CBO 3712-05 - Colecionador de selos e moedas
Entenda o que fazem os técnicos em museologia e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Colecionador de selos e moedas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Colecionador de selos e moedas
Coleciona selos e moedas, levantando a oferta para compra, realizando pesquisa para avaliação da qualidade de cada peça ofertada, adquirindo selos e moedas, acondicionando as peças compradas, conservando o acervo, elaborando catálogo do acervo, organizando exposições de coleções, e comercializando - por meio de leilões - selos e moedas. Planeja o trabalho, selecionando materiais, instrumentos e acessórios para as atividades programadas. Executa atividades administrativas, para gestão, divulgação e registros do acervo. Pesquisa documentações técnicas. Realiza intercâmbios profissionais com colecionadores, filatelistas e numismatas. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Levanta a oferta de selos e moedas e realiza pesquisa para avaliação da qualidade de cada peça. Considera, na pesquisa, o valor estimado de mercado, autenticidade, limpeza, integridade e estado de conservação – conforme tabelas de classificação -, data de impressão e de cunho, raridade, peso e diâmetro, entre outros aspectos. Leva em conta, ainda, os contextos histórico, cultural e social que marcam o momento da tiragem e da emissão.
Adquire selos e moedas, examinando a peça, consultando catálogos nacionais e internacionais e efetuando a triagem.
Acondiciona selos e moedas, utilizando pastas compartimentadas, envelopes, fichários ou outras embalagens, para a organização, a conservação e o transporte do acervo. Pode realizar publicação do acervo com visualização de moedas e selos por realidade virtual.
Conserva o acervo, estabelecendo as normas para realização desse trabalho. Faz a higienização e acondiciona as moedas e os selos nas embalagens. Implementa ações de segurança das peças. Fiscaliza o estado do acervo. Assessora outras instituições na conservação de acervo.
Elabora catálogo do acervo de selos e moedas, criando fichas de catalogação e informatização. Numera, toma medidas e fotografa as peças. Produz registro de localização de cada selo e moeda. Elabora laudo técnico de catalogação. Auxilia na classificação e no tombamento do acervo. Avalia as peças para efeitos de empréstimos. Utiliza, nas diversas atividades de montagem e controle do acervo, métodos e recursos de informatização.
Realiza atividades administrativas - tais como elaboração de correspondência, registro de empréstimos e compra de materiais e acessórios -, para gestão, divulgação e registros do acervo. Atualiza e arquiva documentos – físicos e digitais - relativos às peças do acervo.
Organiza exposição de coleções, colaborando no planejamento da sua logística e em sua programação visual. Seleciona as peças do acervo para exposição. Monitora as condições físicas da exposição, escolhendo o material para a montagem, confeccionando “passe-partout”, adequando a iluminação ao ambiente, construindo vitrines, e controlando as condições ambientais. Supervisiona o translado do acervo. Coloca as peças nos locais determinados para exposição, sinalizando o circuito. Identifica as peças com etiquetas. Subsidia, com informações, a criação de catálogos. Verifica textos elucidativos do acervo. Divulga o evento na mídia e alimenta “website”. Acompanha a realização da exposição, executando a monitoria. Controla a desmontagem da exposição, conferindo a saída de cada peça.
Comercializa selos e moedas, efetuando cadastro de clientes e ordenando estoques. Leiloa as peças, presencialmente ou por meios eletrônicos. Organiza catálogos de selos e moedas para participação em leilão ou feiras. Normatiza os valores das peças.
Realiza intercâmbios profissionais com colecionadores, filatelistas e numismatas. Pesquisa documentações técnicas, consultando bibliografias e catálogos.
Mantém limpos e organizados o espaço de catalogação e pesquisa e o ambiente reservado para conservação de selos e moedas. Zela pela preservação, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho.
Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento. Identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação, de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual, tais como máscaras e luvas para manuseio de moedas e selos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ALIMENTAÇÃO DE WEBSITES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | ESTUDOS SOBRE CULTURA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA MOEDA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DO SELO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - MOEDA COMO EXPRESSÃO DE DÍVIDA, SOBERANIA E CONFIANÇA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | ESPANHOL INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | FRANCÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO DE DOCUMENTOS FÍSICOS E DIGITAIS RELATIVOS ÀS PEÇAS DE ACERVO DE SELOS E MOEDAS | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - LEILÕES DE SELOS E MOEDAS PARA COLEÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | COORDENAÇÃO DA EXECUÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | DIVULGAÇÃO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | PLANEJAMENTO DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS PARA EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | INOVAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | CONSERVAÇÃO E RESTAURO | 4 | 5 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | PATRIMÔNIO HISTÓRICO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE DE SELOS E MOEDAS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE SELOS E MOEDAS | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - FILIGRANOSCÓPIO, LUPAS, LUMINÁRIAS COM LENTE DE AUMENTO E OUTROS INSTRUMENTOS E ACESSÓRIOS PARA OS TRABALHOS DO COLECIONADOR DE SELOS E MOEDAS | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DE CATÁLOGOS DE ACERVO DE SELOS E MOEDAS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DE EXPOSIÇÕES E LEILÕES DE SELOS E MOEDAS | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE CLASSIFICAÇÃO DE SELOS E MOEDAS POR ESTADO DE CONSERVAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS APLICADOS ÀS ATIVIDADES DO COLECIONADOR DE SELOS E MOEDAS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | VITRINISMO | 3 | 4 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ELABORAÇÃO DE ROTEIRO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS NA PRODUÇÃO CULTURAL | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalham em museus e arquivos, em entidades culturais e de ensino, em setores de documentação de empresas, fundações e outras instituições públicas e privadas, em geral de porte médio ou grande. Geralmente são empregados registrados, havendo também chance de trabalho autônomo, como prestadores de serviços técnicos especializados, desenvolvem seu trabalho integrados em equipes. Os colecionadores de selos e moedas são, em geral, autônomos e costumam trabalhar sozinhos ou em equipes. É importante para o desempenho das ocupações da família as habilidades da organização e da pesquisa.Exigências do mercado de trabalho
Para o acesso à ocupação de técnico em museologia requer-se formação de nível médio. O aprendizado dos profissionais que atuam com coleções de selos e moedas ocorre na prática. Para o exercício pleno das atividades requer-se experiência que varia entre um e dois anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- catalogar o acervo;
- implementar ações educativas;
- expor coleções;
- pesquisar documentação técnica;
- comercializar selos e moedas;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar atividades administrativas;
- preparar o espaço para a exposição da reserva técnica;
- conservar o acervo;
- elaborar correspondência;
- desmontar exposição;
- participar da elaboração da programação visual da exposição;
- leiloar através de catálogos;
- embalar obras;
- auxiliar na restauração de obras;
- conhecer noções de primeiros socorros às obras;
- realizar palestras;
- preencher ficha catalográfica;
- ajudar na tomada de decisões sobre a conservação do acervo;
- monitorar condições físicas da exposição;
- fazer perícia do acervo;
- registrar empréstimos de obras;
- conhecer o manejo de epi- equipamentos de proteção individual;
- elaborar trabalhos para publicação;
- pesquisar em leilões;
- avaliar espólios;
- divulgar o evento na mídia;
- desenvolver habilidade manual;
- pesquisar fontes primárias;
- interagir com outros profissionais e com o público da instituição;
- pesar peças do acervo;
- proceder com ética;
- leiloar através de meios eletrônicos;
- indicar procedimentos de segurança ao público;
- efetuar cadastro de clientes;
- efetuar triagem dos selos e moedas;
- higienizar o acervo;
- alimentar agenda cultural;
- implementar ações de segurança das obras;
- organizar o espaço de catalogação e pesquisa;
- identificar as obras com etiquetas;
- fotografar acervo;
- colaborar no planejamento da logística da exposição;
- consultar colecionadores e numismatas;
- criar fichas de catalogação e informatização do acervo;
- conferir entrada e saída de obras;
- executar monitoria da exposição;
- dominar diferentes linguagens de informática;
- auxiliar no tombamento do acervo;
- organizar catálogos de selos e moedas;
- avaliar as peças para efeitos de empréstimos;
- conhecer noções de química;
- pesquisar materiais adequados a exposição;
- montar as obras nos locais determinados para exposição;
- examinar catálogos nacionais e internacionais de selos e moedas;
- numerar peças;
- desenvolver memória visual;
- selecionar peças para aquisição;
- representar clientes em leilões;
- publicar catálogos de selos e moedas;
- imunizar o acervo;
- determinar normas sobre a conservação do acervo;
- conhecer noções de desenho técnico;
- desembalar obras;
- comunicar-se através de entrevistas;
- organizar espaços de conservação e restauro;
- adequar iluminação ao ambiente;
- realizar intercâmbios profissionais;
- verificar textos elucidativos do acervo;
- atualizar os arquivos de documentos relativos ao acervo;
- catalogar os arquivos de documentos relativos ao acervo;
- indicar procedimentos de segurança do acervo;
- sinalizar o circuito da exposição;
- implementar medidas de primeiros socorros às obras;
- visitar museus e exposições para consulta;
- fiscalizar o estado do acervo;
- expor em feiras;
- manusear acervo;
- atualizar-se;
- controlar o armazenamento de embalagens;
- participar de leilões;
- preparar viagem para acompanhamento da montagem da exposição;
- pesquisar na internet;
- analisar textos elucidativos do acervo;
- selecionar peças do acervo para exposição;
- produzir laudo técnico de catalogação;
- ordenar estoques;
- pesquisar bibliografia e catálogos;
- treinar pessoal de limpeza;
- assessorar outras instituições na conservação do acervo;
- acondicionar as obras do acervo;
- alimentar website;
- escolher o material adequado a montagem da exposição;
- avaliar o objeto;
- produzir registro de localização das peças;
- normatizar o comércio das obras;
- normatizar os valores das obras;
- supervisionar o translado do acervo;
- conhecer noções de materiais de suporte para exposição e restauro;
- auxiliar na classificação do acervo;
- conhecer noções científicas da área específica;
- controlar a entrada e saída de peças do acervo em reserva técnica;
- confeccionar passe partout;
- tomar medidas dos objetos;
- construir vitrines;
- conhecer noções de primeiros socorros;
- controlar as condições ambientais;
- determinar a ética de compra e venda de obras;
- dispor de horários flexíveis;
- comprar materiais necessários;
- subsidiar com informações a criação de catálogos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3712-05
CBO 3712-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de colecionador de selos e moedas que pertence ao grupo dos técnicos em museologia e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Técnicos de serviços culturais
-
-
-
-
- Técnicos em museologia e afins
-
-