CBO 7826-25 - Auxiliar de maquinista de trem - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
O profissional no cargo de Auxiliar de maquinista de trem CBO 7826-25 auxilia o maquinista na condução de trens, na realização de manobras e no transporte de passageiros e cargas Presta apoio nas inspeções para averiguar condições físicas do veículo ferroviário e detectar eventuais avarias, auxiliando na execução de pequenos reparos.
Ajuda no atendimento aos itens de segurança Auxilia no controle da documentação do trem Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7826-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de maquinista de trem, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-25
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de funções transversais.
- Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas.
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.
O que faz um Auxiliar de maquinista de trem
O Auxiliar de maquinista de trem CBO 7826-25 auxilia o maquinista na condução de trem, comunicando-lhe falhas ou irregularidades contatadas no monitoramento de equipamentos de bordo Observa o perfil e as condições da via e atenta para passagem de nível e para pedestres, alertando o maquinista sobre obstáculos ou outros problemas.
Aciona buzina, quando necessário.
Opera MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Ajuda o maquinista no preenchimento de relatório de viagem.
Presta apoio no transporte de passageiros, monitorando embarque e desembarque Anuncia o nome das estações e as mensagens.
Presta informações aos usuários.
Ajuda o maquinista na realização de manobras, monitorando os sinais Auxilia na atividade de acoplagem e desacoplagem de mangueiras de ar e na operação do aparelho de mudança de via (AMV).
Presta apoio no engate e no desengate de locomotivas e vagões na composição.
Ajuda no posicionamento do vagão para carga e descarga Auxilia no transporte de carga, monitorando o carregamento do vagão Confere o acondicionamento da carga, para evitar vazamentos.
Verifica lacre, portas e lonas dos vagões Confirma quantidade e peso dos vagões Presta apoio na detecção de falhas de dispositivos e de equipamentos de segurança, participando na realização de pequenos reparos.
Auxilia na execução de serviços de manutenção Ajuda na preparação do trem para ser rebocado.
Participa na instalação e na retirada do equipamento detector de trem completo (DTC) Ajuda na execução dos testes de sistema de comunicação, sistema de portas e sistemas elétrico e pneumático Verifica as condições físicas do veículo e examina os sistemas de refrigeração e lubrificação, informando ao maquinista os problemas detectados.
Ajuda no transporte de funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Auxilia no controle da documentação, verificando ficha e documentos do trem Examina as condições de limpeza do trem, ajudando na manobra e no estacionamento para lavagem.
Auxilia o maquinista no atendimento aos itens de segurança, tais como controles da sinalização e da velocidade máxima autorizada Verifica o comportamento da composição durante a viagem e, em situações de impedimento do maquinista, aciona freio de emergência e solicita ao Centro de Controle Operacional a desenergização e a interdição da via Solicita equipe de segurança e combate a incêndios, quando necessário.
Pode prestar primeiros socorros Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7826-25 deve transportar cargas, atuar em falhas de equipamentos, conduzir trem, bonde e metrô, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, inspecionar trem, bonde e metrô, transportar passageiros, comunicar-se com o centro de controle operacional - cco, manobrar trem, bonde e metrô, vistoriar teleférico.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7826-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Auxiliar de maquinista de trem CBO 7826-25
Um Auxiliar de maquinista de trem (ou sinônimo) deve transportar funcionários e equipamentos de manutenção, retirar terminal móvel de comunicação - mct portátil, trabalhar em equipe, operar aparelho de mudança de via - amv, informar nome das estações, demonstrar responsabilidade, informar posicionamento, solicitar interdição da via, cumprir paradas programadas, acionar freio de emergência em situação de risco, ligar o veículo, monitorar carregamento do vagão - lixo, malotes e outros, conferir lacre, portas e lonas dos vagões, uniformizar-se, comunicar-se com clareza, confirmar destino, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, conferir a formação da composição, comunicar entrada na via, comunicar irregularidades ao maquinista, manobrar para lavagem, inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação, conferir limite de tração, cumprir licenciamento via satélite, solicitar manutenção, cumprir tempo de parada, demonstrar firmeza nas decisões, auxiliar o maquinista na condução, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, detectar falhas de equipamentos, informar situação de risco ao longo da via, demonstrar acuidade visual, combater incêndios em casos de emergência, demonstrar iniciativa, obedecer velocidade máxima autorizada, verificar vazamentos de carga, demonstrar capacidade de assimilação, vistoriar dispositivos de segurança, instalar terminal móvel de comunicação - mct portátil, inspecionar condições físicas do veículo - janelas, engates, mangueiras e outras, manobrar guindaste para prestar socorro, desengatar locomotivas e vagões da composição, acatar instruções via rádio, usar equipamentos de proteção individual - epi, instalar equipamento detector de trem completo - dtc, aperfeiçoar-se, monitorar embarque e desembarque de passageiros, emitir relatório de ocorrência, observar perfil de via, preparar trem para reboque, anunciar mensagens, aplicar freio de estacionamento e calços, efetuar reboque, testar sistemas elétrico e pneumático, estacionar em local predeterminado, acionar buzina, verificar controle de falhas, demonstrar autocontrole, concentrar-se nas suas atribuições, verificar níveis de combustível e areia, solicitar reboque, verificar ficha e documentação do trem, inspecionar equipamentos de bordo, estacionar para limpeza, posicionar vagão para carga e descarga, preencher livro de bordo, inspecionar equipamentos de segurança - extintor, janelas, portas e outros, verificar condições de limpeza, prestar primeiros-socorros, preencher relatório de viagem, comunicar ocorrências externas ao sistema, solicitar licenciamento para partida, verificar dispositivos de segurança, verificar livro de bordo, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, comunicar impedimentos de circulação do veículo, recolher veículo, treinar funcionários, solicitar equipe de segurança, acoplar e desacoplar mangueiras de ar, conferir acondicionamento da carga, vistoriar freio manual, remover vagões avariados, verificar existência de fita velocimétrica, demonstrar assiduidade, separar vagões por destino, manobrar para pesagem de vagões, verificar o comportamento da composição durante a viagem, solicitar desenergização da via, atentar para passagem de nível e pedestres, evacuar veículo, retirar equipamento detector de trem completo - dtc, interromper manobra em caso de perda de contato, solucionar pequenas falhas, zelar pelos equipamentos de trabalho, demonstrar percepção, conferir número, quantidade e peso dos vagões, operar terminal móvel de comunicação via satélite - mct, utilizar equipamentos de proteção ambiental - epa, observar condições de via, manobrar para testes operacionais, conferir documentação da carga, monitorar equipamentos de bordo, desligar o veículo, demonstrar segurança, manter farol aceso, acatar sinalização do painel de bordo, solicitar prefixo do trem, solicitar resgate de passageiros, manobrar para manutenção de via permanente, obedecer sinais de manobra, demonstrar rapidez de raciocínio, manobrar para manutenção, informar ocorrências com o usuário, repor equipamento de segurança, testar sistema de comunicação, engatar locomotivas e vagões na composição, liberar o freio, anunciar energização do veículo, cumprir horários, prestar informações ao usuário, obedecer sinalização de via.