CBO 1414-10 - Comerciante varejista

Entenda o que fazem os gerentes de operações comerciais e de assistência técnica no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Comerciante varejista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Comerciante varejista

Planeja, coordena, controla e avalia atividades operacionais de comércio varejista, em loja física - de pequeno, médio ou grande porte - e/ou em ambiente virtual. Promove projetos de “marketing”, para identificar público-alvo e aumentar visibilidade do estabelecimento. Coordena processos de otimização do espaço físico e criação de ambiente atrativo em loja. Pode providenciar a implantação de comércio eletrônico, definindo canais de vendas. Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante atendimento adequado aos clientes. Promove atendimento pós-venda. Controla a qualidade das atividades. Administra pessoal. Realiza gestão de recursos financeiros. Administra estoque. Utiliza novas tecnologias para otimizar as operações de varejo. Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Pesquisa o funcionamento do setor varejista - em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo e concorrências - e analisa regulamentações específicas do setor, para definir os planos operacionais do estabelecimento comercial varejista. Define metas e indicadores, tais como tíquete médio (valor médio de vendas) por cliente, taxa de inadimplência, entre outros.

Promove projetos de “marketing”, analisando dados coletados de segmentação de mercado, para identificar público-alvo. Verifica perfil dos potenciais clientes e examina preferências por produtos ou serviços. Utiliza estratégias de comunicação para aumentar visibilidade do estabelecimento e atrair clientes. Faz uso de “geomarketing”, reconhecendo quais os locais de maior potencial de consumo, para instalação de loja.

Otimiza o espaço físico de loja, utilizando ambientes flexíveis e adaptáveis, considerando acessibilidade, e fazendo a distribuição do mobiliário de modo a facilitar a fluidez dos clientes. Acompanha a criação de ambiente atrativo, monitorando a escolha das cores, o uso da iluminação para destacar produtos, e a organização dos produtos de forma estratégica.

Pode providenciar a implantação de comércio eletrônico (“e-commerce”), definindo canais de vendas, tais como loja virtual (“site” exclusivo e personalizado), “marketplace” (reunião de várias lojas em uma só plataforma) e redes sociais.

Coordena equipes no desenvolvimento das operações comerciais, promovendo as melhores práticas de atendimento ao cliente e implantando estratégias para criar experiências positivas de compra.

Lidera equipes envolvidas em processos de logística, especialmente nas vendas realizadas “on-line”, criando as condições necessárias para entrega de mercadorias dentro do prazo estabelecido.

Propicia atendimento pós-venda, respondendo às consultas dos clientes, esclarecendo dúvidas sobre produtos ou serviços adquiridos, e buscando sugestões para melhoria do atendimento.

Controla a qualidade das atividades comerciais, realizando pesquisa de satisfação do cliente e analisando indicadores de desempenho, para aperfeiçoamento contínuo das operações.

Realiza negociações com fornecedores, para obter melhores preços e condições de pagamento. Gerencia contratos, observando cumprimento de especificações dos produtos e de prazos de entrega.

Administra estoque, fazendo a gestão do fluxo de mercadorias desde o recebimento do fornecedor até a entrega ao cliente. Utiliza estratégias e tecnologias apropriadas para armazenamento em condições adequadas a cada produto. Providencia a reposição de produtos com baixo estoque.

Administra pessoal, identificando necessidade de contratação e determinando perfis profissionais. Promove desenvolvimento profissional das equipes.

Realiza gerenciamento de recursos financeiros, monitorando registros contábeis, acompanhando a execução orçamentária e controlando a margem de lucro, para manter a saúde financeira do estabelecimento. Faz análise de custos.

Mantém-se atualizado em sua área de atuação, implementando projetos de utilização de novas tecnologias - tais como “softwares” de gestão de estoque, sistemas de ponto de venda, entre outras - relevantes para gerenciamento das operações. Pode utilizar sistemas de automação de processos, incluindo uso de leitores de código de barras, de sistemas de autoatendimento, de etiquetas RFID-Identificação por Radiofrequência (Radio Frequency Identification), dentre outras ferramentas tecnológicas adotadas no varejo.

Reajusta as operações comerciais em função de novos cenários, para alcançar as metas estabelecidas.

Supervisiona a organização dos documentos do estabelecimento e das equipes de trabalho. Atende agentes de fiscalização.

Participa de eventos - tais como feiras e exposições - relacionados ao comércio varejista.

Controla a reutilização de materiais e o descarte de resíduos, de acordo com normas ambientais.

Zela pela segurança no trabalho, prevenindo acidentes e atuando para eliminar possíveis situações de risco.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA AO COMÉRCIO VAREJISTA E ATACADISTA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS AO COMÉRCIO VAREJISTA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE GESTÃO DE ESTOQUE 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE PONTO DE VENDA (POS) 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE VIDEOMONITORAMENTO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS, DESCARTE DE RESÍDUOS, OUTROS ASPECTOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 4 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI 3 4 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PAINÉIS DE INFORMAÇÕES, MÉTRICAS E INDICADORES (DASHBOARD) 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) DISPOSITIVOS DE AUTOMAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ETIQUETAS DE IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA (RFID) 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) LEITORES DE CÓDIGO DE BARRAS 4 5 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ANÁLISE DE CUSTOS 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 3 5 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ESTUDO DE MERCADO 3 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO COMERCIAL 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) ESTRUTURA DO SISTEMA BRASILEIRO DE DEFESA DA CONCORRÊNCIA (SBDC) 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) FUNDAMENTOS DE DIREITO DO CONSUMIDOR 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) DESENVOLVIMENTO DA FORÇA DE TRABALHO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA EMPRESA 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE COMPRAS E AQUISIÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE CONTRATOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE LOGÍSTICA DE MATERIAIS 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE SERVIÇOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO ORÇAMENTÁRIA 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FUNDAMENTOS, COORDENADAS ESTRATÉGICAS, OUTROS ASPECTOS 3 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL: FUNDAMENTOS, ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DESDOBRAMENTO EM OBJETIVOS, METAS, INDICADORES DE CONTROLE E FORMAS DE AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) POLÍTICAS DE COMERCIALIZAÇÃO, DE MARKETING E DE VENDAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DE SETORES POR TIPOS DE PRODUTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS ÀS ATIVIDADES OPERACIONAIS DE COMÉRCIO VAREJISTA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PRECIFICAÇÃO E POLÍTICA DE DESCONTOS NO COMÉRCIO VAREJISTA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) SERVIÇOS PÓS-VENDA NO COMÉRCIO VAREJISTA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CUSTOS E TRIBUTAÇÕES 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) ECONOMIA E SAZONALIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) IMPACTOS DE FATORES ECONÔMICOS NA VENDA DE VAREJO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA MONETÁRIA E FISCAL 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA POLÍTICA FISCAL DO BRASIL 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA CRESCIMENTO, FLUTUAÇÕES E PLANEJAMENTO ECONÔMICO 2 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA FLUTAÇÕES CICLÍCAS E PROJEÇÕES ECONÔMICAS 2 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA CRESCIMENTO, FLUTUAÇÕES E PLANEJAMENTO ECONÔMICO 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA INFLAÇÃO 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INTERNACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA RELAÇÕES DO COMÉRCIO, POLÍTICA COMERCIAL, INTEGRAÇÃO ECONÔMICA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INTERNACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA INTERNACIONAL) POLÍTICAS ECONÔMICAS DE IMPORTAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA DO CONSUMIDOR 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA URBANA 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DE LOJAS DE COMÉRCIO ATACADISTA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) PROJETOS DE MARKETING PARA COMÉRCIO VAREJISTA: SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, USO DE GEOMARKETING, PORTFÓLIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS, CANAIS DE VENDAS, ESTRATÉGICAS DE COMUNICAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) SISTEMAS DE DIVULGAÇÃO DO COMÉRCIO VAREJISTA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA DE DINÂMICAS DE MERCADO E TENDÊNCIAS DE CONSUMO DO SETOR VAREJISTA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 5 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROCESSO DE INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CADEIA DE VALOR DAS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 1 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SETOR DE EMPRESA OU DE INSTITUIÇÃO 4

Condições de Trabalho

Exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • contratar serviços;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • transmitir características das mercadorias a equipe de vendas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • operar equipamentos de informática;
  • definir perfil do consumidor final;
  • demonstrar motivação;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade;
  • definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • manter apresentação pessoal;
  • implantar técnicas de vendas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita - redação;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • atender agentes de fiscalização;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • qualificar fornecedores;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • agir com dinamismo;
  • buscar atualização profissional;
  • orientar clientes;
  • administrar remanejamentos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • elaborar normas e instruções;
  • entrevistar candidatos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • determinar perfis profissionais;
  • fazer orçamentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • transferir numerário para o banco;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • gerir compras;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • captar recursos;
  • otimizar o espaço físico da loja - modulação;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • estimular a motivação das equipes;
  • examinar currículos;
  • representar a empresa;
  • designar equipe para projeto;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • planejar compras e locações;
  • definir estratégias de terceirização;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • medir resultados de treinamento;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • gerir estoques;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • acompanhar rotinas adminstrativas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • promover programas prevencionistas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • cobrar resultados;
  • formular incentivos de produtividade;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • participar de reuniões;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • providenciar integração de funcionários;
  • gerir investimentos;
  • instruir subordinados;
  • analisar tendências do mercado;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • exercer liderança;
  • propor compra de novos itens;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • expressar-se oralmente;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc.;
  • recepcionar mercadorias;
  • promover funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • cooperar na definição de projetos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • delegar atribuições;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • avaliar desempenho;
  • gerir custos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • argumentar com convicção - persuasão;
  • administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • remanejar leiaute;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10

CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de comerciante varejista que pertence ao grupo dos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 1414-10 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 141410 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 141410 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Relojoeiro (comércio Varejista) São Paulo

Relojoeiro (comércio Varejista): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Relojoeiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.158 e 3.629 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.389 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Relojoeiro (comércio Varejista) Juiz de Fora

Relojoeiro (comércio Varejista): Juiz de Fora, MG

O profissional no cargo de Relojoeiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 1.875 e 3.308 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 90 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Relojoeiro (comércio Varejista)

Relojoeiro (comércio Varejista): Santa Catarina

O profissional no cargo de Relojoeiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.145 e 3.563 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.096 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Relojoeiro (comércio Varejista) Curitiba

Relojoeiro (comércio Varejista): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Relojoeiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.181 e 3.754 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 323 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sapateiro (comércio Varejista) São Gonçalo

Sapateiro (comércio Varejista): São Gonçalo, RJ

O profissional no cargo de Sapateiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em São Gonçalo - RJ, ganha entre 1.904 e 3.342 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sapateiro (comércio Varejista) Rio de Janeiro

Sapateiro (comércio Varejista): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Sapateiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.294 e 4.524 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 962 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sapateiro (comércio Varejista) Belo Horizonte

Sapateiro (comércio Varejista): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Sapateiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.985 e 3.505 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 407 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sapateiro (comércio Varejista)

Sapateiro (comércio Varejista): Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Sapateiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.987 e 3.305 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.720 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sapateiro (comércio Varejista) São Paulo

Sapateiro (comércio Varejista): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Sapateiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.158 e 3.629 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.389 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sapateiro (comércio Varejista)

Sapateiro (comércio Varejista): São Paulo

O profissional no cargo de Sapateiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.149 e 3.594 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 12.233 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sapateiro (comércio Varejista) Ribeirão Preto

Sapateiro (comércio Varejista): Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Sapateiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.167 e 3.659 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 277 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sapateiro (comércio Varejista) Teresina

Sapateiro (comércio Varejista): Teresina, PI

O profissional no cargo de Sapateiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 1.745 e 2.979 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 44 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sapateiro (comércio Varejista) Novo Hamburgo

Sapateiro (comércio Varejista): Novo Hamburgo, RS

O profissional no cargo de Sapateiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em Novo Hamburgo - RS, ganha entre 2.029 e 3.243 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sapateiro (comércio Varejista)

Sapateiro (comércio Varejista): Minas Gerais

O profissional no cargo de Sapateiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.036 e 3.865 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.933 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sapateiro (comércio Varejista)

Sapateiro (comércio Varejista): Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Sapateiro (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.119 e 3.970 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.606 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sócio Proprietário (comércio Varejista) São Paulo

Sócio Proprietário (comércio Varejista): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Sócio Proprietário (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.158 e 3.629 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.389 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sócio Proprietário (comércio Varejista)

Sócio Proprietário (comércio Varejista): Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Sócio Proprietário (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.119 e 3.970 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.606 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.
Salário Sócio Proprietário (comércio Varejista) São José dos Campos

Sócio Proprietário (comércio Varejista): São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Sócio Proprietário (comércio Varejista) CBO 1414-10 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 2.053 e 3.242 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 251 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-10.