CBO 3762-35 - Mágico

Entenda o que fazem os artistas de circo (circenses) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Mágico e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Mágico

O Magico realiza apresentações de mágica, ilusionismo e prestidigitação em circos, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, confeccionando e preparando aparelhos e objetos usados nos números, preparando animais domesticados para apresentações, produzindo o número circense – com definição de coreografia, música e guarda-roupa -, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, interagindo com diferentes públicos nas apresentações, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo. Pode vender o número ou espetáculo. Pode atuar em outros espaços culturais e em meios de comunicação. Pode ensinar arte e técnica circense na sua área de atuação. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3762-35

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Cria novo número para apresentações de mágica, ilusionismo e prestidigitação, pesquisando a utilização de diferentes técnicas cênicas e circenses, para entreter plateias. Pesquisa movimentos corporais, expressões faciais, truques e formas de comunicação com o público. Pesquisa possibilidades no uso de elementos visuais, tais como cores, luzes e figurino. Faz intercâmbio de informações com profissionais do circo, com escolas de circo e com profissionais de outras áreas artísticas, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação. Pode fazer fusão de números existentes, criando outros.

Confecciona, adapta e monta aparelhos e prepara objetos para as apresentações, tais como cartola, moedas, caixas com fundo falso, espelhos, camisas de força, aquários, entre outros. Prepara baú, onde entra algemado e trancado, para surgir depois sem algemas e substituído por outro artista algemado. Faz truques com cartas de baralho. Realiza números com animais domesticados, como pássaros e coelhos.

Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música. Cria guarda-roupa e maquiagem. Seleciona equipamentos de segurança.

Ensaia o número, repetindo-o para aperfeiçoar arte e prática de mágica e ilusionismo e técnicas de prestidigitação, e para assimilar os tempos na realização de cada parte do número. Fala com os animais para familiarizá-los com vozes humanas. Treina sua entrada no picadeiro para iniciar a apresentação. Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio.

Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação.

Caracteriza-se como mágico, paramentando-se e maquiando-se para a apresentação. Realiza exercícios de concentração e aquecimento vocal.

Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho. Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa.

Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos. Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas.

Pode atuar em teatros e outros espaços culturais e em meios de comunicação - como televisão e cinema -, com a finalidade de entreter plateias e audiências.

Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.

Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos relacionados à mágica, ao ilusionismo e à prestidigitação, para públicos de diferentes faixas etárias. Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional. Motiva o aluno e estimula sua rapidez dos gestos e das mãos, sua presença de palco - para prender a atenção e o interesse do público –, e sua capacidade verbal, para interagir e estimular a participação da plateia. Transmite a ética circense.

Cuida da alimentação, da higiene, da saúde e do bem-estar dos animais domesticados que integram seus números. Considera princípios de direitos e segurança dos animais.

Conserva limpos e organizados aparelhos e objetos usados durante os números de mágica, ilusionismo e prestidigitação.

Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe, pela segurança dos animais e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança. Pode prestar primeiros socorros.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA AOS ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À PESQUISA, ESTUDO, INTERPRETAÇÃO, PREPARAÇÃO DE NÚMEROS E EXECUÇÃO DE ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ALONGAMENTO E AQUECIMENTO CORPORAL E VOCAL APLICADAS À PRÁTICA DA MÁGICA, DO ILUSIONISMO E DA PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO APLICADO A ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE CONCEITOS DE DIDÁTICA E PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO APLICADOS AO ENSINO DA MÁGICA, DO ILUSIONISMO E DA PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DO OFÍCIO E DOS ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE E EDUCAÇÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - EXPRESSÃO CORPORAL E VOCAL APLICADAS À INTERPRETAÇÃO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE NÚMEROS E ESQUETES EM ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - PASSOS, MOVIMENTOS, FIGURINOS, GESTOS E ACESSÓRIOS APLICADOS AO OFÍCIO E AOS ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 4 4 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS OUTROS CONHECIMENTOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS NO CAMPO DOS ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ESPAÇOS CONFINADOS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE E SEGURANÇA APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS DE ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER (ESPECIFICAR: ...) - MANUTENÇÃO, MONTAGEM E DESMONTAGEM DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS PARA ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
SAÚDE, CUIDADOS E ADESTRAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS ADESTRAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE ADESTRAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE ADESTRAMENTO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS DRAMATURGIA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS ENSAIO E INTERPRETAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS PESQUISA CÊNICA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ACESSÓRIOS CÊNICOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES CÊNICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS APLICADAS AO OFÍCIO E AOS ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES HISTÓRIA DO CIRCO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES TÉCNICAS CIRCENSES 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - ARTES CIRCENSES APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CIRCENSES OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - ESPAÇOS, AMBIENTES E PLATAFORMAS DE ATUAÇÃO PARA ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES MUSICAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - ARTES MUSICAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS ANÁLISE DE MATERIAIS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS COMPOSIÇÃO VISUAL 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS COR E FORMA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS EXPRESSÃO PLÁSTICA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS 1 1 1
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS MULTIMÍDIA 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS PROCESSOS FOTOGRÁFICOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - AUTOMAÇÃO APLICADA AOS ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO DESIGN TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO BI E TRIDIMENSIONAL 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - POLÍTICAS CULTURAIS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICOS E PRIVADOS APLICADOS AOS ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS AO OFÍCIO E AOS ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ROBOTIZAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ROBOTIZAÇÃO APLICADA AOS ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL CENOGRAFIA 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL ELABORAÇÃO DE ROTEIRO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL FIGURINOS 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL ILUMINAÇÃO 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL PROJEÇÃO EM ESPETÁCULOS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO REALIDADE AUMENTADA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO REALIDADE VIRTUAL 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TECNOLOGIAS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIA E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM ESPETÁCULOS DE MÁGICA, ILUSIONISMO E PRESTIDIGITAÇÃO 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4

Condições de Trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Ensaiar o número;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Comunicar-se;
  • Vender o espetáculo ou número;
  • Apresentar o número;
  • Ensinar arte e técnica circense;
  • Inventar números;
  • Produzir o número;
  • Trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos;
  • Transmitir ética circense;
  • Confeccionar o aparelho;
  • Freqüentar cursos de atualização;
  • Pesquisar movimentos corporais;
  • Assimilar os tempos na realização dos truques;
  • Fazer aquecimento;
  • Pesquisar tecnologias;
  • Preparar a entrada do artista;
  • Intercambiar informações com escolas de circo;
  • Incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • Utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books;
  • Criar maquiagem;
  • Buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • Avaliar o potencial físico do aluno;
  • Colaborar na divulgação do espetáculo;
  • Estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • Preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • Errar truques para valorização do trabalho;
  • Adquirir técnicas para cair;
  • Sincronizar luz e som com a representação;
  • Adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • Conquistar empatia do público;
  • Obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • Definir coreografia;
  • Freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • Observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • Dominar técnicas circenses do seu número;
  • Pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc;
  • Fazer alongamento;
  • Estabelecer comunicação com o público;
  • Respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • Fazer concentração;
  • Avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • Desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • Misturar os números criando outros;
  • Intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • Introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • Trabalhar em equipe;
  • Incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • Pesquisar truques;
  • Desenvolver disciplina;
  • Investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • Repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • Adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • Demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • Criar aparelhos - materiais de trabalho;
  • Adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço;
  • Pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • Combinar códigos para informar imprevistos;
  • Dar entrevistas;
  • Divulgar o espetáculo ou número;
  • Respeitar relações de trabalho;
  • Motivar os alunos;
  • Providenciar material impresso para divulgação;
  • Lidar com imprevistos de forma criativa;
  • Demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • Respeitar o aparelho de outro artista;
  • Intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc;
  • Montar o aparelho;
  • Criar guarda roupa;
  • Pesquisar aparelhos;
  • Realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • Demonstrar determinação para aprender;
  • Pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • Estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • Pesquisar materiais;
  • Desmontar o aparelho;
  • Aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • Selecionar música;
  • Definir equipamentos de segurança;
  • Adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • Aprender a profissão ensaiando;
  • Respeitar ética profissional;
  • Perceber as habilidades dos alunos;
  • Estabalecer comunicação com a cidade;
  • Propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-35

CBO 3762-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de mágico que pertence ao grupo dos artistas de circo (circenses), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)