CBO 5153-30 - Monitor de ressocialização prisional
Entenda o que fazem os trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Monitor de ressocialização prisional e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Monitor de ressocialização prisional
O Monitor de ressocialização prisional monitora pessoa em regime fechado e semiaberto de reclusão, orientando-a sobre regras e normas, conscientizando-a sobre riscos e a conduzindo para participar de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras. Registra e comunica ocorrências.
Segue legislação, procedimentos da unidade prisional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 5153-30
Acompanha a rotina diária do preso.
Conduz o preso para as atividades socioeducativas, culturais, esportivas, laborais e de lazer.
Identifica internos em situação de risco. Verifica denúncias. Executa procedimentos de primeiros socorros em situação de emergência e, se necessário, encaminha o preso para atendimento.
Registra ocorrências e, quando necessário, informa ao Ministério Público e/ou Poder Judiciário sobre direitos violados.
Participa do planejamento de revista geral, revista o preso, sua cela e visitantes. Realiza rondas. Confere o número de internos nas celas.
Subsidia as equipes técnicas com informações sobre os presos.
Elabora relatórios de atendimento e acompanhamento, subsidiando as equipes técnicas com informações sobre o comportamento das pessoas reclusas em regime fechado e semiaberto.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE MONITORAMENTO | 4 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DO IDOSO | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | TRABALHO SOCIAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS E LABORAIS PARA A REINSERÇÃO SOCIAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 2 | 2 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 2 | 2 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO PENITENCIARIA | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - DEFESA PESSOAL | 3 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | ÉTICA PROFISSIONAL | 4 | 4 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | VALORES | 4 | 4 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:...) - ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO | 4 | 4 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 1 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 2 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 1 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 2 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 1 | 1 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 1 | 1 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 1 | 1 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 2 | 2 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 2 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Demonstrar competências pessoais;
- Desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
- Identificar necessidades/demandas;
- Comunicar-se;
- Desenvolver atividades sócio-educativas;
- Avaliar processo de trabalho;
- Planejar trabalho;
- Sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
- Requisitar serviços;
- Conferir o número de internos nas celas;
- Verificar a ocorrência de violação de direitos;
- Notificar pessoas e entidades;
- Revistar o interno e visitantes;
- Revistar as celas;
- Trabalhar em equipe;
- Buscar identificação e empatia;
- Abrir procedimento de atendimento;
- Conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
- Demonstrar auto-controle;
- Cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Registrar ocorrências;
- Solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
- Demonstrar coragem;
- Realizar rondas;
- Tomar decisões;
- Conscientizar sobre riscos;
- Participar do planejamento de revista geral - surpresa;
- Informar sobre a violação das regras pelos internos;
- Exercitar atividade de escuta;
- Servir de exemplo;
- Acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
- Subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
- Percorrer perímetros e áreas;
- Demonstrar persistência;
- Orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
- Elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
- Identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Receber demanda espontânea;
- Demonstrar capacidade de negociação;
- Permanecer em estado de alerta;
- Inspirar confiança;
- Participar de equipes multidisciplinares;
- Resgatar assistidos/usuários/ internos;
- Verificar denúncias;
- Preencher documentos;
- Aproximar-se dos assistidos/usuários;
- Atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
- Identificar internos em situação de risco;
- Demonstrar capacidade de compreensão;
- Acompanhar visitantes - familiares, advogados;
- Conscientezar sobre regras e normas;
- Assumir riscos;
- Realizar atividades utilizando cão;
- Aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Avaliar a produtividade dos internos;
- Agir sob pressão;
- Informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
- Observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Respeitar diferenças;
- Demonstrar criatividade;
- Contornar situações adversas;
- Verificar o conteúdo das correspondências dos internos - recebidas e enviadas;
- Passar o plantão;
- Identificar se os internos estão sendo atendidos;
- Demonstrar facilidade de comunicação;
- Demonstrar pró atividade;
- Avaliar o comportamento dos internos;
- Denunciar situação de risco;
- Administrar conflitos;
- Acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
- Recepcionar educando/ interno;
- Receber pedidos de ajuda da família;
- Despertar esperança;
- Demonstrar flexibilidade;
- Realizar procedimentos de segurança;
- Demonstrar entusiasmo;
- Encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
Profissões da Família Ocupacional
- Monitor de ressocialização prisional
- Conselheiro Tutelar
- Agente de Proteção Social de Rua
- Agente Social
- Conselheiro de Dependente Químico
- Agente de Apoio Socioeducativo
- Agente de Segurança Socioeducativa
- Agente Educacional
- Atendente de Reintegração Social
- Monitor de Dependente Químico
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-30
CBO 5153-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de monitor de ressocialização prisional que pertence ao grupo dos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
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- Trabalhadores dos serviços
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- Trabalhadores dos serviços de saúde
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- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
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