CBO 2238-40 - Fonoaudiólogo em saúde coletiva

Entenda o que fazem os fonoaudiólogos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Fonoaudiólogo em saúde coletiva e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Fonoaudiólogo em saúde coletiva

Presta atendimento em fonoaudiologia no campo da saúde coletiva, integrando equipe multiprofissional que caracteriza as necessidades de grupo social e lhe presta atendimento, de acordo com as diretrizes das linhas de cuidado a bebês, crianças e adolescentes – inclusive em saúde escolar -, adultos – incluindo trabalhador –, e idosos. Atua de forma articulada com outros profissionais, adotando o conceito de saúde-doença, a fim de obter possíveis razões para surgimento e cura de enfermidades. Pode atuar em planejamento de políticas públicas de gestão em saúde. Promove ações educacionais e campanhas. Pode dedicar-se à pesquisa. Supervisiona equipes. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Participa do processo de mapeamento da área de atuação da equipe de saúde, realizando diagnósticos de famílias e indivíduos do grupo social e verificando as questões fonoaudiológicas de maior incidência. Examina os elementos sanitários, assistenciais, ambientais, geopolíticos e socioculturais da realidade local.

Organiza o ambulatório de atendimento fonoaudiológico, verificando a disponibilidade de materiais e selecionando equipamentos e instrumentos. Requisita os recursos faltantes. Testa equipamentos e instrumentos, solicitando serviços de manutenção, quando necessário.

Atua nos âmbitos de Atenção Básica, Atenção Especializada e Alta Complexidade.

Acompanha o pré e o pós-natal de bebês saudáveis, de risco e com problemas, por meio do apoio ao aleitamento materno e ao desenvolvimento das habilidades de alimentação e comunicação. Faz exames, como a Triagem Auditiva Neonatal.

Promove a atenção às pessoas com doenças crônicas, executando diversas ações, tais como diagnóstico, prevenção de agravos, redução de danos, e cuidados paliativos.

Realiza avaliação e reabilitação fonoaudiológica em casos de urgência e emergência - como Acidente Vascular Cerebral (AVC), distrofias musculares, entre outros, - para minimizar complicações clínicas, tais como pneumonias, desnutrição e alterações de comunicação decorrentes de quadros neurológicos.

Executa avaliação e reabilitação fonoaudiológica em pessoas com deficiência auditiva, visual, intelectual ou motora, diminuindo os agravos em todos os ciclos de vida.

Registra, no prontuário de paciente, as informações relativas à consulta, ao diagnóstico fonoaudiológico, à prescrição da conduta fonoaudiológica, aos procedimentos realizados, à evolução do quadro, e ao encerramento do tratamento. Registra, também, contatos com outros profissionais envolvidos no caso e condutas adotadas em conjunto.

Utiliza metodologia de avaliação dos padrões de qualidade do atendimento e monitora o impacto das ações fonoaudiológicas no contexto coletivo.

Pode atender paciente com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), utilizando a Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa), com recursos - gestos, sons, expressões faciais e corporais, computador com “software” específico, entre outros - para manifestação de desejos, opiniões, posicionamentos e de outros conteúdos no cotidiano. Pode promover cursos de Comunicação Alternativa para pessoas com vulnerabilidade comunicativa, familiares, profissionais da área de saúde, educadores, entre outros.

No caso da deficiência auditiva/surdez, analisa a possibilidade de uso de recursos tecnológicos para a reabilitação da função auditiva. Numa outra vertente – socioantropológica –, compartilha informações com profissionais de ciências humanas sobre o reconhecimento da cultura surda - manifestada na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), nos hábitos, nos modos de socialização e de funcionamento cognitivo, e em outras especificidades -, que dão origem a uma identidade própria. Incentiva a interação social entre pessoas com deficiência auditiva/surdez e ouvintes que usam a língua de sinais.

Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando e testando inovações no campo fonoaudiológico.

Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.

Pode dedicar-se à pesquisa de temas relacionados à área de comunicação em grupo social.

Pode atuar em planejamento de políticas públicas em saúde, inserindo os principais campos de atuação do fonoaudiólogo nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Realiza ações educacionais e campanhas sobre prevenção de doenças, promoção de saúde coletiva e melhoria de qualidade de vida em grupo social.

Participa nas discussões e nos debates interprofissionais para construção de programas e projetos de saúde, respeitando as diversidades socioculturais e históricas.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) ESTATÍSTICA PARA FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA MÉDICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PARA ATENDIMENTO NÃO PRESENCIAL EM FONOAUDIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA TECIDUAL E DO DESENVOLVIMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA HUMANA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 2 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA CINESIOLOGIA 2 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA NEUROFISIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA E BIOFÍSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 3 3 2
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA 3 3 2
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FARMACOLOGIA NEUROPSICOFARMACOLOGIA 2 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FARMACOLOGIA NEUROPSICOFARMACOLOGIA 2 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA SANITÁRIA SANEAMENTO AMBIENTAL 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA SANITÁRIA OUTROS ELEMENTOS (SANEAMENTO AMBIENTAL) CONTROLE DO SANEAMENTO AMBIENTAL PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUPRIMENTOS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) BIOSSEGURANÇA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA CLÍNICA MÉDICA 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA FISIATRIA 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA CLÍNICA MÉDICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) NEUROLOGIA APLICADA À FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA CLÍNICA MÉDICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) NOÇÕES DE OTORRINOLARINGOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA CLÍNICA MÉDICA 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA EPIDEMIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA EPIDEMIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) AÇÕES EDUCATIVAS EM FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE GRUPOS ESPECÍFICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE SOBRE QUESTÕES DE SAÚDE PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 4 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) FUNDAMENTOS DE PRÁTICA EM PROMOÇÃO DA SAÚDE 4 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 4 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) PROGRAMAS DE PREVENÇÃO, PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA 4 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA MEDICINA PREVENTIVA 3 4 2
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA MEDICINA PREVENTIVA 3 4 2
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AUDIOLOGIA CLÍNICA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS DE LEITURA E DE ESCRITA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS FONOAUDIOLÓGICOS: FONOLÓGICO, DA FONAÇÃO, DA FLUÊNCIA, DA MOTRICIDADE OROFACIAL, OUTROS 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATENDIMENTO EM FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FUNÇÕES E HABILIDADES NOS CICLOS DA VIDA: DA AUDIÇÃO, DA FALA, DA FLUÊNCIA, DA LINGUAGEM (ORAL E ESCRITA), DA VOZ, DOS SISTEMAS MIOFUNCIONAL, OROFACIAL E CERVICAL 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) MÉTODOS E PROCEDIMENTOS EM FONOAUDIOLOGIA: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO, HABILITAÇÃO, REABILITAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PATOLOGIAS AUDIOLÓGICAS 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS BIOLÓGICOS NORMAIS E ALTERADOS, ESTRUTURAS E FUNÇÕES DE ÓRGÃOS E SISTEMAS, RELACIONADOS À FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS PSICOSSOCIOCULTURAIS, LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS QUE AUXILIAM A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO HUMANA E DAS ALTERAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) RECURSOS TECNOLÓGICOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITOS ESPECIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITO DA ÁREA DE SAÚDE 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL SERVIÇOS URBANOS E REGIONAIS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL SERVIÇOS COMUNITÁRIOS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA-CAA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL APLICADO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL DA SAÚDE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DA SAÚDE 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA DA SAÚDE 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA TEORIA ANTROPOLÓGICA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ANTROPOLÓGICA) ELEMENTOS DE ANTROPOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO BRASIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORES 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA FISIOLÓGICA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS PSICO-FISIOLÓGICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA FISIOLÓGICA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOBIOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS, DESENVOLVIMENTO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TREINAMENTO DE PESSOAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA FATORES HUMANOS NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) ALTERAÇÕES ESPECÍFICAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM E COGNIÇÃO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA FISIOLOGIA DA LINGUAGEM 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA FISIOLOGIA DA LINGUAGEM 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA PSICOLINGUÍSTICA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA PSICOLINGUÍSTICA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE SAÚDE 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 2 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 3

Condições de Trabalho

Trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • realizar diagnóstico fonoaudiológico;
  • orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
  • comunicar-se;
  • atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar pacientes e clientes;
  • exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
  • aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
  • realizar tratamento fonoaudiológico;
  • realizar anamnese;
  • redigir artigos, capítulos e livros;
  • acompanhar evolução clínica;
  • gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
  • supervisionar profissionais;
  • informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
  • solicitar laudos, relatórios, pareceres;
  • gerenciar programas e campanhas;
  • apreciar trabalhos técnico-científicos;
  • organizar publicações;
  • aplicar testes e provas;
  • avaliar postura corporal;
  • participar na elaboração do diagnóstico situacional;
  • participar de diagnóstico interdisciplinar;
  • organizar eventos técnico-científicos;
  • ministrar cursos e palestras;
  • caracterizar população-alvo;
  • demonstrar procedimentos e técnicas;
  • demonstrar capacidade de análise e síntese;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar criatividade;
  • divulgar trabalhos;
  • avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
  • mediar reuniões clínicas;
  • definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
  • discutir casos com outros profissionais;
  • orientar pesquisas;
  • desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
  • avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
  • implementar programas de prevenção às deficiências;
  • preparar material terapêutico;
  • implementar programas de promoção da saúde;
  • coordenar serviços de saúde dos setores públicos e privados;
  • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz;
  • dar devolutiva da avaliação;
  • trabalhar em equipe;
  • realizar perícia;
  • avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
  • avaliar resultados do tratamento;
  • participar de programas e campanhas de prevenção e promoção;
  • analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
  • transmitir segurança;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • elaborar laudos;
  • participar de programas institucionais;
  • planejar estratégias e atividades educativas;
  • estimular adesão e continuidade do tratamento;
  • elaborar material educativo e informativo;
  • trabalhar com biossegurança;
  • orientar hábitos de saúde;
  • prescrever terapêutica;
  • orientar condutas terapêuticas;
  • analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo;
  • eleger instrumentos para avaliação;
  • estabelecer plano terapêutico;
  • elaborar manuais técnico-administrativos;
  • detectar expectativas de pacientes e clientes;
  • analisar exames;
  • eleger procedimentos terapêuticos;
  • realizar pesquisas;
  • levantar hipóteses diagnósticas;
  • elaborar relatórios;
  • estabelecer prognóstico;
  • capacitar profissionais;
  • participar da elaboração de políticas e programas de saúde coletiva;
  • tomar decisões;
  • estabelecer parâmetros de alta;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • estabelecer critérios de elegibilidade;
  • demonstrar objetividade;
  • avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
  • prestar consultoria ou assessoria;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar dinamismo;
  • emitir atestados;
  • registrar dados em prontuário;
  • esclarecer prognóstico de tratamento;
  • participar de comissões técnico-científicas;
  • analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
  • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
  • planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais - gestantes, neonatos, idosos, etc.;
  • verificar a compreensão da orientação;
  • esclarecer dúvidas;
  • dar alta;
  • explicar procedimentos e rotinas;
  • visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
  • solicitar exames complementares;
  • encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
  • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
  • planejar programas e campanhas de prevenção e promoção;
  • demonstrar organização;
  • auditorar programas e serviços;
  • supervisionar estágios;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-40

CBO 2238-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogo em saúde coletiva que pertence ao grupo dos fonoaudiólogos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais da medicina, saúde
        • Fonoaudiólogos