CBO 2626-10 - Músico arranjador

Entenda o que fazem os músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Músico arranjador e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Músico arranjador

Arranja músicas, transcrevendo-as, orquestrando e adaptando a obra musical, definindo a formação instrumental ou vocal do arranjo, entre outras atividades, visando obter os efeitos desejados na composição musical. Redefine a forma musical, melodia, ritmo e harmonia da composição musical, para adaptá-las a um determinado grupo ou para criar um determinado estilo musical. Arranja músicas para serem executadas por instrumentos eletrônicos ou digitais. Estuda música, acompanha novas propostas estéticas e pesquisa na área musical. Presta consultoria em edições musicais, na elaboração de ferramentas digitais para a área musical e para obras e eventos não musicais. Ensina música, arranjo e disciplinas avançadas de teoria musical e orienta projetos de pesquisa em música. Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Arranja músicas, transcrevendo-as, orquestrando e adaptando a obra musical, elaborando harmonização vocal para coral, definindo a formação instrumental ou vocal do arranjo e realizando design sonoro por meio de multimeios, visando obter os efeitos desejados na composição musical. Registra arranjo por meio de grafia musical (notação musical, escrita manual) ou meio eletrônico.

Redefine a forma musical, a melodia, o ritmo e a harmonia da composição, para adaptá-los a um determinado grupo ou para criar um determinado estilo musical. Arranja músicas para serem executadas por instrumentos eletrônicos ou digitais como, por exemplo, computador ou estação de gravação de áudio (“Digital Audio Workstation – DAW”). Supervisiona a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico.

Editora música, revisando e copiando partituras musicais, elaborando edições práticas, revisando trabalho de copistas. Define o padrão de editoração da obra musical. Pode usar software específico de editoração musical.

Estuda música, aperfeiçoando-se por meio de audição de obras musicais, estudando instrumentos musicais, novos recursos tecnológicos e repertório, visando ao desenvolvimento de arranjos musicais. Acompanha novas propostas estéticas no campo musical, aperfeiçoando-se por meio de novas bibliografias e leituras de partituras, participando de eventos culturais e congressos.

Pesquisa, na área musical, subsídios para obras e eventos não musicais. Desenvolve pesquisa em composição, gênero e estilos musicais. Elabora projetos de pesquisa.

Presta consultoria musical, realizando perícia técnica e elaborando verbetes para dicionário. Assessora programas de meios de comunicação de massa. Presta consultoria em edições musicais, na elaboração de ferramentas digitais para a área musical e para obras e eventos não musicais.

Participa de júri, bancas acadêmicas, de comissões de seleção de músicos e de comissões de seleção de obras musicais, definindo critérios para seleção de premiação de músicos e de obras musicais.

Pode reger grupos vocais ou instrumentais, avaliando a competência vocal do grupo a ser dirigido e definindo proposta interpretativa.

Pode realizar direção musical, analisando propostas e roteiros de espetáculos musicais, concebendo, planejando, pesquisando e selecionando repertório para o evento, elaborando projetos musicais e concebendo dramaturgia musical, a fim de viabilizar produções artísticas.

Supervisiona a produção musical, selecionando músicos solistas, instrumentais e cantores. Coordena o processo de gravação, as atividades musicais em televisão, em rádio e em outros meios de comunicação. Define e supervisiona a difusão sonora em eventos.

Ensina música, arranjo e disciplinas avançadas de teoria musical, criando e desenvolvendo material pedagógico. Fornece instrução musical teórica e prática para grupos amadores, treinamentos específicos para estudantes, profissionais da música e para profissionais de outras áreas. Ensina música utilizando meios de comunicação de massa e outros meios eletrônicos, digitais. Orienta projetos de pesquisa em música. Pode ministrar “master classes” de arranjo e interpretação musical.

Elabora textos sobre música, redigindo notas de programa, encartes de cd, dvd, vídeo e similares, elaborando resenhas e artigos de livros, pareceres, críticas, roteiros e comunicações para congressos, visando à divulgação de trabalhos relacionados à música.

Pode especializar-se em determinado campo musical, como ópera, música para orquestra ou para determinados instrumentos e ser designado de acordo com a especialização.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE DE TRATAMENTO DE ÁUDIO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) MÍDIAS DIGITAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES MUSICAIS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA APLICADA À PRODUÇÃO MUSICAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA TEORIA ANTROPOLÓGICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ANTROPOLÓGICA) ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MÚSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) METODOLOGIA DE ENSINO DE MÚSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES HISTÓRIA DA ARTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE, CULTURA E ESTÉTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CANTO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES COMPOSIÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES INSTRUMENTAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES REGÊNCIA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ANÁLISE MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ARRANJOS PARA NAIPE DAS CORDAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ARRANJOS PARA NAIPE DAS MADEIRAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ARRANJOS PARA NAIPE DOS METAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CAMPOS DE ATUAÇÃO PARA O ARRANJADOR E O COMPOSITOR 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CANTO CORAL 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CLASSIFICAÇÃO DOS NAIPES DE INSTRUMENTOS - QUANTO A NATUREZA E AO MEIO DE PRODUÇÃO SONORA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CONTORNO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CONTRAPONTO TONAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CRIAÇÃO MUSICAL EM ESTAÇÃO DE GRAVAÇÃO DE ÁUDIO (“DIGITAL AUDIO WORKSTATION – DAW”) 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CRÍTICA MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) DIFERENÇAS ENTRE ARRANJOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ELEMENTOS DE LINGUAGEM MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ESTÉTICA MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ESTUDOS HISTÓRICOS DA MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FILOSOFIA DA MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FORMA MUSICAL E SEUS TIPOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HARMONIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) INSTRUMENTAÇÃO E ORQUESTRAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) INSTRUMENTOS TRANSPOSITORES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LABORATÓRIO DE ARRANJO: BIG BAND 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LABORATÓRIO DE ARRANJO: COMBO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LEIS DE INCENTIVO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MODELOS DE COMPOSIÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA BRASILEIRA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA ELETROACÚSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA NOS SÉCULOS XX E XXI 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA, HISTÓRIA E CULTURA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NAIPE DAS CORDAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NAIPE DAS MADEIRAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NAIPE DOS METAIS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO HARMÔNICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO RÍTMICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCURSÃO POPULAR 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA DE CONJUNTO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPETIÇÃO E CONTRASTE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) SONOLOGIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TÉCNICAS DE TRANSFORMAÇÃO MELÓDICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TEORIA DA MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TEXTURA MUSICAL 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TREINAMENTO AUDITIVO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS APLICADAS À MÚSICA 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA DE PESQUISA EM MÚSICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO AOS DETALHES 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - CRIATIVIDADE 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 4

Condições de Trabalho

Trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • realizar direção musical;
  • compor músicas;
  • reger grupos vocais e/ou instrumentais;
  • prestar consultoria musical;
  • pesquisar na Área musical;
  • demonstrar competências pessoais;
  • editorar música;
  • arranjar músicas;
  • elaborar textos sobre música;
  • estudar música;
  • ensinar música;
  • ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais.;
  • selecionar músicos instrumentistas;
  • conhecer outras línguas;
  • supervisionar a produção musical;
  • estudar repertório;
  • coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação;
  • conceber dramaturgia musical;
  • avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido;
  • prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical;
  • selecionar músicos solistas;
  • ensinar disciplinas avançadas de teoria musical;
  • registrar arranjo por meios eletrônicos - analógicos e/ou digitais;
  • aperfeiçoar-se através de novas bibliografias;
  • redefinir melodia da composição musical;
  • demonstrar capacidade de administrar;
  • aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais;
  • propor soluções musicais a demandas específicas;
  • definir critérios de seleção para premiação de obras musicais;
  • redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares;
  • redefinir harmonia da composição musical;
  • dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos - vocais, instrumentais;
  • estudar instrumentos musicais;
  • dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas;
  • pesquisar gêneros e estilos musicais;
  • elaborar críticas;
  • redefinir ritmo da composição musical;
  • ensinar arranjo;
  • redefinir a forma musical;
  • pesquisar e selecionar repertório para o evento;
  • elaborar pareceres;
  • elaborar edições práticas;
  • participar de comissões de seleção de músicos;
  • orquestrar a obra musical;
  • desenvolver material pedagógico;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • realizar revisão de partituras;
  • desenvolver pesquisas em composição;
  • transcrever músicas;
  • participar de bancas acadêmicas;
  • realizar perícia técnica na área musical;
  • redigir notas de programa;
  • trabalhar em equipe;
  • editorar partituras musicais;
  • copiar partituras musicais;
  • definir proposta interpretativa;
  • aperfeiçoar-se através da leitura de partituras;
  • estudar novos recursos tecnológicos;
  • participar de comissões de seleção de obras musicais;
  • orientar projetos de pesquisa em música;
  • supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários;
  • elaborar verbetes para dicionário;
  • elaborar projetos musicais;
  • prestar consultoria em edições musicais;
  • selecionar músicos cantores;
  • elaborar comunicações para congressos;
  • redigir roteiros;
  • participar de juri;
  • realizar design sonoro através de multimeios;
  • coordenar atividades musicais em televisão;
  • adaptar obras musicais;
  • supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico;
  • planejar o evento musical;
  • participar de eventos culturais e congressos;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores;
  • manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade;
  • prestar consultoria para obras e eventos não musicais;
  • acompanhar novas propostas estéticas no campo musical;
  • definir criérios para seleção de premiação de músicos;
  • coordenar atividades musicais em rádio;
  • registrar arranjo por meio de grafia musical;
  • elaborar resenhas e artigos de livros;
  • elaborar harmonização vocal para coral;
  • conceber o evento musical;
  • analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais;
  • assessorar os programas de meios de comunicação de massa;
  • dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música;
  • definir e supervisionar a difusão sonora em eventos;
  • desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais;
  • criar material pedagógico;
  • definir o padrão de editoração da obra musical;
  • revisar trabalho de copistas;
  • definir a formação instrumental e/ou vocal do arranjo;
  • coordenar processo de gravação;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2626-10

CBO 2626-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de músico arranjador que pertence ao grupo dos músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Cargos e salários CBO 2626-10 - Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262610 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2626-10 Musico Arranjador Brasil 38h 128
2626-10 Orquestrador Brasil 38h 128

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial