CBO 2131-10 - Físico (acústica)
Entenda o que fazem os físicos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Físico (acústica) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Físico (acústica)
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2131-10
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
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Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
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Condições de Trabalho
Físicos os profissionais podem trabalhar em várias atividades econômicas como, por exemplo, saúde, fabricação de coque, refino de petróleo, produção de combustíveis, inclusive nucleares, fabricação de material eletrônico e aparelhos de comunicação. É mais comum encontrar esses profissionais em institutos de pesquisa e universidades públicas. Nestes casos, são classificados como pesquisadores ou professores. Costumam trabalhar em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional. Pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam expostos aos efeitos da radiação e de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho
As ocupações exigem para seu exercício, pelo menos, o curso superior completo, sendo freqüente a presença de profissionais com titulações de pós-graduação e cursos de especialização. O exercício pleno das atividades das ocupações geralmente ocorre após quatro anos de experiência na área.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Realizar medidas de grandezas físicas;
- Realizar pesquisas científicas e tecnológicas;
- Elaborar documentação técnica e científica;
- Aplicar princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas;
- Desenvolver programas e rotinas computacionais;
- Comunicar-se;
- Difundir conhecimentos;
- Demonstrar competências pessoais;
- Desenvolver equipamentos e sistemas;
- Administrar atividades de pesquisas e aplicações;
- Demonstrar habilidade matemática;
- Redigir trabalhos técnicos e científicos;
- Caracterizar propriedades físicas, químicas e estruturais de materiais;
- Planejar experimentos;
- Realizar experimentos;
- Emitir pareceres técnicos e científicos;
- Desenvolver instrumentação científica;
- Coordenar projetos de pesquisa;
- Realizar pesquisa bibliográfica;
- Aplicar técnicas de radiação ionizante em ciências da vida;
- Demonstrar criatividade;
- Desenvolver teorias;
- Projetar sistemas eletrônicos, ópticos de telecomunicações e outros sistemas físicos;
- Redigir documentação instrumental e de aplicativos;
- Identificar demanda;
- Elaborar relatórios de análise de impacto ambiental;
- Prestar consultoria;
- Desenvolver aplicações de novas tecnologias;
- Ministrar palestras, seminários e cursos;
- Cultivar visão ampla;
- Aplicar técnicas de radiação em análise e preparação de materiais;
- Analisar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
- Analisar resultados;
- Treinar especialista e técnicos;
- Assessorar na elaboração de protocolos e normas;
- Equacionar modelo físico;
- Organizar eventos científicos;
- Elaborar cronograma físico e financeiro;
- Desenvolver expressão da liderança;
- Selecionar amostras e padrões;
- Divulgar conhecimentos da física para a comunidade;
- Emitir laudos técnicos;
- Solicitar registros de patentes e propriedade intelectual;
- Elaborar projetos de pesquisa;
- Desenvolver processos;
- Gerir projetos de pesquisa;
- Realizar ensaios e testes;
- Desenvolver espírito crítico;
- Desenvolver processos para proteção do meio ambiente;
- Aplicar princípios físicos na adequação de ambientes;
- Desenvolver materiais;
- Simular modelos;
- Desenvolver expressão oral;
- Planejar instalações;
- Desenvolver modelos;
- Demonstrar persistência;
- Aplicar métodos físicos a análise de sistemas ecológicos;
- Aplicar técnicas de espectrometria;
- Elaborar procedimentos operacionais e de segurança;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Preparar amostras;
- Submeter trabalhos técnicos e científicos a publicação;
- Trabalhar em equipe;
- Orientar trabalhos técnicos e científicos;
- Traduzir manuais técnicos;
- Avaliar parâmetros físicos em sistemas ambientais;
- Aferir equipamentos científicos;
- Participar de eventos científicos;
- Demonstrar versatilidade;
- Evidenciar receptividade;
- Validar programas computacionais;
- Extrair conclusões;
- Aplicar técnicas de radiação ionizante em outras áreas do conhecimento;
- Desenvolver expressão escrita;
- Integrar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
- Especificar equipamentos e infra estrutura laboratorial;
- Desenvolver padrões metrológicos;
- Evidenciar organização;
- Testar programas computacionais;
- Selecionar modelo físico;
- Aplicar técnicas de radiação não ionizante em ciências da vida;
- Desenvolver fontes alternativas de energia;
Profissões da Família Ocupacional
- Físico Médico
- Físico (Ótica)
- Físico (Térmica)
- Cosmológo
- Físico
- Físico (estado Sólido)
- Físico (Acústica)
- Físico Hospitalar
- Físico (Atômica e Molecular)
- Físico (Cosmologia)
Divisões de categorias profissionais do CBO 2131-10
CBO 2131-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de que pertence ao grupo dos físicos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
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- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
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- Físicos, químicos
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- Físicos
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