CBO 3242-10 - Técnicos de laboratórios de saúde e bancos de sangue - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3242-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de laboratórios de saúde e bancos de sangue que pertence ao grupo dos técnicos em operação de equipamentos e instrumentos de diagnóstico, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Técnicos de laboratórios de saúde e bancos de sangue CBO 3242-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3242-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde.
      • Técnicos em operação de equipamentos e instrumentos de diagnóstico.
        • Técnicos de laboratórios de saúde e bancos de sangue.

Descrição dos cargos da categoria Técnicos de laboratórios de saúde e bancos de sangue

Os Técnicos de laboratórios de saúde e bancos de sangue CBO 3242-10 analisam material biológico de pacientes e doadores, recebendo e preparando amostras conforme protocolos específicos. Operam, checam e calibram equipamentos analíticos e de suporte. Os técnicos em patologia clínica e hemoterapia podem realizar coleta de material biológico. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade e biossegurança. Mobilizam capacidades de comunicação oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e orientar pacientes e doadores.

Condições de trabalho

Técnicos de laboratórios de saúde e bancos de sangue trabalham em laboratórios clínicos, em hospitais, bancos de sangue e em serviços de saúde pública. São empregados assalariados, com carteira assinada, que trabalham em ambientes fechados, e alguns, por rodízio de turnos. Via de regra, trabalham individualmente com supervisão de profissionais de nível superior, tais como bioquímicos, biomédicos, médicos, etc. Em algumas das atividades exercidas sofrem exposição a material tóxico, radiação e risco biológico.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício das ocupações desta família ocupacional requer-se curso técnico profissionalizante oferecido por instituições de formação profissional e escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades requer experiência inferior a um ano.

Funções dos Técnicos de laboratórios de saúde e bancos de sangue CBO 3242-10

Técnicos de laboratórios de saúde e bancos de sangue devem:

Atividades dos cargos CBO 3242-10

Entre as principais atribuições dos Técnicos de laboratórios de saúde e bancos de sangue CBO 3242-10 estão as de:

Cargos e salários CBO 3242-10 - Técnicos de laboratórios de saúde e bancos de sangue

Salário Auxiliar Técnico em Patologia Clinica

Auxiliar Técnico em Patologia Clinica: Brasil

  • 4
  • Brasil
  • 3.552 - 6.549
  • 38h
O profissional no cargo de Auxiliar Técnico em Patologia Clinica CBO 3242-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.552 e 6.549 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 4 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3242-10.