CBO 1414-05 - Comerciante atacadista

Entenda o que fazem os gerentes de operações comerciais e de assistência técnica no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Comerciante atacadista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Comerciante atacadista

O Comerciante Atacadista planeja, coordena, controla e avalia atividades operacionais - em estrutura física e “on-line” - de empresa comercial atacadista. Coordena os processos de compras para formação de estoques. Constrói e mantém relacionamento sólido com clientes. Controla a qualidade dos serviços prestados. Faz a gestão do fluxo de mercadorias, desde o recebimento até a entrega ao cliente. Estrutura e lidera as equipes envolvidas em atividades de vendas e em logística de entregas de mercadorias. Gerencia recursos financeiros, controla margens de lucro e administra custos. Otimiza o espaço físico de loja. Mantém-se atualizado em sua área de atuação, utilizando plataformas de comércio eletrônico e sistemas informatizados de gestão das operações comerciais. Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 1414-05

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja atividades no comércio atacadista, analisando tendências do mercado, identificando oportunidades de negócios e averiguando comportamento dos concorrentes, para definir planos operacionais de funcionamento do estabelecimento. Define metas e indicadores, tais como evolução de volume de vendas, taxa de inadimplência, entre outros. Planeja racionalização do uso de recursos e avalia estratégia de terceirização. Elabora plano de investimentos. Prepara normas e instruções de serviço, para que as operações comerciais sigam os procedimentos estabelecidos.

Coordena os processos de compras para formação de estoques a partir da definição do perfil do consumidor final. Analisa informações de vendas – tais como preferências dos clientes, padrões de compra, desempenho de produtos, entre outras - relevantes para tomada de decisões sobre preços, promoções e estratégias de negócio.

Realiza negociações com fornecedores, para obter os melhores preços, condições contratuais favoráveis e resolver conflitos de forma amigável. Gerencia contratos, observando cumprimento de especificações dos produtos e de prazos na entrega.

Constrói e mantém relacionamento sólido com clientes - profissionais autônomos de comércio varejista, representantes de redes de supermercados, entre outros -, utilizando comunicação eficaz, atendendo às necessidades dos clientes em relação aos produtos oferecidos, realizando campanhas promocionais de produtos, e fornecendo serviço de pós-venda. Utiliza plataformas de comércio eletrônico, principalmente as voltadas à venda de empresa para empresa (“B2B”).

Controla a qualidade dos serviços prestados, realizando pesquisa de satisfação do cliente, para aperfeiçoamento contínuo do atendimento.

Gerencia estoque de grandes volumes de produtos, fazendo a gestão do fluxo de mercadorias desde o recebimento até a entrega ao cliente. Utiliza estratégicas e tecnologias apropriadas para armazenamento em condições adequadas a cada produto e rastreamento de mercadorias em tempo real. Providencia a reposição de produtos com baixo estoque, garantindo atendimento aos clientes nos prazos estabelecidos de entrega.

Estrutura equipes de trabalho, identificando necessidade de contratação de pessoal, determinando perfis profissionais, providenciando integração dos trabalhadores, e programando desenvolvimento profissional.

Lidera as equipes envolvidas em atividades de vendas e em logística, incentivando criatividade, estimulando motivação e prestando orientações para alcançar as metas estabelecidas. Organiza as operações comerciais, orientando equipes sobre recepção aos clientes, elaboração de orçamentos, negociação de preços e condições de pagamento, e definição de tipos de embalagem. Conduz processos de logística, orientando estratégias de armazenagem, rastreamento do transporte, e entrega de mercadorias.

Gerencia recursos financeiros, fixando e controlando margens de lucro, administrando fluxo de caixa, e acompanhando execução orçamentária. Administra custos e riscos financeiros.

Otimiza o espaço físico de loja, utilizando ambientes flexíveis e adaptáveis, remanejando leiaute, realizando setorização de ambientes, e inspecionando as condições das mercadorias expostas.

Mantém-se atualizado em relação à evolução do mercado, utilizando ferramentas tecnológicas – tais como “softwares” de gestão de estoque, sistemas de gestão de relacionamento com o cliente, entre outras - relevantes para gerenciamento das operações comerciais atacadistas.

