Profissões relacionadas:
O que faz um Técnico em Acupuntura
Profissionais no cargo de Técnico em Acupuntura aplicam procedimentos estéticos e terapêuticos manipulativos, energéticos, vibracionais e não farmacêuticos. Os procedimentos terapêuticos visam a tratamentos de moléstias psico-neuro- funcionais, músculo-esqueléticas e energéticas, além de patologias e deformidades podais. No caso das doulas, visam prestar suporte contínuo a gestante no ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem-estar da gestante. Avaliam as disfunções fisiológicas, sistêmicas, energéticas, vibracionais e inestéticas dos pacientes/clientes. Recomendam a seus pacientes/clientes a prática de exercícios, o uso de essências florais e fitoterápicos com o objetivo de diminuir dores, reconduzir ao equilíbrio energético, fisiológico e psico-orgânico, bem como cosméticos, cosmecêuticos e óleos essenciais visando sua saúde e bem estar. Alguns profissionais fazem uso de instrumental pérfuro-cortante, medicamentos de uso tópico e órteses, outros aplicam métodos das medicinas oriental e convencional.
Condições de trabalho
Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas atuam na área da saúde, serviços sociais e serviços pessoais. A grande maioria atua como autônomo, trabalhando por conta própria, de forma individual, embora os esteticistas também possam trabalhar em equipe. Executam suas funções em ambiente fechado, sem supervisão e em horários diurnos, não obstante os esteticistas e as doulas possam, também, trabalhar em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para Técnico em Acupuntura
A formação requerida para os esteticistas é a de técnico de nível médio ou graduação em tecnologia. No caso das Doulas é requerido um curso básico de qualificação profissional de, até, 200 horas, não sendo necessária experiência profissional para o desempenho da ocupação. Já para as demais ocupações exige-se formação em curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das atividades, para os esteticistas, ocorre após um período de aproximadamente dois anos de exercício profissional. No caso dos massoterapeutas e terapeutas holísticos, o exercício pleno das atividades ocorre em cerca de menos de um ano de experiência profissional; para os técnicos em acupuntura, quiropraxia e podólogos não há exigência de experiência anterior.
Funções do cargo de Técnico em Acupuntura
- demonstrar condicionamento físico;
- recomendar exames complementares;
- avaliar estado bioenergético, emocional e vibracional do paciente/cliente;
- esterilizar instrumental;
- tomar medidas antropométricas e energéticas;
- corrigir desequilíbrios energético-psico-orgânicos, fisiológicos, bioquímicos, enzimáticos e hormonais;
- avaliar sistemas neuro-músculo-esquelético;
- explicar técnicas e procedimentos;
- demonstrar coordenação motora fina;
- produzir relatórios;
- estimular alinhamento, consciência corporal, reorganização neuro-energética e vibracional;
- avaliar sistemas cardiorrespiratório, circulatório, digestório, gênito-urinário;
- armazenar produtos;
- analisar biomecânica;
- planejar procedimentos;
- cadastrar cliente/paciente;
- registrar informações técnicas;
- orientar sobre postura estática e dinâmica;
- ver mais...
Quanto ganha um Técnico em Acupuntura
De acordo com levantamento do Portal Salário junto ao CAGED, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Técnico em Acupuntura CBO 322105 no período de .
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Técnico em Acupuntura.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.