CBO 2394-35 - Designer educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Designer educacional CBO 2394-35 Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.
Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
CBO 2394-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Designer educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-35
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Designer educacional
O Designer educacional CBO 2394-35 planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).
Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.
Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.
Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.
Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.
Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.
Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-35 deve comunicar-se, viabilizar trabalho coletivo, promover a formação contínua dos profissionais, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, elaborar projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, desenvolver projeto pedagógico/instrucional, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-35
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Designer educacional CBO 2394-35
Um Designer educacional (ou sinônimo) deve assessorar trabalho docente, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, respeitar as diversidades, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, definir estratégias de ensino, selecionar referencial teórico-científico, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, demonstrar capacidade de observação, identificar contexto de aprendizagem, acompanhar equipe de produção, saber ouvir, administrar conflitos, elaborar objetivos, observar desempenho das classes, levantar necessidades educacionais e sociais, criar mecanismos de usabilidade, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, caracterizar perfil dos alunos, divulgar resultados de avaliação, estimular participação dos diferentes sujeitos, planejar reuniões com equipes de trabalho, trabalhar em equipe, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, pesquisar práticas educativas, definir processos de avaliação, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, participar da criação do projeto gráfico, realizar controle de qualidade, elaborar textos de orientação, definir abordagem de comunicação, participar da avaliação proposta pela instituição, detectar problemas educacionais, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, analisar resultados das avaliações, elaborar relatórios, realizar entrevistas, saber integrar as informações, verificar cumprimento das metas, definir escopo, administrar progressão da aprendizagem, planejar ações de operacionalização, promover trocas de experiências, participar de cursos, seminários e congressos, organizar reuniões com equipes de trabalho, mapear competências, organizar grupos de estudos, validar produto final, selecionar bibliografia, orientar equipe de produção, propor alocação de recursos - humanos, financeiros, materiais e tecnológicos, dimensionar os problemas, dimensionar carga horária, demonstrar pró-atividade, mapear conteúdo, acompanhar processo de revisão, formar equipes de trabalho, criar mecanismos de participação/interação, estruturar os tempos pedagógicos, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, administrar recursos de trabalho, propor mecanismos de acessibilidade, organizar encontro de educandos, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, mediar informações entre autor e equipe de produção, emitir pareceres, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, adequar linguagem textual e imagética, propor soluções para problemas educacionais detectados, validar material revisado, promover estudos de caso, fornecer subsídios teóricos, roteirizar material, participar das avaliações externas, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, demonstrar flexibilidade, criar espaços de participação/interação, demonstrar criatividade, avaliar desempenho das classes/turmas, avaliar implementação de projetos educacionais, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, propor estratégias de participação/interação, acompanhar produção dos alunos, construir sistema de avaliação, traçar cronograma de execução, traçar metas educacionais, administrar tempo, definir mídias, propor mudanças no projeto pedagógico, descrever atividades, divulgar deliberações, compatibilizar carga horária por atividades, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, assessorar escolas/instituições, explicitar princípios norteadores do projeto pedagógico, elaborar roteiro visual - storyboard, identificar público alvo, traçar objetivos educacionais, compreender o contexto, construir instrumentos de avaliação, produzir material de apoio pedagógico, elaborar atividades.