Reajusta as operações comerciais em função de novos cenários, identificando soluções criativas e mantendo-se focado em alcançar os resultados planejados.

Supervisiona a organização dos documentos do estabelecimento e das equipes de trabalho. Atende agentes de fiscalização.

Controla a reutilização de materiais e o descarte de resíduos, de acordo com as normas ambientais.

Promove condições de segurança no trabalho, prevenindo acidentes e monitorando o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA AO COMÉRCIO ATACADISTA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS AO COMÉRCIO ATACADISTA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) PLATAFORMAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DE VENDAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE GESTÃO DE ESTOQUES 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT) 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL (ERP - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING) 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE VIDEOMONITORAMENTO PARA CONTROLE EM TEMPO REAL 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS, DESCARTE DE RESÍDUOS, OUTROS ASPECTOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PAINÉIS DE INFORMAÇÕES, MÉTRICAS E INDICADORES (DASHBOARD) 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE DE SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) DISPOSITIVOS DE AUTOMAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ETIQUETAS DE IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA (RFID) 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) LEITORES DE CÓDIGO DE BARRAS 4 5 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ANÁLISE DE CUSTOS 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 3 5 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ESTUDO DE MERCADO 3 5 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA DE TRANSPORTES 4 5 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA DE TRANSPORTES) OPERAÇÕES LOGÍSTICAS 4 5 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA DE TRANSPORTES 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA DE TRANSPORTES) PROCESSOS DE TRANSPORTE E ARMAZENAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO COMERCIAL 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) ESTRUTURA DO SISTEMA BRASILEIRO DE DEFESA DA CONCORRÊNCIA (SBDC) 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) FUNDAMENTOS DE DIREITO DO CONSUMIDOR 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO NEGÓCIOS INTERNACIONAIS 3 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) DESENVOLVIMENTO DA FORÇA DE TRABALHO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA EMPRESA 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE COMPRAS E AQUISIÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE CONTRATOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE SERVIÇOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO ORÇAMENTÁRIA 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FUNDAMENTOS, COORDENADAS ESTRATÉGICAS, OUTROS ASPECTOS 3 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL: FUNDAMENTOS, ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DESDOBRAMENTO EM OBJETIVOS, METAS, INDICADORES DE CONTROLE E FORMAS DE AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) POLÍTICAS DE COMERCIALIZAÇÃO, DE MARKETING E DE VENDAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) POLÍTICAS DE LICITAÇÕES PÚBLICAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) FORMAÇÃO DE PREÇOS NO COMÉRCIO ATACADISTA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DE ARMAZENAGEM E TRANSPORTE 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DE SETORES POR TIPOS DE PRODUTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS ÀS ATIVIDADES OPERACIONAIS DE EMPRESA COMERCIAL ATACADISTA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) SERVIÇOS PÓS-VENDA NO COMÉRCIO ATACADISTA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CUSTOS E TRIBUTAÇÕES 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) ECONOMIA E SAZONALIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) IMPACTOS DE FATORES ECONÔMICOS NA VENDA POR ATACADO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) REDES E CADEIAS DE SUPRIMENTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA MONETÁRIA E FISCAL 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA POLÍTICA FISCAL DO BRASIL 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA CRESCIMENTO, FLUTUAÇÕES E PLANEJAMENTO ECONÔMICO 2 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA FLUTAÇÕES CICLÍCAS E PROJEÇÕES ECONÔMICAS 2 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA CRESCIMENTO, FLUTUAÇÕES E PLANEJAMENTO ECONÔMICO 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA INFLAÇÃO 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INTERNACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA RELAÇÕES DO COMÉRCIO, POLÍTICA COMERCIAL, INTEGRAÇÃO ECONÔMICA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INTERNACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INDUSTRIAL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA INDUSTRIAL) LOGÍSTICA REVERSA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL) ECONOMIA E CONSUMO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA URBANA 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DE LOJAS DE EMPRESA COMERCIAL ATACADISTA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) SISTEMAS DE DIVULGAÇÃO E POSICIONAMENTO NO MERCADO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES INTERNACIONAIS) ACORDOS INTERNACIONAIS DE LIVRE COMÉRCIO 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES INTERNACIONAIS) POLÍTICAS INTERNAS DE OPERAÇÕES TRANSNACIONAIS 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA DE MERCADO E TENDÊNCIAS DE CONSUMO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROCESSO DE INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CADEIA DE VALOR DAS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 1 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SETOR DE EMPRESA OU DE INSTITUIÇÃO 4

Condições de Trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • Gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços;
  • Planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • Estruturar equipes de trabalho;
  • Promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Assessorar diretoria e setores da empresa;
  • Gerir recursos materiais e financeiros;
  • Atender aos clientes;
  • Autorizar pagamentos e recebimentos;
  • Elaborar plano de investimentos;
  • Exercer liderança;
  • Estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • Gerir custos;
  • Analisar tendências do mercado;
  • Medir resultados de treinamento;
  • Designar equipe para projeto;
  • Promover programas prevencionistas;
  • Administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • Cobrar resultados;
  • Contratar serviços;
  • Coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • Programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • Resolver reclamações de clientes;
  • Participar de reuniões;
  • Operar equipamentos de informática;
  • Fazer orçamentos;
  • Informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • Planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • Estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • Negociar preços e condições de pagamento;
  • Monitorar o andamento de projetos;
  • Agir com dinamismo;
  • Gerir estoques;
  • Revisar manuais de procedimentos;
  • Cooperar na definição de projetos;
  • Gerir compras;
  • Propor compra de novos itens;
  • Ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • Opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • Controlar o cumprimento de normas;
  • Averiguar comportamento dos concorrentes;
  • Gerir investimentos;
  • Exercitar a autonomia;
  • Examinar currículos;
  • Planejar compras e locações;
  • Estimular a motivação das equipes;
  • Avaliar desempenho;
  • Divulgar mercadorias e serviços;
  • Organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • Colaborar na definição de epi e epc;
  • Implantar técnicas de vendas;
  • Zelar pela organização do local de trabalho;
  • Instruir subordinados;
  • Definir estratégias de terceirização;
  • Liberar mercadorias para entrega;
  • Argumentar com convicção - persuasão;
  • Administrar conflitos entre funcionários;
  • Recepcionar mercadorias;
  • Evidenciar equilíbrio emocional;
  • Acompanhar a execução orçamentária;
  • Estabelecer escala de férias e de folgas;
  • Planejar racionalização do uso de recursos;
  • Encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • Representar a empresa;
  • Demonstrar motivação;
  • Pesquisar a satisfação dos clientes;
  • Determinar perfis profissionais;
  • Entrevistar candidatos;
  • Revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão;
  • Definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade;
  • Supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc.;
  • Orientar clientes;
  • Prestar assistência social aos funcionários;
  • Providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • Implementar reciclagem de funcionários;
  • Administrar remanejamentos;
  • Manter apresentação pessoal;
  • Realizar reuniões com a equipe;
  • Atender agentes de fiscalização;
  • Acompanhar rotinas adminstrativas;
  • Definir perfil do consumidor final;
  • Expressar-se gestualmente;
  • Recomendar promoção de funcionários;
  • Promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • Expressar-se oralmente;
  • Transmitir características das mercadorias a equipe de vendas;
  • Captar recursos;
  • Mediar relação entre funcionário e empresa;
  • Definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento;
  • Avaliar nível de satisfação das equipes;
  • Demonstrar capacidade de expressão escrita - redação;
  • Detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • Planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • Formular incentivos de produtividade;
  • Administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos;
  • Acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • Buscar atualização profissional;
  • Apreciar inovações organizacionais;
  • Gerenciar contratos de serviços;
  • Elaborar normas e instruções;
  • Inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • Identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • Remanejar leiaute;
  • Prover ações de preservação ambiental;
  • Promover funcionários;
  • Supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • Transferir numerário para o banco;
  • Providenciar integração de funcionários;
  • Delegar atribuições;
  • Otimizar o espaço físico da loja - modulação;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-05

CBO 1414-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de comerciante atacadista que pertence ao grupo dos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica