CBO 2263-15 - Equoterapeuta
Entenda o que fazem os profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Equoterapeuta e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Equoterapeuta
O Equoterapeuta realiza prática de equoterapia, aplicando método terapêutico que utiliza cavalo como agente facilitador para desenvolvimento biopsicossocial de pacientes com deficiência física, psicológica ou cognitiva, paralisia cerebral, traumatismo cranioencefálico, ou outras condições especiais. Atua de forma interdisciplinar com outros profissionais das áreas de saúde, educação e equitação. Utiliza os padrões de movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo para elaborar conjunto de exercícios do plano terapêutico. Avalia a evolução terapêutica de praticante. Registra procedimentos realizados. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Pode prestar consultoria e assessoria. Supervisiona equipe. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2263-15
Faz agendamento de pacientes que passaram por avaliação médica, psicológica e fisioterápica e apresentam parecer favorável para realizar a equoterapia.
Recebe e analisa informações sobre cada paciente, com deficiência - física, psicológica ou cognitiva - ou outra condição especial. Avalia quadro clínico de paciente, considerando se apresenta doença genética, neurológica, ortopédica, muscular ou clínico-metabólica, sequelas de trauma ou cirurgia, doença mental, distúrbio psicológico ou comportamental, ou distúrbio de aprendizagem e de linguagem.
Planeja a terapia apropriada para paciente, de acordo com suas necessidades e potencialidades. Avalia os objetivos a serem atingidos. Seleciona os exercícios - tais como os de coordenação motora, flexibilidade, concentração e agilidade - a serem executados.
Conversa com paciente e/ou seus familiares sobre a equoterapia e sobre como a prática terapêutica será realizada.
Inicia a prática de equoterapia com baixos níveis de interação, orientando praticante a apenas fazer carinho ou fornecer alimentos ao cavalo. Ajuda praticante a montar no cavalo e adaptar-se aos seus movimentos rítmicos e repetitivos de marcha. Instrui praticante a conduzir o cavalo, sempre com sua supervisão e seu acompanhamento.
Monitora o andar do cavalo, que deve produzir um balanço tridimensional do praticante, nos sentidos vertical (para cima e para baixo), horizontal (para frente e para trás) e lateral (para a direita e para a esquerda). Acompanha as inúmeras repetições do movimento com cadência, trajetória e ritmo do andar do cavalo, para que o mecanismo dos reflexos posturais e a noção de posição dos vários segmentos corporais de praticante sejam reeducados durante a sessão. Verifica se, a cada passo do cavalo, o centro de gravidade do praticante está sendo defletido da linha média, estimulando as reações de equilíbrio. Confirma a posição de montaria alongando os adutores do quadril e os movimentos lentos de flexo-extensão da cabeça, tronco e membros, para que ocorra o relaxamento do tônus muscular de todo o corpo de praticante.
Controla a execução dos exercícios conforme plano terapêutico individualizado, para desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
Faz registro periódico, sistemático e individualizado das atividades realizadas, em prontuário de praticante.
Avalia, junto com os demais membros da equipe multiprofissional, o cumprimento dos objetivos estabelecidos no plano terapêutico de praticante. Verifica os resultados – tais como desenvolvimento do afeto, devido ao contato de praticante com o cavalo, estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva, melhora da postura e do equilíbrio, aumento da autoestima e da autoconfiança, promoção da sensação de bem-estar, melhora do tônus muscular, desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos, e aumento da sociabilidade - que foram efetivamente alcançados.
Planeja e presta serviços de consultoria e assessoria na área de equoterapia.
Supervisiona equipe que presta serviços de cuidado e assistência aos cavalos.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novas práticas terapêuticas.
Zela pela segurança física de praticante, analisando o comportamento habitual do cavalo e as circunstâncias que possam vir a modificá-lo, avaliando a segurança do equipamento de montaria - como correias, estribos, selas e manta -, verificando a vestimenta do praticante, para excluir itens que possam trazer riscos, adotando equipamentos de proteção individual, e controlando condições do local para prevenir acidentes.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA E BIOESTATÍSTICA APLICADAS À EQUOTERAPIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) INFORMÁTICA APLICADA À EQUOTERAPIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA HUMANA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | HISTOLOGIA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTOLOGIA) HISTOLOGIA HUMANA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA ANIMAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | CINESIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | NEUROFISIOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DO ESFORÇO) BIOMECÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FISIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA) FISIOLOGIA ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) DIRETRIZES INTERNACIONAIS DE SAÚDE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | FONOAUDIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | FONOAUDIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | FISIOTERAPIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | TERAPIA OCUPACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM EQUOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) BIOSSEGURANÇA APLICADA À EQUOTERAPIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) CONCEITOS E TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO EM EQUOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) CONCEITOS E TÉCNICAS DE EQUOTERAPIA APLICADAS À EDUCAÇÃO E REEDUCAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) CONCEITOS E TÉCNICAS DE EQUOTERAPIA PRÉ-ESPORTIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) CONCEITOS E TÉCNICAS DE MANEJO EM EQUITAÇÃO E RELACIONAMENTO COM CAVALO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) CONCEITOS E TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO DE ATIVIDADES EQUOTERÁPICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) CONCEITOS E TÉCNICAS DE PRÁTICA ESPORTIVA PARAEQUESTRE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) CONCEITOS, TÉCNICAS E PRÁTICAS EM QUALIDADE DE VIDA APLICADOS À EQUOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) CONCEITOS, TÉCNICAS, FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA EQUOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) DEONTOLOGIA PROFISSIONAL EM EQUOTERAPITA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) EQUOTERAPIA: FUNDAMENTOS, PRINCÍPIOS, TÉCNICAS, TEORIAS E ABORDAGENS, CAMPOS DE AÇÃO DA EQUOTERAPIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) FUNDAMENTOS DE PSICOPEDAGOGIA APLICADOS À EQUOTERAPIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) NOÇÕES DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E APARELHOS EM EQUOTERAPIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À EQUOTERAPIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO E OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS NO CAMPO DA EQUOTERAPIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) PSICOMOTRICIDADE APLICADA À EQUOTERAPIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) REGISTROS E INFORMAÇÕES EM SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) TÉCNICAS EQUOTERÁPICAS NO TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DA FALA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) TECNOLOGIAS APLICADAS À EQUOTERAPIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO APLICADAS À EQUOTERAPIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | Outras subáreas de fisioterapia, terapia ocupacional e afins (especificar...) | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | Fisioterapia, terapia ocupacional e afins | OUTROS ELEMENTOS (FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL) TIPOS DE EXERCÍCIOS EQUOTERÁPICOS: DE COORDENAÇÃO MOTORA, DE FLEXIBILIDADE, DE CONCENTRAÇÃO, DE AGILIDADE, OUTROS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) CORPO E MOVIMENTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA APLICADOS À EQUOTERAPIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ZOOTECNIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | OUTROS ELEMENTOS (ZOOTECNIA) FUNDAMENTOS DE ADESTRAMENTO DE EQUINOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA) BEM-ESTAR ANIMAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MEDICINA VETERINÁRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | MEDICINA VETERINÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (MEDICINA VETERINÁRIA) FUNDAMENTOS DE SAÚDE DE EQUINOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTADORAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL DO EQUOTERAPEUTA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTADORAS DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTADORAS DAS ATIVIDADES DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTADORAS DE ATIVIDADES COM EQUINOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) CONCEITOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS APLICADOS ÀS CLÍNICAS E SERVIÇOS DE EQUOTERAPIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) CONCEITOS E TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE CLÍNICAS E SERVIÇOS DE EQUOTERAPIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) CONCEITOS E TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS A CLÍNICAS E SERVIÇOS DE EQUOTERAPIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) PRINCÍPIOS DE ÉTICA PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA DA SAÚDE) PROCESSO SAÚDE-DOENÇA COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) FUNDAMENTOS DE ANTROPOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA FISIOLÓGICA) PSICOFISIOLGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO APLICADO À EQUOTERAPIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO APLICADAS À FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EQUOTERAPIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 3 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, educação e desportiva. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, de forma individual ou em grupos, sem supervisão permanente. Atuam em ambientes fechados no caso do Arteterapeuta, Musicoterapeuta, Naturólogo, e em ambientes abertos no caso do Equoterapeuta. Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Equoterapeuta trabalham no período diurno. No caso dos Naturólogos os horários de trabalho são irregulares.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício da ocupação Musicoterapeuta, é exigida graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Arteterapeuta, é exigida formação superior em saúde, educação ou saúde além de pós- graduação ou especialização na área. Para o exercício da ocupação Equoterapeuta, é exigida formação superior em saúde ou em educação, além de, no mínimo, cursos de capacitação de 80(oitenta) horas e experiência de 1(um) ano em equoterapia e equitação. Para o exercício da ocupação Naturólogo é exigida graduação na área.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Comunicar-se;
- Trabalhar com segurança;
- Demonstrar competências pessoais;
- Analisar evolução terapêutica;
- Realizar atendimento terapêutico;
- Executar atividades técnico-científicas e administrativas;
- Realizar planejamento terapêutico;
- Orientar clientes/pacientes/usuários/familiares/cuidadores/interagentes;
- Avaliar condições de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagentes t/interagente icantes;
- Sugerir exames complementares;
- Escolher ambiente terapêutico;
- Adequar técnicas;
- Realizar prognóstico;
- Demonstrar escula acolhedora;
- Envolver familiares, cuidadores e educadores no processo terapêutico;
- Participar de eventos técnico-científicos;
- Realizar anamnese;
- Elaborar ficha terapêutica;
- Observar aspectos multidimensionais da saúde;
- Estimular autonomia e independência;
- Coordenar projetos e programas;
- Participar de treinamentos de segurança;
- Observar comportamento do cavalo;
- Realizar pesquisas;
- Demonstrar atenção difusa e focada;
- Selecionar material de encilhamento;
- Estimular adesão e continuidade ao tratamento;
- Implantar projetos e programas;
- Demonstrar raciocínio clínico;
- Estabelecer critérios de observação;
- Propor atividades;
- Adequar material;
- Organizar grupos terapêuticos;
- Participar de reuniões com equipes multidisciplinares;
- Estabelecer diagnóstico;
- Realizar visitas domiciliares e a instituições;
- Analisar laudos e pareceres de outros profissionais;
- Realizar conservação dos materiais de encilhamento;
- Demontrar capacidade de liderança;
- Estabelecer vínculo cavalo-praticante-mediador - aproximação;
- Encaminhar pacientes/clientes/usuários/interagentes a outros profissionais;
- Avaliar condições gerais de clientes/pacientes/usuários/praticantes/interagente;
- Esclarecer dúvidas;
- Prestar consultorias e assessorias;
- Contornar situações adversas;
- Gerenciar recursos humanos;
- Aplicar instrumentos de avaliação;
- Elaborar processo de alta;
- Elaborar relatórios;
- Demonstrar equilíbrio emocional;
- Demonstrar perseverança;
- Demonstrar flexibilidade;
- Analisar perfil da comunidade;
- Demonstrar objetividade;
- Definir estratégias de atendimento terapêutico;
- Registrar dados de atendimento;
- Estabelecer plano terapêutico;
- Gerenciar recursos financeiros;
- Desenvolver novas tecnologias;
- Usar epi;
- Definir prioridades no atendimento;
- Avaliar condições sensorio-motoras, cognitivas e emocionais;
- Realizar exame clínico;
- Definir tipo de atendimento - individual ou em grupo;
- Analisar riscos do uso de material terapêutico;
- Higienizar materiais;
- Utilizar protocolos de avaliação;
- Orientar mudanças de hábitos e comportamentos;
- Trabalhar em equipe;
- Compartilhar informações com outros profissionais;
- Discutir casos com equipe multidisciplinar;
- Avaliar relação com cavalo;
- Demonstrar raciocinio transdisciplinar;
- Participar de diagnóstico diferencial;
- Observar sinais de mudanças;
- Analisar exames complementares;
- Atuar em programas sociais;
- Produzir material informativo;
- Realizar sessões temáticas;
- Atuar em programas de educação;
- Realizar estimulação multisensorial;
- Estabelecer vínculo;
- Selecionar material terapêutico;
- Selecionar cavalo;
- Adequar planejamento terapêutico;
- Demonstrar criatividade;
- Estabelecer número, duração e frequência de sessões;
- Demonstrar procedimentos e rotinas;
- Organizar eventos técnico-científicos;
- Definir equipe de atendimento;
- Demonstrar habilidade de manejo, equitação e relacionamento com cavalo;
- Verificar compreensão da orientação;
- Preparar ambiente terapêutico;
- Coordenar serviços - saúde, educação, etc.;
- Verificar paramentação do praticante;
- Estimular alinhamento biomecânico do praticante;
- Observar desenvolvimento bio-psico-social;
- Realizar devolutiva;
- Conferir condições dos materiais;
- Ministrar cursos e palestras;
- Orientar atividades de vida diária;
- Demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- Realizar avaliação do contexto sociocultural;
- Supervisionar equipes técnicas - estagiários, outros profissionais;
- Implementar programas de prevenção e promoção da saúde;
- Estabelecer contrato terapêutico;
- Solicitar avaliação de outros profissionais;
- Treinar cavalo;
- Informar riscos / limites inerentes ao tratamento;
- Emitir laudos e pareceres;
- Demonstrar empatia;
- Analisar interação praticante-cavalo;
- Selecionar programas, métodos e técnicas equoterapêuticos;
- Aplicar atividades equoterápicas;
- Estabelecer indicadores de resultados;
- Elaborar produções técnico-científicas;
- Demonstrar organização;
- Definir objetivos de atendimento terapêutico;
- Estabelecer critérios de alta;
- Elaborar projetos e programas;
- Analisar envolvimento do indivíduo com processo terapêutico;
- Demonstrar dinamismo;
- Identificar indicações e contra-indicações relativas;
Profissões da Família Ocupacional
Divisões de categorias profissionais do CBO 2263-15
CBO 2263-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de equoterapeuta que pertence ao grupo dos profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais de saúde em praticas integrativas e complementares
-
-
-
-
- Profissionais das terapias criativas,equoterápicas e naturológicas
-
-