CBO 6233-10 - Trabalhador da avicultura de postura
Entenda o que fazem os trabalhadores na avicultura e cunicultura no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Trabalhador da avicultura de postura e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Trabalhador da avicultura de postura
Executa atividades relacionadas à alimentação, à sanidade e ao bem-estar de aves de postura, em sistemas de criação intensivo, semi-intensivo e extensivo e em sistemas produtivos independente, por integradora ou por cooperação. Prepara e higieniza as instalações para a criação das aves. Coleta, seleciona, classifica e acondiciona ovos. Monitora medidas para prevenir a exposição das aves aos agentes causadores de doenças. Realiza pequenos reparos em instalações, máquinas e equipamentos. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas sanitárias, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Recebe pintainhas, formando o plantel e instalando-o no galpão.
Executa manejo alimentar do plantel, misturando ração e a distribuindo de acordo com a idade e o desenvolvimento das aves. Disponibiliza água potável em bebedouro. Pesa as aves semanalmente, para acompanhar a sua evolução.
Executa atividades relacionadas à sanidade das aves, controlando sua quantidade no plantel, verificando número de aves com sinais de doenças e registrando mortalidade. Solicita visita do veterinário para realizar detecção precoce de possíveis problemas, diagnosticar e orientar tratamento de aves doentes e autopsiar aves suspeitas. Coleta sangue das aves para exames. Providencia ultrassonografia, raio-X de tempo real e oximetria em lotes do plantel. Administra medicamentos prescritos pelo médico veterinário.
Administra vacina - via água de bebida, pulverização (spray) ou outra -, de acordo com idade da ave. Pode aplicar técnicas fitoterápicas e homeopáticas, seguindo orientação. Auxilia na realização do corte parcial do bico - debicagem -, para reduzir o canibalismo entre as aves, o arranque de penas, diminuir a quebra de ovos, dentre outros objetivos.
Executa atividades relacionadas ao bem-estar das aves em criação, buscando identificar as causas de estresse - como falta de espaço, poucos comedouros ou outras - e as formas de solucioná-las.
Monitora e registra, em sistema informatizado, o ganho de peso, as taxas e as ocorrências de mortalidade e as demais características do desenvolvimento e ciclo de vida das aves.
Providencia o acasalamento de aves, para gerar ovos férteis.
Coleta, seleciona e acondiciona ovos, com vista à sua incubação ou comercialização. No caso de incubação, desinfeta os ovos em cada etapa. No caso de comercialização, classifica os ovos por raça, idade e lote, por peso - jumbo, extra, grande, médio, pequeno e industrial – e por tipo. Higieniza os ovos para consumo, para evitar salmonela. Embala os ovos segundo destino. Separa ovos sujos e danificados.
Controla a qualidade e a quantidade de ovos produzidos.
Efetua montagem, desmontagem, manutenção e pequenos reparos em instalações dos ambientes de criação de aves de postura - inclusive cama de aviário, ninhos, comedouros e bebedouros -, conforme estágio de crescimento das aves e da produção de ovos.
Realiza pequenos reparos em máquinas e equipamentos.
Realiza ou providencia a limpeza, a higienização e a desinfecção dos galpões, das máquinas, dos equipamentos e dos instrumentos de trabalho.
Pode utilizar mecanização ou automatização – em comedouros, bebedouros, sistemas de alimentação e limpeza de resíduos - do sistema de criação. Pode usar sensores e tecnologias mecânicas, elétricas, eletrônicas e informatizadas para controlar as condições dos ambientes de criação.
Pode usar transporte automatizado ou semiautomatizado de ovos e produtos.
Cumpre e monitora o cumprimento de conjunto de medidas e procedimentos operacionais - como controle de pragas e insetos e controle da circulação de pessoas, de veículos e de materiais -, que visam prevenir, controlar e limitar a exposição das aves aos agentes causadores de doenças.
Coloca as aves mortas em tambores separados - com a identificação da causa da mortalidade – para, em seguida, serem transportadas para incineração ou para fossas sépticas.
Descarta e elimina resíduos de forma ecologicamente adequada.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | ZOOLOGIA | 2 | 3 | 1 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIAS AGRÁRIAS | ZOOTECNIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIAS AGRÁRIAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ESPECIFICAR:...) - AVICULTURA: PRINCIPAIS ESPÉCIES E RAÇAS, NECESSIDADES ALIMENTARES, REPRODUÇÃO, PRINCIPAIS DOENÇAS E PROFILAXIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 2 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 1 | 2 | 1 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | ASSOCIATIVISMO | 2 | 2 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | COOPERATIVISMO | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS EMERGENTES (STARTUP) | EMPREENDEDORISMO | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | BIOÉTICA | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO EM AVICULTURA | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR....) - NORMAS REGULAMENTADORAS EM AVICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | CONSTRUÇÕES RURAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | BEM-ESTAR ANIMAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | GENÉTICA | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | INSEMINAÇÃO ANIMAL | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | MANEJO E TRATAMENTO ANIMAL | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | NUTRIÇÃO ANIMAL | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | PRODUÇÃO ANIMAL CONFINADA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | PRODUÇÃO ANIMAL EXTENSIVA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | REPRODUÇÃO ANIMAL | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | SELEÇÃO E MELHORAMENTO DOS ANIMAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - CLASSIFICAÇÃO DE OVOS: POR RAÇA, IDADE, LOTE, PESO E TIPO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE SANITÁRIO ANIMAL | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - CUIDADOS NO TRANSPORTE DE AVES | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E SISTEMAS DE TRABALHO EM AVICULTURA | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COLETA DE SANGUE DE AVES PARA EXAMES | 3 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE MANEJO E TRATAMENTO DE AVES DE POSTURA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM DE PRODUTOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIA EM AVICULTURA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 4 | 5 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham em granjas de aves ou de coelhos, como assalariados com carteira assinada, atuam em equipe, sob supervisão, exceto o sexador e o avicultor de corte, que exercem suas atividades de forma individual. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos de trabalho e sujeitos à exposição de materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível fundamental, exceto o sexador, para o qual é requerida escolaridade de nível médio. A formação profissional ocorre com a prática de um ou dois anos, no local de trabalho.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- classificar ovos e coelhos;
- preparar instalações;
- controlar sanidade das aves e coelhos;
- incubar ovos;
- selecionar aves e coelhos;
- manejar aves e coelhos;
- higienizar instalações e equipamentos;
- demonstrar competências pessoais;
- desinfetar camas;
- retirar cama de esterco;
- lavar bebedouros;
- montar comedouros e bebedouros infantis;
- separar ovos segundo destino;
- solicitar visita do veterinário;
- colocar agulha na vacinadora;
- pesar aves semanalmente;
- organizar-se;
- desinfetar aviário;
- queimar resíduos;
- virar camas;
- remanejar instalação de acordo com o crescimento das aves;
- montar comedouros e bebedouros adultos;
- perceber detalhes;
- lavar vacinadora;
- prover comedouros com ração de acordo com idade;
- montar campânulas;
- demonstrar atenção concentrada;
- peneirar ração de coelhos;
- embalar ovos segundo destino;
- realizar controle biológico;
- separar ovos sujos e danificados;
- lavar aviário e equipamentos;
- prover bebedouro com água potável;
- inspecionar produto final;
- substituir camas molhadas;
- espalhar camas;
- misturar ração;
- controlar temperatura dos pinteiros;
- diagnosticar aves sob suspeita de doenças - autópsia;
- coletar sangue das aves para exames;
- lavar silo;
- programar luminosidade do aviário;
- realizar pequenos reparos em equipamentos e instalações;
- trabalhar em equipe;
- limpar lâmpadas;
- nivelar piso do círculo de pintinhos;
- acasalar aves para gerar ovos férteis;
- eliminar resíduo;
- administrar medicamentos;
- pulverizar aviário;
- montar círculo de pintinhos;
- desmontar comedouros e bebedouros infantis;
- classificar ovos segundo raça, idade e lote;
- separar aves de refugo;
- montar cortinas internas;
- classificar ovos segundo peso - jumbo, extra, grande, médio, pequeno e industrial;
- desinfetar silo;
- varrer aviário;
- desinfetar ovos para incubação em cada etapa;
- desinfetar círculos de pintinhos;
- definir forma de aplicação de acordo com tipo de vacina;
- demonstrar destreza manual;
- controlar quantidade de aves;
- registrar mortalidade das aves;
- desinfetar equipamentos;
- debicar aves;
- coletar ovos;
- aplicar vacina de acordo com idade da ave;
- dedicar-se;
- forrar círculo de pintinhos;
- classificar ovos segundo tipo - 0, 1, 2, 3;
- liberar produto final;
- retirar campânulas;
- descartar pintos mortos e com anomalias;
Divisões de categorias profissionais do CBO 6233-10
CBO 6233-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhador da avicultura de postura que pertence ao grupo dos trabalhadores na avicultura e cunicultura, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Trabalhadores na exploração agropecuária
-
-
- Trabalhadores na pecuária
-
-
-
-
- Trabalhadores na avicultura e cunicultura
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 6233-10 - Trabalhadores na avicultura e cunicultura
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 623310 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 623310 em todos os estados e cidades do Brasil.