANILHAS E DOCUMENTOS EM MEIO ELETRÔNICOS 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA DE TRANSPORTES 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA DE TRANSPORTES) PROCEDIMENTOS E ROTINAS DE SERVIÇOS DE TRANSPORTES 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) PROTOCOLOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE NUTRIÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE NUTRIÇÃO OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) PROCEDIMENTOS E ROTINAS DE SERVIÇOS DE ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITOS ESPECIAIS 4 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE DIREITO GERAL E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E FISCAL 4 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4 3 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE GERAL E APLICADA 4 3 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO SECRETARIADO EXECUTIVO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SECRETARIADO EXECUTIVO) ROTINAS ADMINISTRATIVAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 3 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ADMINISTRAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 4 3 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) CONTROLE DE ENTRADA E SAÍDA DE DOCUMENTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) CONTROLE DE QUALIDADE - FERRAMENTAS E PROCEDIMENTOS 5 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) DOCUMENTAÇÃO INTERNA E EXTERNA: ASSUNTO, NATUREZA, SIGILO, LEGAL, FISCAL, TRIBUTÁRIA 5 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 3 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE GESTÃO EM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 4 3 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 3 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE LOGÍSTICA APLICADA AOS PROCESSOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 4 3 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) LIDERANÇA, NEGOCIAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS 5 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ORGANIZAÇÃO, CONTROLE E ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTOS FÍSICOS, VIRTUAIS, AUDIOVISUAIS, MICROFILMADOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA GESTÃO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) TÉCNICAS SECRETARIAIS PROTOCOLARES 4 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 4 3 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA GERAL DA ECONOMIA 4 3 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS (CNAE) – DIVISÕES DE SERVIÇOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 5 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO 5 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 5 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO 5 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 4 3 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA GERAL DA INFORMAÇÃO 4 3 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ARQUIVOLOGIA 5 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS 5 4 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 4 3 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 3 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) CÓDIGOS DE ÉTICA DA OCUPAÇÃO 5 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) CARACTERÍSTICAS DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ÀS EMPRESAS 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) CARACTERÍSTICAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COLETIVIDADE 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) CARACTERÍSTICAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ÀS PESSOAS 4 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 5 4 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) COMUNICAÇÃO E DIDÁTICA APLICADAS A TECNICAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PRÁTICAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE ADULTOS 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO PROFISSIONALIZANTE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL E LIBRAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) HISTÓRICO DA OCUPAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 4 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 4 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 4 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 4 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) INTERPRETAÇÃO E ELABORAÇÃO DE TEXTOS 5 4 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 4 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO TÉCNICA E OFICIAL 5 4 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS TÉCNICO 4 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS CONTROLE DE PROCESSOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 5 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 5 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES 5 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 4

Condições de Trabalho

Trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • prestar serviços a comunidade;
  • comunicar-se;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • prestar assessoria técnica a comunidade;
  • elaborar os planos de aula;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • preencher planilhas de custo;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • demonstrar perseverança;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstar capacidade de avaliação;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • dialogar com os outros professores;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • integrar-se em eventos da área;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • executar a manutenção preventiva;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • registrar controles de estoque;
  • preparar recursos audio-visuais;
  • mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • expor idéias e opiniões em reuniões da escola;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar liderança;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • organizar exposições de produtos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • limpar os equipamentos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • preparar material didático;
  • tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • comprovar experiência na área específica;
  • revisar material pedagógico;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • participar de campanhas educativas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • selecionar material pedagógico;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • orientar os alunos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • negociar projetos e cursos;
  • dialogar com os alunos;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • conferir a execução da manutenção;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • utilizar refernciais de avaliação normatizados;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • divulgar idéias através de projetos de ensino;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • analisar as avaliações;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • expressar-se com clareza;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • demonstrar flexibilidade;
  • autoavaliar-se;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • agir eticamente na profissão;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • comprovar certificação das competências;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-25

CBO 2332-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços que pertence ao grupo dos instrutores de ensino profissional, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos e salários CBO 2332-25 - Instrutores de ensino profissional

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 233225 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Instrutores de ensino profissional em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2332-25 Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços Belo Horizonte, MG 41h 330
2332-25 Instrutor de Informática Paraná 38h 384
2332-25 Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços São Paulo 39h 2.244
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Informática Santa Catarina 40h 316
2332-25 Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços Vitoria, ES 35h 45
2332-25 Instrutor de Informática Florianópolis, SC 41h 67
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Informática Rio de Janeiro, RJ 39h 518
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Informática Brasil 40h 7.979
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Informática Minas Gerais 40h 1.061
2332-25 Instrutor de Informática Diadema, SP 41h 17
2332-25 Instrutor de Informática Minas Gerais 40h 1.061
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Transportes Brasil 40h 7.979
2332-25 Instrutor de Informática Niterói, RJ 36h 60
2332-25 Instrutor de Informática São Luís, MA 41h 85
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Comunicação Belo Horizonte, MG 41h 320
2332-25 Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços Salvador, BA 34h 79
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Transportes São Paulo 39h 2.244
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Informática São Paulo, SP 38h 660
2332-25 Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços Minas Gerais 40h 1.061
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Transportes Minas Gerais 40h 1.061
2332-25 Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços Brasil 40h 7.979
2332-25 Instrutor de Informática Rio de Janeiro, RJ 39h 518
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Comunicação Brasil 40h 7.979
2332-25 Instrutor de Informática Maringá, PR 37h 6
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Informática Belo Horizonte, MG 41h 320
2332-25 Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços Bahia 42h 615
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Informática São Paulo 39h 2.244
2332-25 Instrutor de Informática Belo Horizonte, MG 41h 320
2332-25 Instrutor de Informática Salvador, BA 34h 79
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Informática Campinas, SP 37h 71
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Comunicação Salvador, BA 35h 78
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Informática Bahia 42h 572
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Comunicação Minas Gerais 40h 1.086
2332-25 Instrutor de Informática Santa Catarina 40h 316
2332-25 Instrutor de Informática Brasil 40h 7.979
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Transportes São Paulo, SP 38h 660
2332-25 Instrutor de Informática Campinas, SP 37h 75
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Informática Rio de Janeiro 38h 1.043
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Transportes Rio de Janeiro, RJ 39h 518
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Comunicação Rio de Janeiro, RJ 39h 518
2332-25 Instrutor de Informática São Paulo, SP 38h 660
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Informática Guarulhos, SP 38h 31
2332-25 Instrutor de Informática Rio de Janeiro 39h 1.041
2332-25 Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços Rio de Janeiro, RJ 39h 518
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Comunicação Florianópolis, SC 41h 77
2332-25 Instrutor de Informática Bahia 42h 572
2332-25 Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços Curitiba, PR 38h 95
2332-25 Instrutor de Informática Londrina, PR 36h 37
2332-25 Instrutor de Aprendizagem em Informática Curitiba, PR 38h 95
2332-25 Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços São Paulo, SP 38h 660

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial