Profissões relacionadas:
O que faz um Restaurador de Instrumentos Musicais (Exceto Cordas Arcadas)
Profissionais no cargo de Restaurador de Instrumentos Musicais (Exceto Cordas Arcadas) restauram, transformam, reformam e adaptam instrumentos musicais de sopro, cordas, percussão e teclado. Montam e desmontam instrumentos, realizam as intervenções necessárias tais como desmembrar componentes, confeccionar peças de reposição, trocar peças e acessórios, soldar e colar componentes, alinhar e ajustar os instrumentos. Realizam testes nos componentes mecânico, elétrico e eletrônico, afinam e dão acabamento de superfície nos instrumentos. Orientam clientes na conservação dos instrumentos musicais e elaboram laudos técnicos e orçamentos. Podem operar máquinas motrizes e construir ferramentas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.
Condições de trabalho
Restauradores de instrumentos musicais atuam nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos instrumentos ou como autônomos - caso do luthier e do restaurador de instrumentos. Podem atuar também na fabricação de produtos de madeira, artigos de borracha e plástico, produtos de metal e material eletrônico. Na condição de empregados, trabalham em equipe sob supervisão ocasional e em locais fechados. Como autônomos, o trabalho é individual, sem supervisão e em horários irregulares. Eventualmente trabalham sujeitos a pressões, posições desconfortáveis, materiais tóxicos e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para Restaurador de Instrumentos Musicais (Exceto Cordas Arcadas)
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído (reparador de instrumentos) ou ensino médio concluído (restaurador e luthier). Os profissionais desta família, principalmente restaurador de instrumentos e luthier, são autodidatas, ou seja, por iniciativa própria procuram aperfeiçoar-se na profissão, buscando referências teóricas e realizando cursos especiais ou estágios, principalmente no exterior. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional (reparador de instrumentos) e de três a quatro anos (restaurador de instrumentos e luthier).
Funções do cargo de Restaurador de Instrumentos Musicais (Exceto Cordas Arcadas)
- desamassar instrumentos;
- utilizar equipamento de proteção individual - epi;
- montar instrumentos de sopro - palheta simples;
- encerar instrumentos;
- elaborar laudos técnicos;
- montar instrumentos de sopro - bocal;
- trocar peças e acessórios;
- regular instrumentos de sopro;
- identificar problemas nos instrumentos musicais;
- montar peças de instrumentos de cordas dedilhadas;
- demonstrar capacidade de concentração;
- montar instrumentos de teclas;
- demonstrar capacidade de intuição;
- verificar afinação dos instrumentos;
- ver mais...
Quanto ganha um Restaurador de Instrumentos Musicais (Exceto Cordas Arcadas)
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Restaurador de Instrumentos Musicais (Exceto Cordas Arcadas) CBO 915205 no período de Novembro de 2023 a Outubro de 2024.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Restaurador de Instrumentos Musicais (Exceto Cordas Arcadas).
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.