CBO 7522-15 - Gravador de vidro a água-forte
Entenda o que fazem os trabalhadores da transformação de vidros planos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gravador de vidro a água-forte e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Gravador de vidro a água-forte
Realiza processo de gravação por água forte em peças de vidro e cristal, preparando banho de água-forte de acordo com formulação especificada na ordem de produção, limpando peças, recobrindo peças com material impermeabilizante, perfurando camada impermeabilizante com instrumentos de traçagem até atingir o vidro ou cristal, traçando desenho ou caracteres nas peças, submergindo as peças no banho ácido (água-forte) ou expondo as peças aos gases do banho, para gravação de desenho ou caracteres, e realizando limpeza das peças gravadas. Planeja atividades, interpretando ordem de produção. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara o banho ácido de água-forte, de acordo com a formulação descrita na ordem de produção.
Prepara o processo de gravação, separando e limpando as peças a serem gravadas e selecionando os materiais necessários.
Grava desenho decorativo ou caracteres – tais como números, letras e símbolos - em peça de vidro ou cristal, aplicando camada de impermeabilizante na peça, perfurando a camada impermeabilizante com instrumentos de traçagem até atingir o vidro ou cristal, traçando desenho ou caracteres na peça, e submergindo a peça no banho ácido ou expondo a peça à ação dos gases do banho, para que o traço entalhado na superfície da peça seja submetido à ação corrosiva do ácido, gravando desenho ou caracteres.
Lava a peça gravada seguidamente em água fria para eliminar o ácido e em água quente - por imersão ou a jato - para eliminação da camada impermeabilizante que a recobre.
Controla a qualidade do processo e das peças gravadas. Inspeciona e classifica matérias-primas e produtos, de acordo com especificações. Identifica causas de não conformidades e corrige anomalias do processo que estejam acarretando defeitos ou falhas nos produtos.
Armazena produtos acabados e semiacabados.
Emite relatórios e elabora boletins de produção, para subsidiar controle de cumprimento de metas.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém ferramentas e instrumentos manuais de trabalho limpos, organizados e acondicionados.
Faz o descarte dos resíduos e materiais de rejeitos do processo de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual. Avalia condições de riscos no local de trabalho e realiza ações para prevenir acidentes. Segue procedimentos de segurança na manipulação de produtos químicos. Transporta produtos de vidro e cristal de acordo com especificações de segurança.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - CONCEITO E MEDIÇÃO DE GRANDEZAS FÍSICAS: TEMPERATURA, VOLUME, MASSA, MEDIDAS LINEARES | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 4 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - OBJETOS EM VIDRO: ESCULTURAS, MOSAICOS, VITRAIS, PEÇAS DE DECORAÇÃO, PEÇAS UTILITÁRIAS, LUMINÁRIAS, OUTROS | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | ASSOCIATIVISMO | 2 | 2 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | COOPERATIVISMO | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DE QUALIDADE NO PROCESSO DE GRAVAÇÃO POR ÁGUA-FORTE EM PEÇAS DE VIDRO E CRISTAL: TIPOS DE DEFEITOS, CLASSIFICAÇÃO DAS PEÇAS ACABADAS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | ARTE E DECORAÇÃO DE VIDRO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICA DE GRAVAÇÃO DE VIDROS COM ÁGUA-FORTE | 5 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE VIDRO: PLANO, DUPLO, REFLETIVO, INCOLOR, TRANSLÚCIDO, FOSCO, FUMÊ, COLORIDO, IMPRESSO, OUTROS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS: CARRINHO PARA TRANSPORTE DE VIDROS, CAVALETE PARA ESTOCAGEM E TRANSPORTE DE VIDROS, VENTOSAS, OUTROS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS: CARRINHO PARA TRANSPORTE DE VIDROS, CAVALETE PARA ESTOCAGEM E TRANSPORTE DE VIDROS, VENTOSAS, OUTROS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS: PINCÉIS, ESPÁTULAS, ESTILETE, AGITADOR, INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO LINEAR, INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO VOLUMÉTRICA, BALANÇA, CANETA DE PONTA DIAMANTADA, OUTROS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS: LAVADORA HORIZONTAL PARA VIDROS, LAVADORA VERTICAL PARA VIDROS, TANQUES, MESA DE CORTE DE VIDRO AUTOMÁTICA E MANUAL, OUTRAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATÉRIAS-PRIMAS