CBO 3223-10 - Técnicos em óptica e optometria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3223-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em óptica e optometria que pertence ao grupo dos técnicos da ciência da saúde humana, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Técnicos em óptica e optometria CBO 3223-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3223-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde.
      • Técnicos da ciência da saúde humana.
        • Técnicos em óptica e optometria.

Descrição dos cargos da categoria Técnicos em óptica e optometria

Os Técnicos em óptica e optometria CBO 3223-10 realizam exames optométricos, confeccionam lentes, adaptam lentes de contato, montam óculos e aplicam próteses oculares. Promovem educação em saúde visual, vendem produtos e serviços ópticos e optométricos, gerenciam estabelecimentos. Responsabilizam-se tecnicamente por laboratórios ópticos, estabelecimentos ópticos básicos ou plenos e centros de adaptação de lentes de contato. Podem emitir laudos e pareceres ópticos-optométricos.

Condições de trabalho

Técnicos em óptica e optometria exercem suas funções em laboratórios ópticos, em estabelecimentos ópticos básicos e plenos, em centros de adaptação de lentes de contato, podendo, ainda, atuar no ramo de vendas e em atividades educativas na esfera da saúde pública. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada e, também, na condição de empregador. Atuam de forma individual e em equipe, sem supervisão, em ambientes fechados e também em veículos, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio, oferecido por instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades profissionais se dá após o período de três a quatro anos de experiência.

Funções dos Técnicos em óptica e optometria CBO 3223-10

Técnicos em óptica e optometria devem:

Atividades dos cargos CBO 3223-10

Entre as principais atribuições dos Técnicos em óptica e optometria CBO 3223-10 estão as de:

Cargos e salários CBO 3223-10 - Técnicos em óptica e optometria

Salário Técnico em Optometria

Técnico em Optometria: Brasil

  • 0
  • Brasil
  • 1100 - 0
  • 0h
O profissional no cargo de Técnico em Optometria CBO 3223-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1100 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 0 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3223-10.