CBO 7421-15 - Confeccionador de instrumentos de corda
Entenda o que fazem os confeccionadores de instrumentos musicais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Confeccionador de instrumentos de corda e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Confeccionador de instrumentos de corda
Confecciona instrumentos de corda - em produção artesanal ou em indústrias de instrumentos musicais -, preparando matérias-primas, fabricando componentes, realizando processo de montagem, fazendo ajustes de montagem e acabamento, executando afinação, e avaliando a qualidade do instrumento de corda produzido. Planeja a produção, programando as etapas. Pode realizar venda de instrumento de corda. Pode realizar conserto e restauração de instrumento de corda. Prepara documentos, participando da elaboração de manuais e preenchendo relatórios. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara a madeira, o metal e outros materiais para construção dos componentes utilizados na confecção de instrumentos de corda. Desdobra e classifica madeira. Seca madeira na estufa. Prensa e tinge lâminas de madeira.
Confecciona componentes, construindo moldes, manuseando gabaritos, utilizando ferramentas e instrumentos de medição, regulando e operando máquinas, e colando materiais. Calandra madeiras e metais, executa lixamento primário em superfície e solda componentes metálicos.
Confecciona variados instrumentos de corda - tais como violão, guitarra, cavaquinho, violino, violoncelo e harpa -, de acordo com ordem de produção, desenhos, protótipos e manuais técnicos. Monta a estrutura (corpo do instrumento de corda), composta de uma caixa de ressonância. Encaixa, une, fixa e ajusta partes, componentes e acessórios - como braço, cravelhas, cordas, tensor, roseta, pestana, entre outros -, para realizar a montagem do instrumento de corda. Utiliza, no processo de produção, máquinas e equipamentos mecânicos e elétricos, instrumentos e ferramentas. Pode utilizar máquinas e equipamentos digitais e automatizados.
Realiza ajustes de montagem e acabamento, encaixando e regulando componentes eletroeletrônicos, verificando a altura, a espessura e o comprimento das cordas, para fixá-las de forma a manter a distância predeterminada entre elas, e unindo os conjuntos de elementos. Aplica tintas, vernizes, óleos, ceras e outros materiais e produtos para revestimento. Coloca etiquetas identificadoras e instala proteção contra agentes externos.
Realiza afinação do instrumento de corda, aumentando ou diminuindo a tensão das cordas. Faz comparação dos sons por audição e pode usar diapasão normal ou digital, software e aplicativos, para identificar dissonâncias e afinar o instrumento.
Avalia a qualidade do instrumento de corda, aplicando testes sensoriais e visuais e usando instrumentos de medição e equipamentos, para verificar e ajustar parâmetros dimensionais, estruturais, funcionais e acústicos. Pode providenciar laudos técnicos.
Faz o acondicionamento do instrumento de corda produzido.
Pode realizar a venda de instrumento de corda, pesquisando mercados e divulgando o produto. Calcula o valor de venda e estabelece o mecanismo de cobrança. Após realizar a venda, seleciona os meios de transporte para entrega. Analisa a satisfação do cliente.
Pode realizar conserto e restauração de instrumentos de corda, avaliando as informações do cliente, identificando a viabilidade do serviço e orçando os custos. Compra componentes e constrói peças de reposição. Desmonta o instrumento e substitui partes e componentes desgastados ou defeituosos. Após realização do serviço, monta o instrumento de corda.
Prepara documentos técnicos, participando da elaboração de manuais técnicos e preenchendo relatórios.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Conserva ferramentas, acessórios e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento. Providencia serviços de manutenção de equipamentos.
Controla desperdícios de materiais, realizando reaproveitamento. Identifica resíduos, providenciando sua destinação de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ACÚSTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETROELETRÔNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | MECÂNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - PRODUTOS QUÍMICOS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO, REPARO E RESTAURAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | CÁLCULO TÉCNICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM SÉRIE | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS DE CORDA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE COMPOSTOS DO VIOLINO - CAVALETE, CRINA, BREU | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - CONFECÇÃO DE ARCOS PARA INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - PARTES ESTRUTURAIS, ELEMENTOS, COMPONENTES, ACESSÓRIOS E PERIFÉRICOS PARA CONFECÇÃO, RESTAURO E REPARAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - PROCESSOS, TÉCNICAS E MÉTODOS CONSTRUTIVOS, DE REPARO E DE RESTAURAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DE ENVERNIZAMENTO E PINTURA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, COM AR COMPRIMIDO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - TÉCNICAS E MÉTODOS DE ACABAMENTO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - TÉCNICAS E MÉTODOS DE AFINAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - TIPOS E MODELOS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | MODELAGEM DE MADEIRA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE ARTEFATOS DE MADEIRA (EXCETO MÓVEIS) | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | PROCESSOS DE USINAGEM DE MADEIRA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | TRATAMENTO E PREPARAÇÃO DE MADEIRA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO (ESPECIFICAR:...) - CORTE E ENTALHE DE MADEIRA PARA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO (ESPECIFICAR:...) - MADEIRAS ALTERNATIVAS AO PAU-BRASIL PARA PRODUÇÃO DE ARCOS PARA VIOLINOS, VIOLAS E VIOLONCELOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE MADEIRA, IDENTIFICAÇÃO ANATÔMICA E PROPRIEDADES DE MADEIRAS PARA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | FERRAMENTAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | INSTRUMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MÁQUINAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS DE AFINAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE CORDA: AFINADORES ANALÓGICOS, DIGITAIS OU AUTOMATIZADOS, OUTROS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS NÃO-METÁLICOS NATURAIS (MADEIRA, FIBRAS, COURO, BORRACHA ETC.) | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 2 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS UTILIZADOS PARA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA E SEUS COMPONENTES | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | LUBRIFICAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | TIPOS DE MANUTENÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - METALURGIA | SOLDAGEM | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OPERAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | SEPARAÇÃO DE MATERIAL PARA REAPROVEITAMENTO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PROCESSOS PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM E ETIQUETAGEM | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INOVAÇÃO NA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS DA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | PROCESSO DE VENDA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | CLASSIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | HISTÓRIA DAS ARTES MUSICAIS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | TEORIA MUSICAL | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam na indústria de instrumentos musicais, e nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos. São empregados com carteira assinada ou trabalham por conta- própria. Quando empregados, trabalham sob supervisão permanente, em horário diurno ou com rodízio de turnos. Como autônomos, têm horário livre. Executam suas atividades de forma individual e em ambiente fechado. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a materiais tóxicos e ruído intenso. Estão sujeitos à pressão de trabalho que pode ocasionar estresse.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas- aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática no local de trabalho.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- consertar instrumentos;
- montar instrumentos musicais;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar acabamentos em instrumentos musicais;
- vender instrumentos;
- preparar matéria-prima para confecção de instrumentos;
- confeccionar componentes de instrumentos musicais;
- afinar instrumentos musicais;
- distinguir acústicas dos materiais para fabricação de instrumentos musicais;
- projetar instrumentos musicais;
- embalar os instrumentos;
- separar componentes;
- identificar diferentes timbres;
- etiquetar os instrumentos com a marca;
- limpar orifícios das flautas;
- selecionar meios de transporte para entrega;
- construir moldes;
- armazenar instrumentos;
- selecionar máquinas e acessórios;
- analisar a satisfação do cliente;
- manter-se atualizado com as inovações tecnológicas;
- aceitar mudança;
- demonstrar aptidão para crescimento profissional;
- polir superfícies de instrumentos musicais;
- detectar vazão de ar nos instrumentos de sopro;
- trabalhar com segurança;
- definir os tipos de cortes dos materiais;
- organizar local de trabalho;
- identificar a viabilidade da reforma;
- planejar etapas de fabricação;
- pesquisar mercados;
- encordoar instrumentos;
- instalar tensores;
- acompanhar as tendências do mercado;
- comparar sons por audição;
- aceitar responsabilidade;
- confeccionar ferramentas;
- demonstrar criatividade;
- definir matéria-prima e seus rendimentos;
- estabelecer mecanismo de cobrança;
- preparar superfícies dos instrumentos;
- avaliar a geração do som;
- redimensionar componentes acústicos;
- instalar traste;
- unir componentes dos instrumentos musicais;
- construir peças de reposição;
- operar diapazão;
- orçar custos;
- trabalhar em equipe;
- comprar peças e componentes;
- comunicar-se;
- esboçar croqui;
- calandrar madeiras e metais;
- demonstrar capacidade de cumprimento de prazo de entrega de produtos e serviços;
- instalar componentes eletro-eletrônicos;
- revisar componentes mecânicos;
- colher informações do cliente;
- transmitir confiança ao cliente;
- substituir componentes da máquina;
- analisar as propriedades de ressonância dos materiais;
- instalar proteção contra agentes externos;
- soldar componentes metálicos;
- pesquisar fontes fornecedoras de componentes;
- jatear com areia as superfícies dos instrumentos metálicos e peles sintéticas;
- regular componentes dos instrumentos;
- confeccionar protótipo;
- limpar lâminas de madeira, metal e sintéticas;
- regular máquinas;
- participar da elaboração de manuais técnicos;
- manusear gabaritos;
- desmontar o instrumento;
- avaliar tempo de execução;
- prensar lâminas de madeira para compensado;
- analisar aspecto físico dos instrumentos;
- definir medidas;
- proceder lixamento primário em superfície;
- realizar controle dimensional dos instrumentos;
- demonstrar acuidade auditiva;
- aplicar banhos eletrostáticos nos instrumentos;
- regular tensores de instrumentos;
- colar materiais;
- preencher histórico dos instrumentos;
- secar madeira na estufa;
- avaliar as informações do cliente;
- montar instrumentos;
- restaurar instrumentos;
- divulgar produtos;
- pintar instrumentos;
- tingir lâminas de madeira;
- demonstrar destreza manual;
- acondicionar madeira, metais, sintéticos e outros;
- agir com paciência;
- calcular custos de vendas;
- preencher relatórios;
- desdobrar madeira;
- classificar madeira, pele animal, sintéticos e metais;
- demonstrar instrumentos;
- regular componentes eletro-eletrônicos;
- calcular custos;
- operar máquinas;
- operar instrumentos de medição;
- ajustar peças;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7421-15
CBO 7421-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de confeccionador de instrumentos de corda que pertence ao grupo dos confeccionadores de instrumentos musicais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Montadores de aparelhos e instrumentos de precisão e musicais
-
-
- Montadores e ajustadores de instrumentos musicais
-
-
-
-
- Confeccionadores de instrumentos musicais
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 7421-15 - Confeccionadores de instrumentos musicais
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 742115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Confeccionadores de instrumentos musicais em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
7421-15 | Montador de Instrumentos de Corda | Brasil | 44h | 186 | |
7421-15 | Luthier (confeccionador) | Brasil | 44h | 186 | |
7421-15 | Encordoador de Instrumentos Musicais | Brasil | 44h | 186 | |
7421-15 | Confeccionador de Instrumentos de Corda | Brasil | 44h | 186 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |