CBO 9152-05 - Restaurador de instrumentos musicais (exceto cordas arcadas)
Entenda o que fazem os restauradores de instrumentos musicais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Restaurador de instrumentos musicais (exceto cordas arcadas) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Restaurador de instrumentos musicais (exceto cordas arcadas)
Restaura e reforma instrumentos musicais de sopro, percussão, teclado e corda dedilhada - industrializados ou artesanais -, realizando desmontagem de instrumentos, confeccionando peças de reposição, substituindo peças, componentes e acessórios, soldando ou colando peças e componentes, executando alinhamento e ajuste de partes, fazendo lubrificação, efetuando montagem dos instrumentos, e realizando acabamento de superfícies. Executa testes em instrumentos musicais e verifica sua afinação. Planeja atividades, definindo etapas e sequência de trabalho. Realiza atendimento a clientes. Opera máquinas durante as atividades de restauração e reforma. Pode construir, ajustar e afiar ferramentas. Executa manutenção básica em máquinas e equipamentos. Cumpre normas técnicas, procedimentos da qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Realiza a desmontagem do instrumento musical, desmembrando seus componentes e limpando-os. Pode confeccionar peças de reposição, quando necessário. Substitui peças e acessórios. Solda ou cola componentes. Realiza alinhamento de blocos e teclas em instrumentos de palheta ou de sopro. Executa ajustagem dos martelos de feltro em pianos, para aumentar a suavidade ou brilho tonal, usando chave de fenda e acessórios de lixamento. Faz a lubrificação. Monta peças de instrumento de cordas dedilhadas. Monta parte elétrica e eletrônica de instrumento. Monta o instrumento.
Realiza acabamento de superfície em instrumentos musicais, preparando a superfície. Remove amassados e rebarbas e faz o polimento de instrumentos de metal. Recupera rachaduras, enverniza e encera instrumentos da família de madeiras. Pode aplicar banhos eletrostáticos e pintar instrumentos. Limpa e lustra os instrumentos musicais.
Realiza testes em instrumentos musicais. Testa parte mecânica de instrumentos de sopro, de cordas dedilhadas e de teclas. Testa parte elétrica de instrumentos de cordas dedilhadas. Testa parte eletroeletrônica de instrumentos de teclas. Executa a regulagem de instrumentos de sopro, de cordas dedilhadas e de teclas. Verifica a afinação dos instrumentos musicais, inclusive dos instrumentos de teclado acústico. Confere as medidas-padrão de instrumentos musicais.
Avalia a qualidade do processo de restauro ou reforma, utilizando instrumentos e equipamentos e aplicando testes sensoriais e visuais. Ajusta parâmetros dimensionais, geométricos, estruturais, funcionais e acústicos. Verifica o encaixe e a união das partes. Examina o revestimento, o acabamento e a limpeza da superfície.
Embala o instrumento musical, colocando etiquetas identificadoras. Instala proteção contra agentes externos, tendo em vista manter a integridade física do instrumento. Orienta cliente na conservação do instrumento.
Opera máquinas durante as atividades de restauração e reforma. Prepara dispositivos e regula os parâmetros da máquina. Alimenta a máquina com matérias-primas. Inspeciona o funcionamento da máquina.
Pode construir ferramentas, realizando seu controle dimensional e executando ajustes e afiação.
Faz manutenção básica de máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos, conservando-os limpos, realizando lubrificação, e executando pequenos reparos. Providencia manutenção corretiva, quando necessário.
Realiza atendimento a cliente, verificando a necessidade de restauro ou reforma e avaliando a viabilidade técnica da execução do trabalho solicitado. Elabora laudo técnico. Faz orçamento do serviço.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela preservação, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual.
Atua de acordo com diretrizes de preservação ambiental, selecionando sobras de materiais para reciclagem e descartando resíduos de acordo com normas ambientais.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - CAD-CAM | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ACÚSTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETROELETRÔNICA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | MECÂNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO GEOMÉTRICO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 5 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - ORIGEM E EVOLUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, SOPRO, PERCUSSÃO E DE TECLAS | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 2 | 2 | 2 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) | 2 | 2 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS ELETROELETRÔNICOS APLICADOS NA RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, DE SOPRO, DE PERCUSSÃO E DE TECLAS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - FUNDAMENTOS DE AFINAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - PROCESSOS TÉCNICAS E MÉTODOS DE RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, DE SOPRO, DE PERCUSSÃO E DE TECLAS | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS, CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DE MADEIRAS UTILIZADAS NA CONFECÇÃO, RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | ENSAIOS NÃO-DESTRUTIVOS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | TESTES | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, DE SOPRO, DE PERCUSSÃO E DE TECLAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS NÃO-METÁLICOS NATURAIS (MADEIRA, FIBRAS, COURO, BORRACHA ETC.) | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS METÁLICOS NÃO FERROSOS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS, CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DE MATERIAIS E ACESSÓRIOS UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO, RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, DE SOPRO, DE PERCUSSÃO E DE TECLAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | LUBRIFICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | AFIAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS E DISPOSITIVOS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | CONTROLE DIMENSIONAL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | PROCESSOS DE UNIÃO MECÂNICA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | USINAGEM CONVENCIONAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS MECÂNICOS BÁSICOS APLICADOS NA RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, DE SOPRO, DE PERCUSSÃO E DE TECLAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - METALURGIA | SOLDAGEM | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - METALURGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - METALURGIA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS METALÚRGICOS BÁSICOS APLICADOS NA RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, DE SOPRO, DE PERCUSSÃO E DE TECLAS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OPERAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | ALIMENTAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OPERAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | SEPARAÇÃO DE MATERIAL PARA REAPROVEITAMENTO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS DA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | ORÇAMENTO | 3 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | TEORIA MUSICAL | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
Condições de Trabalho
Atuam nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos instrumentos ou como autônomos - caso do luthier e do restaurador de instrumentos. Podem atuar também na fabricação de produtos de madeira, artigos de borracha e plástico, produtos de metal e material eletrônico. Na condição de empregados, trabalham em equipe sob supervisão ocasional e em locais fechados. Como autônomos, o trabalho é individual, sem supervisão e em horários irregulares. Eventualmente trabalham sujeitos a pressões, posições desconfortáveis, materiais tóxicos e ruído intenso.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído (reparador de instrumentos) ou ensino médio concluído (restaurador e luthier). Os profissionais desta família, principalmente restaurador de instrumentos e luthier, são autodidatas, ou seja, por iniciativa própria procuram aperfeiçoar-se na profissão, buscando referências teóricas e realizando cursos especiais ou estágios, principalmente no exterior. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional (reparador de instrumentos) e de três a quatro anos (restaurador de instrumentos e luthier).
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- atender clientes;
- construir ferramentas;
- realizar acabamento de superfície em instrumentos musicais;
- demonstrar competências pessoais;
- operar máquinas motrizes;
- desmontar e montar instrumentos musicais;
- testar instrumentos musicais;
- trabalhar com segurança;
- alinhar instrumentos;
- afinar teclado acústico;
- desmembrar componentes de instrumentos;
- elaborar laudos técnicos;
- alimentar máquinas com matérias-primas;
- manter limpos máquinas, equipamentos e ferramentas;
- demonstrar capacidade de concentração;
- ajustar instrumentos;
- orientar clientes na conservação dos instrumentos;
- encerar instrumentos;
- montar instrumentos de sopro - bocal;
- providenciar manutenção corretiva de máquinas;
- orientar auxiliares quanto a segurança;
- lubrificar instrumentos;
- lubrificar máquinas;
- lustrar instrumentos;
- realizar controle dimensional de ferramentas;
- montar instrumentos de sopro - palheta dupla;
- envernizar instrumentos;
- limpar componentes de instrumentos;
- checar medidas-padrão de instrumentos musicais;
- regular instrumentos de teclas;
- regular instrumentos de cordas dedilhadas;
- desamassar instrumentos;
- elaborar orçamentos;
- trocar peças de máquinas;
- dar provas de acuidade auditiva - discriminar sons;
- demonstrar capacidade de intuição;
- identificar problemas nos instrumentos musicais;
- afiar ferramentas;
- verificar afinação dos instrumentos;
- confeccionar peças de reposição;
- testar parte mecânica de instrumentos de teclas;
- testar parte elétrica de instrumentos de cordas dedilhadas;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar destreza manual;
- trocar peças e acessórios;
- evidenciar criatividade;
- polir instrumentos de sopro;
- soldar componentes de instrumentos;
- regular instrumentos de sopro;
- pintar instrumentos;
- evidenciar capacidade de comunicação;
- testar parte mecânica de instrumentos de sopro;
- inspecionar máquinas;
- organizar ambiente de trabalho;
- utilizar equipamento de proteção individual - epi;
- testar parte eletroeletrônica de instrumentos de teclas;
- colar componentes de instrumentos;
- montar instrumentos de sopro - palheta simples;
- montar parte elétrica e eletrônica de instrumentos;
- montar peças de instrumentos de cordas dedilhadas;
- limpar instrumentos;
- aplicar banhos eletrostáticos nos instrumentos;
- selecionar ferramentas;
- manifestar paciência;
- verificar tocabilidade dos instrumentos;
- evidenciar dinamismo;
- ajustar ferramentas;
- preparar superfícies de instrumentos;
- testar parte mecânica de instrumentos de cordas dedilhadas;
- preparar dispositivos de máquinas;
- regular parâmetros de máquinas;
- montar instrumentos de teclas;
Divisões de categorias profissionais do CBO 9152-05
CBO 9152-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de restaurador de instrumentos musicais (exceto cordas arcadas) que pertence ao grupo dos restauradores de instrumentos musicais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
-
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
-
-
- Reparadores de instrumentos e equipamentos de precisão
-
-
-
-
- Restauradores de instrumentos musicais
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 9152-05 - Restauradores de instrumentos musicais
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 915205 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 915205 em todos os estados e cidades do Brasil.