CBO 5153-15 - Monitor de dependente químico
Entenda o que fazem os trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Monitor de dependente químico e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Monitor de dependente químico
Monitora o comportamento de pessoas usuárias de substâncias psicoativas, dialogando para conhecer suas vidas, oferecendo-lhes oportunidades de participação em atividades socioeducativas, conscientizando-as sobre riscos e avaliando sua disposição para aderir a tratamento terapêutico ou a programa de redução de danos. Auxilia no planejamento e na avaliação das ações. Segue legislação, procedimentos técnicos, protocolos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.Funções Detalhadas
Dialoga com o dependente, pesquisando seu histórico familiar, identificando suas necessidades, resgatando sua autoestima e avaliando sua disposição para aderir a tratamento terapêutico ou a programa de redução de danos.
Sensibiliza o dependente químico, conscientizando-o sobre riscos e apontando alternativas de superação do uso abusivo de substâncias psicoativas.
Promove atividades programadas para os dependentes químicos, em especial as de natureza esportiva, recreativa e socioeducativa.
Auxilia na avaliação dos resultados das ações e na elaboração de relatórios de acompanhamento sobre a reinserção familiar e social dos dependentes.
Pode participar do estabelecimento de parcerias com entidades públicas ou privadas, para encaminhar e assegurar atendimento dos dependentes químicos e seus familiares.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | ESPORTES E JOGOS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. DO IDOSO E DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL-SUAS E SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | TRABALHO SOCIAL | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 5 | 5 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | ÉTICA PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | VALORES | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | BASES BIOQUÍMICAS E NEUROQUÍMICAS DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA | 3 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | INTOXICAÇÕES, ABSTINÊNCIA E SEUS DESDOBRAMENTOS | 3 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | PSICOPATOLOGIAS | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | REDUÇÃO DE DANOS E REINSERÇÃO SOCIAL | 5 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS (ESPECIFICAR:...) - ACOLHIMENTO EM SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS (ESPECIFICAR:...) - CLASSIFICAÇÃO E EFEITOS DAS DROGAS NO ORGANISMO: DEPRESSORAS, ESTIMULANTES E ALUCINÓGENAS | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS (ESPECIFICAR:...) - INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE REABILITAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS (ESPECIFICAR:...) - MODELOS DE TRATAMENTO | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ATIVIDADES DE CULTURA E LAZER | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL (ESPECIFICAR:..) - CONSELHOS DE DIREITOS, DEFENSORIA E MINISTÉRIO PÚBLICO, CONSELHO TUTELAR, DELEGACIA DA MULHER E DO IDOSO | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | BRINQUEDOTECA E LUDOTECA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | LUDOTERAPIA: MÚSICA, BRINCADEIRAS, JOGOS, RECREAÇÃO | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 2 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 2 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 2 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 1 | 1 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 2 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 2 |
Condições de Trabalho
O trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.Exigências do mercado de trabalho
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- desenvolver atividades sócio-educativas;
- desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
- planejar trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar processo de trabalho;
- sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
- abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- comunicar-se;
- identificar necessidades/demandas;
- demonstrar capacidade de compreensão;
- analisar casos;
- realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
- aconselhar mudanças de comportamento;
- demonstrar entusiasmo;
- servir de exemplo;
- dialogar com assistidos/usuários/educandos;
- criar vínculos;
- acompanhar reuniões sócio-educativas;
- planejar eventos;
- observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
- agendar visitas;
- dialogar com familiares e/ou vizinhança;
- cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- preencher documentos;
- estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
- orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
- definir estratégias;
- alterar estratégias;
- demonstrar auto-controle;
- demonstrar capacidade de negociação;
- demonstrar coragem;
- realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
- realizar terapias em grupo;
- analisar práticas;
- estabelecer cronograma;
- exercitar atividade de escuta;
- notificar pessoas e entidades;
- definir metodologia de trabalho;
- permanecer em estado de alerta;
- fazer devolutiva;
- demonstrar flexibilidade;
- avaliar adesão ao tratamento;
- definir metas;
- acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
- contornar situações adversas;
- demonstrar persistência;
- definir rotina administrativa;
- fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
- realizar atividades recreativas e esportivas;
- atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- definir objetivos;
- analisar resultados;
- avaliar ações;
- trocar experiências;
- demonstrar facilidade de comunicação;
- abrir procedimento de atendimento;
- solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
- participar da elaboração das normas;
- demonstrar criatividade;
- apontar alternativas;
- monitorar comportamento;
- acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
- levantar dados estatísticos;
- elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
- desenvolver oficinas;
- observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
- encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
- despertar esperança;
- despertar aptidões, habilidades;
- realizar atividades de laborterapia;
- inspirar confiança;
- administrar conflitos;
- receber demanda espontânea;
- participar da elaboração de questionários;
- assumir riscos;
- construir hábitos;
- tomar decisões;
- trabalhar em equipe;
- desenvolver dinâmica de grupo;
- resgatar auto-estima;
- respeitar diferenças;
- convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa;
- resgatar assistidos/usuários/ internos;
- encaminhar documentação oficial;
- aproximar-se dos assistidos/usuários;
- pesquisar histórico familiar;
- receber pedidos de ajuda da família;
- buscar identificação e empatia;
- despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
- conscientizar sobre riscos;
- demonstrar pró atividade;
- avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
- agir sob pressão;
- aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-15
CBO 5153-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de monitor de dependente químico que pertence ao grupo dos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores dos serviços de saúde
-
-
-
-
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 5153-15 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 515315 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 515315 em todos os estados e cidades do Brasil.