CBO 7826-05 - Operador de trem de metrô - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
O profissional no cargo de Operador de trem de metrô CBO 7826-05 opera trem de metrô, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, conduzindo o veículo, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.
Preenche relatórios Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.
Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7826-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de trem de metrô, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-05
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de funções transversais.
- Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas.
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.
O que faz um Operador de trem de metrô
O Operador de trem de metrô CBO 7826-05 prepara-se para a operação de trem de metrô, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO), para solicitar prefixo do trem, informar posicionamento e confirmar destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.
Opera o trem de metrô, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.
Liga o veículo, libera o freio, monitora equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona buzina Acompanha circuito fechado de televisão.
Conduz o trem para a via principal, observando suas condições Cumpre as paradas programadas e conclui o percurso no tempo previsto.
Recolhe e desliga o veículo.
Preenche o relatório de viagem Pode operar trem em que um sistema controla a movimentação - tempo de abertura de portas, velocidade e outros itens -, monitorando o desempenho do veículo e intervindo na condução em emergências ou quando ocorre alguma falha do sistema.
Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, monitorando a entrada e a saída de passageiros e cumprindo o tempo de parada.
Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV) Engata e desengata locomotivas e vagões na composição.
Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga Transporta cargas, monitorando o carregamento do vagão Preenche relatórios de cargas e malotes transportados.
Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.
Acompanha o serviço de manutenção na pesquisa de falhas Manobra para realização de testes operacionais Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado.
Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.
Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.
Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Verifica os dispositivos de segurança, inspecionando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Preenche o relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança.
Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, acatando a sinalização do painel de bordo, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7826-05 deve demonstrar competências pessoais, atuar em falhas de equipamentos, inspecionar trem, bonde e metrô, conduzir trem, bonde e metrô, operar teleférico, comunicar-se com o centro de controle operacional - cco, trabalhar com segurança, manobrar trem, bonde e metrô, transportar cargas, transportar passageiros, vistoriar teleférico.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7826-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Operador de trem de metrô CBO 7826-05
Um Operador de trem de metrô (ou sinônimo) deve engatar locomotivas e vagões na composição, aplicar freio de estacionamento e calços, manobrar para lavagem, solicitar desenergização da via, vistoriar sistema de comunicação visual, anunciar mensagens, demonstrar acuidade visual, emitir relatório de ocorrência, preparar trem para reboque, verificar dispositivos de segurança, acompanhar circuito fechado de televisão, obedecer velocidade máxima autorizada, orientar passageiros sobre regras de segurança, solicitar prefixo do trem, cumprir tempo de parada, verificar controle de falhas, verificar o comportamento da composição durante a viagem, testar sistema de portas, manobrar para testes operacionais, obedecer sinalização de via, observar condições de via, acionar freio de emergência em situação de risco, comunicar ocorrências externas ao sistema, solicitar resgate de passageiros, detectar falhas de equipamentos, evacuar veículo, estacionar em local predeterminado, movimentar o veículo na modalidade manual, operar aparelho de mudança de via - amv, inspecionar condições físicas do veículo - janelas, engates, mangueiras e outras, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, demonstrar firmeza nas decisões, preencher relatório de bilhetes e malotes, efetuar reboque, estacionar para limpeza, combater incêndios em casos de emergência, demonstrar iniciativa, preencher relatório de viagem, monitorar equipamentos de bordo, solicitar manutenção, movimentar o veículo na modalidade semi-automática, acatar instruções via rádio, demonstrar capacidade de assimilação, prestar informações ao usuário, usar equipamentos de proteção individual - epi, ligar o veículo, solucionar pequenas falhas, uniformizar-se, testar sistema de comunicação, testar sistemas elétrico e pneumático, informar ocorrências com o usuário, conduzir veículo para a via principal, prestar primeiros-socorros, interromper manobra em caso de perda de contato, demonstrar assiduidade, recolher veículo, monitorar embarque e desembarque de passageiros, obedecer sinais de manobra, desengatar locomotivas e vagões da composição, acionar buzina, demonstrar autocontrole, confirmar destino, comunicar entrada na via, demonstrar rapidez de raciocínio, conferir a formação da composição, monitorar carregamento do vagão - lixo, malotes e outros, cumprir tempo de percurso, controlar abertura e fechamento das portas, solicitar equipe de segurança, acatar sinalização do painel de bordo, aperfeiçoar-se, movimentar o veículo na modalidade automática, repor equipamento de segurança, inspecionar equipamentos de bordo, informar posicionamento, conduzir usuário na passagem de emergência, demonstrar responsabilidade, preencher relatório de quilometragem, desligar o veículo, comunicar-se com clareza, inspecionar equipamentos de segurança - extintor, janelas, portas e outros, treinar funcionários, posicionar vagão para carga e descarga, observar perfil de via, informar nome das estações, manobrar para manutenção de via permanente, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, comunicar impedimentos de circulação do veículo, demonstrar segurança, cumprir paradas programadas, trabalhar em equipe, concentrar-se nas suas atribuições, solicitar reboque, cumprir horários, verificar condições de limpeza, zelar pelos equipamentos de trabalho, informar situação de risco ao longo da via, demonstrar percepção, liberar o freio, manobrar para manutenção, manter farol aceso, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas.