CBO 2131-10 - Físico (acústica)

Entenda o que fazem os físicos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Físico (acústica) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um

Funções Detalhadas

Conhecimento (1/8)
Habilidade (1/8)
Atitude (1/8)
Perfil Ocupacional (1/8)

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.

Condições de Trabalho

Os profissionais podem trabalhar em várias atividades econômicas como, por exemplo, saúde, fabricação de coque, refino de petróleo, produção de combustíveis, inclusive nucleares, fabricação de material eletrônico e aparelhos de comunicação. É mais comum encontrar esses profissionais em institutos de pesquisa e universidades públicas. Nestes casos, são classificados como pesquisadores ou professores. Costumam trabalhar em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional. Pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam expostos aos efeitos da radiação e de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações exigem para seu exercício, pelo menos, o curso superior completo, sendo freqüente a presença de profissionais com titulações de pós-graduação e cursos de especialização. O exercício pleno das atividades das ocupações geralmente ocorre após quatro anos de experiência na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver programas e rotinas computacionais;
  • aplicar princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas;
  • administrar atividades de pesquisas e aplicações;
  • comunicar-se;
  • realizar medidas de grandezas físicas;
  • difundir conhecimentos;
  • elaborar documentação técnica e científica;
  • realizar pesquisas científicas e tecnológicas;
  • desenvolver equipamentos e sistemas;
  • selecionar modelo físico;
  • desenvolver expressão escrita;
  • simular modelos;
  • caracterizar propriedades físicas, químicas e estruturais de materiais;
  • avaliar parâmetros físicos em sistemas ambientais;
  • aplicar técnicas de radiação ionizante em ciências da vida;
  • realizar pesquisa bibliográfica;
  • demonstrar versatilidade;
  • desenvolver padrões metrológicos;
  • assessorar na elaboração de protocolos e normas;
  • aplicar métodos físicos a análise de sistemas ecológicos;
  • aplicar técnicas de radiação ionizante em outras áreas do conhecimento;
  • coordenar projetos de pesquisa;
  • divulgar conhecimentos da física para a comunidade;
  • testar programas computacionais;
  • preparar amostras;
  • participar de eventos científicos;
  • elaborar cronograma físico e financeiro;
  • desenvolver expressão da liderança;
  • aplicar princípios físicos na adequação de ambientes;
  • organizar eventos científicos;
  • demonstrar habilidade matemática;
  • elaborar procedimentos operacionais e de segurança;
  • redigir trabalhos técnicos e científicos;
  • cultivar visão ampla;
  • submeter trabalhos técnicos e científicos a publicação;
  • solicitar registros de patentes e propriedade intelectual;
  • desenvolver modelos;
  • realizar ensaios e testes;
  • demonstrar persistência;
  • desenvolver espírito crítico;
  • analisar resultados;
  • aplicar técnicas de radiação não ionizante em ciências da vida;
  • integrar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
  • emitir laudos técnicos;
  • realizar experimentos;
  • ministrar palestras, seminários e cursos;
  • desenvolver expressão oral;
  • desenvolver fontes alternativas de energia;
  • aferir equipamentos científicos;
  • trabalhar em equipe;
  • orientar trabalhos técnicos e científicos;
  • desenvolver teorias;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • demonstrar criatividade;
  • desenvolver materiais;
  • projetar sistemas eletrônicos, ópticos de telecomunicações e outros sistemas físicos;
  • identificar demanda;
  • traduzir manuais técnicos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • prestar consultoria;
  • desenvolver processos;
  • validar programas computacionais;
  • evidenciar receptividade;
  • aplicar técnicas de espectrometria;
  • aplicar técnicas de radiação em análise e preparação de materiais;
  • especificar equipamentos e infra estrutura laboratorial;
  • extrair conclusões;
  • treinar especialista e técnicos;
  • gerir projetos de pesquisa;
  • planejar instalações;
  • desenvolver processos para proteção do meio ambiente;
  • elaborar relatórios de análise de impacto ambiental;
  • selecionar amostras e padrões;
  • emitir pareceres técnicos e científicos;
  • desenvolver instrumentação científica;
  • evidenciar organização;
  • analisar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
  • planejar experimentos;
  • desenvolver aplicações de novas tecnologias;
  • redigir documentação instrumental e de aplicativos;
  • equacionar modelo físico;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2131-10

CBO 2131-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de físico (acústica) que pertence ao grupo dos físicos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Físicos, químicos
        • Físicos