CBO 5153-15 - Monitor de dependente químico
Entenda o que fazem os trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Monitor de dependente químico e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Monitor de dependente químico
O Monitor de Dependente Químico monitora o comportamento de pessoas usuárias de substâncias psicoativas, dialogando para conhecer suas vidas, oferecendo-lhes oportunidades de participação em atividades socioeducativas, conscientizando-as sobre riscos e avaliando sua disposição para aderir a tratamento terapêutico ou a programa de redução de danos. Auxilia no planejamento e na avaliação das ações. Segue legislação, procedimentos técnicos, protocolos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 5153-15
Dialoga com o dependente, pesquisando seu histórico familiar, identificando suas necessidades, resgatando sua autoestima e avaliando sua disposição para aderir a tratamento terapêutico ou a programa de redução de danos.
Sensibiliza o dependente químico, conscientizando-o sobre riscos e apontando alternativas de superação do uso abusivo de substâncias psicoativas.
Promove atividades programadas para os dependentes químicos, em especial as de natureza esportiva, recreativa e socioeducativa.
Auxilia na avaliação dos resultados das ações e na elaboração de relatórios de acompanhamento sobre a reinserção familiar e social dos dependentes.
Pode participar do estabelecimento de parcerias com entidades públicas ou privadas, para encaminhar e assegurar atendimento dos dependentes químicos e seus familiares.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | ESPORTES E JOGOS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. DO IDOSO E DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL-SUAS E SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | TRABALHO SOCIAL | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 5 | 5 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | ÉTICA PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | VALORES | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | BASES BIOQUÍMICAS E NEUROQUÍMICAS DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA | 3 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | INTOXICAÇÕES, ABSTINÊNCIA E SEUS DESDOBRAMENTOS | 3 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | PSICOPATOLOGIAS | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | REDUÇÃO DE DANOS E REINSERÇÃO SOCIAL | 5 | 5 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS (ESPECIFICAR:...) - ACOLHIMENTO EM SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS (ESPECIFICAR:...) - CLASSIFICAÇÃO E EFEITOS DAS DROGAS NO ORGANISMO: DEPRESSORAS, ESTIMULANTES E ALUCINÓGENAS | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS (ESPECIFICAR:...) - INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE REABILITAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS (ESPECIFICAR:...) - MODELOS DE TRATAMENTO | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ATIVIDADES DE CULTURA E LAZER | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL (ESPECIFICAR:..) - CONSELHOS DE DIREITOS, DEFENSORIA E MINISTÉRIO PÚBLICO, CONSELHO TUTELAR, DELEGACIA DA MULHER E DO IDOSO | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INFRAESTRUTURA ESCOLAR | BRINQUEDOTECA E LUDOTECA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | LUDOTERAPIA: MÚSICA, BRINCADEIRAS, JOGOS, RECREAÇÃO | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 2 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 2 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 2 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 1 | 1 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 2 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 2 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Avaliar processo de trabalho;
- Desenvolver atividades sócio-educativas;
- Sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
- Comunicar-se;
- Desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
- Abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Demonstrar competências pessoais;
- Planejar trabalho;
- Identificar necessidades/demandas;
- Realizar atividades de laborterapia;
- Encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
- Abrir procedimento de atendimento;
- Planejar eventos;
- Participar da elaboração de questionários;
- Conscientizar sobre riscos;
- Fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
- Demonstrar auto-controle;
- Levantar dados estatísticos;
- Acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
- Demonstrar entusiasmo;
- Demonstrar facilidade de comunicação;
- Estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
- Tomar decisões;
- Apontar alternativas;
- Convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa;
- Realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
- Resgatar auto-estima;
- Permanecer em estado de alerta;
- Estabelecer cronograma;
- Orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
- Dialogar com familiares e/ou vizinhança;
- Realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
- Pesquisar histórico familiar;
- Demonstrar flexibilidade;
- Despertar aptidões, habilidades;
- Observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
- Construir hábitos;
- Exercitar atividade de escuta;
- Dialogar com assistidos/usuários/educandos;
- Aproximar-se dos assistidos/usuários;
- Elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
- Definir estratégias;
- Agendar visitas;
- Encaminhar documentação oficial;
- Analisar resultados;
- Receber pedidos de ajuda da família;
- Avaliar adesão ao tratamento;
- Solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
- Desenvolver oficinas;
- Demonstrar pró atividade;
- Analisar práticas;
- Avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
- Avaliar ações;
- Preencher documentos;
- Demonstrar coragem;
- Despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
- Buscar identificação e empatia;
- Inspirar confiança;
- Realizar atividades recreativas e esportivas;
- Trabalhar em equipe;
- Analisar casos;
- Monitorar comportamento;
- Observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Demonstrar capacidade de negociação;
- Receber demanda espontânea;
- Assumir riscos;
- Definir rotina administrativa;
- Definir metodologia de trabalho;
- Administrar conflitos;
- Aconselhar mudanças de comportamento;
- Contornar situações adversas;
- Demonstrar criatividade;
- Desenvolver dinâmica de grupo;
- Notificar pessoas e entidades;
- Cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Resgatar assistidos/usuários/ internos;
- Acompanhar reuniões sócio-educativas;
- Demonstrar persistência;
- Aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Participar da elaboração das normas;
- Respeitar diferenças;
- Definir objetivos;
- Criar vínculos;
- Trocar experiências;
- Atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- Definir metas;
- Servir de exemplo;
- Despertar esperança;
- Realizar terapias em grupo;
- Demonstrar capacidade de compreensão;
- Alterar estratégias;
- Fazer devolutiva;
- Agir sob pressão;
- Acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
Profissões da Família Ocupacional
- Conselheiro Tutelar
- Agente de Proteção Social
- Agente de Proteção Social de Rua
- Agente Social
- Conselheiro de Dependente Químico
- Agente de Apoio Socioeducativo
- Agente de Segurança Socioeducativa
- Agente Educacional
- Atendente de Reintegração Social
- Monitor de Dependente Químico
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-15
CBO 5153-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de monitor de dependente químico que pertence ao grupo dos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores dos serviços de saúde
-
-
-
-
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
-
-