E MATERIAIS PARA GRAVAÇÃO EM VIDROS: SOLUÇÃO DE ÁGUA-FORTE, PASTA DE FOSQUEAMENTO, CERA IMPERMEABILIZANTE, SOLVENTES, ADESIVOS, OUTROS | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO BÁSICA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE GRAVAÇÃO POR ÁGUA-FORTE EM PEÇAS DE VIDRO E CRISTAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE CARGAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE CARGAS (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam na fabricação de produtos minerais não-metálicos. São empregados com carteira assinada ou autônomos. Trabalham de forma individual ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados e em rodízio de turnos diurno/noturno. Eventualmente, o aplicador serigráfico em vidros e o gravador de vidro estão expostos a materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental excetuando-se o lapidador de vidros e cristais e o cortador de vidros, para os quais exige-se o ensino fundamental incompleto (quarta série, para o primeiro, e entre quarta e sétima séries, para o segundo). Todos devem passar por cursos básicos de qualificação em torno de duzentas horas, exceto o gravador de vidro a esmeril, cujo curso de qualificação gira em torno de quatrocentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e quatro anos de experiência profissional, conforme a ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- planejar atividades de corte e acabamento de vidros e cristais;
- decorar vidros e cristais;
- controlar processos de corte e acabamento em vidros e cristais;
- demonstrar competências pessoais;
- trabalhar com segurança;
- auto-desenvolver-se;
- comunicar-se;
- estocar matérias-primas em locais apropriados;
- selecionar materiais abrasivos;
- operar equipamentos de acordo com as especificações técnicas;
- demonstrar agilidade;
- analisar informações das áreas de interface;
- aplicar impermeabilizante em peças de vidro e cristal;
- demonstrar destreza manual;
- realizar manutenção primária em máquinas e equipamentos;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de concentração;
- corrigir anomalias no processo;
- utilizar epi;
- traçar desenhos em peças de vidros;
- demonstrar flexibilidade;
- avaliar condições operacionais de máquinas e equipamentos;
- requisitar matérias-primas;
- desligar equipamentos em situações de emergência;
- interpretar procedimentos de segurança;
- seqüenciar atividades de trabalho;
- demonstrar senso de responsabilidade;
- identificar necessidade de manutenção corretiva em máquinas e equipamentos;
- gravar peças de vidro e de cristal com água forte;
- comunicar sobre condições de riscos;
- transportar matérias-primas e produtos de vidro e cristal de acordo com especificações;
- armazenar produtos acabados e semi-acabados;
- preparar vidros e cristais para movimentação na linha de produção;
- emitir relatórios e boletins de produção;
- sugerir implementações em processos;
- inspecionar matérias-primas e produtos;
- demonstrar dinamismo;
- identificar causas de não-conformidades;
- realizar gravação em vidros e cristais;
- informar sobre desempenho de máquinas e equipamentos para o turno posterior;
- preparar máquinas e equipamentos;
- monitorar produção para cumprimento de metas;
- classificar matérias-primas e produtos de acordo com especificações;
- separar peças para gravação;
- produzir conforme especificações;
- posicionar moldes para gravação;
- solucionar problemas;
- avaliar condições de uso dos equipamentos de proteção individual - epi;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- selecionar ferramentas manuais de trabalho;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7522-15
CBO 7522-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gravador de vidro a água-forte que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de vidros planos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Joalheiros, vidreiros, ceramistas
-
-
- Vidreiros, ceramistas
-
-
-
-
- Trabalhadores da transformação de vidros planos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 7522-15 - Trabalhadores da transformação de vidros planos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 752215 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Trabalhadores da transformação de vidros planos em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
7522-15 | Gravador de Vidro a Agua-Forte | Brasil | 44h | 13 | |
7522-15 | Foscador de Vidro a Ácido | Brasil | 44h | 13 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |