CBO 9152-05 - Restaurador de instrumentos musicais (exceto cordas arcadas)

Entenda o que fazem os restauradores de instrumentos musicais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Restaurador de instrumentos musicais (exceto cordas arcadas) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Restaurador de instrumentos musicais (exceto cordas arcadas)

Restaura e reforma instrumentos musicais de sopro, percussão, teclado e corda dedilhada - industrializados ou artesanais -, realizando desmontagem de instrumentos, confeccionando peças de reposição, substituindo peças, componentes e acessórios, soldando ou colando peças e componentes, executando alinhamento e ajuste de partes, fazendo lubrificação, efetuando montagem dos instrumentos, e realizando acabamento de superfícies. Executa testes em instrumentos musicais e verifica sua afinação. Planeja atividades, definindo etapas e sequência de trabalho. Realiza atendimento a clientes. Opera máquinas durante as atividades de restauração e reforma. Pode construir, ajustar e afiar ferramentas. Executa manutenção básica em máquinas e equipamentos. Cumpre normas técnicas, procedimentos da qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Planeja as atividades de restauração e reforma de instrumentos musicais - exceto os de cordas arcadas -, definindo as etapas e a sequência de trabalho. Seleciona a técnica a ser aplicada, considerando o tipo e o modelo do instrumento. Interpreta desenhos, especificações, manuais técnicos e requisição de trabalho. Seleciona máquinas e equipamentos mecânicos, elétricos e eletrônicos – convencionais ou automatizados e digitais -, ferramentas e instrumentos, para realização das atividades. Verifica as condições operacionais dos recursos de trabalho.

Realiza a desmontagem do instrumento musical, desmembrando seus componentes e limpando-os. Pode confeccionar peças de reposição, quando necessário. Substitui peças e acessórios. Solda ou cola componentes. Realiza alinhamento de blocos e teclas em instrumentos de palheta ou de sopro. Executa ajustagem dos martelos de feltro em pianos, para aumentar a suavidade ou brilho tonal, usando chave de fenda e acessórios de lixamento. Faz a lubrificação. Monta peças de instrumento de cordas dedilhadas. Monta parte elétrica e eletrônica de instrumento. Monta o instrumento.

Realiza acabamento de superfície em instrumentos musicais, preparando a superfície. Remove amassados e rebarbas e faz o polimento de instrumentos de metal. Recupera rachaduras, enverniza e encera instrumentos da família de madeiras. Pode aplicar banhos eletrostáticos e pintar instrumentos. Limpa e lustra os instrumentos musicais.

Realiza testes em instrumentos musicais. Testa parte mecânica de instrumentos de sopro, de cordas dedilhadas e de teclas. Testa parte elétrica de instrumentos de cordas dedilhadas. Testa parte eletroeletrônica de instrumentos de teclas. Executa a regulagem de instrumentos de sopro, de cordas dedilhadas e de teclas. Verifica a afinação dos instrumentos musicais, inclusive dos instrumentos de teclado acústico. Confere as medidas-padrão de instrumentos musicais.

Avalia a qualidade do processo de restauro ou reforma, utilizando instrumentos e equipamentos e aplicando testes sensoriais e visuais. Ajusta parâmetros dimensionais, geométricos, estruturais, funcionais e acústicos. Verifica o encaixe e a união das partes. Examina o revestimento, o acabamento e a limpeza da superfície.

Embala o instrumento musical, colocando etiquetas identificadoras. Instala proteção contra agentes externos, tendo em vista manter a integridade física do instrumento. Orienta cliente na conservação do instrumento.

Opera máquinas durante as atividades de restauração e reforma. Prepara dispositivos e regula os parâmetros da máquina. Alimenta a máquina com matérias-primas. Inspeciona o funcionamento da máquina.

Pode construir ferramentas, realizando seu controle dimensional e executando ajustes e afiação.

Faz manutenção básica de máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos, conservando-os limpos, realizando lubrificação, e executando pequenos reparos. Providencia manutenção corretiva, quando necessário.

Realiza atendimento a cliente, verificando a necessidade de restauro ou reforma e avaliando a viabilidade técnica da execução do trabalho solicitado. Elabora laudo técnico. Faz orçamento do serviço.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela preservação, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho.

Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual.

Atua de acordo com diretrizes de preservação ambiental, selecionando sobras de materiais para reciclagem e descartando resíduos de acordo com normas ambientais.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - CAD-CAM 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA ACÚSTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA ELETROELETRÔNICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA MECÂNICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA QUÍMICA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO DESENHO GEOMÉTRICO 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO DESENHO TÉCNICO GERAL 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO 5 5 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA GEOMETRIA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - ORIGEM E EVOLUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, SOPRO, PERCUSSÃO E DE TECLAS 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 2 2 2
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) 2 2 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE CONTROLE DA QUALIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS ELETROELETRÔNICOS APLICADOS NA RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, DE SOPRO, DE PERCUSSÃO E DE TECLAS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - FUNDAMENTOS DE AFINAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - PROCESSOS TÉCNICAS E MÉTODOS DE RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, DE SOPRO, DE PERCUSSÃO E DE TECLAS 5 5 5
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS, CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DE MADEIRAS UTILIZADAS NA CONFECÇÃO, RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS ENSAIOS NÃO-DESTRUTIVOS 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS TESTES 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, DE SOPRO, DE PERCUSSÃO E DE TECLAS 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS MATERIAIS NÃO-METÁLICOS NATURAIS (MADEIRA, FIBRAS, COURO, BORRACHA ETC.) 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS MATERIAIS METÁLICOS NÃO FERROSOS 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS, CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DE MATERIAIS E ACESSÓRIOS UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO, RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, DE SOPRO, DE PERCUSSÃO E DE TECLAS 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LUBRIFICAÇÃO 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA AFIAÇÃO 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS E DISPOSITIVOS 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA CONTROLE DIMENSIONAL 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA PROCESSOS DE UNIÃO MECÂNICA 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA USINAGEM CONVENCIONAL 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - MECÂNICA OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS MECÂNICOS BÁSICOS APLICADOS NA RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, DE SOPRO, DE PERCUSSÃO E DE TECLAS 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - METALURGIA SOLDAGEM 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL METALMECÂNICA - METALURGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - METALURGIA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS METALÚRGICOS BÁSICOS APLICADOS NA RESTAURAÇÃO E REFORMA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS DEDILHADAS, DE SOPRO, DE PERCUSSÃO E DE TECLAS 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL OPERAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL ALIMENTAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL OPERAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL SEPARAÇÃO DE MATERIAL PARA REAPROVEITAMENTO 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MATERIAIS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL TENDÊNCIAS DA ÁREA INDUSTRIAL 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 3 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS TEORIA MUSICAL 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Atuam nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos instrumentos ou como autônomos - caso do luthier e do restaurador de instrumentos. Podem atuar também na fabricação de produtos de madeira, artigos de borracha e plástico, produtos de metal e material eletrônico. Na condição de empregados, trabalham em equipe sob supervisão ocasional e em locais fechados. Como autônomos, o trabalho é individual, sem supervisão e em horários irregulares. Eventualmente trabalham sujeitos a pressões, posições desconfortáveis, materiais tóxicos e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído (reparador de instrumentos) ou ensino médio concluído (restaurador e luthier). Os profissionais desta família, principalmente restaurador de instrumentos e luthier, são autodidatas, ou seja, por iniciativa própria procuram aperfeiçoar-se na profissão, buscando referências teóricas e realizando cursos especiais ou estágios, principalmente no exterior. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional (reparador de instrumentos) e de três a quatro anos (restaurador de instrumentos e luthier).

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • atender clientes;
  • construir ferramentas;
  • realizar acabamento de superfície em instrumentos musicais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar máquinas motrizes;
  • desmontar e montar instrumentos musicais;
  • testar instrumentos musicais;
  • trabalhar com segurança;
  • alinhar instrumentos;
  • afinar teclado acústico;
  • desmembrar componentes de instrumentos;
  • elaborar laudos técnicos;
  • alimentar máquinas com matérias-primas;
  • manter limpos máquinas, equipamentos e ferramentas;
  • demonstrar capacidade de concentração;
  • ajustar instrumentos;
  • orientar clientes na conservação dos instrumentos;
  • encerar instrumentos;
  • montar instrumentos de sopro - bocal;
  • providenciar manutenção corretiva de máquinas;
  • orientar auxiliares quanto a segurança;
  • lubrificar instrumentos;
  • lubrificar máquinas;
  • lustrar instrumentos;
  • realizar controle dimensional de ferramentas;
  • montar instrumentos de sopro - palheta dupla;
  • envernizar instrumentos;
  • limpar componentes de instrumentos;
  • checar medidas-padrão de instrumentos musicais;
  • regular instrumentos de teclas;
  • regular instrumentos de cordas dedilhadas;
  • desamassar instrumentos;
  • elaborar orçamentos;
  • trocar peças de máquinas;
  • dar provas de acuidade auditiva - discriminar sons;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • identificar problemas nos instrumentos musicais;
  • afiar ferramentas;
  • verificar afinação dos instrumentos;
  • confeccionar peças de reposição;
  • testar parte mecânica de instrumentos de teclas;
  • testar parte elétrica de instrumentos de cordas dedilhadas;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar destreza manual;
  • trocar peças e acessórios;
  • evidenciar criatividade;
  • polir instrumentos de sopro;
  • soldar componentes de instrumentos;
  • regular instrumentos de sopro;
  • pintar instrumentos;
  • evidenciar capacidade de comunicação;
  • testar parte mecânica de instrumentos de sopro;
  • inspecionar máquinas;
  • organizar ambiente de trabalho;
  • utilizar equipamento de proteção individual - epi;
  • testar parte eletroeletrônica de instrumentos de teclas;
  • colar componentes de instrumentos;
  • montar instrumentos de sopro - palheta simples;
  • montar parte elétrica e eletrônica de instrumentos;
  • montar peças de instrumentos de cordas dedilhadas;
  • limpar instrumentos;
  • aplicar banhos eletrostáticos nos instrumentos;
  • selecionar ferramentas;
  • manifestar paciência;
  • verificar tocabilidade dos instrumentos;
  • evidenciar dinamismo;
  • ajustar ferramentas;
  • preparar superfícies de instrumentos;
  • testar parte mecânica de instrumentos de cordas dedilhadas;
  • preparar dispositivos de máquinas;
  • regular parâmetros de máquinas;
  • montar instrumentos de teclas;

Divisões de categorias profissionais do CBO 9152-05

CBO 9152-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de restaurador de instrumentos musicais (exceto cordas arcadas) que pertence ao grupo dos restauradores de instrumentos musicais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Reparadores de instrumentos e equipamentos de precisão
        • Restauradores de instrumentos musicais

CBOs Relacionados

Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 9152-05 - Restauradores de instrumentos musicais

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 915205 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 915205 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Restaurador de Instrumentos Musicais (Exceto Cordas Arcadas)

Restaurador de Instrumentos Musicais (Exceto Cordas Arcadas): Brasil

O profissional no cargo de Restaurador de Instrumentos Musicais (Exceto Cordas Arcadas) CBO 9152-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.689 e 2.397 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 10 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9152-05.