CBO 2131-10 - Físico (acústica)

Entenda o que fazem os físicos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Físico (acústica) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Físico (acústica)

O Físico (Acústica)

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2131-10

Conhecimento (1/8)
Habilidade (1/8)
Atitude (1/8)
Perfil Ocupacional (1/8)

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.

Condições de Trabalho

Físicos os profissionais podem trabalhar em várias atividades econômicas como, por exemplo, saúde, fabricação de coque, refino de petróleo, produção de combustíveis, inclusive nucleares, fabricação de material eletrônico e aparelhos de comunicação. É mais comum encontrar esses profissionais em institutos de pesquisa e universidades públicas. Nestes casos, são classificados como pesquisadores ou professores. Costumam trabalhar em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional. Pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam expostos aos efeitos da radiação e de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações exigem para seu exercício, pelo menos, o curso superior completo, sendo freqüente a presença de profissionais com titulações de pós-graduação e cursos de especialização. O exercício pleno das atividades das ocupações geralmente ocorre após quatro anos de experiência na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Difundir conhecimentos;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Elaborar documentação técnica e científica;
  • Realizar medidas de grandezas físicas;
  • Desenvolver programas e rotinas computacionais;
  • Desenvolver equipamentos e sistemas;
  • Administrar atividades de pesquisas e aplicações;
  • Realizar pesquisas científicas e tecnológicas;
  • Comunicar-se;
  • Aplicar princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas;
  • Emitir laudos técnicos;
  • Analisar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
  • Desenvolver modelos;
  • Desenvolver instrumentação científica;
  • Cultivar visão ampla;
  • Elaborar projetos de pesquisa;
  • Desenvolver expressão oral;
  • Redigir documentação instrumental e de aplicativos;
  • Desenvolver materiais;
  • Demonstrar persistência;
  • Especificar equipamentos e infra estrutura laboratorial;
  • Aplicar métodos físicos a análise de sistemas ecológicos;
  • Demonstrar habilidade matemática;
  • Coordenar projetos de pesquisa;
  • Redigir trabalhos técnicos e científicos;
  • Submeter trabalhos técnicos e científicos a publicação;
  • Desenvolver raciocínio lógico;
  • Demonstrar versatilidade;
  • Demonstrar criatividade;
  • Aplicar técnicas de radiação ionizante em ciências da vida;
  • Desenvolver expressão escrita;
  • Aplicar técnicas de radiação em análise e preparação de materiais;
  • Assessorar na elaboração de protocolos e normas;
  • Desenvolver processos para proteção do meio ambiente;
  • Ministrar palestras, seminários e cursos;
  • Treinar especialista e técnicos;
  • Selecionar amostras e padrões;
  • Avaliar parâmetros físicos em sistemas ambientais;
  • Equacionar modelo físico;
  • Desenvolver expressão da liderança;
  • Planejar experimentos;
  • Aplicar técnicas de radiação ionizante em outras áreas do conhecimento;
  • Evidenciar receptividade;
  • Projetar sistemas eletrônicos, ópticos de telecomunicações e outros sistemas físicos;
  • Elaborar procedimentos operacionais e de segurança;
  • Orientar trabalhos técnicos e científicos;
  • Participar de eventos científicos;
  • Desenvolver aplicações de novas tecnologias;
  • Desenvolver teorias;
  • Selecionar modelo físico;
  • Desenvolver fontes alternativas de energia;
  • Aplicar técnicas de radiação não ionizante em ciências da vida;
  • Prestar consultoria;
  • Trabalhar em equipe;
  • Realizar ensaios e testes;
  • Solicitar registros de patentes e propriedade intelectual;
  • Gerir projetos de pesquisa;
  • Extrair conclusões;
  • Testar programas computacionais;
  • Integrar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
  • Planejar instalações;
  • Elaborar relatórios de análise de impacto ambiental;
  • Elaborar cronograma físico e financeiro;
  • Desenvolver processos;
  • Divulgar conhecimentos da física para a comunidade;
  • Organizar eventos científicos;
  • Traduzir manuais técnicos;
  • Aplicar técnicas de espectrometria;
  • Validar programas computacionais;
  • Simular modelos;
  • Realizar pesquisa bibliográfica;
  • Aplicar princípios físicos na adequação de ambientes;
  • Preparar amostras;
  • Desenvolver espírito crítico;
  • Aferir equipamentos científicos;
  • Caracterizar propriedades físicas, químicas e estruturais de materiais;
  • Desenvolver padrões metrológicos;
  • Realizar experimentos;
  • Emitir pareceres técnicos e científicos;
  • Evidenciar organização;
  • Identificar demanda;
  • Analisar resultados;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2131-10

CBO 2131-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de que pertence ao grupo dos físicos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Físicos, químicos
        • Físicos