CBO 3762-50 - Titeriteiro
Entenda o que fazem os artistas de circo (circenses) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Titeriteiro e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Titeriteiro
Realiza apresentações circenses com manipulação de bonecos – tais como títeres, fantoches, marionetes e mamulengos -, fazendo pesquisas e troca de informações para criação de personagens e de novo número, confeccionando bonecos e objetos, definindo coreografia, música e guarda-roupa, ensaiando o número, para aperfeiçoar interação com bonecos e, quando atua em grupo, com outros titeriteiros ou com coadjuvantes, colaborando na divulgação do espetáculo, interagindo com diferentes públicos nas apresentações, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo. Pode vender o número ou espetáculo. Pode atuar em teatros e outros espaços culturais. Pode ensinar arte e técnica circense de manipulação de bonecos. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Confecciona boneco manipulável, assegurando sua capacidade de movimentar-se e dando-lhe forma, cor e expressões, conforme características do personagem que representa. Confecciona e monta cenário para atuação dos bonecos.
Pode fazer a manipulação de forma oculta – ficando atrás de cortina ou cenário – ou exposto, representando personagem - como vendedor de loja de brinquedo, professor que apresenta uma história, entre outros -, mas sempre mantendo os bonecos como foco principal para a plateia.
Produz o número circense, definindo coreografia, selecionando música e criando guarda-roupa para os bonecos e, quando for o caso, para si próprio, enquanto personagem. Define os movimentos a fazer para dar vida aos bonecos. Pode atuar com outros titeriteiros ou com coadjuvantes. Seleciona equipamentos de segurança.
Ensaia o número, repetindo-o na busca do movimento perfeito para os bonecos, no aprimoramento de sua atuação como personagem, na assimilação dos tempos na realização de cada parte do número, no aperfeiçoamento da interação entre seu personagem e os bonecos, e na melhoria contínua da sua interação com demais artistas, quando atua com outros titeriteiros ou com coadjuvantes. Treina sua entrada no picadeiro para iniciar a apresentação. Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio.
Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação.
Prepara corpo e mente para desenvolvimento do espetáculo, alongando e aquecendo o corpo e realizando exercícios de concentração.
Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho. Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa.
Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos. Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas.
Pode atuar em teatros – especialmente em peças voltadas ao público infantil - e em outros espaços culturais.
Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.
Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos relacionados à manipulação de bonecos, para públicos de diferentes faixas etárias. Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional. Motiva o aluno, estimula sua criatividade para criar números e desenvolve sua capacidade de manipular bonecos. Transmite a ética circense.
Conserva e faz a manutenção dos bonecos, limpando-os, trocando componentes, verificando as suas articulações, executando pintura e efetuando reparos, quando necessário.
Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança. Pode prestar primeiros socorros.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À PESQUISA, ESTUDO, INTERPRETAÇÃO, PREPARAÇÃO DE COREOGRAFIAS E EXECUÇÃO DE ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ALONGAMENTO E AQUECIMENTO CORPORAL E VOCAL APLICADAS AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO APLICADO AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE CONCEITOS DE DIDÁTICA E PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO APLICADOS AO ENSINO DE MANIPULAÇÃO DE BONECOS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DO OFÍCIO E DOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOLCLORE | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE E EDUCAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - EXPRESSÃO CORPORAL E VOCAL APLICADAS À INTERPRETAÇÃO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE NÚMEROS E ESQUETES COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - PASSOS, MOVIMENTOS, FIGURINOS, GESTOS E ACESSÓRIOS APLICADOS AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS NO CAMPO DOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 2 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE E SEGURANÇA APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 4 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS DE ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER (ESPECIFICAR: ...) - MANUTENÇÃO, MONTAGEM E DESMONTAGEM DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS PARA AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | DRAMATURGIA | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ENSAIO E INTERPRETAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | PESQUISA CÊNICA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ACESSÓRIOS CÊNICOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES CÊNICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | HISTÓRIA DO CIRCO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | TÉCNICAS CIRCENSES | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - ARTES CIRCENSES APLICADAS AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - CONFECÇÃO E MANUTENÇÃO DE BONECOS MANIPULÁVEIS PARA ESPETÁCULOS CÊNICOS E CIRCENSES (TÍTERES, FANTOCHES, MARIONETES E MAMULENGOS, DENTRE OUTROS) | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - ESPAÇOS, AMBIENTES E PLATAFORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - ARTES MUSICAIS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | ANÁLISE DE MATERIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COMPOSIÇÃO VISUAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COR E FORMA | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | EXPRESSÃO PLÁSTICA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | MULTIMÍDIA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | PROCESSOS FOTOGRÁFICOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | COMPOSIÇÃO VISUAL (COR, FORMA, ESTRUTURA E PROPORÇÃO) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO BI E TRIDIMENSIONAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESIGN (ESPECIFICAR:..) - DESIGN APLICADO À CONFECÇÃO DE BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - POLÍTICAS CULTURAIS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICOS E PRIVADOS APLICADOS AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DE PROGRAMAS AUDIOVISUAIS | 3 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CENOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ELABORAÇÃO DE ROTEIRO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | FIGURINOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ILUMINAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | PROJEÇÃO EM ESPETÁCULOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TECNOLOGIAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIA E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM ESPETÁCULOS COM BONECOS MANIPULÁVEIS QUE REPRESENTAM ANIMAIS, PESSOAS E/OU OBJETOS ANIMADOS | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
O trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
- apresentar o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- vender o espetáculo ou número;
- inventar números;
- produzir o número;
- demonstrar competências pessoais;
- freqüentar cursos de atualização;
- pesquisar tecnologias;
- transmitir ética circense;
- misturar os números criando outros;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- fazer alongamento;
- desmontar o aparelho;
- preparar a entrada do artista;
- utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books;
- aprender a profissão ensaiando;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- desenvolver disciplina;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- pesquisar aparelhos;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- confeccionar o aparelho;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- divulgar o espetáculo ou número;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- motivar os alunos;
- definir coreografia;
- conquistar empatia do público;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- definir equipamentos de segurança;
- errar truques para valorização do trabalho;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- estabalecer comunicação com a cidade;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- respeitar ética profissional;
- perceber as habilidades dos alunos;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- pesquisar truques;
- sincronizar luz e som com a representação;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc;
- pesquisar movimentos corporais;
- respeitar relações de trabalho;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- criar guarda roupa;
- fazer concentração;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- criar aparelhos - materiais de trabalho;
- demonstrar determinação para aprender;
- estabelecer comunicação com o público;
- intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- trabalhar em equipe;
- providenciar material impresso para divulgação;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- selecionar música;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- criar maquiagem;
- pesquisar materiais;
- adquirir técnicas para cair;
- dar entrevistas;
- trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- fazer aquecimento;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- montar o aparelho;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-50
CBO 3762-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de titeriteiro que pertence ao grupo dos artistas de circo (circenses), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Artistas de artes populares e modelos
-
-
-
-
- Artistas de circo (circenses)
-
-