CBO 3762-45 - Palhaço

Entenda o que fazem os artistas de circo (circenses) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Palhaço e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Palhaço

Realiza apresentações - sozinho ou em grupo - de números cômicos e pantomimas em circos, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, confeccionando e preparando aparelhos e objetos usados nos números, produzindo o número circense – com definição de coreografia, música, guarda-roupa e maquilagem -, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, realizando concentração e aquecimento vocal para executar o número, interagindo com diferentes públicos durante as apresentações, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo. Pode vender o número ou espetáculo. Pode ensinar arte e técnica circense relacionada ao ofício de palhaço. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Cria personagens para apresentações de números cômicos e pantomimas. Inventa número, pesquisando a utilização de diferentes técnicas cênicas e circenses. Pesquisa movimentos corporais, expressões faciais e formas de comunicação com o público. Pesquisa dança e outras expressões artísticas para usar nas apresentações. Pesquisa possibilidades no uso de elementos visuais, tais como cores, luzes, figurino e maquilagem. Faz intercâmbio de informações com profissionais do circo, com escolas de circo e com profissionais de outras áreas artísticas, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação. Pode fazer fusão de números existentes, criando outros.

Confecciona, monta e adapta aparelhos e objetos para o desenvolvimento do número - como caixotes de vidro, instrumentos musicais, bolas, argolas, entre outros -, realizando as adequações necessárias - conforme o seu biótipo e os biótipos dos artistas eventualmente participantes - e adaptações às condições do local das apresentações.

Usa noções básicas de diferentes técnicas artísticas circenses – como malabarismo, equilibrismo, acrobacia, entre outras - em seu número. Pode fazer apresentações em que se manifesta só por gestos, expressões corporais ou fisionômicas para transmitir sentimentos, pensamentos e ideias. Pode usar dança, canto e outras expressões artísticas.

Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música. Cria guarda-roupa e maquiagem. Seleciona equipamentos de segurança.

Ensaia o número, repetindo-o para aperfeiçoar arte e prática de apresentar ações e expressões faciais ou corporais para divertir ou comover o público, assimilar os tempos na realização de cada parte do número, e aprimorar a interação com demais artistas, quando atua com outros palhaços ou com coadjuvantes. Treina sua entrada no picadeiro para iniciar a apresentação. Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio.

Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação.

Prepara corpo e mente para desenvolvimento do espetáculo, alongando e aquecendo o corpo, realizando exercícios de concentração e fazendo aquecimento vocal.

Caracteriza-se como personagem excêntrico - pintando o rosto, colocando nariz vermelho e usando chapéu, roupas folgadas com colarinho e sapatos enormes -, mímico, vagabundo ou tipo de criação própria, paramentando-se e maquiando-se para a apresentação.

Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho. Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa.

Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos. Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas.

Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.

Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos relacionados ao ofício de palhaço, para públicos de diferentes faixas etárias. Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional. Motiva o aluno e estimula sua presença de palco e sua capacidade verbal, para interagir e estimular a participação da plateia. Transmite a ética circense.

Conserva limpos e organizados aparelhos e objetos usados durante as apresentações.

Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança. Pode prestar primeiros socorros.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA AOS ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À PESQUISA, ESTUDO, INTERPRETAÇÃO, PREPARAÇÃO DE COREOGRAFIAS E EXECUÇÃO DE ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA DANÇA 3 3 3
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ALONGAMENTO E AQUECIMENTO CORPORAL E VOCAL APLICADAS AO OFÍCIO DE PALHAÇO 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO APLICADO A ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE CONCEITOS DE DIDÁTICA E PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO APLICADOS AO ENSINO DO OFÍCIO DE PALHAÇO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DO OFÍCIO E DOS ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE E EDUCAÇÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - EXPRESSÃO CORPORAL E VOCAL APLICADAS À INTERPRETAÇÃO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE NÚMEROS E ESQUETES EM ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - PASSOS, MOVIMENTOS, FIGURINOS, GESTOS E ACESSÓRIOS APLICADOS AO OFÍCIO E AOS ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS OUTROS CONHECIMENTOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS NO CAMPO DOS ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ESPAÇOS CONFINADOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE E SEGURANÇA APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS DE ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER (ESPECIFICAR: ...) - MANUTENÇÃO, MONTAGEM E DESMONTAGEM DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS PARA ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS DRAMATURGIA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS ENSAIO E INTERPRETAÇÃO 4 3 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS PESQUISA CÊNICA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ACESSÓRIOS CÊNICOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES CÊNICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 4 5 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS CÔMICAS E DE PANTOMIMAS APLICADAS AO OFÍCIO E AOS ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 4 5 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES HISTÓRIA DO CIRCO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES TÉCNICAS CIRCENSES 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - ARTES CIRCENSES APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - ESPAÇOS, AMBIENTES E PLATAFORMAS DE ATUAÇÃO DO PALHAÇO 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE ACROBACIA APLICADAS AO OFÍCIO DE PALHAÇO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE EQUILIBRISMO APLICADAS AO OFÍCIO DE PALHAÇO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE MÁGICA APLICADAS AO OFÍCIO DE PALHAÇO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS BÁSICAS DE MALABARISMO APLICADAS AO OFÍCIO DE PALHAÇO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS CANTO 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS INTERPRETAÇÃO MUSICAL 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - ARTES MUSICAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS COR E FORMA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS MULTIMÍDIA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS PROCESSOS FOTOGRÁFICOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - POLÍTICAS CULTURAIS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICOS E PRIVADOS APLICADOS AOS ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS AO OFÍCIO E AOS ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL CENOGRAFIA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL ELABORAÇÃO DE ROTEIRO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL FIGURINOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL ILUMINAÇÃO 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TECNOLOGIAS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIA E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM ESPETÁCULOS COM PALHAÇO 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TAXA DE CONTROLE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4

Condições de Trabalho

O trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • criar guarda roupa;
  • transmitir ética circense;
  • misturar os números criando outros;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • definir equipamentos de segurança;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • freqüentar cursos de atualização;
  • freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • desmontar o aparelho;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • dar entrevistas;
  • pesquisar aparelhos;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • preparar a entrada do artista;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • desenvolver disciplina;
  • montar o aparelho;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • pesquisar truques;
  • fazer concentração;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • selecionar música;
  • trabalhar em equipe;
  • respeitar relações de trabalho;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • motivar os alunos;
  • adquirir técnicas para cair;
  • conquistar empatia do público;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • estabalecer comunicação com a cidade;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • pesquisar materiais;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • fazer aquecimento;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço;
  • respeitar ética profissional;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc;
  • criar aparelhos - materiais de trabalho;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • definir coreografia;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • fazer alongamento;
  • confeccionar o aparelho;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • pesquisar tecnologias;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • criar maquiagem;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-45

CBO 3762-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de palhaço que pertence ao grupo dos artistas de circo (circenses), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos e salários CBO 3762-45 - Artistas de circo (circenses)

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 376245 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Artistas de circo (circenses) em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
3762-45 Excêntrico Brasil 39h 41
3762-45 Cômico de Circo Brasil 39h 42
3762-45 Tony de Soirée Brasil 39h 42
3762-45 Clown Brasil 39h 41
3762-45 Palhaço Brasil 39h 42

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial