CBO 2611-15 - Diretor de redação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais do jornalismo

O profissional no cargo de Diretor de redação CBO 2611-15 Define o conteúdo, a abordagem, o estilo e a direção da apuração de matérias, notícias e informações de interesse público, veiculadas em meios de comunicação, como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão, portais Busca, investiga, analisa fontes, seleciona, organiza, produz, redige, comenta e transmite informações e notícias, atuando de forma integrada com os redatores e editores.

Coordena relatórios e atividades de edição, zela pela precisão e veracidade da informação, priorizando a atualidade da notícia, adequando a linguagem ao veículo de divulgação Qualifica, controla e atualiza a informação, considerando princípios de linguagem jornalística e ética profissional Define pautas, buscando dados e construindo argumentos, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente, de acordo com legislação e normas da área de comunicação e informação.

CBO 2611-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais do jornalismo que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Diretor de redação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais do jornalismo CBO 2611-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2611-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do jornalismo.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Diretor de redação

O Diretor de redação CBO 2611-15 planeja e coordena a realização de atividades de comunicação e veiculação de notícias e informações, pesquisando e coletando informações, definindo, buscando, contatando e entrevistando fontes seguras e confiáveis Seleciona, sistematiza, e analisa dados coletados, avalia as informações obtidas, confrontando dados, fatos e versões e apurando as informações.

Define o conteúdo, a abordagem, o estilo e a direção da apuração das matérias, das notícias e informações de interesse público, veiculadas em meios de comunicação, tais como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão, portais.

Transmite informações e notícias, em meios de comunicação, buscando, investigando, analisando fontes, selecionando, organizando, redigindo, elaborando a informação a ser divulgada, supervisionando equipes de jornalistas, atuando de forma integrada com redatores e editores Avalia a informação, tendo em vista informar com responsabilidade, zelando pela precisão e veracidade, priorizando a atualidade da notícia, honrando o compromisso ético com o interesse público, respeitando a intimidade, a vida privada, a imagem, a preservação da honra e da integridade das pessoas.

Coordena, organiza, define e avalia o processo de informação, realizando reuniões, buscando dados e construindo argumentos, para definição, elaboração e distribuição da pauta Estrutura reportagens, prepara textos de apoio e mantém os arquivos da mídia atualizados.

Descarta trabalhos que firam a ética e a consciência profissional do jornalista e das normas dos meios de comunicação.

Executa a pauta, orienta a produção e assegura o direito de resposta Qualifica a informação, interpretando, avaliando, questionando, hierarquizando e contextualizando fatos.

Organiza matérias jornalísticas, planeja a distribuição das informações no veículo de comunicação.

Valida e aprova a redação e a formatação da matéria jornalística, abastece banco de dados, imagens e sons, avalia o resultado do trabalho, realizando possíveis ajustes e adequações, prezando pela qualidade, veracidade e impacto da informação Responsabiliza-se pela atualização das informações, consultando fontes como jornais, revistas, rádios, televisão, livros Busca autodesenvolvimento, ampliando as competências e capacitação profissionais, estudando por meio de publicações especializadas, trocando informações, participando de eventos, pesquisando na internet, em “sites” seguros e confiáveis.

Comunica-se com objetividade e segundo normas da língua, redigindo narrativas e argumentações consistentes, utilizando vocabulário e nível de fala de acordo com o veículo de comunicação e com o público-alvo Interage verbalmente em seu meio e categoria profissionais, utiliza sistemas de comunicação interna, estabelece comunicação utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e a tecnologia de informação e comunicação disponível Pode especializar-se em jornalismo de dados, investigativo, científico, esportivo, político, de conflitos de guerra, ambiental, artístico-cultural, de defesa do consumidor, religioso, criminal, de educação, de combate às “fakenews”, em webjornalismo, entre outros ramos de especialidade, atuando em equipe.

Atua conforme legislação e normas da área de comunicação midiática, procedimentos de saúde e segurança no trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2611-15 deve coletar informação, qualificar a informação, registrar informação, iniciar o processo de informação, demonstrar competências pessoais, informar ao público, atualizar as informações, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais do jornalismo os profissionais trabalham exercendo funções variadas dentro da área jornalística, nos diversos meios de comunicação, sejam eles de caráter público ou privado. Costumam desenvolver suas atividades em equipe, em horários regulares ou não, e seus vínculos de trabalho podem ser como empregados ou autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão por prazos, do ruído intenso, da exposição prolongada à radiação proveniente dos monitores de computadores e a lesões por esforços repetitivos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2611-15

O exercício dessas ocupações requer formação em jornalismo.

Atividades exercidas por um Diretor de redação CBO 2611-15

Um Diretor de redação (ou sinônimo) deve gravar imagens jornalísticas, acessar banco de dados, imagens e sons, desenvolver capacidade de organização, adequar a linguagem ao veículo, participar de eventos profissionais, ler revista, seguir o código de ética dos jornalistas, ver televisão, selecionar dados, avaliar o resultado do trabalho, manter postura ética, divulgar notícias com objetividade, possuir sensibilidade social, fazer reunião da pauta, ler livros, recusar trabalho que fira a ética e a consciência profissional, analisar periodicamente o desempenho profissional, possuir espírito de equipe, respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, ampliar a capacitação profissional, buscar fontes de informação, manter-se bem informado, interagir verbalmente com seu meio, conhecer informática, executar pauta, interpretar a informação, definir fontes de informação, questionar informações, elaborar notícias para divulgação, hierarquizar a informação, distribuir pauta, contextualizar fatos, cultivar a curiosidade, cultivar a capacidade de observação, ler publicação especializada, apurar informação, elaborar pauta, organizar matérias jornalísticas, ouvir rádio, entrevistar fontes de informações, dominar a língua portuguesa, comunicar-se através de meios eletrônicos, editar informação, interagir com a categoria profissional, informar com responsabilidade, trocar informações, abastecer banco de dados, imagens e sons, zelar pela precisão e veracidade da informação, orientar a produção, comunicar-se em outro idioma, gravar entrevistas jornalísticas, utilizar os sistemas de comunicação interna, ler jornal, ilustrar matérias jornalísticas, manter imparcialidade ao informar, pesquisar informações, honrar o compromisso ético com o interesse público, admitir opiniões divergentes, processar a informação, planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação, confrontar dados, fatos e versões, redigir textos jornalísticos, desenvolver capacidade de improvisação, assegurar o direito de resposta, exercitar a criatividade, fotografar imagens jornalísticas, exercer o senso crítico, priorizar a atualidade da notícia, formatar a matéria jornalística, navegar na internet, revisar os registros da informação.

Cargos e salários CBO 2611-15 - Profissionais do jornalismo

Salário Diretor de Redação

Diretor de Redação: Brasil

O profissional no cargo de Diretor de Redação CBO 2611-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 14.442 e 42.375 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 164 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2611-15.
Salário Diretor Adjunto

Diretor Adjunto: Brasil

O profissional no cargo de Diretor Adjunto CBO 2611-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 14.442 e 42.375 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 164 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2611-15.