CBO 7233-20 - Pintor de veículos (fabricação)
Entenda o que fazem os trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Pintor de veículos (fabricação) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
 - Conhecimento
 - Habilidade
 - Atitude
 - Atuação
 - Funções
 
O Que Faz um Pintor de veículos (fabricação)
O Pintor de Veículos (Fabricação) realiza a pintura de superfícies de carrocerias de veículos automotores, em ambientes de fabricação. Prepara o serviço de pintura, selecionando materiais e identificando os tipos de superfícies e partes a serem pintadas. Prepara tinta e superfícies. Realiza conservação e pequenos reparos nos equipamentos e instrumentos de pintura. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 7233-20
Prepara superfícies de carrocerias de veículos, realizando limpeza de impurezas com hidrojateadora de alta pressão. Identifica e corrige pequenas imperfeições. Isola a parte da superfície que não será pintada. Aplica tinta específica para preparação - fundo ou primer -, para proteção anticorrosiva e para melhorar o acabamento da superfície.
Prepara tintas para pintura de superfícies de carrocerias de veículos automotores. Realiza o cálculo das quantidades de materiais, medindo a área da superfície a ser pintada e a espessura da camada de tinta. Identifica o tipo de tinta e cores por meio de consulta a catálogos de fabricantes. Define proporções dos componentes da tinta - conforme especificações - e realiza a mistura desses componentes para obter cores e viscosidades desejadas. Pode alterar componentes da tinta para o ajuste de cor. Pode utilizar tintas pré-preparadas.
Pinta superfícies de carrocerias de veículos automotores, abastecendo o depósito do equipamento para aplicar uma ou mais camadas de tinta e dirigindo o jato sobre a superfície. Pode pintar com esmalte ou produto similar.
Seca, realiza polimento, inspeciona e retoca a superfície - com a utilização de pincel -, para alcançar padrões de qualidade.
Pode operar equipamento automático de pintura de veículos.
Realiza a conservação dos equipamentos, instrumentos e apetrechos de pintura, fazendo limpeza e pequenos reparos.
Adota postura ergonomicamente adequada na execução do trabalho. Avalia iluminação e, principalmente, ventilação do ambiente de trabalho.
Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho. Mantém equipamentos, materiais e instrumentos de trabalho organizados e acondicionados.
Zela pela segurança no trabalho, selecionando e usando equipamentos de proteção individual conforme situações de risco. Previne acidentes e incêndios.
Controla desperdícios de material. Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem. Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Segue procedimentos, ações e métodos de redução dos riscos e impactos para o meio-ambiente.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
 - Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
 - Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
 
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. | 
|---|---|---|---|---|---|---|
| DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 | 
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | COLORIMETRIA | 3 | 4 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 3 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E GERENCIAMENTO DE RISCOS | 4 | 4 | 3 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 2 | 2 | 2 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 2 | |
| DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | 
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 | 3 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 3 | 3 | 3 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 3 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | TRABALHO EM ALTURA | 3 | 4 | 3 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO A INCÊNDIOS | 4 | 4 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | CORROSÃO | 4 | 4 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - PINTURA DE CARROCERIA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES | 4 | 5 | 4 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - POLIMENTO EM PINTURA INDUSTRIAL DE CARROCERIAS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES | 4 | 5 | 4 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE CARROCERIAS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES PARA PINTURA INDUSTRIAL | 4 | 5 | 4 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE TINTAS, ESMALTES E VERNIZES PARA PINTURA INDUSTRIAL DE CARROCERIA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES | 4 | 5 | 4 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS NÃO-METÁLICOS SINTÉTICOS (PLÁSTICO, VIDRO, CERÂMICA E COMPÓSITOS) | 2 | 4 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS METÁLICOS FERROSOS | 4 | 4 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS METÁLICOS NÃO FERROSOS | 4 | 4 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - CONSERVAÇÃO DE EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E OUTROS APETRECHOS DE PINTURA | 4 | 5 | 4 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - ESTRUTURA MECÂNICA DE CARROCERIAS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES | 4 | 4 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - METALURGIA | LIGAS METÁLICAS | 3 | 3 | 2 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 4 | 4 | 3 | |
| PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 2 | |
| SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 4 | 3 | 
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
 - Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
 
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. | 
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 5 | 
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
 
| Categoria | Atitude | Imp. | 
|---|---|---|
| TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 | 
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 | 
Condições de Trabalho
Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos atuam principalmente nas indústrias metalmecânica e da construção civil. Trabalham em equipes de manutenção mecânica, produção, funilaria e outras, em rodízio de turnos, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho pode ser fechado, a céu aberto ou em veículos. Estão sujeitos a trabalhar em grandes alturas, sob pressão e em posições desconfortáveis. Freqüentemente são expostos a ruído intenso e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Preparar a tinta;
 - Demonstrar competências pessoais;
 - Pintar superfícies;
 - Organizar o ambiente de trabalho;
 - Reparar equipamentos de pintura;
 - Trabalhar com segurança;
 - Analisar as superfícies a serem pintadas;
 - Preparar a superfície a ser pintada;
 - Calcular quantidade dos materiais para executar a pintura;
 - Medir a superfície a ser pintada - área;
 - Regular equipamento de pintura de acordo com recomendações do fabricante e superfície a ser pintada;
 - Avaliar iluminação e ventilação do ambiente de trabalho;
 - Comparar a cor padrão com a cor da superfície;
 - Definir as proporções dos componentes da tinta conforme especificações do fabricante;
 - Verificar a viscosidade de aplicação da tinta;
 - Calcular as quantidades de materiais conforme o tipo de superfície;
 - Realizar manutenção de equipamentos de proteção individual;
 - Limpar o local de trabalho;
 - Identificar cores, consultando catálogos de fabricantes;
 - Limpar os materiais e utensílios utilizados para pintura;
 - Aplicar o primer - fundo para melhorar o acabamento na superfície;
 - Estimar o rendimento dos materiais utilizados na pintura;
 - Dar provas de pontualidade;
 - Identificar superfícies e partes a serem pintadas;
 - Consultar as instruções de uso e manutenção do equipamento de pintura;
 - Utilizar extintor de incêndio conforme a classe de incêndio;
 - Manter-se atualizado tecnologicamente;
 - Identificar imperfeições na superfície;
 - Verificar irregularidade da superfície;
 - Limpar superfície - automotivo;
 - Selecionar vestimenta para executar a função;
 - Identificar o tipo de tinta;
 - Abastecer o equipamento com tinta;
 - Selecionar materiais de consumo para pintura;
 - Retocar a superfície pintada;
 - Demonstrar raciocínio lógico;
 - Inspecionar a superfície conforme padrões de qualidades;
 - Demonstrar disciplina;
 - Definir o equipamento para um melhor aproveitamento na pintura;
 - Utilizar equipamentos de proteção individual;
 - Checar ordens de serviços;
 - Postar-se ergonomicamente na execução do trabalho;
 - Limpar a superfície;
 - Verificar prazo de validade da tinta;
 - Medir a espessura da camada de tinta;
 - Demonstrar interesse no trabalho;
 - Registrar a quantidade de material usado em cada peça;
 - Identificar a função dos equipamentos de pintura;
 - Secar a superfície;
 - Selecionar equipamentos de proteção individual conforme situações de risco;
 - Identificar as peças conforme as características da superfície;
 - Corrigir pequenas imperfeições da superfície;
 - Observar presenças de impurezas;
 - Identificar situações de risco;
 - Alterar componentes da tinta para ajuste da cor;
 - Avaliar umidade das superfícies;
 - Realizar pequenos reparos nos equipamentos de pintura;
 - Cumprir normas de qualidade;
 - Isolar a parte da superfície que não será pintada;
 - Testar equipamentos de pintura;
 - Reconhecer os tipos de superfícies - metal, plástico, madeira;
 - Aplicar tinta na superfície conforme recomendação do fabricante;
 - Selecionar materiais - lixas, seladores, primer de acordo com o tipo de superfície;
 - Trabalhar com responsabilidade;
 - Mostrar boa apresentação pessoal;
 - Acatar determinações superiores;
 - Respeitar as normas de segurança;
 - Polir superfície pintada;
 
Profissões da Família Ocupacional
- Pintor Industrial
 - Pintor a Pistola (Exceto Obras e Estruturas Metálicas)
 - Pintor a Revólver
 - Pintor de Brinquedos
 - Pintor de Geladeira
 - Pintor de Móveis - a Pistola
 - Pintor Por Pulverização (exceto Veículos)
 - Ajudante de Pintor À Pistola
 - Pintor por Imersão
 - Ajudante de Pintor de Móveis
 
Divisões de categorias profissionais do CBO 7233-20
CBO 7233-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de pintor de veículos (fabricação) que pertence ao grupo dos trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
 - 
										
- Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos
 
 - 
										
- 
											
- Trabalhadores de tratamento térmico e de superfícies de metais e de compósitos
 
 
 - 
											
 - 
										
- 
											
- 
												
- Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos
 
 
 - 
												
 
 - 
											
 
