CBO 2263-20 - Naturólogo
Entenda o que fazem os profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Naturólogo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Naturólogo
Elabora e executa plano terapêutico, aplicando conjunto de técnicas naturológicas – como terapias botânicas, terapias manuais, terapias expressivas e vibracionais, entre outras - para promover saúde física e mental, bem-estar e melhor qualidade de vida. Avalia resultados das terapias. Pode aplicar técnica terapêutica naturológica de modo complementar ao tratamento realizado por profissional de saúde tradicional. Pode gerenciar recursos e processos de trabalho em consultório. Pode coordenar programas e serviços em saúde pública. Presta consultoria e assessoria. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Efetua pesquisas. Supervisiona equipes. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre procedimentos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Recepciona paciente - e, se for o caso, seu acompanhante - em consulta.
Faz entrevista e registra os dados de identificação, queixas principais, histórico médico, doenças de familiares e características psicossociais de paciente. Realiza exames físicos e testes de funções fisiológicas. Pode solicitar exames complementares.
Analisa os dados levantados para estabelecer diagnóstico e definir plano terapêutico personalizado. Pode encaminhar paciente para profissional de saúde tradicional, quando necessário. Pode aplicar as técnicas terapêuticas naturológicas de forma complementar ao tratamento realizado por profissional de saúde tradicional.
Conversa com paciente, falando sobre seu diagnóstico, apresentando as técnicas terapêuticas naturológicas, e mostrando o plano teurapêutico elaborado.
Executa o plano terapêutico, aplicando um conjunto de terapias, para promover saúde, bem-estar e melhor qualidade de vida.
Utiliza plantas medicinais e aromáticas. Administra extratos botânicos, ervas, e outros produtos fitoterápicos. Atua em aromaterapia, usando óleos essenciais para promover efeitos energéticos para o bem-estar.
Faz aplicações de técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, tais como moxabustão, ventosaterapia e dietoterapia.
Aplica terapias manuais, utilizando princípios de massagem, alongamento ou resistência voltados ao relaxamento, ao estímulo muscular, à remodelação corporal, entre outros objetivos relacionados aos equilíbrios físico, emocional e energético. Pode utilizar técnicas de reflexologia, que estuda os pontos reflexos do corpo e terminações nervosas – presentes em locais como pés e mãos -, procurando desequilíbrios de energia e fazendo massagem para estimular os processos curativos naturais do local afetado.
Utiliza recursos expressivos e vibracionais. Orienta a realização de processos criativos com materiais artísticos, para promoção da saúde. Adota terapia de florais para atuar sobre o estado emocional, aliviando sintomas como estresse, ansiedade, solidão e angústia. Usa tecnologias com dispositivos de luz de baixa intensidade para o cuidado em saúde.
Adota diferentes terapias com uso de elementos da natureza, como a geoterapia, que utiliza pedras, cristais e argila para promover bem-estar e equilíbrio. Orienta sobre a importância dos alimentos orgânicos, integrais e regionais.
Aplica técnicas de cromoterapia, considerando os efeitos das cores no sistema nervoso central para utilizá-las em ação terapêutica.
Adota sistema terapêutico ayurvédico, utilizando técnicas de relaxamento, massagens, plantas medicinais, minerais, posturas corporais, pranayamas (técnicas respiratórias), mudras (posições e exercícios) e cuidados dietéticos, de acordo com o plano terapêutico.
Analisa envolvimento de paciente com processo terapêutico e avalia os resultados das terapias. Recomenda que paciente, após processo de alta, adote maneira de viver em que faça a gestão dos cuidados com sua saúde.
Registra procedimentos realizados em prontuário de paciente. Elabora documentos, como relatórios e pareceres.
Pode coordenar programas e serviços em saúde pública, principalmente os criados a partir da introdução das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).
Pode gerenciar recursos e processos de trabalho de consultório. Estima custos, define preços e faz acertos de contas dos serviços prestados.
Supervisiona equipe, avaliando desempenho e promovendo treinamentos.
Presta consultoria e assessoria na área de naturologia.
Mantém-se atualizado em relação às inovações na área de naturologia. Pode coordenar atividades de pesquisa, para analisar novas técnicas terapêuticas.
Realiza com segurança os procedimentos terapêuticos em naturologia, evitando riscos, efeitos adversos e danos a pacientes, a si mesmo e a demais profissionais.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA E BIOESTATÍSTICA APLICADAS À NATUROLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) INFORMÁTICA APLICADA À NATUROLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA HUMANA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BOTÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | OUTROS ELEMENTOS (BOTÂNICA) BOTÂNICA E BIOLOGIA DAS PLANTAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | HISTOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTOLOGIA) HISTOLOGIA HUMANA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | CINESIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) BIOSSISTEMAS DO CORPO HUMANO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) BIOQUÍMICA APLICA À NATUROLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FARMACOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOLOGIA) BASES DA FARMACOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) NATUROLOGIA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DO SUS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE E NATUROLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM NATUROLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) AVALIAÇÃO NATUROLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) BIOSSEGURANÇA APLICADA À NATUROLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS E TÉCNICAS DE AROMATERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS E TÉCNICAS DE CROMOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS E TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO EM NATUROLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS E TÉCNICAS DE FITOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS E TÉCNICAS DE FLORAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS E TÉCNICAS DE HIDROTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS E TÉCNICAS DE MASSOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS E TÉCNICAS DE MEDICINA CHINESA TRADICIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS E TÉCNICAS DE REFLEXOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS E TÉCNICAS DE TERAPIA AYURVEDA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS E TÉCNICAS DE TERAPIA MEDITATIVA ATIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS E TÉCNICAS DE TROFOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS E TÉCNICAS DE YOGATERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS, TÉCNICAS E EXERCÍCIOS DE ATIVAÇÃO DOS SENTIDOS PRIMÁRIOS (OLFATO, TATO, AUDIÇÃO, VISÃO E PALADAR) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS, TÉCNICAS E EXERCÍCIOS DE ATIVAÇÃO DOS SISTEMAS VESTIBULAR E PROPRIOCEPTIVO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS, TÉCNICAS E PRÁTICAS EM QUALIDADE DE VIDA APLICADOS À NATUROLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) CONCEITOS, TÉCNICAS, FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO NATURÓLOGO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) DEONTOLOGIA PROFISSIONAL EM NATUROLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) DIRETRIZES INTERNACIONAIS DE SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) DOENÇAS PREVALENTES NA POPULAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) FENOMENOLOGIA DO CUIDADO EM NATUROLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) FUNDAMENTOS DA NATUROPATIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) NATUROLOGIA: FUNDAMENTOS, PRINCÍPIOS, TÉCNICAS, TEORIAS E ABORDAGENS, CAMPOS DE AÇÃO DA NATUROLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À NATUROLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO E OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS NO CAMPO DA NATUROLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) REGISTROS E INFORMAÇÕES EM SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) TECNOLOGIAS APLICADAS À NATUROLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO APLICADAS À NATUROLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) TIPOLOGIA, TEORIA E PRÁTICA DAS TERAPIAS EM NATUROLOGIA: BOTÂNICAS, MANUAIS, EXPRESSIVAS, VIBRACIONAIS, NATURAIS, OUTRAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) CONCEITOS, TÉCNICAS E ORIENTAÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPRIOCEPTIVOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTADORAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL DO NATURÓLOGO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTADORAS DAS ATIVIDADES DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) CONCEITOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS APLICADOS ÀS CLÍNICAS E SERVIÇOS DE NATUROLOGIA E UNIDADES DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) CONCEITOS E TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE CLÍNICAS E SERVIÇOS DE NATUROLOGIA E UNIDADES DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) CONCEITOS E TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS A CLÍNICAS E SERVIÇOS DE NATUROLOGIA E UNIDADES DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) PRINCÍPIOS DE ÉTICA PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) ANTROPOSOFIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA DA SAÚDE) PROCESSO SAÚDE-DOENÇA COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) PSICOFISIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO APLICADAS À FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM NATUROLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 3 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - SENSIBILIDADE OLFATIVA | 3 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, educação e desportiva. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, de forma individual ou em grupos, sem supervisão permanente. Atuam em ambientes fechados no caso do Arteterapeuta, Musicoterapeuta, Naturólogo, e em ambientes abertos no caso do Equoterapeuta. Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Equoterapeuta trabalham no período diurno. No caso dos Naturólogos os horários de trabalho são irregulares.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício da ocupação Musicoterapeuta, é exigida graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Arteterapeuta, é exigida formação superior em saúde, educação ou saúde além de pós- graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Equoterapeuta, é exigida formação superior em saúde ou em educação, além de, no mínimo, cursos de capacitação de 80(oitenta) horas e experiência de 1(um) ano em equoterapia e equitação. Para o exercício da ocupação Naturólogo é exigida graduação na área.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- executar atividades técnico-científicas e administrativas;
- avaliar condições de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagentes t/interagente icantes;
- realizar atendimento terapêutico;
- demonstrar competências pessoais;
- trabalhar com segurança;
- orientar clientes/pacientes/usuários/familiares/cuidadores/interagentes;
- realizar planejamento terapêutico;
- analisar evolução terapêutica;
- comunicar-se;
- analisar a autonomia do interagente em relação ao processo terapêutico;
- usar epi;
- envolver familiares, cuidadores e educadores no processo terapêutico;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- higienizar materiais;
- demontrar capacidade de liderança;
- estabelecer o diálogo entre sistema/saberes terapêuticos;
- compartilhar informações com outros profissionais;
- adequar planejamento terapêutico;
- analisar laudos e pareceres de outros profissionais;
- emitir laudos e pareceres;
- contornar situações adversas;
- coordenar projetos e programas;
- utilizar protocolos de avaliação;
- estabelecer contrato terapêutico;
- analisar envolvimento do indivíduo com processo terapêutico;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- realizar exame clínico;
- analisar riscos do uso de material terapêutico;
- sugerir exames complementares;
- prestar consultorias e assessorias;
- discutir casos com equipe multidisciplinar;
- realizar visitas domiciliares e a instituições;
- observar sinais de mudanças;
- elaborar relatórios;
- desenvolver novas tecnologias;
- demonstrar escula acolhedora;
- definir prioridades no atendimento;
- organizar eventos técnico-científicos;
- realizar sessões temáticas;
- definir tipo de atendimento - individual ou em grupo;
- estabelecer número, duração e frequência de sessões;
- coordenar serviços - saúde, educação, etc.;
- elaborar projetos e programas;
- demonstrar raciocínio clínico;
- adequar técnicas;
- definir objetivos de atendimento terapêutico;
- informar riscos / limites inerentes ao tratamento;
- elaborar produções técnico-científicas;
- estimular autonomia e independência;
- demonstrar raciocinio transdisciplinar;
- observar desenvolvimento bio-psico-social;
- avaliar condições gerais de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagente;
- participar de reuniões com equipes multidisciplinares;
- analisar perfil da comunidade;
- estimular autoconhecimento;
- preparar ambiente terapêutico;
- demonstrar empatia;
- participar de diagnóstico diferencial;
- gerenciar recursos humanos;
- identificar indicações e contra-indicações relativas;
- supervisionar equipes técnicas - estagiários, outros profissionais;
- demonstrar equilíbrio emocional;
- demonstrar criatividade;
- implementar programas de prevenção e promoção da saúde;
- elaborar processo de alta;
- estabelecer indicadores de resultados;
- registrar dados de atendimento;
- atuar em programas de educação;
- produzir material informativo;
- realizar avaliação do contexto sociocultural;
- avaliar condições sensorio-motoras, cognitivas e emocionais;
- observar aspectos multidimensionais da saúde;
- encaminhar pacientes/clientes/usuários/interagentes a outros profissionais;
- demonstrar dinamismo;
- solicitar avaliação de outros profissionais;
- facilitar a compreensão do interagente sobre sua saúde;
- realizar pesquisas;
- realizar anamnese;
- realizar prognóstico;
- escolher ambiente terapêutico;
- estabelecer critérios de alta;
- trabalhar em equipe;
- realizar avaliação biotipológica e energética;
- estabelecer plano terapêutico;
- explicar como funciona a prática naturológica;
- estimular adesão e continuidade ao tratamento;
- estabelecer critérios de observação;
- demonstrar procedimentos e rotinas;
- demonstrar flexibilidade;
- conferir condições dos materiais;
- realizar atendimento multidisciplinar;
- propor atividades;
- avaliar relação do interagente com o ambiente;
- utilizar técnicas e materiais artístico-expressivos;
- acondicionar material terapêutico para descarte;
- atuar em programas sociais;
- demonstrar perseverança;
- realizar devolutiva;
- orientar atividades de vida diária;
- demonstrar objetividade;
- implantar projetos e programas;
- participar de eventos técnico-científicos;
- orientar mudanças de hábitos e comportamentos;
- estabelecer relação de interagência;
- analisar a relação do interagente com as praticas naturológicas;
- demonstrar organização;
- ministrar cursos e palestras;
- selecionar material terapêutico;
- apresentar as técnicas terapêuticas naturológicas;
- definir estratégias de atendimento terapêutico;
- selecionar técnicas naturológicas;
- demonstrar atenção difusa e focada;
- realizar estimulação multisensorial;
- gerenciar recursos financeiros;
- elaborar ficha terapêutica;
- verificar compreensão da orientação;
- aplicar as técnicas naturológicas;
- adequar material;
- organizar grupos terapêuticos;
- verificar as condições organolépticas do material naturológico - cor, sabor, odor e textura;
- estabelecer diagnóstico;
- esclarecer dúvidas;
- analisar exames complementares;
- estabelecer vínculo;
- definir equipe de atendimento;
- estimular alinhamento biomecânico do praticante;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2263-20
CBO 2263-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de naturólogo que pertence ao grupo dos profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais de saúde em praticas integrativas e complementares
-
-
-
-
- Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2263-20 - Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 226320 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 226320 em todos os estados e cidades do Brasil.